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Como vender mais no e-commerce: dicas e estratégias imperdíveis

Aumentar o faturamento do e-commerce é o desejo de todo lojista, mas não tem como alcançar esse objetivo sem aprender como vender mais

As oportunidades de lucrar no ambiente digital são altas. A prova disso é o crescimento recorde do varejo online, que em 2021 faturou R$ 161 bilhões, segundo estudo da Neotrust.

Por outro lado, a concorrência online é acirrada. Uma pesquisa feita pela ABComm mostrou que o número de lojas online abertas cresceu 400% durante a quarentena.

Isso significa que para ter sucesso com sua loja virtual é crucial adotar medidas e estratégias para melhorar a performance do seu negócio.

Quer saber quais são essas estratégias e como adotá-las para atingir resultados cada vez melhores? Continue conosco e descubra agora mesmo!

Conheça as melhores estratégias para vender online

Aspectos técnicos que ajudam a vender mais

Não tem como explicarmos sobre como vender mais, sem falar dos aspectos técnicos que contribuem para a conversão.

Afinal, para ser um bom vendedor, você precisa entender como funciona a dinâmica de vendas. Portanto, confira principais pontos que ajudarão a aperfeiçoar suas estratégias no e-commerce:

Conhecimento sobre o cliente

Para as suas ações serem efetivas é indispensável mirar no alvo certo. Por isso, segmente bem seu público-alvo e defina a sua buyer persona (comprador ideal da marca).

Você pode até já ter conhecimento do seu público, mas quanto mais a fundo ir nas pesquisas, maiores as chances de driblar as objeções dos cliente e levá-lo à conversão.

Então, não limite-se a conhecer apenas os dados geográficos, sociodemográficos, sexo e idade. Investigue também:

  • personalidade;
  • estilo de vida;
  • dores;
  • características comportamentais;
  • hábitos;
  • valores;
  • gostos pessoais;
  • etc.

Assim, você vai entender melhor o que passa na cabeça do seu cliente e como a sua empresa pode sanar suas dificuldades.

Entendimento da jornada de compra do consumidor

A jornada de compra é o caminho que o consumidor percorre desde a primeira interação com a sua marca até o momento efetivo da compra. Ela é dividida em quatro etapas:

  • aprendizado e descoberta da empresa ou produto: momento em que o consumidor descobre a sua empresa;
  • reconhecimento do problema: quando ele reconhece que há um problema e busca uma solução para resolvê-lo;
  • avaliação da solução: já considera comprar o produto e irá avaliar a solução oferecida pela sua empresa;
  • decisão da compra: ele tem todas as informações que precisa para fechar a compra.

 

Conhecer essa jornada ajuda a melhorar a comunicação com o público, além de possibilitar a criação de estratégias personalizadas que levam à conversão.

Processos de vendas bem definidos

Os processos de vendas interferem diretamente na performance do seu negócio, já que são a base para o bom funcionamento da operação comercial.

Trata-se de um passo a passo estratégico que deve ser seguido por toda a equipe para completar os estágios da venda.

Quando os processos do seu e-commerce são bem estruturados, há redução de erros e ganhos de produtividade e qualidade do serviço, o que contribui para o aumento das vendas.

Para melhorar os processos de vendas da sua loja virtual, você deve:

  • focar no seu cliente;
  • verificar se suas estratégias de marketing refletem a jornada de compra do cliente;
  • simplificar o que for possível;
  • criar indicadores de performance (KPIs);
  • alinhar as estratégias de marketing e vendas;
  • treinar a equipe.

Utilização de ferramentas

Fica difícil aplicar estratégias de como vender mais, se você não utilizar a tecnologia ao seu favor.

Por essa razão, conte com ferramentas que darão suporte ao trabalho de vendas, como automação em marketing, ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) e CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). 

O CRM, por exemplo, ajuda a registrar cada interação com o cliente, desde a primeira tentativa de contato até o pós-venda.

Além de ajudar no controle das vendas, também proporciona uma visão geral do cliente em potencial em cada estágio no funil.

A partir dessas informações, você poderá melhorar o relacionamento com o consumidor, tornar a jornada de compra mais fluida, resolver gargalos e identificar as melhores oportunidades de venda.

Como vender mais pela internet? 10 melhores estratégias para e-commerces

Agora que já conhece os principais pilares das vendas, é hora de descobrir como vender mais. Separamos algumas estratégias eficientes para acelerar as conquistas do seu e-commerce:

1. Tenha um bom plano de marketing

Investir em estratégias de marketing é indispensável para quem quer aprender como vender mais. Afinal, elas são as grandes responsáveis pela divulgação da sua loja virtual. 

Por meio de um bom plano de marketing, você não apenas irá atrair mais usuários para o seu site, como também poderá fortalecer a autoridade da sua marca, conquistar a confiança do cliente e se conectar com seu público.

O marketing digital também ajuda a acompanhar a jornada de compra dos clientes e orientá-los pelo funil de vendas, o que otimiza as taxas de conversão.

Na hora de traçar seu plano de marketing, lembre-se que ele pode englobar diferentes estratégias, como:

  • SEO: otimização do seu site para mecanismos de busca, como o Google;
  • mídia paga: publicidade em redes sociais e mecanismos de busca;
  • marketing de conteúdo: desenvolvimento de materiais informativos que sejam relevantes para o público-alvo, como e-books, posts de blog, newsletters, etc;
  • redes sociais: presença ativa nas redes sociais que sua persona utilizada, como Instagram e Facebook;
  • marketing de influenciadores: use uma autoridade reconhecida em seu setor para promover seu produto.

2. Aposte em gatilhos mentais

Ao pesquisar como vender mais, é comum se deparar com os gatilhos mentais. Afinal, essas técnicas de persuasão são poderosas ferramentas, pois contribuem para a tomada de decisão e, consequentemente, geram mais vendas.

Quer um exemplo prático? Imagine que você criou uma promoção de redução de preço, mas há poucas unidades disponíveis.

Você pode utilizar isso ao seu favor para despertar o gatilho de escassez no consumidor, seja ao adicionar um aviso de quantidade de produtos ainda disponíveis em estoque ou comunicar em seus canais que as unidades são limitadas.

Também existem outros gatilhos que você pode aderir, como:

  • prova social;
  • história;
  • autoridade;
  • reciprocidade;
  • especificidade;
  • entre outros.

Lembre-se apenas de usá-los de forma apropriada de acordo com a sua persona e canal de comunicação.

3. Aproveite datas comemorativas

As datas comemorativas, como Natal e Black Friday, são grandes oportunidades para gerar mais vendas, pois nessas épocas os consumidores estão mais propensos a comprar.

Para tornar esse período um sucesso de vendas, elabore um calendário editorial com as principais datas do ano para o seu e-commerce e prepare-se com antecedência. 

E você não precisa se limitar às celebrações mais famosas, outras datas especiais — como Dia do Amigo e Dia do Orgulho Nerd — também podem ser incluídas desde que faça sentido para o seu público-alvo.

4. Capriche nas fotos e vídeos 

Os vídeos e fotos de produtos são apenas uma questão estética para você? Pois saiba que esses recursos visuais são cruciais na hora de convencer o cliente a finalizar uma compra.

No ambiente digital, o consumidor não consegue tocar ou experimentar o produto. Os recursos visuais, como fotos e vídeos, são a única forma do cliente avaliar as características e o valor do item.

Por essa razão, capriche na qualidade das imagens para que seja possível destacar os diferenciais da sua marca e atrair a atenção do consumidor.

5. Ofereça ofertas de upsell e cross-sell

Praticar upsell (oferta de novos produtos ao cliente após a compra) e cross-sell (venda de produtos complementares) é um dos principais truques para aprender como vender mais.

Colocar essas técnicas em prática é mais simples do que parece. Se você vende roupas, por que não oferecer acessórios ou sapatos para seu cliente completar o look?

Se seu cliente já comprou um smartphone em sua loja, por que não realizar um novo contato no futuro para oferecer acessórios de celular, como fones de ouvido?

Percebeu com os exemplos acima como essas técnicas podem te ajudar a conquistar resultados melhores? 

6. Proteja seu site

Os ataques e fraudes online são cada vez mais frequentes, o que preocupa os consumidores. Então, se você não quer que seu cliente desista da compra por estar receoso, demonstre que seu site é seguro.

Confira algumas medidas para garantir a segurança online no seu e-commerce:

  • Certificado SSL para garantir segurança das transações;
  • sistema antifraude;
  • selos de segurança, como Ebit, Compre&Confie, Certisign e Site Blindado;
  • meio de pagamento seguro e com política de proteção.

Vale, ainda, oferecer todas as informações da sua empresa em seu site de forma clara e visível, como Razão Social, CNPJ e endereço físico. Além de ser Lei (Decreto 7.962/13), isso transmite mais segurança ao consumidor.

7. Venda em marketplaces

Mesmo que você tenha seu próprio e-commerce, vale a pena anunciar seus produtos em  marketplaces, como o Mercado Livre.

Isso porque esses canais funcionam como shoppings virtuais e trazem grandes benefícios para lojas onlines. Confira: 

  • proporciona alcance maior de clientes;
  • gera público qualificado para os seus produtos;
  • possui custos menores para publicidade;
  • maior visibilidade para sua marca.

Portanto, é uma ótima estratégia para complementar as vendas da sua loja, alcançar mais consumidores e chamar a atenção dos usuários para o seu e-commerce.

8. Simplifique o processo de checkout

O processo de checkout deve ser o mais simples possível para não se tornar um obstáculo. Se for muito demorado, com diversos campos para preencher ou estiver com erros, o consumidor pode desistir da compra.

Por essa razão, crie um sistema de finalização de pedidos que contenha poucos passos, seja intuitivo e responsivo para dispositivos móveis.

Outra boa ideia é mostrar visualmente todas as fases de checkout, como identificação, entrega e pagamento, para que o usuário saiba em que etapa está.

9. Ofereça fretes mais competitivos

O valor do frete é determinante para o cliente decidir comprar ou não um produto. Inclusive, este é um dos principais motivos para o abandono de carrinho de compras.

Segundo estudo feito pelo Baymard Institute, 60% dos clientes desistem da compra por conta dos custos com a entrega.

Por esse motivo, se você pesquisa como vender mais, precisa dar uma atenção especial aos fretes oferecidos pela sua loja virtual.

Baratear os custos, oferecer várias possibilidades de entrega e até fazer promoções de frete grátis são algumas alternativas para impulsionar suas vendas.

10. Garanta um pós-venda memorável

Quando pensamos em como vender mais, muitas vezes nos preocupamos apenas com a geração de novos clientes. Porém, a fidelização também é importante para o crescimento sustentável do seu negócio.

Inclusive, você sabia que fidelizar custa até sete vezes mais barato do que conquistar um cliente novo? 

E levar este consumidor a comprar mais vezes na sua loja se torna muito mais fácil se você investir em estratégias de pós-venda, como:

  • garantir uma entrega do produto rápida, segura e flexível, de acordo com os prazos estabelecidos;
  • enviar brindes, recados ou entregar o produto em caixas personalizadas;
  • criar programas de recompensas para clientes fiéis;
  • adotar e-mail marketing personalizado para manter sua marca na mente do consumidor e apresentar novidades;
  • oferecer produtos relacionados à última compra;
  • proporcionar logística reversa simplificada e eficiente.

Ao adotar essas ações, você conseguirá potencializar as taxas de recompra e, consequentemente, gerar mais vendas para seu e-commerce.

Conclusão

Aprender como vender mais é essencial para manter seu negócio vivo por muito tempo. Por isso, não deixe de colocar as dicas em prática para impulsionar vendas online.

Já para baratear os fretes e garantir uma entrega de qualidade, conte com a Kangu. Oferecemos uma rede de transportadoras parceiras e pontos de coleta e retirada de encomendas em todo o Brasil. 

Além de economizar até 75% nos fretes, você ainda conta com processos logísticos simplificados, inclusive para reversar encomendas, acompanhamento de pedidos em tempo real e envios mais sustentáveis.

São muitos benefícios para você e para o seu cliente! Então, não espere mais para impulsionar suas vendas. Clique na imagem abaixo e cadastre-se agora mesmo:

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