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Dia do Orgulho Nerd: uma oportunidade de vendas para seu e-commerce

Você sabia que as datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar as vendas da sua loja virtual?

Dentre as celebrações que você pode incluir em seu calendário de ações está o Dia do Orgulho Nerd, comemorado em 25 de maio.

A data tem como objetivo celebrar a cultura geek em todo mundo e é um período propício para incentivar as vendas de produtos relacionados a este mercado.

Só para você ter uma ideia do potencial do setor, estima-se que o universo nerd movimente R$ 138 bilhões, segundo a Rakuten Digital Commerce.

Então, se você não quer deixar essa oportunidade passar, acompanhe o artigo que preparamos para você e descubra como aproveitá-la para vender mais.

Qual origem do Dia do Orgulho Nerd? 

Também conhecida como Dia do Orgulho Geek ou Dia da Toalha, a data tem ao menos duas origens diferentes.

A primeira é uma homenagem à série de livros Guia do Mochileiro das Galáxias, criada por  Douglas Adams.

Com a morte de Adams, em 11 de maio de 2001, os fãs decidiram homenagear o legado do autor ao batizar o dia 25 de maio como o Dia da Toalha, que é um elemento marcante da série.

A segunda origem está relacionada à Star Wars. Justamente neste mesmo dia, em 1977, estreou nos cinemas o filme Uma Nova Esperança, o primeiro da saga idealizada por George Lucas.

Mas foi apenas em 2006 que um grupo de fãs espanhóis decidiu fazer uma campanha online para estabelecer o Dia do Orgulho Nerd ao organizar eventos alusivos à data.

Desde então, a celebração se espalhou por diversos países do mundo e, atualmente, nerds de todas as idades aproveitam a ocasião para celebrar obras marcantes do universo geek.

Por que é uma oportunidade para vendas?

O Dia do Orgulho Nerd tem grande potencial a ser explorado por lojas que vendem produtos relacionados a este universo, como:

  • livros;
  • games;
  • artigos de decoração, objetos e bonecos colecionáveis;
  • roupas temáticas;
  • acessórios de informática, como headsets, teclados e carregadores portáteis;
  • e até produtos tecnológicos, como computadores e notebooks. 

Tenha em mente que a comunidade geek foi construída a partir do consumo de livros, filmes, jogos e séries, e é um público que busca esse tipo de produto em sua jornada.

Portanto, aproveitar a data para fazer promoções exclusivas pode incentivar o consumo de parte do seu público e trazer bons resultados para o e-commerce.

Por essa razão, muitas marcas do varejo já inseriram a comemoração em seu calendário de ações de marketing, como é o caso da Riachuelo.

Qual valor movimentado por esse público? 

Como vimos, segundo um estudo feito pela Rakuten Digital Commerce, o mercado geek já movimenta mais de R$ 138 bilhões.

Além disso, a pesquisa ainda evidenciou que o público nerd costuma gastar mais de 40% do que a média nacional, o que eleva o ticket médio em compras online para R$ 548.

Portanto, ainda que a movimentação nas vendas do Dia do Orgulho Nerd não se assemelhe a uma Black Friday, existem provas de que há uma oportunidade real para vendas.

Qual é o público geek? 

Começou a ficar interessado neste público? Então, é hora de conhecê-lo mais a fundo.

A pesquisa Geew Power, feita pela MindMiners e pelo Grupo Omelete descobriu alguns dados sobre esse perfil de cliente, que vale levar em consideração na hora de criar suas estratégias de marketing

Por exemplo, 63% do público é composto por homens e 37% são mulheres, diferente dos outros nichos de mercado, geralmente dominados pelo sexo feminino.

Confira mais algumas informações:

Faixa etária

  • 38% possuem até 24 anos;
  • 40% têm entre 25 a 34 anos;
  • 22% têm entre 35 e 54 anos.

Classe Social

  • 12% dos geeks estão da classe A;
  • 30% na classe B;
  • 28% na classe C;
  • 30% na classe D.

Educação

  • 0,5% dos geeks fez mestrado ou doutorado;
  • 56% têm ensino superior completo;
  • 16% tem alguma especialização.

Estado civil

  • 72% dos geeks são solteiros;
  • 87% não possuem filhos.

Quais são as regiões mais presentes? 

  • 48% dos nerds estão no Sudeste 
  • 26% no Nordeste
  • 14% no Sul
  • 6% no Norte
  • 6% no Centro-Oeste

Quais canais de comunicação utilizam?

Além disso, a pesquisa ainda apontou que 91% deste público acessa as redes sociais todos os dias, e 78% acessam blogs e sites de notícias.

E mais: sua forma preferida de consumir conteúdo, é por vídeo, tanto que 94% assinam serviços de streaming de vídeos.

O que fazer no Dia do Orgulho Nerd? [Dicas para vender]

Para gerar vendas no Dia do Orgulho Nerd, você pode aplicar promoções em produtos relacionados ao universo geek, investir em uma comunicação direcionada para este público, além de criar campanhas especiais para a data. Entenda:

Foque nos produtos certos

O público nerd geek tem orgulho dos seus gostos e é fiel às suas preferências. Logo, para oferecer o que desejam, é preciso focar em promoções de produtos relacionados à temática geek, como:

  • HQs e mangás;
  • cadernos e itens de papelaria;
  • canecas especiais;
  • itens de vestuário, como camisetas e moletons;
  • objetos decorativos, como quadros, posters e luminárias;
  • action figure e funko pop;
  • games;
  • jogos de tabuleiro;
  • decks de magic;
  • conjunto de dados de RPG;
  • etc.

Vale, ainda, oferecer kits de personagens e de sagas para aumentar o ticket médio da sua loja. Afinal, os fãs gostam de ter vários produtos dos seus personagens preferidos.

Crie promoções imperdíveis

A tendência é que a data seja cada vez mais explorada pelas lojas virtuais. Isso significa que você precisará disputar a atenção do cliente com outros lojistas.

Para se destacar, você precisa oferecer as melhores ofertas, como redução de preços, sorteios, descontos progressivos e frete grátis.

Só não se esqueça de que as promoções precisam ficar dentro do seu orçamento para não comprometer a sua lucratividade.

Invista na comunicação

A comunicação é o truque de mestre para atingir potenciais clientes. Como a temática geek é repleta de clássicos, referências e histórias, apostar em uma linguagem próxima à deste público será de grande importância. 

Porém, certifique-se de que as informações estejam corretas. Caso contrário, poderá afastar o cliente.

Conclusão

O Dia do Orgulho Nerd é a oportunidade perfeita para seu e-commerce lançar campanhas especiais e impulsionar as vendas. Afinal, o segmento já movimenta bilhões de reais anualmente.

Mas, para garantir que o evento seja bem-sucedido, é importante comercializar produtos relacionados à temática, investir em uma boa comunicação e criar promoções imperdíveis.

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Diogo Inoue

Head of Sales

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