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Black Friday 2022

Black Friday 2022: saiba como participar e vender ainda mais

Nos últimos anos, a Black Friday se consolidou como a segunda melhor data para o varejo online, alcançando recordes de vendas impressionantes.

Para você ter uma ideia da força dessa data, no ano passado, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 5,41 bilhões entre quinta (25 de novembro) e sexta-feira (26 de novembro). Um aumento de 5,8% em relação à edição anterior.

Esses dados retirados do relatório Black Friday 2021 da All In | Social Miner comprovam que essa campanha de vendas entrou definitivamente para o calendário de compras dos brasileiros, apresentando crescimentos significativos ano após ano. 

Já para a Black Friday 2022, 50% dos consumidores já afirmam que pretendem comprar algum produto este ano, segundo a pesquisa de consumo da Behup, divulgada pela Exame.

E você não vai querer perder essa oportunidade de vendas, vai? Então, acompanhe esse artigo e saiba como participar e faturar muito nesse evento de ofertas.

O que é a Black Friday 2022?

A Black Friday 2022 é uma mega promoção que acontece anualmente na última sexta-feira de novembro. Os descontos são dados por lojistas de todos os segmentos e acontece tanto em lojas físicas, quanto em e-commerces.

Para que você possa definir as melhores estratégias com base no perfil do seu negócio online, é importante nos aprofundarmos um pouco sobre o que é a Black Friday e como ela surgiu.

Com origem nos Estados Unidos, a data ocorre no continente americano sempre no dia seguinte após a comemoração de Ação de Graça.

Nessa época, lojistas dos mais diferentes segmentos oferecem descontos extremamente vantajosos para celebrar o início das compras, que segue até o Natal.

Na carona do sucesso da campanha americana, o varejo brasileiro também adotou o evento, principalmente, no comércio eletrônico, onde concentram as maiores vantagens em termos de ofertas. 

Quando acontece a Black Friday 2022?

quando acontece a black friday 2022

No Brasil, a Black Friday 2022 será realizada no dia 25 de novembro. A maior campanha de vendas sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro.

Nesse dia, os lojistas online iniciam suas promoções a partir da meia-noite e os sites já começam a ficar movimentados de consumidores que querem aproveitar as ofertas mais vantajosas do ano.

Também há lojas que antecipam as promoções e aderem à Black Week ou Black November, quando a loja expande as ofertas para toda a semana ou até mesmo durante todo o mês.

Desta forma, conseguem aproveitar ao máximo o interesse do consumidor. Inclusive, alguns clientes podem até comprar mais de uma vez na loja durante esse período.

Vale a pena fazer Black Friday na minha loja virtual?

Agora que já sabe o que é Black Friday e quando ela acontece no Brasil, você ainda pode estar com dúvida se realmente vale a pena inserir seu e-commerce nesta campanha de ofertas.

A verdade é que mesmo que você tenha uma loja no Instagram ou no marketplace, participar do evento é sempre muito vantajoso. 

Os dados que apresentamos logo no início deste texto demonstram o quanto essa campanha de vendas traz resultados para os mais diversos segmentos e portes de lojas virtuais

Além disso, outras estatísticas da Black Friday no Brasil provam que existe uma oportunidade real de faturar muito nesta data.

Segundo pesquisa da Neotrsut, a edição de 2021 do evento alcançou:

  • 7,6 milhões de pedidos;
  • ticket médio de R$ 711,38, cerca de 6,4% superior a 2020, valor maior que em qualquer outra data sazonal, como Natal e Dia dos Namorados;
  • R$ 5.4 bilhões movimentados em dois dias (quinta-feira, 25/11 e sexta-feira, 26/11), o que faz da Black a data comercial com maior faturamento diário no e-commerce.

No entanto, antes de definir a sua participação, é importante que entenda que seu e-commerce precisa estar preparado e reunir as mínimas condições para entrar nesta ação promocional.   

Lembre-se que seu comércio eletrônico deve oferecer descontos vantajosos, divulgar amplamente sua marca e promoções, entregar os produtos dentro do prazo, além de garantir uma ótima experiência de navegação no seu site. 

Tudo isso será extremamente importante para o sucesso das suas vendas na campanha da Black Friday 2022. 

Como definir os descontos da Black Friday 2022?

como definir descontos para black friday 2022

Não tem como negar que o evento é o maior sucesso em todo o mundo, mas não dá para entrar na campanha sem um planejamento estratégico e financeiro. 

Isso porque, o grande atrativo da Black são os preços baixos e ofertas agressivas. Pensando nisso, é necessário que o seu e-commerce defina descontos competitivos, mas que não comprometa o seu orçamento e a sua margem de lucro. 

De maneira geral, há duas formas de estabelecer os valores que serão praticados em campanhas promocionais, como a Black Friday 2022.

A primeira fórmula é fazer um cálculo levando em consideração as despesas e os custos para comercialização dos seus produtos.

Já a segunda maneira de calcular os descontos é definir o preço com base nos valores praticados pelo mercado naquele momento. 

Recomendamos que você faça a definição de preços com base nos dois formatos, uma vez que os valores justificam os custos, mas você também precisa ter preços competitivos para atrair clientes, principalmente durante uma campanha onde o preço determina a venda. 

Conhecer o markup dos seus produtos será de grande ajuda nesse momento, pois você saberá até onde pode chegar com os descontos, sem comprometer a sua lucratividade.

Outra dica de ouro é colocar os produtos com venda regular com desconto menor, como 10% a 15%, ou deixá-los sem desconto mesmo. 

Já os produtos que você quer queimar, porque estão parados no estoque, por exemplo,  você pode aplicar descontos mais altos, de até 50%.

Como faço para participar da Black Friday 2022?

Agora que você já sabe quando começa a Black Friday 2022, é bom correr, pois o seu planejamento precisa começar o quanto antes.  Para participar dessa importante campanha para o varejo online, defina quais produtos terão descontos.

Pense que essa é a época ideal para vender aquele item que não tem muito giro ou investir nos produtos de maior saída. 

Após identificar os itens certos para vender na Black Friday 2022, estabeleça os preços que serão praticados pela sua loja virtual, com base na cobertura dos seus gastos e na sua margem de lucro. 

Feito isso, negocie com os seus fornecedores condições mais vantajosas para que você possa oferecer descontos agressivos e conseguir a preferência dos consumidores, já que a disputa é bem acirrada.  

Não deixe de fora do seu checklist de preparação para o evento, uma política de descontos clara, que não deixa margem para questionamentos ou dúvidas por parte dos seus consumidores. 

Muito mais do que saber o que significa Black Friday, é preciso ter em mente que seus descontos devem ser, de fato, reais e vantajosos.

Além disso, não se esqueça de estabelecer uma política de trocas para que você não tenha aborrecimentos com os seus consumidores.

Fuja da Black Fraude

fuja da black fraude

Jamais caia na furada da famosa Black Fraude. Infelizmente, no Brasil muitas lojas comercializam produtos nessa época com os preços originais como se estivesse com descontos.

Muito pior que isso são as empresas que sobem os preços pouco tempo antes da campanha e no dia da Black Friday baixam os valores para enganar seus clientes.

Lembre-se sempre que oferecer descontos falsos é propaganda enganosa e você pode ter sérios problemas com o Procon e também com a justiça, além de perder a credibilidade no mercado digital.

Por isso, se o seu e-commerce não tem margem para ofertar descontos agressivos, não entre na campanha. 

Dicas para a Black Friday 2022 da sua loja virtual

Ainda se perguntando quando começa a Black Friday 2022 para seu comércio eletrônico? A resposta é agora, pois quanto mais cedo você começar seus preparativos, mais chances você terá de ter sucesso. 

Por isso, selecionamos dicas essenciais para a sua loja virtual faturar muito nessa campanha de vendas. Vamos lá?

Planeje suas ações

O primeiro passo para ter sucesso no evento está no planejamento das suas estratégias. Comece por escolher os produtos que serão usados, os preços praticados e os descontos que não comprometerão sua margem de lucro. 

Nessa etapa, faça as seguintes perguntas: de que forma divulgará as suas promoções? E-mail marketing? Anúncios pagos? Redes sociais? Blog? Terá banners no seu site? Quais os valores disponibilizará para a divulgação? Quem fará parte da equipe? 

Lembre-se que durante a Black Friday 2022, uma ação não planejada corretamente pode afetar outros setores da sua loja e comprometer as suas vendas. 

Prepare a equipe

Para garantir que a sua operação rode de maneira adequada, treine a equipe que participará das 24 horas de vendas. Os colaboradores precisam entender sobre os produtos, ofertas, políticas de descontos, trocas e frete. 

O atendimento é um dos fatores determinantes para o sucesso das suas vendas durante um evento como esse. Por isso, mantenha seus canais de atendimento, como e-mail, telefone e chat, sempre disponíveis. 

Ofereça estrutura adequada para seus clientes 

dicas para preparar sua loja para a black friday 2022

Além de uma equipe treinada, não se esqueça que seu comércio eletrônico deve garantir as melhores experiências de compras online aos seus clientes. 

A infraestrutura da sua loja deve estar pronta para os visitantes, que podem aumentar de maneira significativa durante a Black Friday 2022. 

Entenda qual a quantidade de usuários únicos que sua loja consegue receber. Qual o limite de pageviews? Os meios de pagamento estão funcionando? Tudo isso é importante para não frustrar o seu cliente durante a campanha de ofertas.

Caso contrário, o consumidor pode desistir de comprar em sua loja e optar por fechar o pedido no site do concorrente.

Tenha um site responsivo

O site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tipo de tela, sem distorções. Ou seja, oferece uma boa experiência ao usuário, seja no desktop ou mobile.

Com o crescimento do número de acessos por dispositivos móveis, é cada vez mais importante que o seu site seja acessível em todos os tipos de dispositivos. 

Segundo o relatório Black Friday 2021, feito pela All In | Social Miner, 61,1% das visitas aos e-commerces antes e durante o evento foram feitas por mobile.

Ao ter um site responsivo, você garante que o cliente terá uma boa experiência de compra em sua loja. Assim, diminui riscos de abandono de carrinho e ainda aumenta as chances dele voltar a comprar de você no futuro.

Prepare sua vitrine

Se preparar envolve também a organização da sua vitrine online. Em todo o seu site, principalmente na parte superior, crie espaços sinalizados com os produtos que fazem parte da campanha. 

Use cores vivas, elementos luminosos e frases de impacto para que os clientes encontrem com facilidade os itens que estão com descontos. 

Insira banners especiais que direcionam os consumidores para as páginas dos produtos com desconto e, claro, invista na divulgação do seu e-commerce. 

Analise seu estoque 

Além de se preocupar com as estratégias de divulgação, treinamento de equipes, estrutura políticas de preços e descontos, analisar o seu estoque é mais que importante, é uma regra. 

Entenda quais os itens que você já possui em estoque e quais precisará investir para o evento.

Como já falamos, negocie com os seus fornecedores preços mais vantajosos, formas de pagamento e entenda se eles possuem capacidade para entregar os produtos para a data. 

Esse cuidado é essencial para garantir que seus clientes não fiquem frustrados ao descobrirem que os produtos que queriam comprar esgotaram rapidamente ou não estão com preços tão vantajosos assim.  

prepare seu estoque para a black friday 2022

Invista em divulgação da Black Friday 2022

A divulgação do seu e-commerce é uma das ações primordiais para garantir boas vendas na Black Friday 2022. Não se esqueça que o seu público precisa saber que você participará do evento promocional.

Por isso, comece com bastante antecedência a anunciar a sua participação por meio das redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, blogs, entre outros canais. 

Também invista em anúncios pagos no Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads. Mas tenha cautela com os investimentos, para não extrapolar nos gastos, e não ataque apenas um único canal.

Se for possível, faça um Esquenta Black ou uma lista vip com descontos e ofertas exclusivas aos clientes cadastrados.

Essas ações geram muito resultado para os e-commerces e garantem também ótimas vendas durante o evento de ofertas. 

Utilize gatilhos mentais

Essa é uma estratégia que pode te ajudar a vender mais e fidelizar os clientes na Black Friday 2022.

Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais ativados por meio de palavras, sons e/ou imagens. Quando utilizados corretamente e com ética, podem se tornar ferramentas poderosas de persuasão.

Existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem te ajudar nessa campanha, como o gatilho da escassez, da reciprocidade e da autoridade. 

Para utilizá-los da melhor maneira possível, é importante que você conheça seu público-alvo e saiba quais são os gatilhos mentais que mais funcionam com ele.

Por exemplo, o gatilho de escassez funciona muito bem com produtos que têm um número limitado de unidades disponíveis. Já o gatilho da reciprocidade pode ser utilizado ao oferecer descontos e brindes para quem fizer uma compra na sua loja.

Outro exemplo é despertar o senso de urgência no consumidor ao inserir um cronômetro em seu e-commerce que sinaliza até quando as promoções estarão disponíveis.

Como não atrasar as entregas com o aumento de pedidos da Black Friday 2022?

A verdade é que de nada adianta desenvolver as melhores estratégias, oferecer descontos agressivos e garantir as melhores experiências de compras, se na hora de enviar o produto, você não consegue cumprir a data de entrega do produto por conta do aumento de pedidos. 

Por isso, um dos principais cuidados para assegurar que a sua loja virtual tenha sucesso na Black Friday 2022 é escolher parceiros de envio de encomendas que suportam uma quantidade maior de entregas e que façam os despachos sem atraso ou avarias. 

Recomendamos que você faça uma parceria com empresas que garantam os melhores serviços de entregas, devoluções e despachos simplificados e inteligentes em todo o Brasil.

É importante que você tenha muito cuidado com esse processo, pois a demora na entrega da mercadoria estão entre as principais reclamações dos consumidores durante campanhas promocionais como essa. 

Além disso, também fique atento aos valores dos fretes. Esse é um dos principais motivos que levam os consumidores a abandonarem o carrinho de compras.

De acordo com a pesquisa da Behup, que citamos no início do texto, durante a edição de 2021, 39% dos consumidores esperavam fretes mais baratos e este foi o principal motivo pelo qual deixaram de fazer compras online.

Já imaginou preparar todo o seu estoque e investir em ações de marketing, mas não ter os resultados esperados justamente porque o frete está muito alto? 

Para evitar esse tipo de situação, é necessário contar com bons parceiros logísticos que garantem envios ágeis, seguros e econômicos, como a Kangu.

entregas durante a black friday

Dicas Extras: como se destacar durante a Black Friday?

Ainda que seja uma data com grande potencial de venda, os e-commerces precisam enfrentar a alta competitividade da Black Friday 2022. 

A boa notícia é que com um bom planejamento e criatividade, você poderá superar essa questão e conquistar bons resultados.

Para te ajudar a destacar sua loja virtual dos concorrentes, separamos algumas dicas extras. Confira:

Análise a última edição do evento

Para melhorar a eficiência das suas promoções e ser ainda mais assertivo nas vendas, analise a sua última campanha e também os dados de mercado do evento

Quais foram os produtos mais vendidos? Quais itens tiveram baixa? Quais foram as estratégias de marketing adotadas que mais surtiram efeito? Quais são as tendências de consumo?

Além de poder tirar insights interessantes para a próxima campanha, você ainda poderá identificar pontos de melhoria e acertos nas suas estratégias.

Em 2021, por exemplo, a Black faturou R$ 5,41 bilhões – 5,8% maior que no ano anterior, e o pico de vendas ocorreu entre 10h e 14h da sexta-feira.

Nunca se comprou tanto na internet como agora. Com a pandemia e o isolamento social, o hábito de comprar online foi intensificado, até mesmo quem nunca havia feito uma compra pela internet antes, fez em 2020.

Os setores com maior destaque no evento foram: eletroeletrônicos, eletrodomésticos, itens de informática, móveis e decoração, moda e acessórios, beleza, saúde e livros e papelaria.

Diante desse fato, analise os pontos positivos e negativos do evento anterior para se preparar ao máximo!

analise seus resultados para a próxima edição da black friday

Foque no seu público

Um erro comum é realizar promoções sem considerar o seu público-alvo. Na verdade, o ponto de partida para se destacar na campanha é entender o que o seu cliente quer e espera da data.

Comece analisando o histórico de compras dos seus clientes e os produtos que mais despertam interesse de quem visita o seu site.

Análise também os dias e horários que seu site e redes sociais são mais frequentados, os canais utilizados para contato, a satisfação do cliente, entre outros pontos. Assim, você poderá criar ofertas personalizadas! 

Pense em uma pré-campanha

Além de gerar lucros, preparar uma pré-campanha pode aumentar a visibilidade da sua loja na internet. 

Afinal, essa ação tem grandes chances de aumentar sua base de clientes, o que te ajudará a ter resultados melhores no dia do evento em si, além de gerar mais expectativas no seu público.

Para isso, planeje um “esquenta”, antecipando algumas ofertas e promoções interessantes aos clientes.

Mas, atenção! A forma como você irá conduzir a pré-campanha será crucial para o dia 25 de novembro. Um impacto negativo na visão do público pode prejudicar o seu e-commerce. 

Além de estar devidamente preparado, outra dica é realizar a ação em uma data próxima a da Black Friday 2022 para que o consumidor associe os eventos.

Faça lives de vendas

Uma grande tendência da atualidade são as lives commerces, seja nas redes sociais ou em plataformas específicas, como 4Show, Stream Shop e Alive.haus.

Trata-se de uma experiência de compra realizada por meio de uma transmissão ao vivo com intuito de apresentar os seus produtos aos seus clientes.

Portanto, se você quer impulsionar ainda mais suas vendas, aproveite essa tendência para anunciar as ofertas da Black Friday 2022 feitas pelo seu e-commerce.

Contar com a presença de artistas, influenciadores digitais ou cantores pode ajudar a atrair a atenção do público. Claro, desde que essa ação seja viável para o caixa da sua empresa.

Reforce seu estoque

Não dá para se preparar para a Black Friday 2022 sem reforçar seu estoque! Lembre-se que a procura dos produtos tende a crescer neste período, já que as promoções e ofertas favorecem a demanda.

Portanto, será crucial ter um bom planejamento para que a falta de produtos não prejudique a sua campanha.

Uma boa estratégia é realizar um levantamento das saídas de produtos do seu e-commerce. Com esses dados, maiores as chances de acertar quais mercadorias são mais requisitadas.

Vale ainda acompanhar as vendas e confirmar se os itens que ficaram fora de estoque estão mesmo marcados como indisponíveis no site para não gerar frustrações ao cliente.

Crie um e-commerce multicanal

Outra grande tendência do varejo que pode te ajudar a ter destaque na Black Friday 2022 é criar um e-commerce multicanal.

Isso significa que, além da loja virtual, você deve estar presente em outros canais, como redes sociais, marketplaces ou mesmo ter um aplicativo próprio da sua marca.

De acordo com a pesquisa da Behup, que ouviu a opinião de consumidores que fizeram compras na Black Friday do ano anterior, 71% das pessoas entrevistadas afirmam que o omnichannel oferece uma boa experiência de compra. 

Além disso, o estudo ainda apontou que os aplicativos estão se consolidando como um importante meio de vendas para o varejo. No evento de 2021, as vendas por app cresceram em 55%.

Portanto, se você quer garantir a preferência do consumidor, oferecer uma excelente experiência de compra e ainda alcançar um número maior de pessoas, vale a pena criar um e-commerce multicanal.

-commerce multicanal na black friday

Tenha um pós-venda estratégico

Após a Black Friday 2022, você ainda pode continuar tendo muitos ganhos com a sua participação no evento se tiver um pós-venda estratégico.

Durante esse período você conseguirá atrair novos consumidores para a sua loja e é preciso aproveitar bem o aumento da sua base de clientes.

Veja o momento como uma oportunidade para estabelecer um relacionamento duradouro com esse grupo de consumidores e, assim, aumentar as chances deles voltarem a comprar em seu site.

Para isso, o grande segredo é caprichar no pós-venda. Confira algumas estratégias importantes que você pode adotar:

  • embalar corretamente seu pacote para que chegue em perfeitas condições;
  • garantir entregas dentro do prazo estipulado;
  • manter o contato com os clientes por meio do envio de e-mail marketing personalizado, por exemplo;
  • oferecer assistência e solução para qualquer problema que possa surgir após a compra;
  • pedir avaliações dos produtos adquiridos;
  • apostar em boas práticas de logística reversa;
  • oferecer descontos exclusivos para clientes que compraram na Black Friday 2022.

Envie uma pesquisa de satisfação pós Black Friday 2022

Lembre-se que a experiência do consumidor durante e após a Black Friday 2022 é crucial para a fidelização.

Aproveite que sua base de clientes estará maior, já que os e-commerces costumam receber novos compradores neste período, para enviar pesquisas de satisfação.

Você poderá descobrir o que pode ser otimizado em sua plataforma, no portfólio de produtos, entregas, entre outros aspectos e, assim, melhorar a percepção da sua marca aos olhos dos clientes.

Conclusão

A Black Friday 2022 é uma data que pode trazer um excelente retorno financeiro para o seu negócio, mas também pode representar muitos problemas.

Para garantir boas vendas, siga à risca as dicas que apresentamos aqui e não se esqueça de contratar as melhores empresas de frete, que ofereçam segurança, rapidez, agilidade e pontualidade nos despachos. 

Se quer fechar as melhores parcerias para entregar seus pedidos, você precisa conhecer a Kangu, plataforma online que possui uma rede de transportadoras parceiras em todo território nacional.

Nossa plataforma oferece ainda mais de 2.800 pontos de coleta e entrega de produtos espalhados pelo Brasil para proporcionar mais praticidade, flexibilidade e agilidade para você e para o seu cliente.

A Kangu também garante para os seus clientes uma logística simplificada, preços vantajosos, entregas ágeis, inteligentes e totalmente seguras. 

Além disso, você tem acesso aos melhores processos para controle de envio e rastreamento online, além de oferecer entregas mais sustentáveis.

A grande vantagem é que a nossa plataforma é acessível para os mais diferentes perfis e tamanho de negócios. Certamente você encontrará a opção de frete ideal para a sua empresa!

Ou seja, é tudo o que você precisa para garantir mais conversões durante o evento mais importante do varejo — e também durante o ano inteiro!

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Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

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