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O Que é Markup E Qual A Importância Para O Seu Negócio

Markup: o que é, como calcular e a importância para o negócio

Para o empreendedor que atua no varejo, tanto no mundo físico quanto no digital, entender o que é o markup é vital para a longevidade e para a saúde financeira da sua empresa.

Talvez na prática você até já faça algo que seja semelhante na sua empresa, até porque, de forma grosseira é basicamente definir o preço dos seus produtos para obter uma margem de lucro.

Mas por trás disso, também existe um cálculo que precisa ser feito. Não dá para ir só na intuição, pois esse índice é determinante para que você entenda a situação financeira da sua empresa e possa de alguma forma planejar os passos futuros.

Sem mais delongas, vem com a gente, pois neste artigo vamos esmiuçar para você todo o conceito que define esse índice.

Além disso, também vamos te explicar exatamente quais os cálculos precisam ser feitos para que você chegue a um resultado que realmente alavanque a lucratividade do seu negócio. Boa leitura!

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O que é markup?

Markup é um termo em inglês muito usado na contabilidade para determinar o preço final de um produto, de forma que supra todos os custos, despesas e impostos envolvidos para que se obtenha uma margem de lucro.

Se fossemos traduzir ao pé da letra, seria algo como “marcar acima” e meio que na prática se resume a isso mesmo, pois consiste em pegar o custo de um produto e marcar o preço acima pensando no lucro.

Acreditamos que sem dúvidas você já faça isso na sua empresa de alguma forma, mas talvez sem ter em mente o conceito em si e sem seguir um cálculo exato de como você precisa precificar seus produtos para atingir o resultado esperado. 

Por isso que é importante entender mais a fundo o papel desse índice no financeiro da sua empresa para que você possa ter um caixa bem mais saudável e até mais lucrativo.

o que é markup e como medir

Importância do markup: entenda

Olhando assim, pode parecer que basta pegar quanto custo para fabricar ou adquirir tal produto e colocar um preço acima disso, e assim, por uma subtração simples o que sobrar é lucro.

Só que na prática, as coisas nem sempre funcionam assim. Afinal, o preço do seu produto não tem só a ver com os custos e despesas da sua empresa.

Também é preciso considerar tudo o que está acontecendo no mercado em que você está inserido, e isso funciona tanto para preços mais baixos quanto para os mais altos.

No fim das contas, esse índice é importante para entender quais os produtos da sua empresa são os mais lucrativos.

Assim, você pode bolar estratégias para aumentar algumas margens e por vezes abrir mão de outras para vender mais no e-commerce.

Para que isso aconteça é fundamental que você tenha os números de forma precisa, então, aprenda a fazer os cálculos de forma correta.

Como funciona na prática?

O principal erro que os empreendedores cometem na hora de calcular os markups de seus produtos é simplesmente esquecer algumas despesas menores que impactam diretamente no produto e também no apelo de vendas que ele teria.

Principalmente atuando no e-commerce, pode ser que você consiga reduzir os custos do seu produto e isso te permita ter um preço final bastante competitivo e ainda manter um bom markup, só que, se o valor do frete for alto, a estratégia vai toda por água abaixo.

Novamente, é preciso alinhá-lo às expectativas e objetivos da empresa, mas também ao que o mercado apresenta para o seu segmento.

Por isso que existe uma forma correta de calcular para ter o percentual de markup dos seus produtos. Em um exemplo simples, se o custo do seu produto for de 100 reais e o preço de venda for 150, temos aí um markup de 50%. 

Claro que tem mais algumas coisas envolvidas aí, mas fique tranquilo que falaremos em tópicos mais adiante.

Analise de Markup

Markup: principais vantagens

Tem um aspecto contábil por trás desse índice, então se você já tem algum tipo de assessoria nesse sentido, pode ser mais fácil usá-lo para trabalhar melhor as precificação dos seus produtos.

No entanto, para o aspecto financeiro, ele vai trazer bastante vantagens para sua empresa e por isso você precisa aplicá-lo na sua estratégia para ontem.

Acompanhe a seguir algumas vantagens de adicionar o cálculo de markup a sua estratégia de precificação:

Aumento de lucro

Quando você faz o levantamento real de todos os custos, despesas e impostos envolvidos no custo do seu produto fica bem mais fácil definir uma margem de lucro que seja boa para sua empresa, ainda mais se seu plano é crescer.

Com essa transparência de informação, você poderá trabalhar uma estratégia que mantenha seus preços competitivos e ainda assim permitam um bom lucro.

O primeiro passo é sempre pensar em como otimizar esses custos. E quando você sabe quais são eles detalhadamente, vai notar que tem coisa que pode ser cortada, e às vezes nem será necessário aumentar seu preço para ter maior rentabilidade.

Markup e lucratividade

Recuperação dos custos

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, mesmo que seu objetivo ainda não seja aumentar seus lucros, entender seus custos pode ajudar a sua empresa a se recuperar de um momento ruim.

A pandemia de 2020 foi um bom exemplo, onde as empresas tiveram que lidar com uma diminuição repentina na receita e perceberam que aderir ao home office, além de ser uma forma segura para os funcionários, eliminou despesas com espaço físico.

E principalmente para quem já estava adaptado ao e-commerce, esse momento foi a grande oportunidade para crescer, com custos bem menores.

Planejamento financeiro assertivo

Sem esse cálculo, o seu financeiro fica no escuro, ou seja, sem conseguir fazer as projeções de faturamento e lucro dos próximos meses. Para sua empresa realmente se consolidar é importante que você tenha essa ideia.

Por outro lado, ao saber exatamente o índice necessário para atingir seus objetivos, você reorganiza as metas de vendas e consegue assim ter uma expectativa mais real da lucratividade.

Facilita criação de promoções

Nem sempre oferecer desconto significa abrir mão do lucro, pelo contrário, pois algumas despesas tendem a ser sazonais, então, quando você tem o índice de markup atualizado, fica mais fácil saber o momento de fazer promoções.

Fora que, a depender dos descontos, você ganha em volume de vendas, e assim, associando estratégias de logística, é possível otimizar ainda mais seus lucros.

Entenda a composição do markup

Para fazer um cálculo exato é preciso ter algumas informações relacionadas às finanças da empresa. Também é necessário que esses dados estejam sempre atualizados, senão você pode acabar gerando um índice ilusório.

Acompanhe a seguir os principais fatores para compor um markup acurado:

Custo de Mercadoria Vendida

Esse item é um pouco complicado porque vai depender se você fabrica os produtos ou se compra para revender.

No caso da fabricação, têm que considerar os custos da matéria-prima, desgaste do maquinário, horas trabalhadas e tudo mais.

Já na revenda, é contabilizado os custos com fornecedores, embalagens e afins.

Por fim, no caso do e-commerce tem que levar em conta os gastos com frete, softwares de gestão de mercadoria, gateway de pagamento, etc.

Impostos

Dentro das despesas, os impostos são muito importantes para compor o cálculo e é um dos itens que muitos empreendedores esquecem, por isso acabam saindo com um índice maior do que deveriam.

Cada tipo de produto vai ter suas alíquotas de impostos, então é ideal que você saiba bem a carga tributária da sua empresa para poder fazer um cálculo mais assertivo.

Se sua empresa importa produtos ou matéri- prima, sem dúvidas os tributos terão um grande impacto na sua margem, então procure sempre opções para diminuir os impostos quando possível.

Comissões

Quando sua empresa tem vendedores, tem as comissões envolvidas, então essa porcentagem precisa ser contabilizada.

O ponto de destaque aqui é que algumas empresas trabalham com comissões progressivas ou diferentes para cada nível de vendedor, então nesse caso o cálculo pode ficar um pouco mais completo.

Você só precisa ter em mente que todas as despesas têm que estar contabilizadas para ter um markup fiel a situação financeira do seu negócio.

Caso sua empresa venda exclusivamente pela internet, podem envolver nesse caso as comissões da plataforma de e-commerce ou marketplace, bem como as taxas das soluções de pagamento que você utiliza.

Custo fixo

Custos fixos são todos aqueles que são recorrentes mês a mês sem variações bruscas, como aluguel do espaço, hospedagem do e-commerce, mensalidade de softwares, entre outros.

Esses gastos são aqueles que não são afetados pela quantidade da produção, por isso são despesas previsíveis que se reduzidas tem um grande impacto na lucratividade da empresa.

Lucro

O lucro também deve ser considerado para que você possa determinar qual será o aumento ou diminuição pensando nos aspectos internos da empresa e do mercado a sua volta.

Você pode estabelecer as margens de lucro de forma completa, para todos os produtos.

Ou, então, pode definir índices para cada produto, considerando demanda, quantidade em estoque, sazonalidade e outras questões que impactam no cálculo dessa margem de lucro.

Markup: como calcular?

como calcular markup

Muitos empreendedores, e talvez seja o seu caso, fazem esse cálculo de maneira completamente intuitiva, e não que isso não funcione, mas é um tanto arriscado, principalmente se seu objetivo é consolidar o seu negócio dentro do setor de atuação.

O cálculo adequado envolve uma equação matemática mesmo, então consiste em pegar as informações que citamos no tópico anterior e encaixar dentro dessa conta para obter o índice corretamente.

A conta é a seguinte:

A fórmula base do cálculo é o custo de produção dos produtos, então é considerado para conta o valor referente a toda a mão de obra e insumos envolvidos na produção do produto.

Isso para quem fabrica o produto, já em casos de revenda, considera-se o valor da compra como o custo, assim como o que é gasto com transporte e armazenagem dos itens.

Por fim, empresas de serviços calculam a hora trabalho dos colaboradores.

Sem mais delongas, a fórmula para calcular o markup é:

Markup = 100 ÷ 100 – (DF + DV + ML)

O 100 representa o preço unitário da venda em porcentagem, enquanto DF são as despesas fixas, DV são as despesas variáveis e ML é a margem de lucro.

Chegando no resultado, o próximo passo é multiplicar esse valor pelo custo de produção para ter o preço final do seu produto ou serviço.

Para encontrar a porcentagem, utilize a seguinte fórmula:

Markup % = [(Preço de venda – Custo de produção) / Custo de produção)] x 100

Quem pode utilizar o markup em seus negócios?

Não tem exatamente restrições de uso, mas vale ressaltar que costuma ser mais eficiente para vender produtos no varejo, mas principalmente para quem atua no e-commerce.

Isso porque o índice permite elaborar uma estratégia de escala com mais chances de sucesso.

Nos serviços, como o preço da hora trabalho é relativo, pode ser mais complexo fazer os cálculos, ainda assim, é uma ferramenta importante para as finanças da empresa.

Margem de lucro e markup: entenda a diferença

Sendo bem direto, a margem de lucro é um dos componentes do markup, apesar de na prática serem conceitos que se assemelham em alguns pontos. 

Via de regra, o markup é utilizado para fazer uma estratégia de precificação que considera muito os custos, enquanto a margem de lucro é o resultado das vendas.

A nossa grande dica para aumentá-lo em seus produtos é reduzir um dos custos que mais impacta as empresas de e-commerce: os processos logísticos.

Então se esse é o seu caso, conheça as soluções da Kangu para otimizar duas despesas com a logística. 

Além de garantir fretes muito mais econômicos, você também tem acesso a logística simplificada e altamente eficiente.

Conclusão

Neste artigo, você viu como o markup é uma ferramenta importantíssima para o planejamento financeiro de qualquer negócio.

Por isso, esperamos que você tenha conseguido entender o conceito e possa utilizar o cálculo correto para otimizar os custos da sua empresa, e principalmente aumentar seus lucros.

Aproveite as facilidades que a Kangu tem a oferecer para reduzir custos com as entregas do seu negócio. 

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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