Como definir o preço de um produto? [Guia passo a passo]

Saber como definir o preço de um produto é primordial para os empresários que desejam gerar lucro e garantir a saúde financeira do seu negócio. 

No entanto, precificar produtos e serviços nem sempre é uma tarefa fácil, já que é necessário levar em consideração uma série de detalhes para definir os valores que são realmente justos e competitivos. 

Estabelecer preços errados pode resultar em prejuízos ou grandes perdas para o seu negócio. Quer entender melhor como precificar um produto? Vem com a gente aprender mais sobre esse assunto tão importante para sua companhia. 

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Como definir o preço de um produto?

Antes de entender como precificar corretamente seus produtos ou serviços, a primeira coisa é entender que você precisa manter um equilíbrio entre o valor calculado com base nos custos e despesas da empresa e o preço de mercado. 

Isso porque, a precificação está diretamente associada à identificação de quais preços geram maior atratividade, competitividade e, claro, lucratividade para o negócio. 

Para definir os valores corretos, será preciso considerar dois aspectos, que é o cenário mercadológico, ou seja, as condições externas e o financeiro da sua empresa. 

O que é preço de venda?

Além de aprender como definir o preço de um produto ou serviço, você deve entender o que é valor de venda. Esse conceito é basicamente o preço que sua empresa cobrará dos seus consumidores. 

Lembrando que esse valor deve cobrir todos os custos que a sua companhia tem para produzir seus produtos, além das despesas que ela precisa custear para vender e obter lucro sobre o produto vendido ou serviço oferecido. 

Esse valor deve ser definido com o objetivo de aumentar a competitividade entre sua seu negócio e concorrentes.

Calculando o preço de venda de um produto ou serviço

Agora que você entendeu como formar o preço de venda de um produto, chegou a hora de aprender a fazer esse cálculo de forma correta e acertar em cheio na etapa de precificação da sua empresa. 

Descobrindo o preço unitário

Se você tem uma loja virtual, certamente compra seus produtos em grande quantidade, mas vende em unidade para seu cliente, não é verdade? 

Sendo assim, você precisará saber como definir o preço de venda de um produto de maneira unitária.

Nesse cálculo, comece entendendo quanto pagou pela unidade de determinado produto, fazendo a seguinte conta: divida o valor pago pela quantidade de itens existente no pacote. 

Por exemplo: uma caixa com 100 camisetas custa R$ 1,5 mil reais. Então, ao dividir o custo por unidade, você vai descobrir que pagou R$ 15,00 em cada item. 

Mesmo sendo um cálculo simples, ele é importantíssimo aprender como calcular preço de venda de roupas.

Contabilizando despesas

Agora que você entendeu como faz o cálculo do valor unitário, volte os seus olhares para o setor financeiro da sua empresa. Nesse momento, você deve estabelecer os gastos variáveis e os fixos para chegar à precificação correta.

Lembrando que os custos variáveis são aqueles eventuais, que estão ligados ao volume de venda. Já os fixos devem ser pagos de forma regular independentemente do faturamento da sua companhia. 

Além de contar com uma planilha para calcular preço de venda de um produto, é necessário 

dissolver os custos fixos no seu mix de produtos. 

Por exemplo: selecione 10 produtos do seu estoque e atribua porcentagens de contribuição para cada um, aplicando a metodologia Curva ABC, definindo uma porcentagem das despesas oriundas do produto A, B  e C. 

Ao aplicar esse método, é possível ter uma estimativa da quantidade de produtos de cada grupo que seu negócio precisa vender para fazer a sua operação rodar e ainda gerar lucro. 

Outra maneira de descobrir como precificar um produto é prever um preço final que, ao subtrair os gastos da sua empresa, resulte na margem de contribuição. A partir daí, é retirado o valor de despesas e o que sobrar é o seu lucro líquido. 

Definindo uma margem de lucro

Seguindo essas etapas de como definir o preço de um produto com a margem aplicada a cada um deles, é possível saber qual o valor mínimo que seu negócio precisa vender para pagar todas as etapas e conseguir lucro.

Uma vez estabelecida essa margem de lucro, é importante que ela seja respeitada para evitar prejuízos financeiros, exceto se houver alguma mudança estratégica. 

Estudando o mercado

De nada adianta aprender como calcular o preço de venda de um produto usado ou novo, se você não estuda o seu mercado de atuação. 

Se quer estabelecer valores justos e competitivos, comece por identificar seu principais concorrentes e fazer uma pesquisa minuciosa sobre quais produtos são comercializados, como vendem, quantidade, preço de tabela e todas as informações que puder conseguir. 

Dessa forma, você entenderá se o seu produto está com um valor acima do mercado e descobrir o porquê alguns não têm saída.

Lembrando que para entender como definir o preço de um produto, esse acompanhando precisa ser contínuo, já que o mercado está em constante mudanças. 

Tipos de precificação

Saber como definir o preço de um produto ou serviço é tão importante quanto saber quais os modelos de precificação você pode usar. 

É possível adotar o método de margem sobre o custo, onde você pode acrescentar uma porcentagem sobre todo o seu gasto. Há também o lucro alvo, onde é necessário entender muito bem todos os custos operacionais do seu negócio. 

Muitos empresários preferem usar o valor percebido, método que define o preço de acordo com as expectativas do cliente.  

Há também a precificação com base na concorrência, quando utiliza esse parâmetro como referência. O preço fechado também é uma metodologia muito usada, principalmente em projetos de construção.  

O mercado utiliza também o preço de duas partes, que tem como base uma tarifa fixa mais o custo variável pelo uso, adotado por empresas que prestam serviços telefônicos. 

Por fim, há o preço empacotado, que faz uma combinação de múltiplos produtos ou serviços tendo como referência um só preço.

Conclusão

Depois de entender como definir o preço de um produto, certamente, você vai tirar de letra a etapa de precificação do seu negócio. 

Se você atua no marketplace ou vende produtos pelo Instagram ou Whatsapp, é importante que tenha cuidado com todas as áreas do seu negócio, desde a precificação, venda e entrega dos seus produtos. 

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