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Como vender pelo Whatsapp: dicas e abordagens práticas para aumentar as conversões

O varejo digital está vivendo uma nova era em razão do surgimento de novos recursos e tecnologia. Por isso, entender como vender pelo WhatsApp deve ser uma das suas preocupações, já que o aplicativo se tornou um importante canal de vendas.

Segundo o levantamento Panorama, feito pela Mobile Time e Opinion Box, esse é o app mais utilizado pelos brasileiros. Com isso em vista, é fácil perceber o potencial da ferramenta para as empresas, não é?

Criado como uma plataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz, o “Zap” foi adaptado para vendas e tem sido utilizado por grandes marcas do varejo online e também por lojas virtuais dos mais diferentes portes e segmentos.

Ainda de acordo com a pesquisa Panorama, 76% das pessoas entrevistadas que utilizam o aplicativo afirmaram que se comunicam com empresas por meio do WhatsApp. Portanto, existe uma real oportunidade a ser explorada!

E se você quer aprender como vender pelo WhatsApp e faturar ainda mais no seu e-commerce, continue acompanhando este artigo, pois aqui você encontrará as melhores dicas e abordagens práticas para aumentar suas conversões. Confira!

Conheça as melhores estratégias para vender online

Como vender pelo Whatsapp?

Não dá para negar que esse aplicativo mudou a forma como as pessoas se comunicam e se transformou em uma verdadeira sensação em todo o mundo. Aliás, o aplicativo também já está mudando a forma como as empresas fazem negócios. 

Diante desse novo cenário, saber como vender pelo WhatsApp é imprescindível para os lojistas que, além de faturar mais, querem manter um relacionamento mais próximo com o seu cliente. 

Atualmente, cerca de 80% das empresas já atuam nessa plataforma e obtêm ótimos resultados.

A varejista de vestuário e artigos esportivos, Track&Field, por exemplo, conseguiu dobrar suas vendas ao começar a vender pelo WhatsApp quando as lojas físicas foram fechadas por conta do isolamento social. A comparação é com o período pré-pandemia.

Mesmo quando as lojas começaram a voltar ao normal, no segundo trimestre de 2021, as vendas pela rede social foram responsáveis por 33% de todo o faturamento, enquanto o e-commerce foi responsável por uma fatia de 6%.

Você também pode se beneficiar com essa estratégia. Mas, para ter sucesso, você precisará utilizar as principais técnicas para engajar o seu público. 

Para começar a vender por essa ferramenta, será necessário ter uma lista de contatos que possa ser utilizada no WhatsApp.

Além disso, seu e-commerce precisa criar um relacionamento natural com seu cliente em potencial, a fim de entender melhor suas dores e necessidades e, consequentemente, vender seus produtos e serviços. 

Somado a isso, na interação com o seu público, o uso de gatilhos mentais assertivos para despertar desejo de compra é quase que uma regra.  

Entre as dicas para vender pelo Whatsapp, é importante que você entenda que seu comércio eletrônico precisa se relacionar com quem realmente quer comprar seu produto. 

Além das estratégias, saiba que fazer vendas por esse canal não tem grandes mistérios. Sempre que surgir um cliente interessado em comprar seu produto por meio do aplicativo, é possível fechar a venda direto nesse canal.

Para isso, você pode realizar a cobrança diretamente pelo aplicativo com o WhatsApp Pay ou gerar um link em um gateway de pagamento como o Mercado Pago.

O WhatsApp pode ser uma ferramenta de vendas?

A resposta é sim. Diferente de outros canais de vendas, como e-mail marketing, por exemplo, a taxa de abertura das mensagens no aplicativo pode chegar a 100%.

Somado a isso, o índice de interação também tem um número expressivo, ficando em torno de 80% dos usuários da lista de contatos.

Ou seja, o sistema de vendas por WhatsApp é uma importante ferramenta para o seu time comercial, independentemente se você tem uma loja virtual, atua no Instagram Shopping ou em marketplaces

Qual a melhor forma de abordar um cliente via Whatsapp?

Se você pensa que vender por esse canal é apenas enviar notificações, condições especiais e divulgar ofertas para potenciais clientes, está enganado. 

Inclusive, dados de um estudo encomendado pela Mobile Time e Opinion Box, revelaram que 40% dos usuários da ferramenta afirmaram que poderiam abandonar o aplicativo em razão do recebimento de spam.

Por isso, entender qual a melhor forma de abordar um cliente via WhatsApp é imprescindível. 

Nesse sentido, uma das estratégias mais recomendadas é criar um link, onde será possível atrair usuários que têm reais interesses em adquirir os seus produtos, ao invés de enviar mensagens indiscriminadamente. 

Inclusive, essa ação fere as políticas do WhatsApp, o que pode te levar a ter o seu número banido do aplicativo. A ferramenta pode ser um excelente canal de vendas, desde que saiba como utilizá-la de maneira correta. 

Por essa razão, opte por disponibilizar seu número em seus perfis nas redes sociais, nos posts e em seu site. Assim, você contribui para que mais clientes saibam que você está atendendo por lá e possibilita que eles façam o primeiro contato.

Preciso pedir autorização para enviar mensagens no WhatsApp?

Sim. Jamais envie uma mensagem não autorizada para o seu cliente ou cliente em potencial. O destinatário precisa aceitar receber esse tipo de comunicação.

Além de infringir as regras do WhatsApp, essa tática não costuma trazer bons resultados, pois geralmente os contatos são improdutivos e não geram bons resultados.

Justamente por essa razão que não vale a pena comprar listas de números de telefone. 

Em vez disso, você pode pedir autorização aos seus clientes no momento em que eles se cadastrarem no seu site ou quando entrarem em contato com você por esse canal, por exemplo.

Outra estratégia eficiente para capturar números de WhatsApp e solicitar autorização é por meio de uma recompensa digital. 

Para isso, você pode oferecer algum material rico que desperte o interesse do seu público, como um e-book, infográfico ou checklist.

Já para que ele consiga fazer o download do produto digital, será necessário informar alguns dados, como o número do WhatsApp.

Com isso, ele se tornará um lead e para que continue avançando no funil de vendas até finalmente chegar a etapa de aquisição, você precisará nutrí-lo com informações relevantes.

Como fazer a divulgação de produtos pelo WhatsApp?

A primeira coisa para divulgar os seus produtos pelo WhatsApp é fazer um planejamento. Caso contrário, sua loja virtual enviará apenas mensagens aleatórias, que não surtirão o efeito desejado que, claro, é a venda. 

Faça um cronograma de divulgação com ações que deseja comunicar, entenda melhor o seu público para saber quais são os melhores horários para o envio de propaganda. Esse passo é essencial para que você saiba como vender pelo WhatsApp de forma assertiva!

Lembre-se também que a linguagem deve ser adequada ao seu público. Outra estratégia muito eficiente é divulgar o número do aplicativo em outros canais, como Facebook, Instagram, Google, e-mail marketing e blog.

A ideia é atrair cada vez mais clientes para esse canal, criando uma lista de contatos de usuários interessados na sua marca. 

Outra tática bem interessante é criar grupos para que você possa criar comunicações mais direcionadas de acordo com o interesse do seu público. 

Ao segmentar seus públicos, é possível compreender as diferentes características dos seus clientes, para oferecer os produtos certos, aumentando a chances de vender e fidelizar seus consumidores. 

Para aprender como vender pelo WhatsApp todos os dias, não esqueça dos vídeos, que têm ótima aceitação pelo público. 

Uma pesquisa realizada pela Wyzowl observou que as pessoas têm duas vezes mais chances de compartilhar conteúdos em vídeo com sua rede de contatos em comparação com outros formatos.

Além disso, conteúdos em vídeo conseguem gerar 30% mais vendas que os conteúdos estáticos, segundo levantamento feito pelo Vidmob!

Portanto, o truque de mestre é gravar vídeos mostrando seu novo produto, como utilizá-lo e os principais benefícios. 

Ofereça cupons de descontos, faça promoções relâmpagos e grave vídeos com respostas simples para tirar dúvidas dos seus clientes. 

Como vender pelo WhatsApp Business?

Quer saber como vender pelo WhatsApp Business? A primeira coisa é baixar o aplicativo na Apple Store ou na Google Play Store. Não se esqueça de permitir que a ferramenta acesse suas fotos, arquivos e contatos. 

Insira seu número de telefone e crie um perfil comercial. Coloque informações importantes, como endereço, dias e horários de atendimento, descrição da empresa, e-mail e link da sua loja virtual. 

Para vender por esse canal, não esqueça de utilizar as etiquetas, onde é possível organizar as suas conversas e contatos. 

Cada etiqueta representa o status do processo de vendas, como novo cliente, pedido novo, pagamento pendente, produto enviado e muito mais. 

Portanto, para aprender como vender pelo WhatsApp da melhor forma, não deixe de classificar suas conversas.

Além disso, também é importante cadastrar mensagens automáticas e respostas padronizadas para se comunicar de maneira rápida com seus clientes. 

Para fazer boas vendas e analisar se as suas estratégias estão dando resultado, utilize os indicadores e métricas que o aplicativo disponibiliza. 

Você poderá analisar o número de mensagens enviadas, entregues e lidas, além de muitos outros dados. 

Dicas para vender pelo Whatsapp e aumentar as conversões

Não é à toa que esse canal tem se tornado um campeão de vendas de lojas virtuais dos mais diferentes segmentos. Mas para fazer sucesso nesse aplicativo, separamos aqui as melhores dicas de como vender pelo Whatsapp. Confira!

Abordagem

Já falamos sobre a abordagem mais adequada aqui, mas esse assunto merece um tópico exclusivo. 

Assim como em vários outros canais de vendas, nada mais chato do que uma empresa que quer vender a todo custo, enviando ofertas o tempo todo e insistindo na venda.

Certamente, como comprador, você também não gosta deste tipo de abordagem, não é mesmo?

Por isso, para não perder clientes e vendas, evite ficar enviando ofertas sem um planejamento adequado. Opte sempre por criar um link para que o usuário que já tem interesse na sua marca possa comprar o produto. 

Claro que enviar promoções, cupons de ofertas e descontos são sempre ótimas estratégias de marketing e vendas, mas coloque em prática essas ações com coerência. 

Script de vendas

Se você quer entender como vender roupas pelo WhatsApp ou qualquer outro produto, utilize o script de vendas, que é nada mais do que um roteiro de atendimento pré-estabelecido, que ajuda os vendedores na abordagem ao cliente.

Com ele, a sua equipe de vendas pode seguir um discurso mais persuasivo, que seja capaz de incentivar o seu cliente a concluir a compra. 

O script garante ainda um atendimento mais personalizado e de alta qualidade, além de entender melhor as dores e necessidades do seu cliente. 

Os benefícios de utilizar o script não param por aí. Ao usar essa estratégia, você consegue trabalhar as objeções de vendas e retornar contato com os leads, aumentando as chances de vendas e melhorando a performance do seu time comercial. 

Essa estratégia auxilia os lojistas que querem saber como vender pelo Whatsapp, pois padroniza o atendimento, fazendo com que a sua equipe trabalhe muito mais focada no convencimento. 

Cronograma de mensagens

Saber como vender pelo WhatsApp também envolve criar as estratégias certas. Afinal, você não pode sair enviando mensagens aleatoriamente para os seus clientes e esperar bons resultados.

Lembre-se que cada cliente está em um estágio diferente. Alguns acabaram de conhecer a sua empresa, outros já adicionaram alguns produtos no carrinho, mas não finalizaram a compra e ainda aqueles clientes fiéis.

Isso significa que você não pode enviar o mesmo conteúdo para todos eles.

Portanto, crie um cronograma de mensagens para atingir cada prospect de acordo com a sua etapa no funil de vendas e, assim, aumentar as chances da sua ação ter o efeito desejado.. 

Gatilhos mentais

Essa estratégia é considerada uma das mais eficazes em marketing e vendas. Gatilhos mentais são, na verdade, técnicas de convencimento do seu cliente, que tem como objetivo incentivá-lo a tomar uma decisão, que é a compra.  

Você pode usar o gatilho mental de urgência, por exemplo, que tem como estratégia principal induzir o potencial cliente a não perder uma boa oportunidade de compra. 

Há ainda o gatilho mental de escassez que, basicamente, incentiva o seu cliente a adquirir determinado produto antes que acabe o estoque. 

Não perca as últimas horas de promoção ou aproveite os últimos produtos do estoque são frases de abordagem de venda pelo WhatsApp que geram ótimos resultados. 

Saber como influenciar as emoções dos seus potenciais consumidores pode ser determinante para uma venda. 

Uso de automação

O aplicativo oferece diversos recursos, como a automação de mensagens, por exemplo. Essa estratégia humaniza o atendimento online, permitindo interações mais rápidas e assertivas. 

O principal objetivo desse recurso é fazer com que a sua empresa estabeleça uma comunicação de qualidade com seus consumidores.

A automação possibilita que você faça a captação de novos leads e direcione a conversa de acordo com a necessidade do seu prospect.

Além disso, com essa ferramenta, é possível enviar notificações automáticas de entrega de produtos, pagamento concluídos e muito mais. 

Listas de transmissão e grupos

O sistema de vendas por WhatsApp oferece também a criação de listas de transmissão, onde você pode enviar  mensagens em massa, sem precisar selecionar contato por contato cada vez que for disparar notificações para os seus clientes. 

E o melhor é que seu consumidor receberá a mensagem de forma individual, sem saber que outros consumidores também foram impactados com o seu anúncio.

Além disso, os destinatários presentes nessa lista de transmissão não têm qualquer contato com outro usuário. Para fazer uma lista de transmissão, siga as nossas instruções: 

No aplicativo, acesse a tela de conversas, depois clique no botão de Menu; sem seguida, toque no ícone Nova Transmissão.

Depois disso, clique no “+” ou digite os nomes contatos que deseja incluir nessa lista. Após adicioná-los, toque em Criar.. Pronto, agora é possível editar a mensagem que deseja enviar. 

Os grupos também são ótimas formas de abordagem para quem precisa entender como fazer vendas pelo Whatsapp. É possível criar grupos com, no máximo, 256 pessoas.

Ao contrário das listas de transmissão, os usuários que estiverem nesse grupo têm a oportunidade de interagir com a sua marca. Há também a possibilidade de bloquear a comunicação dos contatos do grupo, evitando essa comunicação. 

Antes de definir qual a melhor forma de criar esses grupos, é importante entender o comportamento dos seus consumidores. 

Para criar um novo grupo, basta entrar na aba Conversas, selecionar Novo Grupo e, depois, selecionar os usuários que deseja inserir.

Em seguida,  toque na setinha para confirmar. Feito isso, insira o nome ou uma imagem do grupo, que ficará visível para os membros. Vale lembrar que você pode adicionar e remover contatos sempre que quiser. 

Conteúdo 

Uma das principais dúvidas de quem deseja aprender como vender pelo WhatsApp é sobre quais conteúdos compartilhar com seus contatos.

A dica é sempre oferecer conteúdos que sejam relevantes e interessantes para o seu público-alvo. 

Ou seja, busque sempre oferecer aquilo que o seu cliente deseja receber, seja por meio de um vídeo, um texto ou um áudio.

Alguns exemplos de informações que podem ser compartilhadas pelo aplicativo:

  • status do pedido;
  • andamento da entrega;
  • promoções que estão rolando no site;
  • cupons de desconto;
  • solicitações de reviews dos pedidos já recebidos;
  • lançamentos de produtos;
  • mensagens para recuperar carrinho abandonado;
  • novidades sobre a marca;
  • novos artigos que saíram no blog da empresa;
  • entre outros.

Você também pode aproveitar o recurso chamado Status que, assim como o Stories do Facebook e Instagram, ficam no ar por apenas 24 horas.

Nesse espaço, você pode publicar informações de destaque para sua rede de contatos, como novidades e ofertas exclusivas.

Suporte ao cliente 

Outra funcionalidade interessante para a ferramenta é usá-la como um canal de suporte ao cliente, inclusive no pós-venda

Então, aproveite que muitos consumidores preferem contatar as empresas por meio de mensagens e use o app para prestar o suporte necessário e tirar dúvidas com agilidade. 

Mas, atenção, para realizar esse serviço, não esqueça de treinar a sua equipe para que atendam o cliente com profissionalismo, cordialidade e empatia.

Lembre-se que a maneira como a sua empresa ajuda o cliente nos momentos em que ele mais precisa é decisiva para a fidelização

Conclusão

Entender como fazer vendas pelo Whatsapp pode ser um diferencial para o seu negócio e aumentar as vendas do seu e-commerce. Mas para ter sucesso neste canal, não esqueça de levar em consideração as dicas que pontuamos aqui neste artigo. 

Além de se preocupar em conhecer outros canais de vendas, lembre-se que a entrega do seu produto também merece atenção.

Não basta apenas saber como usar essas ferramentas, o produto vendido deve chegar com total segurança ao endereço do comprador.

Isso porque o custo do frete e o prazo de entrega é um dos fatores que contribuem para que o cliente decida fechar uma compra. Já a experiência na empresa pode influenciar na recompra. 

Por isso, na hora de escolher seus parceiros de frete, conte com empresas que ofereçam agilidade, praticidade e segurança no envio de produtos. 

Se quer garantir as melhores políticas de frete, você precisa conhecer a Kangu e sua rede de transportadoras, que entregam mercadorias em todo Brasil de forma rápida, segura e com total qualidade.

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Então, se você quer acelerar suas vendas pelo WhatsApp e em outros canais, conheça a Kangu agora mesmo e se surpreenda com tudo que podemos fazer pelo seu negócio. #BoraVender

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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