skip to Main Content

Conheça a diferença entre WhatsApp e Telegram e escolha o melhor app para o seu negócio

Você está se perguntando qual a diferença entre WhatsApp e Telegram para escolher a melhor opção para o seu negócio?

Os dois aplicativos oferecem serviços de mensagens instantâneas que podem ser usados no atendimento ao consumidor e na construção de um relacionamento com clientes em potencial.

São os mensageiros mais populares do mundo! O WhatsApp já está presente em 99% dos smartphones no Brasil.

Enquanto isso, o Telegram alcança 53% dos celulares no país, mas a sua presença cresce cada vez mais. Os dados são da pesquisa Panorama da Mobile Time e da Opinion Box.

Porém, escolher um aplicativo para sua empresa apenas com base na quantidade de usuários não é uma decisão inteligente.

É preciso conhecer a fundo as diferenças para tomar uma decisão assertiva. Por isso, vem com a gente que vamos te explicar tudo sobre o assunto.

Saiba como tornar seus envios mais baratos para seus clientes

Qual a diferença entre WhatsApp e Telegram?

Vender pelo WhatsApp e pelo Telegram é uma excelente estratégia para aumentar a taxa de conversão da sua empresa. 

Só para você ter uma ideia, um estudo da Hibou revelou que 79% dos consumidores já adquiriram algum serviço ou produto pelo WhatsApp.

Além disso, uma pesquisa conduzida pela Infobip mostrou que este é o canal preferido dos brasileiros para receber mensagens sobre promoções ou sugestões de compras personalizadas (51%).

Vale ainda ressaltar que a mesma pesquisa da Infobib apontou que 80% dos consumidores brasileiros utilizam o aplicativo de mensagens instantâneas para se comunicar com marcas.

Já o Telegram ainda é pouco utilizado nas estratégias de marketing e vendas, mas há muitas possibilidades para os empreendedores por conta das suas vantagens em relação ao mensageiro queridinho dos brasileiros.

Para você entender melhor as particularidades de cada aplicativo e acertar na escolha, nós listamos as diferenças entre WhatsApp e Telegram?

1. Quantidade de usuários 

O WhatsApp é considerado o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado do mundo, com 2 milhões de usuários.

Uma estimativa apontou que 120 milhões de brasileiros possuem conta no aplicativo. Além disso, o app está instalado em 99% dos smartphones, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Ou seja, praticamente está presente em todo celular brasileiro!

Já o Telegram possui uma base de usuários um pouco menor, mas vem conquistando cada vez mais espaço. Atualmente, já está instalado em mais da metade dos smartphones do Brasil (53%), de acordo com a pesquisa Panorama.

Mundialmente, são cerca de 500 milhões de usuários que acessam o app com frequência, um quarto da quantidade do Whats. Logo, essa é a principal diferença entre WhatsApp e Telegram.

Ainda é importante destacar que o Telegram é considerado o app que mais cresceu em 2021, segundo relatório da App Annie.

Portanto, mesmo que sua base de usuários seja melhor, pode valer a pena deixá-lo em seu radar, principalmente devido às suas particularidades.

2. Segurança de dados e privacidade

A proteção aos dados dos usuários é uma preocupação para os dois apps e ambos utilizam criptografia para garantir a segurança de pessoas físicas, empresas, e-commerces e instituições públicas.

No WhatsApp, a criptografia de ponta a ponta é aplicada em todas as conversas, enquanto no Telegram, a tecnologia é utilizada apenas nos bate-papos secretos. As mensagens fora dessa categoria também são criptografadas, mas não de ponta a ponta.

Além disso, ainda há outra diferença entre o WhatsApp e o Telegram quando o assunto é segurança:

  • WhatsApp utilizada o sistema Open Whispers do app Signal, considerado o mais seguro do mercado;
  • Telegram usa o MTProto, um sistema próprio que até o momento não teve vazamento de dados conhecidos.

Por outro lado, o Telegram possui alguns recursos de segurança adicionais que o WhatsApp não tem, como:

  • proteger chats individuais com senha;
  • bloquear capturas de tela;
  • enviar mensagens que se autodestroem;
  • colocar o teclado no modo anônimo.

3. Grupos e canais de transmissão

Os bate-papos em grupos são muito populares nos dois aplicativos e é um recurso que tem sido bastante utilizado para empresas. Nesse quesito, há algumas distinções:

  • WhatsApp: permite grupos com no máximo 256 participantes;
  • Telegram: é possível adicionar até 200 mil participantes.

Nos grupos, todos os membros podem interagir entre eles e gerar discussões bacanas para o seu negócio, como feedbacks diferenciados e ajuda mútua.

Além disso, também é possível criar canais de transmissões nos dois apps, que são grupos onde apenas os administradores podem enviar mensagens.

Porém, há uma exceção interessante no Telegram, o recurso thread, que permite que membros de grupos comentem em posts específicos.

4. Automação

Tanto o WhatsApp, quanto o Telegram podem ser automatizados por bots, para que você consiga atender seu cliente com agilidade. É possível, por exemplo, inserir ações sobre:

  • acompanhamento da entrega do pedido;
  • atendimento e confirmação de compras;
  • respostas e perguntas sobre informações;
  • envios massivo de arquivos;
  • anúncios segmentados;
  • entre outros.

Contudo, apenas o Telegram possibilita programar mensagens. Ou seja, você escolhe o dia, a hora e o chat para que a mensagem seja enviada.

5. Conteúdos

Ao compartilhar suas mensagens com sua rede de contatos, você irá se deparar com mais uma diferença entre WhatsApp e Telegram: as funcionalidades para conteúdos. 

Apenas o Telegram possui programação de conteúdo, que permite planejar, organizar e agendar as informações que serão enviadas pelo canal.

Na versão web, inclusive, é possível organizar os conteúdos por pastas e visualizar melhor o painel de grupos do app.

Outro ponto que o Telegram sai na frente do aplicativo mais popular é a geração de relatórios e dados. Você conseguirá entender melhor o comportamento e engajamento do seu público para aprimorar suas estratégias.

O Whats fornece um relatório mais simples, com informações sobre a quantidade de  mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes.

6. Recursos para empresas

Por outro lado, o WhatsApp oferece alguns recursos exclusivos às empresas por meio do WhatsApp Business, que oferece as seguintes funcionalidades:

  • conta comercial com localização do negócio;
  • catálogo de produtos dentro do app, onde é possível adicionar fotos, descrições, preços e links;
  • integração com Facebook para divulgar a conta comercial.

Essa é uma grande diferença entre WhatsApp e Telegram!

Além disso, ainda existe o WhatsApp Pay, que permite que o vendedor feche vendas diretamente nas conversas. 

Conclusão

Como vimos, há muitas diferenças entre WhatsApp e Telegram. As principais são em relação a quantidade de usuários e as funcionalidades disponíveis.

É difícil determinar qual o ideal para você, já que cada recurso pode ter um peso diferente para a sua empresa. 

Portanto, para fazer a escolha certa, analise quais os objetivos com o uso do aplicativo. Será para compartilhar conteúdos, atender seus clientes ou vender?

Inclusive, é possível combinar os dois mensageiros em sua estratégia. Você pode, por exemplo, usar o aplicativo mais popular para prestar suporte ao cliente e o Telegram para fins de comunicação com o seu público.

E, lembre-se, esses aplicativos podem ser usados para criar proximidade com o consumidor, mas também há outras estratégias capazes de fortalecer o seu relacionamento com o cliente, como oferecer uma excelente experiência nas entregas de produtos.

Para isso, você pode contar com a Kangu. Nós oferecemos uma logística eficiente e simplificada para garantir praticidade para os empreendedores e satisfação para os clientes.

Por meio da nossa rede de transportadoras parceiras e pontos de entrega e retirada espalhados pelo Brasil, conseguimos garantir entregas ágeis, baratas e seguras.

É tudo o que você precisa para acelerar seus envios e também suas vendas! 

Quer entender melhor sobre como podemos te ajudar a vender mais? Baixe nosso e-book gratuito e descubra estratégias infalíveis para quem vende online. É só clicar na imagem para acessar o material:

Conheça as melhores estratégias para vender online

Back To Top