skip to Main Content

Como funciona o WhatsApp Business: dicas e como usar

Tem um negócio online e quer saber como funciona o WhatsApp Business? Então, você acaba de chegar ao lugar certo. 

Neste artigo, você entenderá como funciona essa ferramenta, que caiu definitivamente nas graças dos consumidores brasileiros.

Segundo uma pesquisa realizada pela Mensageria em fevereiro deste ano e publicada pela Panorama Mobile Time/ Opinion Box, cerca de 76% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com diferentes marcas.

Os dados do estudo revelam ainda que 61% dos consumidores utilizam o canal para receber promoções e 54% para comprar produtos e serviços.

Se você quer aprender usar a ferramenta WhatsApp Business, continue acompanhando esse conteúdo que preparamos para você. 

Aprenda como vender mais no WhatsApp

O que é o WhatsApp Business?

Antes de entender como usar essa ferramenta, que tal aprender o que é e o que faz o Whatsapp Business?

Embora a plataforma tenha lançado sua versão comercial em 2018, a utilização deste canal por parte das empresas começou bem antes disso.

Desde a popularização do WhatsApp em 2008, muitas organizações usam o aplicativo para tirar dúvidas de clientes e parceiros, agendar reuniões e até vender os mais diversos tipos de produtos e serviços.

Para que você possa entender do que se trata essa ferramenta, saiba que o WhatsApp Business é um aplicativo pensado para facilitar a vida de empreendedores de diversos portes e segmentos. 

A ideia da plataforma é facilitar a interação das marcas com os seus clientes e prospects, fornecendo recursos para otimizar, classificar e responder mensagens rapidamente. 

Vantagens e desvantagens do WhatsApp Business

Assim saber como utilizar WhatsApp Business é fundamental, entender as vantagens e desvantagens do app também é necessário. 

Isso porque, conhecendo os prós e contras do aplicativo, você conseguirá ter uma visão mais ampla das estratégias que poderá colocar em prática no seu site ou comércio eletrônico

Entre as principais vantagens do Whatsapp Business, a rapidez e praticidade do aplicativo estão entre as mais relevantes.

Ao usar esse canal para se comunicar com seu público, é possível trocar mensagens instantâneas pelas internet de maneira simples e ágil, facilitando a interação entre empresas e clientes.  

Além disso, a mobilidade proporcionada por esse canal também é uma das vantagens de utilizar a  ferramenta, já que você pode se comunicar com seu cliente de onde estiver. 

A facilidade de comunicação também figura entre os principais benefícios do Whatsapp, pois ela resulta na fidelização do seu clientes, uma vez que ele se sente mais próximo e consegue ser atendido de forma mais rápida e eficaz. 

Muito mais do que conhecer quais as funções do WhatsApp Business, é importante também que você entenda quais são as desvantagens do aplicativo, embora sejam irrelevantes quando comparado aos seus benefícios. 

Na hora de fazer o atendimento ao cliente por esse canal, você pode ter algumas dificuldades como, por exemplo, colocar uma chamada em espera, já que ele não oferece essa funcionalidade. 

A ferramenta também não possibilita a coleta de métricas de atendimento, como índice de satisfação, que é um dado importante, principalmente para quem atua no marketplace ou tem uma loja virtual. 

Como funciona o WhatsApp Business

Quer entender como funciona o WhatsApp Business? Saiba que o aplicativo possui inúmeras funções que são essenciais para as empresas.

A ferramenta permite que você crie um perfil comercial, onde é possível inserir informações, como descrição da marca, e-mail, endereço e site. 

O WhatsApp Comercial possibilita que a sua empresa crie mensagens padronizadas para dúvidas comuns, que podem ser disparadas automaticamente logo após ao primeiro contato com o cliente.

Os perfis das empresas também podem usar o recurso de notificação de ausência, quando ocorre a impossibilidade de atendimento, indicando o horário de retorno do contato. 

É possível ainda acompanhar a quantidade de mensagens foram entregues, lidas e recebidas para que você possa monitorar melhor os  resultados obtidos com o aplicativo. 

Para quem se pergunta o que faz o Whatsapp Business, saiba que ele também possui  recursos como as etiquetas para classificar mensagens. Com isso, você pode priorizar as mais relevantes  e nomear de acordo com as necessidades.

Qual a diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp Business?

Ambas as plataformas são bem parecidas, mas há diferenças bem significativas, que merecem ser destacadas aqui. 

Diferente do Whatsapp normal, a versão Business permite que você configure mensagens automáticas para agilizar o atendimento com o seu cliente, oferecendo também atalhos para facilitar a troca de mensagens.

Outra diferença entre as versões é que o Whatsapp Comercial oferece estatísticas de envio e recebimento de mensagens, além de permitir a utilização de um número de telefone fixos.

Para quem deseja entender qual diferença entre WhatsApp e Whatsapp Business, saiba que a versão para empresa possui ainda filtros de pesquisas avançadas que o app normal não oferece, além de links curtos para compartilhamento .

Como usar o WhatsApp Business

Para extrair ao máximo do que essa ferramenta pode oferecer para a sua empresa, entender como funciona o WhatsApp Business e como utilizá-lo no dia a dia do seu negócio é imprescindível.

Dessa forma, você poderá extrair todo o potencial da plataforma e facilitar os processos do seu negócio.  

Baixar e configurar o aplicativo

Para baixar e configurar o aplicativo, você precisa primeiramente acessar o Google Play Store no seu celular. Na hora de fazer o download, observe que a versão comercial tem um B sobre o balão do WhatsApp, que serve justamente para se diferenciar.

Depois disso, faça o download do programa no seu dispositivo móvel, toque em concordar e continuar. Depois disso, permita que o app acesse os dados do seu celular, como fotos, contatos e arquivos. 

Feito isso, insira o número de telefone comercial e toque em “Continuar”. Você precisará inserir também um código que receberá por mensagem. Esses são os primeiros passos de como criar uma conta comercial no Whatsapp.

Após esses procedimentos, o aplicativo  fará a restauração do backup de mensagens para o número de telefone. Vale lembrar que no seu celular, a versão business aparecerá com o nome WA Business. 

Com isso, é possível utilizar o Whatsapp comum e a conta comercial em um mesmo dispositivo móvel. Mas lembre-se que cada app precisa estar vinculado ao seu próprio número de telefone. 

Etiquetas do WhatsApp Business

As etiquetas são uma forma muito eficiente de organizar os seus contatos e mensagens. Para que você possa entender como funciona o WhatsApp Business quando o assunto é a etiquetagem, vamos te mostrar um passo a passo bem simples. Confira!

Para acessar o recurso de etiquetas, confira o passo a passo:

  • Passo:  abra um chat e mantenha uma das mensagens pressionadas. Depois, toque no ícone de etiqueta;
  • 2º Passo: escolha uma das etiquetas sugeridas, digite um nome que preferir e toque em “OK”;
  • 3º Passo: para marcar a mensagem, toque no ícone “Salvar”. Pronto, etiqueta nomeada.

Para encontrar mensagens com etiqueta, siga os seguintes processos:

  • Passo: na página inicial do Whatsapp Business, toque no ícone de três pontos, que fica no canto superior direito da tela. Depois disso, acesse “Etiquetas”.
  • Passo: verifique a lista de etiquetas e clique no marcador com mensagens marcadas. Na outra janela, confira as conversas marcadas. 
  • Passo: se quiser retirar a etiqueta, clique no ícone de três pontos na parte superior direito da tela do seu celular, onde é possível alterá-la também. Para concluir esse processo, toque no botão “Sim”.

Deu para entender como utilizar WhatsApp Business e o recurso de etiquetas? Então, vamos aprender a programar respostas rápidas no aplicativo.

Como programar respostas rápidas

Programar respostas rápidas é um dos recursos mais importantes da versão comercial, uma vez que você consegue agilizar os atendimentos e garantir que nenhum cliente fique sem resposta. 

Com a utilização desse recurso, é possível criar atalhos para as mensagens de texto e de mídia, como fotos, GIFs e vídeos. Para configurar as respostas, confira o passo a passo:

  • Toque em Mais Opções, vá para Ferramentas Comerciais e, depois, Respostas rápidas;
  • Depois disso, clique em Adicionar (+);
  • Agora, você pode escrever uma mensagem de texto ou anexar algum arquivo de mídia à resposta, que pretende enviar;
  • Escolha o atalho de teclado para a resposta rápida;
  • Defina a palavra-chave que vai te ajudar a localizar a resposta rápida;
  • Toque em Salvar.

Para utilizar as respostas rápidas:

  • Abra uma conversa;
  • Na parte de campo de texto, digite o símbolo de barra ( / ) seguida do atalho de uma resposta rápida.
  • Escolha a resposta rápida que pretende utilizar e o campo do texto será preenchido de forma automática.  É possível editar a mensagem ou tocar em Enviar.

Conseguiu entender como funciona o Whatsapp comercial no recurso de respostas rápidas? Fácil, né? 

WhatsApp Business no telefone fixo ou múltiplas contas

Como já falamos, é possível usar o WhatsApp Business no telefone fixo e também com múltiplas contas. 

Se deseja criar um perfil nessa modalidade, você precisará ter acesso ao dispositivo móvel, já que a plataforma enviará um o código de ativação como acontece na versão comum.

A vantagem de usar esse recurso é que ele possibilita que você mantenha o número que já é conhecido pelos seus clientes, além de não ter que investir em outro chip ou em planos adicionais.

Se você quer aprender como funciona o WhatsApp Business no telefone ou múltiplas contas, acompanhe o nosso tutorial. 

  • Baixe o WhatsApp Business no Android ou no IOS;
  • Depois toque em “Concordar e continuar”;
  • Nesta etapa, o programa solicitará permissão para acessar alguns arquivos do seu celular. Toque em continuar e permita o acesso;
  • Na tela seguinte, selecione o país e digite o número do seu telefone fixo ou outro que você utiliza;
  • Aguarde até que o ícone“Me ligue” finalize e selecione esta opção;
  • Feito isso, o app ligará e fornecerá o código de ativação. Digite a combinação no campo indicado;
  • Na tela seguinte, insira o nome da sua empresa, coloque uma foto e toque em avançar;

Vale lembrar que WhatsApp Business não permite que você altere o nome da empresa após o cadastro. Por isso, certifique-se que o nome que deseja utilizar está correto e toque em “OK”;

Após esse processo, você será direcionado para a inicial do WhatsApp Business e já pode começar a conversar com seus clientes.

Como definir horários de funcionamento da conta comercial

Agora que você já sabe o que faz o Whatsapp Business, aprender a definir horários de funcionamento da conta comercial também é um dos principais cuidados para garantir um atendimento mais eficiente. 

A primeira coisa a fazer é abrir o WhatsApp Business. Depois disso, dê toque no ícone de “três pontos” e, em seguida, vá para “Configurações”. Agora, você precisará clicar em “Configurações da empresa” e, depois, selecione a opção “Perfil”;

Na parte inferior, clique na opção “Horário de atendimento” e, posteriormente, vá em “Horário”; Escolha uma das três opções apresentadas e faça as alterações que desejar. Após isso, clique em “Salvar”.

Conclusão

Para utilizar todo o potencial dessa ferramenta, entender como funciona o WhatsApp Business te dará um norte para elaborar as melhores estratégias de atendimento e venda. 

Se você quer garantir os melhores processos e que o aplicativo atue ao seu favor, faça as configurações de maneira correta e lembre-se que atender bem o seu cliente também é muito importante. 

Vale lembrar que em todo processo de compra, a entrega do produto também merece total atenção. De nada adianta oferecer um ótimo atendimento ou vender muito por esse canal, se você tem problemas com o seu processo de entrega.

Se você quer garantir entregas muito mais seguras, ágeis e com os melhores custos-benefício do mercado, você precisa conhecer a Kangu

Somos uma plataforma que oferece uma logística simplificada aos nossos clientes, uma rede de transportadoras parceiras espalhadas por todo o Brasil, além de pontos de entrega e retiradas de mercadorias próximos a você.

Sem contar que oferecemos ainda entregas sustentáveis e preços acessíveis para os mais diferentes tamanhos de negócio. Reduza custo e otimize seus processos de envio de encomendas com a Kangu. 

Acesse o site e conheça os nossos produtos, preços e tudo que podemos fazer para aumentar as vendas do seu negócio. 

Entre em contato com a Kangu pelo WhatsApp e conheça nossas soluções

Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

Back To Top