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Planejamento de mídias sociais: por onde começar [6 dicas]

Para fazer sucesso e alcançar os resultados que deseja para sua marca nos canais digitais, elaborar um planejamento de mídias sociais é mais do que fundamental, é uma regra. 

Isso porque esses canais deixaram de ser há muito tempo um local apenas de interação e lazer entre usuários. 

Hoje em dia, redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo, não são usadas apenas para a divulgação das marcas, elas colaboram de forma significativa no faturamento de empresas dos mais diferentes portes e segmentos.

Isso é o que confirma uma pesquisa realizada pela Nuvem Shop em 2018. Segundo o levantamento, naquele ano, 21% das vendas do comércio eletrônico brasileiro ocorreram por meio das redes sociais.  

O estudo revelou ainda que oito em cada dez visitas nos sites e uma em cada quatro vendas foram realizadas por meio de redes como o Instagram e Facebook.

Com esses números tão significativos, fica mais fácil entender o porquê sua empresa deve executar um bom plano de ação para mídias sociais, não é mesmo? Então, vem aprender com a gente como tornar a sua marca ainda mais lucrativa nas redes sociais. 

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Para que serve um planejamento de mídias sociais

Além de ser um canal para promover o posicionamento de marca da sua empresa, um plano de mídia serve também para desenhar a rotina da equipe do seu time de marketing. 

Com um planejamento bem-feito, será muito mais fácil executá-lo de maneira adequada, além de otimizar o tempo da sua equipe. 

Além disso, um plano de mídia de redes sociais fará com que sua marca mantenha uma frequência de postagens com datas e horários pré-definidos, permitindo, inclusive, o agendamento dos posts e a fidelização da sua audiência. 

Mas não é só isso! Elaborar esse plano fará com que sua equipe siga a estratégia pré-definida, que deve ser executada em diferentes canais, visto que cada rede tem as suas próprias características e precisam de uma linguagem específica para cada uma delas. 

De maneira resumida, esse plano de mídia servirá para dar um norte para as suas ações, o que pode contribuir e muito para alcançar bons resultados nesses canais. 

 

Por onde começar o seu planejamento de mídias sociais

Com tantas peculiaridades e possibilidades nesse universo, é preciso saber como fazer um planejamento de mídias sociais coerente com o perfil de cada rede, para que possa desenvolver a linguagem e o conteúdo certo para seu público. 

Para te ajudar nesta tarefa, destacamos aqui 6 passos que você precisa levar em consideração na hora de montar o seu planejamento. Vamos lá?

1. Personas

O primeiro passo de um planejamento de mídia é a definição da persona. Para quem não entende o que isso significa, saiba que a persona é uma representação semifictícia do que seria um cliente ideal para a sua marca. 

Para descrever essa persona, você precisará fazer uma pesquisa minuciosa e entender as características reais dos seus consumidores ideais, como preferências, gostos, necessidades, interesses, comportamentos, hábitos, dados demográficos e por aí vai.

Para elaborar um planejamento de mídias sociais com base na persona, lembre-se que os dados devem ser reais e não inventados. 

Por isso, para obter esse personagem, use ferramentas como o Audience Insights, o  Google Analytics, pesquisas de satisfação, entre outros recursos.

2. Metas

Além de conhecer a sua persona, você precisa estabelecer metas alcançáveis para conseguir fazer uma gestão da suas redes sociais de maneira eficiente.  

Entenda quais os objetivos da sua estratégia como, por exemplo, aumento de seguidores, crescimento de vendas, melhoria no posicionamento de marca e por aí vai.  

Com base nos objetivos, é possível definir prazos para o alcance das metas, quantidade de seguidores, taxas de engajamento, menções e vendas, por exemplo.  

Depois dessas definições, você conseguirá direcionar melhor as estratégias e, consequentemente, atingir as suas metas. 

3. Análise de resultados

Se você quer aprender como trabalhar com gestão de redes sociais, saiba que a análise de resultados é uma das etapas mais importantes do seu planejamento. 

Isso porque, por meio do acompanhamento e análise dos números você conseguirá direcionar melhor as suas ações. 

Em uma planilha, insira todas as métricas consideradas importantes para a sua marca, mas não espere o final do mês para avaliá-las.

Sempre que possível acompanhe os dados para que você tenha tempo de mudar a estratégia, caso ela não esteja dentro dos objetivos esperados. 

4. Cronograma

Para conquistar um bom plano de mídia de redes sociais, é necessário estabelecer um cronograma de ações e conteúdos. Utilize uma planilha e inclua todas as informações que considerar relevantes.

Se for possível, faça um planejamento mensal e inclua dados, como profissional responsável, objetivo, canais, dias, horários, produtos que serão usados, linguagem, links, entre outros. 

5. Produção de Conteúdo

Depois de definido a persona e elaborado o cronograma, chegou a hora de colocar a mão na massa e iniciar a produção de conteúdo.

Lembre-se que todo o conteúdo do seu planner de redes sociais precisa estar em conformidade com a sua persona e estratégia de marca. 

Use uma linguagem que seja coerente com seu público e procure sempre apresentar para os seus seguidores um conteúdo que, de fato, gere valor para a sua audiência. 

Para encontrar os melhores formatos, fique de olho no que seus concorrentes estão fazendo e faça enquetes com o seu público para descobrir quais os conteúdos eles querem ver nos seus canais digitais. 

6. Plano de Ação

Com tudo pronto, é a hora de executar o seu plano de mídia de redes sociais. Para otimizar os seus processos, saiba que existem muitas ferramentas no mercado que auxiliam na gestão desses canais. 

Com eles, você pode programar as publicações, evitando que este trabalho seja feito manualmente, gastando muito tempo. 

No seu plano de ação, você precisará definir a pessoa responsável pelas redes sociais, o período para a análise de resultados de cada canal e de que forma os números serão medidos. 

Como criar um calendário de conteúdo ou planner para redes sociais

A estruturação do seu cronograma deve começar pela elaboração do template da sua agenda, que te ajudará a visualizar o seu planejamento de conteúdo de forma mensal ou semanal. 

Hoje em dia, há muitas plataformas que oferecem agendas bem interessantes e modernas. O Google Agenda e o Trello são as opções mais usadas por serem muito versáteis.

Nelas, é possível criar calendários colaborativos com detalhes de horários de publicações e etiquetas que fazem a categorização dos conteúdos. 

Como parte da criação de calendário de planejamento de conteúdo para mídias sociais, entenda quais os assuntos que a sua audiência mais se identifica, pois isso norteará, inclusive, os horários e dias de postagens.

Inclua no seu planner para redes sociais uma curadoria manual de conteúdo, pois ela te ajudará a escolher os melhores canais, palavras-chaves e os conteúdos mais relevantes para o seu público.

Fique de olho nas datas comemorativas e também nos dias considerados importantes para o seu segmento, pois esses posts também são fundamentais para promover o engajamento do seu público. 

Gerenciando a planilha de planejamento de mídias sociais

Hoje em dia, é muito fácil encontrar planilha de planejamento de conteúdo para mídias sociais na internet para baixar de forma gratuita. 

Para fazer um bom plano de conteúdo, esse documento precisa constar as mais diversas informações, como rede social de atuação, objetivo das ações, quais serão os tipos de conteúdo que serão postados, datas, linguagem e horários.

Em caso de lojas virtuais, é preciso listar também os produtos e as promoções que serão divulgadas. 

Não esqueça de inserir os links de direcionamento de cada item postado. Se possível, coloque também o criativo que será usado em cada um dos posts. 

Além disso, insira também uma área para análise de resultados com todas as métricas e KPI’s de cada publicação. 

Isso porque, lembre-se que você deverá acompanhar a performance dos posts para entender quais as melhores estratégias de conteúdo com base nos resultados. 

Ideias de conteúdos para redes sociais

Na hora de elaborar um planejamento, ideias de conteúdos para redes sociais são sempre bem-vindas, não é mesmo?

Dependendo do seu segmento de atuação, usar conteúdos com dicas é ótima opção para engajar seus seguidores. Se você tem um brechó online, por exemplo, ofereça dicas de looks, tendências de moda e apresente sempre as novidades do segmento. 

Outra ideia de conteúdo que gera muito engajamento é usar depoimentos de clientes falando bem sobre a sua marca. Se possível, inclua fotos de consumidores usando o seu produto.

Faça enquetes animadas com os seus seguidores sempre com o objetivo de promover os seus produtos ou marca. 

Compartilhe os bastidores da sua marca, faça brincadeiras onde um seguidor pode marcar um amigo, use gifs e memes da atualidade. Esse tipo de conteúdo para mídias sociais gera muito interação e, certamente, trará muito engajamento para a sua marca. 

Dicas para vender mais pelas redes sociais

Para quem deseja tornar as redes sociais um excelente canal de venda, saiba que há estratégias bem eficientes que podem gerar muito resultado para o seu negócio. 

Confira uma seleção de dicas que fizemos para que você possa incluir no seu planner redes sociais.

  • Sempre que puder, promova conteúdos relevantes e compartilháveis. Não encare a suas redes sociais apenas como um canal de venda. 

Nas canais, as pessoas adoram interagir com conteúdos atraentes e que fazem diferença no dia a dia, seja eles divertidos ou informativos. 

  • Interaja com o seu público constantemente. Hoje em dia, os consumidores querem se relacionar com marcas que compartilhem dos mesmos valores e que se mostrem sempre próximas do seu público. 

Por isso, responda mensagens, curta publicações dos seus seguidores, compartilhe conteúdos e tire sempre as dúvidas que surgirem dos seus clientes.

  • No seu planejamento de redes, invista também no Facebook Ads e no Instagram Ads, que são recursos para aumentar o alcance do público.
  • Otimize as palavras-chave que fazem sentido para a sua empresa e tenha atenção na hora de escolher títulos e descrição dos seus produtos. 

Lembre-se que o texto precisa estar coerente com o seu nicho de mercado. Dessa forma, sua marca será encontrada mais facilmente pelo seu público. 

  • Tenha total atenção com as imagens. De nada adianta ter os melhores produtos, se você não consegue despertar a curiosidade do seu público.

Por isso, tenha um cuidado especial com a qualidade e resolução das imagens, que serão usadas nas suas redes.

Dica extra: garanta uma entrega rápida e segura de seus produtos

Além de montar um bom planejamento de conteúdo para mídias sociais, lembre-se que todos os aspectos relacionados ao seu processo de vendas precisa ter total atenção, o que inclui a etapa de envio de encomendas.

Se você quer ter sucesso nos canais digitais, saiba que garantir que seu produto chegue ao destino de maneira segura e dentro dos prazo é fundamental.

Por isso, se você quer assegurar envio de encomenda sem atrasos e com a melhor logística, fale com a Kangu, que possui uma rede de transportadoras espalhadas por todo o Brasil, além de oferecer um sistema de entrega simplificado.

Conclusão

Não tem como negar que é praticamente impossível conseguir bons resultados sem um bom planejamento de mídias sociais. 

Esse plano fará com que você organize as atividade da sua equipe de marketing, conheça melhor os consumidores com que deseja comunicar, quais os tipos de conteúdo que geram maior engajamento.

Lembre-se que um bom planner de redes sociais precisa estar alinhado com a estratégia da sua marca. Por isso, antes de colocar seu plano de ação em prática, certifique-se que o planejamento de mídias segue à risca os valores e objetivos da sua marca. 

Na hora de escolher os melhores parceiros de envio de encomendas, não se esqueça que a Kangu pode contribuir para o aumento das suas vendas nos mais diferentes canais. 

Isso porque, temos contamos com uma rede muito completa de transportadoras distribuídas em todas as regiões do Brasil, além de disponibilizar pontos de entrega e recebimentos de mercadorias e os preços mais vantajosos do mercado.  Acesse o site e conheça os nossos serviços. 

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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