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Atraso no envio: como agir se acontecer e evitar reclamações

O atraso no envio de encomendas é um dos principais problemas enfrentados por lojas virtuais dos mais diversos segmentos, o que acaba gerando insatisfação de clientes e afeta diretamente a reputação do ecommerce. 

Se quer prevenir esse tipo de problema e manter um bom relacionamento com seus consumidores, é importante que você trabalhe para evitar esses inconvenientes, mas, caso aconteça, é preciso saber como lidar.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com dicas de como proceder nessas situações e evitar reclamações. Vem com a gente!

Saiba como diminuir seus gastos com o envio de encomendas

Como agir em caso de atraso no envio de encomendas

Se você quer saber como solucionar problemas de entrega, o primeiro passo é entender o motivo do atraso no envio da mercadoria. 

Nesse sentido, verifique se o endereço fornecido no cadastro está, de fato, correto e se  

houve algum pedido de redirecionamento de pacotes. 

Esse atraso pode ter ocorrido devido a dificuldade no acesso à propriedade ou por conta de falhas nas tentativas de entrega da mercadoria.

Independentemente do motivo, é preciso entender junto à transportadora ou o Correios o que houve durante esse processo. 

Depois disso, é importante que você entre em contato com o destinatário para esclarecer o ocorrido e oferecer todo o suporte necessário, seja por telefone ou por email.  

Feito isso, agilize o processo de recebimento e encontre as soluções de entregas mais ágeis e seguras, evitando uma insatisfação ainda maior do seu cliente. 

Como evitar reclamações nas suas entregas

Para evitar a insatisfação dos seus clientes com o atraso no envio, você precisará tomar alguns cuidados antes mesmo da mercadoria sair para a entrega. 

Assim que a compra for efetuada e o pagamento for confirmado, agilize a etapa de preparação do produto para que possa fazer a entrega para a transportadora ou Correios de maneira rápida e dentro do prazo definido.

Se o produto for personalizado, informe ao seu cliente que existe um tempo maior para preparação da mercadoria, ressaltando sempre o prazo final de recebimento.

Mas se já ocorreu atraso dos Correios, por exemplo, ou por parte da transportadora, entre em contato com as empresas para entender o que houve e agilizar a entrega o mais rápido possível. 

Lembre-se comunicar o cliente  sobre o ocorrido e reforçar que está trabalhando para solução o problema com maior agilidade. 

Outro cuidado para você que precisa entender como solucionar problemas de entrega é ter rotas otimizadas. Embora seja responsabilidade das transportadoras, esse cuidado é fundamental.

Nesse sentido, lembre-se que contratar empresas de envio de encomendas, como a Kangu, que contam com a tecnologia de rastreamento, transportadoras espalhadas por todo o país e otimizações de rotas para agilizar esses processos. 

O aumento de demanda pode causar atraso no envio?

Tudo dependerá da sua logística. Atraso na entrega pode ser evitado com um trabalho em conjunto entre o seu negócio online e a empresa contratada para o despacho de encomendas. Por isso, escolha bem os seus parceiros. 

Como prever o atraso no envio

É possível prever o atraso na entrega por meio do rastreamento do produto, onde você consegue acompanhar em tempo real o trajeto da equipe de transporte e propor soluções e alteração nas rotas, quando necessário.

Vale lembrar que, mesmo com o aumento da demanda, é possível se antecipar à possíveis atrasos, otimizando roteiros, reforçando a frota e também as equipes de entrega para evitar que ocorra atraso no envio de mercadorias para seus clientes.  

O que fazer quando há atraso no envio dos Correios

Ao enviar encomendas pelos Correios, atraso também pode ocorrer. Nesses casos, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a empresa pública para entender qual o motivo para o atraso. 

Os Correios oferecem canais de atendimento exclusivos para lojistas por telefone, chat e também por email. 

Vale lembrar que em caso de atraso dos Correios, a companhia oferece também indenização aos clientes por eventuais serviços que deixaram de ser prestados nas mais diversas situações.

Entre elas está o atraso na entrega, devolução ou entrega indevidas, inconformidades que prejudiquem a integridade do produto, como avaria, extravio, espoliação, roubo, entre outros.

Como a Kangu atua quando há atraso no envio

Sabendo que o atraso no envio é uma das principais preocupações de lojistas que atuam tanto em commerce, como em outros canais, como o Instagram e Marketplace, utilizamos uma rede de transportadoras muito abrangente.

O objetivo é garantir que as entregas ocorram dentro dos prazos e com total segurança, uma vez que temos parceiros espalhados em todos os cantos do Brasil, o que otimiza o envio de mercadorias.

Somado a isso, para garantir envios ainda mais rápidos oferecemos uma rede de pontos de entrega e retirada de produtos em várias cidades brasileiras. 

Inclusive, em algumas delas, você pode optar ainda por entregas sustentáveis, feitas por entregadores de bicicleta, que também conseguem fazer o envio de uma forma mais rápida, livre de trânsito e ainda sem prejudicar o meio ambiente. 

Para evitar possíveis atrasos, a Kangu garante soluções de entregas como, por exemplo, o rastreamento em tempo real do seu produto por meio do nosso site, coleta facilitada, controle de envios e uma logística simplificada.  Tudo para facilitar o dia a dia de negócios dos mais diferentes tamanhos. 

Conclusão

A verdade é que independentemente do tipo ou do tamanho do seu negócio, o atraso no envio pode ocorrer. Além de evitar que esse problema aconteça, o mais importante é saber como agir nesses casos para não causar ainda mais insatisfação por parte do seu cliente. 

Lembre-se sempre que a compra só termina quando o produto chega ao destinatário. Por isso, preocupa-se sempre em garantir entregas com qualidade, pontualidade e segurança. 

Na hora de escolher os melhores parceiros de envio de encomendas, conte com a Kangu, que oferece entregas ágeis, inteligentes e sustentáveis em todo território nacional. 

Utilize a nossa rede de parceiros Kangu e reduza o tempo e também o valor de envio das mercadorias para os seus clientes.

Tem um ecommerce? Descubra como a Kangu pode te ajudar!

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