Envio de encomendas: as melhores formas e menores preços

O envio de encomendas é sempre uma etapa delicada em um processo de compra pela internet. Afinal, o cliente quer receber o produto dentro do prazo, de forma segura e o mais rápido possível.

Se você quer oferecer um serviço de qualidade e fidelizar o seu consumidor, essa fase merece total atenção da sua equipe de logística, para que nada saia errado. 

Mas diante de tantos formatos de envio e os mais diferenciados preços, qual são formas que possuem os melhores custos-benefícios? 

Para te ajudar a escolher os formatos mais adequado para o seu modelo de negócio e que se adequam ao seu orçamento, selecionamos aqui os maneiras ideais para fazer envio de encomendas nacionais e internacionais.

Quer vender roupas pela internet? Aprenda aqui.

Qual a melhor forma de fazer o envio de encomendas?

Uma coisa é certa: não adianta ter um produto de qualidade e com ótimos preços, se a etapa de entrega não é a mais adequada, gerando descontentamento por parte dos seus clientes por conta de avaria ou atrasos. 

Por isso, saber qual a melhor forma de envio de mercadorias é essencial, se quer garantir total eficiência e qualidade no despacho das suas encomendas. Para envios nacionais e internacionais, confira as opções disponíveis. 

Encomendas nacionais

Na hora de enviar encomendas dentro do Brasil, seja um e-commerce ou uma loja virtual dentro do Instagram, existem diferentes maneiras de despachar mercadorias aos seus clientes.

É possível enviar produtos pelos Correios, transportadoras privadas e também por meio de plataformas de envio de produtos, como a Kangu. 

Na hora de fazer o envio de encomendas para o Brasil, você pode optar pelo frete normal, que costuma ser mais barato, mas com prazos de entregas maiores. 

Nos despachos nacionais, é possível optar pelo frete prioritário, quando o cliente precisa que a mercadoria chegue mais rápido.

O frete expresso também é uma excelente opção para quem precisa de agilidade na entrega. Nesse caso, o serviço de envio costuma ser mais caros com tempo média de entrega de cerca de uma semana.

Encomendas internacionais

Mas se além de fazer entregas nacionais, o seu e-commerce oferece a possibilidade de enviar encomenda para o exterior, saiba que há  modalidades de entregas, que são mais baratas, porém, com prazos mais longos.

Mas se precisa despachar o produto com mais agilidade, existem empresas nacionais que garantem envio seguro e rápido, mas com um preços mais elevados. 

Qual a forma mais barata de enviar encomendas?

Para você que precisa entender como enviar encomendas de forma barata, saiba que será sempre aquela que o prazo de entrega é mais longo, ou seja, que não tem a necessidade de uma entrega rápida.

De forma geral, a maioria das lojas virtuais trabalham com entregas consideradas normais, que são oferecidas pelos Correios, por exemplo. 

Há opções também do envio por meio de transportadoras e empresas de despacho de encomendas, como a Kangu, que oferece ótimos valores de frete, rapidez e segurança. 

Como calcular o custo de envio ao vender pela internet

Para calcular o custo de envio, primeiramente, você precisa escolher um formato de envio de encomendas, que pode ser pelos Correios, plataformas de envio de encomendas, como a Kangu, ou transportadoras. 

No caso dos Correios, você encontra uma seção no site oficial, onde poderá simular o preço do envio com base nos endereços de origem e destino, modalidade de despachado e dimensões das embalagens. 

Se optar pelas plataformas de despacho, como a Kangu, também é muito simples. Basta entrar no site da nossa plataforma, informar os dados da encomenda e escolher a melhor forma de envio.

Se preferir, você pode colocar créditos em sua conta ou fazer o pagamento por cada envio.

O que é preciso para enviar por transportadora?

Para fazer envio de encomendas para o Brasil por meio de uma transportadoras, a maioria delas possui sites, onde você poderá incluir informações como CEP de origem e destino, peso e dimensões do pacote, que incluem a largura e altura.

Ao inserir esses dados, o sistema gerará o valor do frete e você poderá solicitar a coleta do produto no local de origem. 

Existem formas de envio mais baratas que os Correios?

Muitas pessoas pensam que os Correios são as formas mais baratas para o despacho de encomendas, mas a verdade é que nem sempre ele é a opção com o melhor custo-benefício.

Para os lojistas que possuem e-commerce ou vendem seus produtos pelo Marketplace, é importante entender como enviar encomendas de forma barata, já que o frete geralmente é determinante para a efetivação de uma compra na internet. 

Plataformas, como a Kangu, são muitas vezes as formas mais vantajosas na hora de fazer despacho de encomendas com ótimos custos.

Isso porque nossa empresa conta com uma rede de transportadoras que oferecem entregas rápidas, seguras e com os melhores custos-benefícios para todo o Brasil.

Em determinados locais, há a possibilidade também de realizar entregas mais sustentáveis e econômicas, com envio de produtos por meio de entregadores de bicicleta.

Nossa plataforma possui ainda pontos de entrega e coleta em todo o Brasil, onde os clientes podem retirar os produtos,  o que acaba sendo uma opção muito econômica também. 

Como preparar um pacote para envio

Para fazer o envio de encomendas de forma adequada, é preciso preparar o pacote de forma correta. A primeira coisa é separar e embalar a mercadoria que deseja despachar.

Para evitar avaria e facilitar o transporte do produto, será necessário fazer uma embalagem interna para proteger o produto que qualquer dano. 

Para mercadorias que têm risco de quebrar, não esqueça de usar no processo de embalo papel de jornal, bolinhas de isopor, espuma, plástico-bolha, entre outros.

A forma escolhida para proteger o item dependerá do tipo de produto que o seu comércio eletrônico vende. Em caso de gêneros alimentícios, há embalagens próprias que são responsáveis por conservar e proteger a mercadoria.

Depois de proteger internamente os itens, você deve escolher uma embalagem externa adequada. 

Para o envio de encomendas nacionais ou internacionais, recomendamos que utilize embalagens que sejam um pouco maiores que os produtos para aguentar o trajeto com segurança, como caixas de papelão, que armazenam muito bem os mais diferentes tipos de produtos. 

Se a mercadoria tiver formato cilíndrico ou esférico, uma dica é usar caixas retangulares ou quadradas com cerca de 70 centímetros em alguma das extremidades. Dessa forma, você evitará que o produto fique se deslocando na caixa.

Em caso em que o pacote exceda a medida da caixa, tente separar o produto em caixas menores, se possível. Se não houver essa possibilidade, a opção é utilizar uma caixa do tamanho adequado à mercadoria. 

Não se esqueça de medir a altura e largura, além de pesar a sua encomenda para conseguir calcular o frete. 

Como escolher o melhor tipo de frete para sua encomenda

Para escolher o melhor envio, a primeira coisa é entender a sua intenção. Por exemplo, você precisará de uma entrega com um custo mais barato e sem a necessidade de envio rápido?

Nesse caso, é possível escolher a modalidade de frete com envio normal, que oferece um prazo maior e preços bem mais vantajosos. Você deve ficar atento também ao tamanho da mercadoria para verificar os custos.

Dependendo do tamanho da embalagem, o envio por uma plataforma, como a Kangu, ou por meio de uma transportadora talvez seja uma opção mais vantajosa. 

Para produtos que exigem uma agilidade maior no envio, opte  pela entrega expressa, que é uma das modalidades mais ágeis de envio, mas com preços um pouco mais salgados.

Por isso, antes fazer o envio de encomendas para o Brasil ou para o exterior, entenda quais são as suas necessidades de entrega, para assim escolher o melhor tipo de frete para a sua encomenda. 

Que tipo de envio é proibido pelos Correios?

Para fazer envio de encomendas para o Brasil por meio dos Correios, saiba que há muitos produtos de várias categorias e grupos que não podem ser postados.

É expressamente proibido o despacho de animais vivos, objetos corrosivos ou explosivos, além de alguns tipos de bebidas e comidas.

Caso ocorra a postagem desses itens, a empresa poderá fazer a verificação do conteúdo que há dentro da embalagem, já que é preciso ter todo o cuidado com relação ao produto despachado e o destino da entrega. 

Muitos itens, inclusive, são proibidos por não estarem em consonância com regras sanitárias e de Segurança Nacional. 

Para você não correr o risco de postar produtos inapropriados, separamos aqui os principais itens que não devem ser despachados pelos Correios.

Conhecer essa lista evitará que você tenha dor de cabeça, como cancelamento de envio, problemas na entrega ou até mais sérios com a empresa e também com o cliente que aguarda o envio de encomendas. 

  • Não é permitido enviar quaisquer tipos de animais pelos Correios. No entanto, a empresa possibilita o despacho de abelhas,  bichos da seda e sanguessugas. 

Para enviá-lo, será necessário que o cliente apresente o certificado zoosanitário.

  • As encomendas sem destinatário correto ou que contenham palavras ou frases ofensivas, discriminatórias ou difamatórias não serão despachadas pela empresa;
  • As armas também são itens expressamente proibidos para envio, mesmo que sejam novas, velhas ou que tenham a finalidade de colecionamento ou exposições em feiras ou outros eventos; 
  • Miras de armas, lunetas e binóculos também são barrados pela empresa.
  • Os simulacros para jogos não podem ser despachados pelos Correios, assim como munições e armas brancas como facas, espadas, entre outros; 
  • Qualquer tipo de equipamento que seja destinado para a recarga ou produção de munição também é vedado;
  • Os produtos químicos e orgânicos dos mais diversos tipos entram na lista de restrição;
  • Drogas com características ilícitas como maconha, cocaína, ópio e qualquer outra substância desse grupo são proibidas;
  • Não é permitido o envio de dinheiro em espécie ou moeda de qualquer nacionalidade;
  • Cigarros e derivados que não estejam dentro das leis brasileiras e que tenham como finalidade a comercialização são vedados;
  • Substâncias ou objetos que apresentem odores fortes e ruins, itens e produtos com carácter radioativos ou substâncias corrosivas, além de qualquer outro produto que possa ser considerado perigoso ou que possa danificar quaisquer objetos;
  • Plantas vivas de nenhuma espécie são permitidas;
  • Qualquer tipo de componentes biológicos que apresentem riscos, salvo quando estes forem postados por pessoas que apresentem permissão pelos órgãos reguladores; 
  • Animais mortos, ossos ou cinzas de animais estão restritas;
  • Os Correios veda também o despacho de objetos que não estão dentro do peso, tamanho formato de endereço e outras especificações, que atendam às normas regimentais do Brasil;
  • Objetos que possuem circulação proibida dentro do território nacional por atos de autoridades competentes;
  • Itens que não estejam de acordo com as leis de Segurança Nacional.

Antes de despachar qualquer produto, é importante que esteja atento aos itens proibidos pela legislação brasileira. Fique sempre de olho nessa lista!

Conclusão

Escolher a melhor forma de envio de encomendas é essencial para que seu processo de vendas seja concluído com sucesso.

Por isso que a escolha do formato de envio ideal precisa ser muito bem analisada, para evitar que seu e-commerce tenha problemas com a entrega do produto e, consequentemente, gere a insatisfação do seu cliente. 

Se quer encontrar um parceiro que garanta segurança, qualidade e rapidez de envio, conte com a Kangu, uma plataforma de despacho de produtos que está fazendo o maior sucesso entre lojistas de todo o Brasil.

Nossa plataforma possui uma rede de parceiros, onde nossos clientes têm acesso às melhores e mais eficientes transportadoras do país, além de contar com uma rede de locais de coleta e retirada de produtos espalhados por todo o Brasil.

Na Kangu, nossos preços também são acessíveis, atendendo aos mais diversos segmentos e portes de empresas. Mesmo que você tenha um negócio pequeno, a Kangu pode te ajudar. 

Se você quer reduzir o tempo de entrega, garantir os melhores valores de frete, a Kangu é a sua melhor opção.  Clique no link abaixo e conheça os nossos serviços.

Tem uma loja virtual? A Kangu envia a sua encomenda.

(Visited 483 times, 36 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *