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O que é o código universal do produto e como identificá-lo nas mercadorias? Veja a importância de preencher essa informação

Para que empresas, órgãos e pessoas possam nos identificar, nós precisamos ter um número de identidade, que é o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro da Pessoa Física). Da mesma forma, para serem encontrados, os produtos precisam de uma identificação.

É por isso que existe o código universal do produto, ou seja, um código para que a gente possa distinguir as mercadorias entre si e fazer com que o cliente consiga encontrar exatamente aquela que procura. 

Se você trabalha com vendas, seja online ou presencial, é muito importante entender mais sobre esse dado de identificação.

Por isso, nesse artigo vamos te explicar mais sobre o que é o código universal do produto, qual a sua importância e como identificá-lo! Vamos nessa?

O que é o código universal do produto?

Em primeiro lugar, o código universal do produto (UPC) nada mais é do que um código informacional que fica na embalagem de um produto e permite que qualquer pessoa encontre este item.

Na prática, ele serve para que o seu cliente consiga achar qualquer produto. Caso você venda roupas e seu cliente te informe a marca, o tipo de roupa e o código, você facilmente vai encontrar essa peça e ter a certeza que ela está sendo vendida.

Dessa forma, ele permite você saber exatamente o que vende e ainda informa dados com as dimensões, por exemplo. 

O grande objetivo do UPC, portanto, é facilitar a identificação das características de uma mercadoria comercializada.

Como identificar o UPC?

E como é possível identificar o UPC? Esse código costuma vir na embalagem ou caixa do produto. Para encontrá-lo, você deve considerar as suas características:

Em primeiro lugar, o código universal do produto é identificado como  um código numérico de 8 a 15 dígitos, à exceção de autopeças, que podem ter letras.

Ele pode aparecer como EAN, UPC, GTIN, ISBN, JAN ou outro, a depender da mercadoria;

No geral, ele fica próximo do código de barras do produto.

Esse código, por sua vez,  é composto por país de origem (amarelo), empresa fabricante (vermelho), produto por ela produzido (rosa) dígito verificador (branco).

Além disso, vale dizer que o código universal do produto não é um código interno como SKU nem é também, é um código de distribuição, pois esses não são cadastrados.

Se você não conseguir identificar o código do produto a partir dessas informações, é preciso entrar em contato com o fabricante ou distribuidor do produto.

Todos os produtos possuem um código universal?

A quantidade de produtos que existe é gigantesca, por isso, todos precisam de uma identificação. Dessa forma, cada produto tem o seu próprio código universal. No entanto, alguns podem ter mais de um código.

Código Universal do Produto: porque é importante preenchê-lo?

Agora que você já entendeu bem o que é código universal de produto, vamos te falar a importância de preenchê-lo.

O grande objetivo desse código universal do produto é  diferenciar as mercadorias de acordo com suas características. Por isso, ele é importante para:

  • gerar um aumento nas vendas;
  • rastrear o estoque mais rápido;
  • permitir uma logística eficiente.

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Gerar um aumento nas vendas

O primeiro ponto para qual vale a pena preencher seu código universal do produto é em relação ao que é mais importante: aumentar vendas.

Quando você informa o seu UPC, é possível ter um posicionamento melhor nos mecanismos de busca, a exemplo do Google. Quanto melhor sua posição mais você é encontrado.

Um dado da Hubspot mostrou que 75% das pessoas não vão além da página 1 do mecanismo de busca. Por isso, se você quer converter buscas em vendas, é preciso estar bem posicionado.

A partir daí, ao ser mais encontrado, você está mais exposto aos seus potenciais clientes. E mais pessoas veem seus produtos, consequentemente, mais pessoas compram seus produtos.  

Além disso, quanto mais completas forem as informações do seu anúncio, mais atrativo ele será!

Rastrear o estoque mais rápido

O segundo aspecto diz respeito ao controle de estoque. Quanto mais fácil de identificar um produto, mais fácil é também de rastreá-lo e encontrá-lo. Além disso, é possível ter mais precisão no processo.

Em vez de fazer a contagem manual, por exemplo, caso você queira saber quantos produtos são necessários nas prateleiras do varejo ou nos depósitos, por exemplo, basta fazer uso desse identificador para ver a quantidade total.

O acompanhamento das vendas também demanda dados do estoque e um dos mais importantes é o UPC. A partir disso, fica mais fácil saber como anda seu inventário e o que é preciso para chegar no estoque ideal.

Permitir uma logística eficiente

Para quem vende, acompanhar a logística de envio de produtos é fundamental. Por isso, ao ter o código universal do produto de maneira simples, fica bem mais fácil visualizar todas as etapas do fluxo.

Além disso, se o processo logístico for automatizado, a cadeia produtiva acaba sendo mais eficiente e isso vai impactar na qualidade do serviço e no consumidor final.

Além disso, a logística do UPC também é importante para situações em que há um problema com um determinado produto e os consumidores precisam ser alertados. 

Nesse caso, ter o UPCs permite o rastreio desde a produção até a distribuição e chegada à residência final.

Código Universal do produto: dúvidas frequentes

Além do que falamos aqui, trouxemos mais duas dúvidas que podem surgir sobre o código universal do produto. Veja a seguir!

Como preencher um código universal na ficha técnica?

Para preencher o código universal em uma ficha técnica da sua loja virtual é bem simples.

Caso seu produto tenha um UPC visível, basta informá-lo. 

No entanto, caso o produto tenha diferentes cores ou voltagens, por exemplo, é importante adicionar um código para cada variação.

Mais especificamente, em caso de um código universal de produto artesanal, sua ficha técnica deve informar que o código do seu produto não é aplicável.

O que faço se o meu produto não tem código?

Se você não encontrar o código universal do seu produto, é preciso se comunicar com o fabricante ou distribuidor para verificar se realmente ele não tem ou se houve um erro.

Em caso de realmente não haver um código, será preciso informar na ficha técnica que o UPC não se aplica (N/A) para essa mercadoria em específico.

Como gerar código de barras?

Para gerar um código universal do produto como o código de barras, você pode usar sites que permitem esse processo de forma gratuita.

Através dele, você vai primeiro escolher o tipo de código. Em seguida, irá informar todas as características do seu produto. Por fim, você só precisa clicar para gerar o código de barras!

Conclusão

Neste artigo, você descobriu ter um código universal do produto e preenchê-lo te permite ser encontrado nos mecanismos de busca e converter em mais buscas além de ajudar a rastrear o estoque mais fácil e melhor a logística do seu negócio.

E para garantir que seus produtos, além de serem encontrados e tenham uma ficha completa, é importante garantir a qualidade da logística até o final da venda.

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