O que é o código universal do produto e como identificá-lo nas mercadorias? Veja a importância de preencher essa informação
Para que empresas, órgãos e pessoas possam nos identificar, nós precisamos ter um número de identidade, que é o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro da Pessoa Física). Da mesma forma, para serem encontrados, os produtos precisam de uma identificação.
É por isso que existe o código universal do produto, ou seja, um código para que a gente possa distinguir as mercadorias entre si e fazer com que o cliente consiga encontrar exatamente aquela que procura.
Se você trabalha com vendas, seja online ou presencial, é muito importante entender mais sobre esse dado de identificação.
Por isso, nesse artigo vamos te explicar mais sobre o que é o código universal do produto, qual a sua importância e como identificá-lo! Vamos nessa?
O que é o código universal do produto?
Em primeiro lugar, o código universal do produto (UPC) nada mais é do que um código informacional que fica na embalagem de um produto e permite que qualquer pessoa encontre este item.
Na prática, ele serve para que o seu cliente consiga achar qualquer produto. Caso você venda roupas e seu cliente te informe a marca, o tipo de roupa e o código, você facilmente vai encontrar essa peça e ter a certeza que ela está sendo vendida.
Dessa forma, ele permite você saber exatamente o que vende e ainda informa dados com as dimensões, por exemplo.
O grande objetivo do UPC, portanto, é facilitar a identificação das características de uma mercadoria comercializada.
Como identificar o UPC?
E como é possível identificar o UPC? Esse código costuma vir na embalagem ou caixa do produto. Para encontrá-lo, você deve considerar as suas características:
Em primeiro lugar, o código universal do produto é identificado como um código numérico de 8 a 15 dígitos, à exceção de autopeças, que podem ter letras.
Ele pode aparecer como EAN, UPC, GTIN, ISBN, JAN ou outro, a depender da mercadoria;
No geral, ele fica próximo do código de barras do produto.
Esse código, por sua vez, é composto por país de origem (amarelo), empresa fabricante (vermelho), produto por ela produzido (rosa) dígito verificador (branco).
Além disso, vale dizer que o código universal do produto não é um código interno como SKU nem é também, é um código de distribuição, pois esses não são cadastrados.
Se você não conseguir identificar o código do produto a partir dessas informações, é preciso entrar em contato com o fabricante ou distribuidor do produto.
Todos os produtos possuem um código universal?
A quantidade de produtos que existe é gigantesca, por isso, todos precisam de uma identificação. Dessa forma, cada produto tem o seu próprio código universal. No entanto, alguns podem ter mais de um código.
Código Universal do Produto: porque é importante preenchê-lo?
Agora que você já entendeu bem o que é código universal de produto, vamos te falar a importância de preenchê-lo.
O grande objetivo desse código universal do produto é diferenciar as mercadorias de acordo com suas características. Por isso, ele é importante para:
- gerar um aumento nas vendas;
- rastrear o estoque mais rápido;
- permitir uma logística eficiente.
A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles.
Gerar um aumento nas vendas
O primeiro ponto para qual vale a pena preencher seu código universal do produto é em relação ao que é mais importante: aumentar vendas.
Quando você informa o seu UPC, é possível ter um posicionamento melhor nos mecanismos de busca, a exemplo do Google. Quanto melhor sua posição mais você é encontrado.
Um dado da Hubspot mostrou que 75% das pessoas não vão além da página 1 do mecanismo de busca. Por isso, se você quer converter buscas em vendas, é preciso estar bem posicionado.
A partir daí, ao ser mais encontrado, você está mais exposto aos seus potenciais clientes. E mais pessoas veem seus produtos, consequentemente, mais pessoas compram seus produtos.
Além disso, quanto mais completas forem as informações do seu anúncio, mais atrativo ele será!
Rastrear o estoque mais rápido
O segundo aspecto diz respeito ao controle de estoque. Quanto mais fácil de identificar um produto, mais fácil é também de rastreá-lo e encontrá-lo. Além disso, é possível ter mais precisão no processo.
Em vez de fazer a contagem manual, por exemplo, caso você queira saber quantos produtos são necessários nas prateleiras do varejo ou nos depósitos, por exemplo, basta fazer uso desse identificador para ver a quantidade total.
O acompanhamento das vendas também demanda dados do estoque e um dos mais importantes é o UPC. A partir disso, fica mais fácil saber como anda seu inventário e o que é preciso para chegar no estoque ideal.
Permitir uma logística eficiente
Para quem vende, acompanhar a logística de envio de produtos é fundamental. Por isso, ao ter o código universal do produto de maneira simples, fica bem mais fácil visualizar todas as etapas do fluxo.
Além disso, se o processo logístico for automatizado, a cadeia produtiva acaba sendo mais eficiente e isso vai impactar na qualidade do serviço e no consumidor final.
Além disso, a logística do UPC também é importante para situações em que há um problema com um determinado produto e os consumidores precisam ser alertados.
Nesse caso, ter o UPCs permite o rastreio desde a produção até a distribuição e chegada à residência final.
Código Universal do produto: dúvidas frequentes
Além do que falamos aqui, trouxemos mais duas dúvidas que podem surgir sobre o código universal do produto. Veja a seguir!
Como preencher um código universal na ficha técnica?
Para preencher o código universal em uma ficha técnica da sua loja virtual é bem simples.
Caso seu produto tenha um UPC visível, basta informá-lo.
No entanto, caso o produto tenha diferentes cores ou voltagens, por exemplo, é importante adicionar um código para cada variação.
Mais especificamente, em caso de um código universal de produto artesanal, sua ficha técnica deve informar que o código do seu produto não é aplicável.
O que faço se o meu produto não tem código?
Se você não encontrar o código universal do seu produto, é preciso se comunicar com o fabricante ou distribuidor para verificar se realmente ele não tem ou se houve um erro.
Em caso de realmente não haver um código, será preciso informar na ficha técnica que o UPC não se aplica (N/A) para essa mercadoria em específico.
Como gerar código de barras?
Para gerar um código universal do produto como o código de barras, você pode usar sites que permitem esse processo de forma gratuita.
Através dele, você vai primeiro escolher o tipo de código. Em seguida, irá informar todas as características do seu produto. Por fim, você só precisa clicar para gerar o código de barras!
Conclusão
Neste artigo, você descobriu ter um código universal do produto e preenchê-lo te permite ser encontrado nos mecanismos de busca e converter em mais buscas além de ajudar a rastrear o estoque mais fácil e melhor a logística do seu negócio.
E para garantir que seus produtos, além de serem encontrados e tenham uma ficha completa, é importante garantir a qualidade da logística até o final da venda.
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