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Como Montar uma Loja Virtual: Passo a Passo

Você não sabe como montar uma loja virtual, mas quer iniciar nesse mercado? Pois saiba que essa iniciativa pode ser bastante lucrativa!

O comércio eletrônico no Brasil já vinha crescendo em ritmo acelerado. Porém, em 2020, em meio à pandemia global, o crescimento foi expressivo.

Segundo o relatório Webshoppers 43ª edição, realizado pela Ebit | Nielsen, no ano anterior, o comércio online saltou 41% e atingiu um faturamento de R$  87,4 milhões. O que representa a maior alta em 13 anos!

A expectativa é que o setor avance mais 57% até 2024, segundo a pesquisa “The Global Payments Report 2021” da  Worldpay from FIS.

Então, se você quer surfar nessa onda, já deu para perceber a importância de saber como montar uma loja virtual, não é mesmo? Para te ajudar nesta tarefa, nós preparamos um passo a passo. Acompanhe!

1. Escolha o ramo 

É possível vender praticamente tudo na internet. Porém, para ter maiores chances de sucesso, é crucial segmentar o seu e-commerce. 

Por isso, reflita sobre qual nicho de mercado você deseja atuar. Moda? Alimentação? Tecnologia? Saúde?

Escolha um segmento que você gosta e se identifica, pois você precisará entender do produto para conseguir vender. Lembre-se também de definir um nome para sua loja!

Leia também: Como fazer um plano de negócio: 5 etapas e passo a passo

2. Analise o Mercado

Não dá para ensinar como montar uma loja virtual, sem mencionar as análises de mercado. São elas que irão te ajudar a determinar quais produtos vender e onde anunciar.

Nesta etapa, você precisará pesquisar sobre os novos hábitos de consumo, conhecer os produtos mais vendidos da internet, verificar tendências e analisar as necessidades das pessoas.

Ou seja, você precisa descobrir o que os consumidores realmente querem e o que farão eles pagarem por isso.

3. Veja o que seus futuros concorrentes estão fazendo

Após escolher seu ramo de atuação e estudar o mercado, é hora de identificar ameaças e oportunidades. Para isso, mapeie seus futuros concorrentes e o que eles estão fazendo ou deixam de fazer.

Quais são as estratégias de marketing e de vendas? Quais os preços praticados? Os consumidores estão satisfeitos?

Ter essas informações em mãos te ajudará a encontrar diferenciais para destacar seu e-commerce no mercado. 

4. Escolha a plataforma de e-commerce

Saber como montar uma loja virtual também envolve a definição da plataforma de e-commerce.

Nesse sistema, você irá expor seus produtos e controlar vendas, além de ser o principal meio de contato com o cliente. Portanto, é crucial dar uma atenção especial a esse ponto.

Quando for escolher, veja, por exemplo, se a plataforma permite:

  • cadastrar e incluir produtos;
  • gerenciar preços e estoques;
  • integração com sistema de entregas;
  • garantir a segurança dos usuários.

Para te ajudar nesse processo, listamos duas das principais plataformas do mercado são:

4.1 Nuvemshop

A Nuvemshop permite personalizar a sua loja, gerenciar produtos, automatizar pedidos e entregas, criar ofertas, criar buscas inteligentes e muito mais.

É uma opção estável para uma boa usabilidade e que ainda permite associação a outros canais de venda, como Instagram e Facebook

4.2 Loja Integrada

Já o grande diferencial da Loja Integrada é o plano básico totalmente gratuito, o que é interessante para novos empreendedores.

A ferramenta também permite personalização e possui diversas integrações e funcionalidades, como chat online, sistema de comentários, além de integração com sistema fretes e gateways de pagamento.

Ambas as plataformas têm integração com a Kangu, o que permite que você ofereça o melhor serviço de entregas aos seus clientes. 

5. Defina o público-alvo do seu e-commerce

Para atrair as pessoas certas para o seu e-commerce e reduzir as chances de ter produtos parados no estoque, é preciso definir o seu público-alvo.

Para determiná-lo, não basta definir por gênero, idade e nível socioeconômico, também é preciso saber o que ele consome, com que frequência, quais suas necessidades e dores, interesses, etc.

Quanto melhor você conhecer seu público, maiores as chances de conquistá-lo.

6. Selecione bons fornecedores

O próximo passo de como montar uma loja virtual  é selecionar bons fornecedores, pois são eles que te ajudarão a construir uma boa reputação na internet.

Pesquise bem antes de escolher com quem firmar parceria. Alguns pontos que vale a pena analisar são:

  • qualidade dos produtos;
  • preços e condições de pagamento;
  • localização e prazos;
  • suporte e reputação.

7. Tenha um plano financeiro para montar sua loja virtual 

Não tem como montar uma loja virtual se você não estiver financeiramente preparado para isso.

Ainda que opte por um modelo que possibilita vender sem estoque, como é o caso do  dropshipping, você precisará ter um plano financeiro.

Antes de abrir seu e-commerce, certifique-se de ter um montante que permita cobrir os gastos iniciais com estrutura básica da loja virtual, divulgação e operação.

Mapeie os custos para fazer seu negócio rodar, defina a margem de lucro e estipule metas financeiras. Isso te ajudará, inclusive, a definir o preço dos seus produtos.

8. Pense em estratégias de logística e frete

Você sabia que o valor do frete é um dos principais motivos que levam o consumidor a abandonar o carrinho? Além disso, a qualidade da entrega influencia diretamente na satisfação do consumidor.

Portanto, ao montar sua loja virtual, é importante também traçar estratégias de logística para que o produto chegue ao seu cliente.

Na Kangu, por exemplo, você pode se conectar a uma rede de transportadoras para encontrar os melhores preços de frete. Ainda oferecemos pontos de entrega e retiradas do produto em todo Brasil para deixar sua rotina mais prática!

9. Tire seu negócio do papel!

Agora que já sabe como montar uma loja virtual, é hora de se atentar a parte burocrática de abrir uma empresa. Vale contar com ajuda especializada para evitar erros!

Basicamente, existem dois modelos mais comuns de empresas para e-commerces para tirar seu plano do papel: 

  • MEI (Microempresa individual): faturamento máximo de R$130 mil por ano e contratação de até um funcionário.
  • Simples Nacional: faturamento anual pode chegar a R$3.600.000,00 e você pode escolher as modalidades Empresário Individual (EI), Eireli e Limitada (LTDA).

Ainda que não seja obrigatório ter um CNPJ para vender produtos na internet, é um ponto importante para transmitir credibilidade ao consumidor. 

Conclusão

Depois de descobrir como montar uma loja virtual, fica mais fácil se planejar para realizar o seu sonho de ter um negócio próprio.

Lembre-se de analisar o mercado, definir seu público-alvo, mapear seus concorrentes e escolher a plataforma do seu e-commerce antes de começar.

Na hora de escolher um parceiro para enviar suas encomendas, conte com a Kangu. Nós oferecemos as melhores opções de fretes e custos baixos para o seu negócio decolar!

 

Quer montar um e-commerce? Descubra como a Kangu pode te ajudar!

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

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