Carrinho abandonado: melhores dicas e ferramentas de 2020

Você tem uma loja virtual e quer saber como diminuir as taxas de carrinho abandonado? Saiba que você não está sozinho! 

De acordo com pesquisas recentes, 97,9% dos consumidores que fazem compras em e-commerces já deixaram itens nos carrinhos, contra somente 2,1% que nunca praticou essa ação. 

Por isso, com uma taxa tão alta de carrinhos abandonados em e-commerce, é essencial que você, lojista, independentemente do segmento, coloque em prática estratégias para reduzir ao máximo esses índices e, assim, garantir cada vez mais vendas no seu negócio online. 

Para te ajudar a desenvolver as ações mais adequadas, neste artigo, selecionamos as melhores dicas e ferramentas para diminuir a taxa de carrinho abandonado na sua loja. Acompanhe!

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O que é carrinho abandonado?

Antes de conhecer as melhores estratégias de recuperação de carrinho abandonado, vamos entender o que, de fato, significa esse conceito tão popular nos ecommerces

Ele basicamente ocorre quando o visitante do seu site inclui os produtos no chamado carrinho de compras, mas antes de finalizar o processo sai da loja online sem completar a compra. 

Motivos para abandono de carrinho

A verdade é que recuperar carrinho abandonado exige as mais diferentes estratégias, já que há muitos motivos para que o usuário deixe o seu site sem finalizar a compra. 

Um dos principais motivos, sem dúvida, é o preço do frete acima do previsto, que pode ser determinante para a compra ou não do produto. 

Outro motivo do carrinho abandonado é o valor  mínimo para o frete grátis. Isso porque, muitas lojas fazem campanhas de envio gratuito, mas com um valor mínimo. 

Com isso, os usuários inserem produtos até alcançar o total, mas quando não atingem o valor deixam os itens no carrinho e saem do site. 

A entrega demorada também está entre os fatores que elevam as taxas de carrinhos abandonados no e-commerce. 

Ao verificar que o recebimento do produto pode demorar demais, muitos usuários deixam os itens e partem para a concorrência. 

Outras vezes, a indecisão do consumidor também pode impedir a conclusão de compra no seu negócio online

Algumas pessoas acessam as lojas virtuais, mas ainda não tomaram a decisão de compra. Quando isso acontece, elas colocam produtos no carrinho, mas abandonam os itens lá por não ter certeza da compra.

Há ainda muitos outros motivos que fazem o seu consumidor abandonar o carrinho, como forma de pagamento não disponível e problemas de usabilidade ou técnicos. Fique de olho!

Como recuperar carrinho abandonado: 4 dicas

Entender as melhores práticas de como recuperar carrinho abandonado pode ser determinante para o aumento das vendas do seu comércio eletrônico. Confira aqui 4 dicas imbatíveis para diminuir esse problema de uma vez por todas. 

1 – Descubra o motivo para o abandono

Antes de qualquer ação, a primeira coisa a fazer é entender por que os usuários estão praticando a ação de carrinho abandonado. Como mostramos acima, há muitos motivos que levam os usuários a saírem do seu site. 

Portanto, verifique se a navegação na sua loja não está ruim ou se seu site usa a prática do mobile first, que dá prioridade de customização para os dispositivos móveis. Verifique se o valor do frete não está muito elevado ou se o prazo de entrega é muito longo. 

Nesses casos, reveja os seus parceiros de envio de encomendas e encontre uma empresa que ofereça custos baixos e entregas rápidas, como a Kangu

2 – E-mail marketing

O e-mail marketing é uma boa estratégia para a recuperação de carrinho abandonado. Se já tiver capturado os emails dos usuários que deixaram itens no carrinho, você pode usar esse recurso para tentar efetivar a venda. 

Com esses dados de contato em mãos, é possível criar uma automação de email marketing com uma mensagem personalizada e convincente para que ele volte ao site e conclua a compra. 

Nesse caso, recomendamos que você use um benefício, como cupons de descontos, que podem incentivá-lo a retornar ao então carrinho abandonado.

3. Remarketing

Hoje em dia, há muitas maneiras de saber quais são os usuários que acessaram o seu site, visualizaram determinado produtos, mas saíram sem finalizar a compra. 

Com um recurso chamado cookies de rastreamento é possível usar a estratégia de remarketing para a recuperação de carrinho abandonado, pois esses clientes serão impactados por anúncios  de itens que eles visualizaram, sempre que acessar outros sites. 

Esse recurso atua como um lembrete, incentivando em vários momentos que o consumidor volte ao site e compre o produto que gostou. 

4 – Conceda benefícios

Para recuperar carrinho abandonado loja integrada ou de qualquer plataforma de e-commerce, uma estratégia infalível é conceder benefícios para a conclusão da compra. 

Ofereça descontos, brindes e fretes grátis, pois essas vantagens costumam funcionar muito bem para os lojistas que precisam diminuir a taxa de carrinho abandonado. 

Mas fique atento para não comprometer o seu orçamento. Você pode usar estratégias de frete grátis por regiões, categorias selecionadas, tempo limitado, valor mínimo e por aí vai. 

No caso de cupons, recomendamos que você faça a aplicação de desconto automaticamente no carrinho. Hoje em dia, as plataformas oferecem esses recursos de forma muito facilitada. 

Ferramentas e estratégias para resgatar carrinho abandonado

Se você quer aprender como converter carrinho abandonado, saiba que o mercado oferece muitas ferramentas, além dessas que já citamos acima. 

Você pode usar as notificações push para estreitar a comunicação com seu cliente. Esse software gera mensagens clicáveis com alertas sobre descontos e ofertas.

O SMS Marketing é também uma ótima ferramenta de carrinho abandonado, alertando os seus consumidores sobre os produtos deixados no site. 

A CartStack é um grande aliado nas ações para recuperar carrinho abandonado, pois ela possui diversas funcionalidades e ajudam a convencer o seu cliente a voltar para o seu e-commerce. 

Como fazer um texto copy para carrinho abandonado

Para fazer com que o consumidor volte para o site, você precisará ter uma mensagem para recuperar carrinho abandonado. Por isso, use frases convincentes e que atraiam o seu cliente para a ação que você deseja.

Frases como “cupom de desconto por tempo limitado”, “garanta o produto que você gostou com um desconto incrível” e “essa é a sua última chance para adquirir o item que amou”, são copys bem eficientes. 

Nos seus textos, insira o conceito de urgência e de necessidade, fazendo com que o consumidor acredite que não pode perder essa oportunidade. 

Conclusão

Diminuir as taxas de carrinho abandonado podem ser determinante para o crescimento das suas vendas. Por isso, é preciso dar atenção especial para esse problema no seu comércio eletrônico. 

Lembre-se que os custos com frete e a demora na entrega são dois fatores que contribuem para o abandono no carrinho. Então, na hora de escolher os seus parceiros de envio de mercadorias, conte com empresas que garantam o melhor serviço.

E quando o assunto é rapidez, baixo custo e qualidade, a Kangu se destaca. Oferecemos uma rede de transportadas e pontos de entrega e retirada de produtos em todo o Brasil, além de uma logística simplificada. 

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