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Abandone o estoque da sua loja com dropshipping

Ter um ecommerce pode ser um excelente negócio se comparado com abrir uma loja física. Uma loja online não precisa pagar aluguel e nem “comprar o ponto”, mas ainda está limitada ao espaço de estoque e a um número limitado de fornecedores. O dropshipping pode resolver isso!

O Ivan Fernandes, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Kangu, participou de um bate papo com Bruno Brito, CEO da Empreender.com.br e referência em dropshipping no Brasil. Eles falaram sobre a integração da Kangu com a Dropi e como você pode parar de perder dinheiro com frete!

 

O que é dropshipping?

 Dropshipping é um método de venda pela internet sem que a loja tenha o estoque da mercadoria. Um negócio de dropshipping encomenda os pedidos dos clientes que recebe para um fornecedor (não necessariamente nacional), que envia os produtos diretamente para o endereço dos clientes.

Fazer a tradução não ajuda muito no entendimento. A palavra “dropshipping” vem da junção da palavra “drop”, que significa “largar”, e “shipping”, que pode ser traduzida como “remessa”.

A ideia original do modelo de dropshipping surgiu nos Estados Unidos muito antes da internet, entre os anos 1960 e 1970. Empresas de entrega de mercadorias forneciam catálogos com todo tipo de produto de porta em porta. Caso alguém se interessasse por algo, deveria apenas telefonar e as empresas entregavam os produtos escolhidos direto na casa do consumidor.

A partir da década de 1990, vários negócios tentaram implementar o dropshipping nos eCommerces. Exemplo disso foi o falecido site Pets.com, que conseguiu receita  suficiente para anunciar no intervalo do SuperBowl, final do campeonato de futebol americano e comercial mais caro da televisão mundial. No entanto, o frete levava muito tempo e era muito custoso, o que gerou pressão dos consumidores de eCommerces tradicionais (os produtos nacionais demoravam uma média de 5 semanas para serem entregues nos EUA). Com isso, o modelo se tornou inviável até mais recentemente.

O ponto chave para a revolução do dropshipping foi a criação do AliExpress, em 2010. A nova plataforma do grupo Alibaba facilitou a importação de produtos vindos da China para a América e Europa. Milhares de empreendedores começaram a investir nessa forma de comércio, que se tornava uma fonte de renda sustentável, inclusive grandes plataformas.

 

Como fazer dropshipping no Brasil

Para fazer dropshipping no Brasil, você vai precisar mineirar produtos para sua loja em um site grande de vendas internacionais (como o AliExpress). Para mineirar produtos com mais chances de fazerem sucesso, você deve analisar o Google Trends para ver quais são as atuais tendências de buscas. Por exemplo, no inverno as buscas por blusas, cobertores e gorros crescem – isso indica que há mais demanda e que será mais fácil de vender produtos desse tipo.

Outra forma de mineirar é ver o que está fazendo sucesso na própria AliExpress. Você pode checar as avaliações e comentários (principalmente os feitos por brasileiros), mas cuidado para não chegar atrasado em uma moda passageira: produtos sem muita utilidade prática que viram febre, mas param de vender em pouco tempo.

Seguir esses passos ajuda bastante. Mas também vale recomendar que você fique de olho no que acontece no mundo. Quando a Netflix lançou a série “O Gambito da Rainha”, a busca – e a venda – de artigos relacionados a xadrez cresceu muito. Da mesma forma, o anúncio de um novo filme da saga Star Wars aumenta a busca por coisas relacionadas ao espaço sideral.

Agora vamos à prática: antes de mais nada, você vai precisar de uma loja virtual em uma plataforma que aceite esse modelo de negócio. Existem várias, mas a que mais cresce no Brasil é a Nuvemshop.

Em seguida, você vai precisar fazer o processo de forma automatizada. Para isso, a Empreender.com.br criou o Dropi, um aplicativo gratuito que liga a sua loja Nuvemshop com o AliExpress. Assim, você pode importar todos os produtos, fotos, descrições e avaliações traduzidas, de vários fornecedores que você queira colocar na sua loja.

Além disso, quem faz dropshipping pode trabalhar de qualquer lugar, sem precisar ter horas fixas. É só ter um computador com internet. Dentro da modalidade de dropshipping, existe também o drop nacional.

Como fazer dropshipping nacional

Drophipping Nacional é a técnica de fazer dropshipping com produtos nacionais, produzidos no Brasil. Neste caso, você fica menos vulnerável à alterações de câmbio e economiza bastante com o frete.

Contudo, fazer a mineração de produtos e encontrar fornecedores de confiança muitas vezes é um trabalho desgastante e o preço original dos produtos (sem o frete) costuma ser maior que o de sites gringos, como o AliExpress.

O Dropi fornece a solução para conectar diretamente sua loja diretamente a fornecedores nacionais. É simples: quando um cliente compra algo, um pedido é enviado automaticamente para um fornecedor parceiro que produz o produto e envia para o endereço cadastrado.

O que é print on demand?

Print on demand é um modelo de dropshipping inteligente comum para bolsas, camisetas e canecas. Enquanto no dropshipping tradicional o empreendedor vende um produto que existe, no print on demand o produto só é fabricado depois que o pedido é feito.

A plataforma oferece o produto com variações de tamanho, cor e material. O empreendedor só precisa decidir a estampa e personalização. É ideal para criadores de conteúdo que querem se financiar: toda a logística é feita pela empresa dona da plataforma, o dono da loja só tem que escolher o tipo de produto, a estampa e o valor que ele quer receber a cada venda.

A Montink é líder no segmento e possui uma estrutura sólida para assegurar entregas em todo o território nacional sem que o cliente espere semanas pelo produto.

Dropshipping não é crime

Muita gente tem um pé atrás em relação ao dropshipping no Brasil sem necessidade alguma. Nenhuma lei no Brasil proíbe ou restringe o dropshipping. Muitas varejistas grandes utilizam o método para aumentar o faturamento. Inclusive, você provavelmente já comprou algum produto através de drop, já que Walmart, Submarino, Shoptime e Lojas Americanas fazem dropshipping há anos.

Quanto custa para começar no dropshipping 

Um empreendedor iniciante pode começar a fazer dropshipping investindo apenas a  mensalidade da plataforma da sua loja (a Nuvemshop, por exemplo, tem planos a partir de 49,90 por mês), o custo do domínio e eventuais investimentos em tráfego pago. O Dropi é grátis no plano básico e todo o custo dos produtos é repassado no valor de venda.

Começar um negócio no drop é muito mais barato do que abrir uma loja física, que precisa pagar aluguel, água, luz, funcionários, manter um estoque; e consideravelmente mais barato do que começar um eCommerce tradicional, que precisa de pelo menos um armazém com estoque.

Como manter um negócio dropshipping

Para manter um negócio funcionando, você precisa fidelizar seus clientes. Uma boa forma de aumentar o ticket médio é recuperar os carrinhos abandonados e os boletos vencidos. Clientes que enchem o carrinho ou que geram o boleto, mas acabam não pagando, são leads muito quentes. Quase compraram e provavelmente comprarão depois de uma simples conversa.

Para isso e para fazer a pós-venda, a Empreender.com.br desenvolveu o aplicativo Sak, que manda mensagens automatizadas para os seus clientes de acordo com a sua preferência.

E não para por aí: quando o seu negócio começar a crescer, você vai precisar de mais pessoas para fazer um suporte de qualidade para os seus clientes. O Sak também gerencia e rankeia seus atendentes. Assim, você sabe quem está performando bem e o que precisa melhorar.

Para mostrar que dropshipping funciona, a Empreender.com.br criou um mapa que mostrar todas as vendas de cada um de seus apps no Brasil: https://mapa.empreender.com.br/

 

Como fazer um negócio dropshipping crescer

Para fazer seu negócio de dropshipping crescer, você vai precisar chegar a novos clientes. Uma boa alternativa é investir em tráfego pago no Google e nas redes sociais. Toda a estratégia de marketing de sucesso precisa criar uma landing page (ou página de captura) tanto para conseguir os dados dos seus clientes, quanto para vender seus produtos.

Existem milhares de vídeos na internet mostrando como trabalhar com Facebook Ads e Google Ads da forma mais eficiente possível. Tenha muito cuidado, pois, se mal configuradas, essas ferramentas podem ser máquinas de engolir dinheiro. Se você é leigo no assunto, estude um pouco antes de investir pesado.

Uma das métricas mais importantes do tráfego é o CPL ou “Custo Por Lead”. Lead é o cliente potencial, geralmente se refere ao número de WhatsApp ou e-mail de alguém que tem algum nível de interesse no seu produto.

A maioria das estratégias de marketing funcionam assim: o empreendedor paga para uma plataforma de anúncios espalhar seus criativos pela internet. Os criativos levam para uma landing page (página de captura), onde as pessoas são recomendadas a deixar seu e-mail ou número de telefone em troca de um ebook ou uma aula grátis (conhecida como “isca”). Depois disso, o lead recebe conteúdos relacionados a seus produtos e aumentam as chances de converter a venda.

Para ajudar empreendedores a fazerem landing pages poderosas, a Empreender.com.br criou o aplicativo LandingPage.com.br. O app te possibilita criar suas próprias páginas de captura sem precisar de um designer. Além disso, você recebe vários templates de sucesso prontos, que você pode modificá-las de acordo com seus produtos.

*Artigo escrito pelo Dropi

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