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Dropshipping Nacional: O que é, como fazer e vantagens

Você pode até já conhecer a modalidade de negócio que permite vender sem estoque, mas sabia que também existe o dropshipping nacional?

Nessa estratégia, você conta com fornecedores locais para cuidar do armazenamento e entrega dos produtos, enquanto foca nas vendas e divulgação.

Além de maior praticidade para gerenciar um e-commerce, existe uma real oportunidade de mercado! Só para você ter uma ideia, segundo projeções da Grand View Research, a expectativa é que o setor cresça em 28,8% e movimente US$ 557,9 bilhões até 2025.

Quer aprender mais sobre a modalidade e como começar nesse mercado? Continue a leitura do artigo!

O que é dropshipping nacional?

O dropshipping nacional é um modelo de comércio que terceiriza o processo de produção, armazenamento e entrega de mercadorias. 

Para isso, é necessário formar uma parceria com um fornecedor especializado que está no mesmo país do e-commerce e do consumidor final.

Enquanto o fornecedor fica responsável pelo estoque e estratégias de logística com estrutura própria, a loja virtual foca no marketing, nas vendas, transações de pagamento e atendimento ao cliente.

Ou seja, sempre que o consumidor compra um produto em um e-commerce que faz dropshipping, é o fornecedor que envia o pedido diretamente para o cliente.

Portanto, o lojista — chamado de dropshipper — atua como um intermediário, sem nem precisar ter contato com os produtos em si. 

Já o lucro do dropshipper fica por conta da diferença no preço dos produtos entre o custo da compra no atacado e o da revenda no e-commerce.

Qual a diferença entre dropshipping nacional e internacional?

A diferença entre o dropshipping nacional e o internacional está na origem dos fornecedores e dos produtos, mas ambos funcionam da mesma forma.

No modelo nacional, o lojista fecha parceria com fornecedores brasileiros, já no internacional, atua com parceiros estrangeiros, principalmente da China.

Como ocorre a importação no dropshipping internacional, há alguns pontos negativos, como aumento do prazo de entrega, dificuldade de trocas de produtos, além de variações no câmbio de moedas e impostos.

Por outro lado, permite trabalhar com uma gama de produtos mais diversificada, usar plataformas especializadas em dropshipping e contar com fornecedores altamente qualificados.

Já no dropshipping nacional, o fato dos fornecedores estarem no mesmo país que a loja virtual possibilita a otimização das operações logísticas, facilidade na comunicação e agilidade nas entregas.

Além disso, também facilita as transações comerciais, pois se utiliza apenas a moeda nacional e corta os custos com importação de produtos.

Porém, por ser um mercado ainda novo no Brasil, há menor variedade de produtos. Neste caso, vale considerar o que é mais relevante para o seu público.

Como fazer dropshipping com fornecedores do Brasil?

O dropshipping com fornecedores brasileiros pode ser um caminho promissor para o seu e-commerce, se você montar uma boa estratégia. 

Para isso, o primeiro passo é saber o que você quer vender e qual público deseja atingir. Isso te dará um norte para começar.

Lembre-se de selecionar produtos com alto potencial de geração de valor para o seu público-alvo.

Em seguida, você precisará ter um canal para vender produtos online. Você pode anunciar em marketplaces, usar as redes sociais ou criar um site.

Depois, vem uma das tarefas mais importantes: encontrar fornecedores brasileiros especializados.

Você pode realizar buscas direcionadas no Google pelos termos “fornecedor” + “dropshipping” + seu nicho de mercado ou até buscá-los em marketplaces, como Mercado Livre ou Shopee.

Por fim, faça pesquisas aprofundadas sobre os fornecedores encontrados. Verifique como funciona o processo logístico, também confira a qualidade dos produtos e os preços praticados.

Vale fazer compras de teste ou solicitar amostras antes de fechar negócio. Afinal, a qualidade e o processo de entrega são alguns dos fatores decisivos para o sucesso de um negócio.

Após fechar contrato, é só começar as operações. Encaminhe os pedidos dos consumidores ao fornecedor para que ele envie os produtos ao seu cliente.

Quais as vantagens do dropshipping nacional?

Um dos benefícios que mais chamam atenção no dropshipping é a possibilidade de lucrar, sem precisar se preocupar com estoque e logística de entregas. Além disso, ainda há outras vantagens de optar por esse tipo de negócio:

Baixo investimento inicial 

Um dos maiores custos iniciais ao montar um e-commerce é justamente a gestão de estoque. Com o dropshipping nacional não há esse problema!

Para seu negócio começar a rodar, você precisará apenas de um canal de vendas para expor seus produtos, o que reduz consideravelmente os investimentos iniciais.

Mas, lembre-se que é crucial ter uma verba disponível para investir em estratégias de marketing e alcançar clientes em potencial.

Riscos reduzidos

O risco de comprar uma grande quantidade de produtos e acabar com eles parados no estoque é inexistente.

Caso as vendas não saiam como o esperado, você pode mudar suas estratégias sem perder dinheiro, o que é muito vantajoso.

Ainda é possível testar quais produtos têm mais procura, quais são os itens mais vendidos, sem comprometer as finanças do seu negócio.

Baixo custo para manutenção 

Outra vantagem é que você não precisará gastar com produção, nem com espaços para armazenamento de estoques ou medidas de conservação.

Logo, é possível reduzir os custos de manutenção e direcionar os recursos para outras estratégias, como marketing digital e customer experience.

Trabalho 100% online

Você pode comandar seu e-commerce de forma totalmente digital, a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. 

Como não há estoques e as vendas ocorrem online, não é preciso ter uma localização fixa. Além de reduzir custos, também traz maior flexibilidade para o empreendedor.

Conclusão

O dropshipping nacional é um modelo de negócio que permite comercializar produtos online, sem ter um estoque próprio ao fechar parceria com fornecedores no Brasil.

Ainda que seja uma oportunidade promissora, é importante tomar cuidado com a escolha dos fornecedores e visar a boa experiência do cliente.

Por isso, garanta a qualidade dos produtos e certifique-se de que todas as entregas sejam efetuadas conforme combinado. 

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Diogo Inoue

Head of Sales

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