skip to Main Content

Fornecedores de Roupas: 10 dicas para encontrar os melhores

Ao ingressar no segmento de moda, a principal preocupação do empreendedor é encontrar os melhores fornecedores de roupas para firmar uma parceria.

Ainda que não seja difícil achar empresas que vendem no atacado, principalmente na internet, a tarefa se torna desafiadora pois envolve a análise de diversos fatores, como público-alvo, prazos e qualidade dos produtos.

Afinal, um bom fornecedor nem sempre é aquele que oferece um preço acessível, mas que também atende a outros requisitos da sua marca.

Pensando nisso, a Kangu preparou este artigo para te ajudar na tomada de decisão. Ao final da leitura, você estará pronto para avaliar melhor as opções de fornecedores. Acompanhe!

1. Defina seu público

O passo mais importante antes de sair em busca de fornecedores de roupas é conhecer o seu público-alvo e os tipos de produtos que serão vendidos.

Sem essa informação, você não saberá exatamente o que procurar ou pode, até mesmo, montar um estoque que não se adequa aos clientes que deseja atingir.

Por exemplo, se seu público preza por peças sustentáveis, investir no fast fashion não é a melhor opção. Já um brechó online pode funcionar!

2. Conheça os Polos de Moda

No Brasil, existem algumas regiões chamadas de polos de moda, pois possuem uma grande concentração de fornecedores de roupas e grande variedade de produtos. 

Visitar esses locais é uma boa pedida para comparar preços com mais praticidade e aproveitar a competitividade para conseguir bons descontos.

Alguns exemplos de polos de moda no Brasil são:

  • Belo Horizonte, Monte Sião e Jacutinga, em Minas Gerais;
  • Brás e Bom Retiro, em São Paulo;
  • Nova Friburgo, Itaperuna e capital, no Rio de Janeiro;
  • Maringá e Cianorte, no Paraná;
  • Goiânia e Jaraguá, em Goiás;
  • entre outros.

3. Pesquise os fornecedores de roupas online

Se não quiser ou não puder se deslocar até outra região, você pode pesquisar por atacadistas na internet. Inclusive, é até mais prático, não é mesmo?

Essa dica parece óbvia, porém para encontrar opções interessantes, não basta apenas jogar o termo no Google e clicar só nas primeiras posições.

É preciso analisar com cautela e ir além das primeiras páginas. Isso porque nem sempre os bons fornecedores aparecem em destaque.

Além disso, em vez de buscar apenas por “fornecedores de roupas”, use palavras-chave que sejam relevantes para o seu público.

Tente também termos diferentes que possuem significado semelhante, como atacado, distribuidor e revendedor.

4. Conheça fornecedores locais 

A distância também deve ser levada em consideração, já que é provável que quanto mais próximo estiver seu distribuidor, maiores as chances de uma entrega rápida.

Por essa razão, vale considerar empresas situadas na sua cidade ou proximidades. Caso não conheça, é possível pedir indicações a outros empresários do seu segmento ou acessar a lista de fornecedores do Sebrae.

 

5. Fale direto com fabricantes

Outra alternativa é contatar diretamente as indústrias têxteis. O preço pode até sair mais em conta do que com um fornecedor.

Para conseguir esses contatos, você pode realizar buscas online, procurar indicações e frequentar eventos e feiras de moda.

Outra dica de ouro é visitar lojas de roupas e olhar as etiquetas de composição das peças. Nessas etiquetas são especificados o nome e o CNPJ do fabricante.

Com esses dados em mãos, você consegue encontrar mais informações sobre a empresa na internet.

6. Avalie o prazos e condições de entrega dos fornecedores

Seja para vender roupas na internet ou em um local físico, a falta de estoque em tempo hábil pode fazer você perder prazos e até clientes, além de poder afetar sua reputação no mercado.

Por essa razão, fique de olho nos prazos e condições de entrega antes de escolher um fornecedor.

Certifique-se de que os prazos, assim como a capacidade de fornecimento, estão de acordo com suas necessidades e que serão cumpridos com profissionalismo.

7. Compare preços e formas de pagamento

Comparar os preços é também parte fundamental para escolher seus fornecedores de roupas. Afinal, é a margem de lucro que tornará o seu negócio viável.

Por isso, busque por empresas que vendem no atacado para conseguir preços melhores. Mas, lembre-se que nem sempre o mais barato é o ideal. 

O importante é que o preço do produto esteja alinhado ao seu mercado e plano de negócios. Vise o custo-benefício!

8. Veja a capacidade de inovação

Acompanhar as tendências do mercado é crucial em qualquer segmento, principalmente no universo da moda, que recebe novidades a todo momento.

Para que sua marca não fique para trás e perca oportunidades, priorize fornecedores de roupas que se preocupam com a inovação, que usam a tecnologia ao seu favor e possuem metodologias bem estabelecidas.

9. Filtre suas pesquisas

Depois de selecionar algumas empresas e reunir informações importantes, é hora de checar a reputação para afunilar as opções. Considere:

  • histórico da empresa no mercado: verifique os feedbacks dos clientes nas redes sociais, no Reclame Aqui ou no Google Meu Negócio;
  • estabilidade financeira: veja se a empresa está com problemas no fluxo de caixa, pois isso pode impactar na entrega e qualidade dos produtos;
  • comprometimento com a ética: os consumidores estão cada vez mais preocupados em escolher empresas éticas, responsáveis e que trabalhem de acordo com a lei.

Ao filtrar esses por esses pontos e levar em consideração o seu público-alvo e mercado, fica mais fácil encontrar bons fornecedores.

10. Possua diversos fornecedores de roupas

Se você não for vender produtos de fabricação exclusiva, não dependa apenas de um único  fornecedor, principalmente se for trabalhar no modelo dropshipping

Ainda que você encontre aquela empresa que se enquadra perfeitamente em tudo que você precisa, é uma ação inteligente manter ao menos dois fornecedores.

Assim, você terá muito mais segurança em casos de imprevistos com um dos seus distribuidores.

Conclusão

Neste artigo, você descobriu quais os pontos fundamentais para encontrar os melhores fornecedores de roupas e como afunilar suas pesquisas. Compare e negocie para aproveitar as melhores oportunidades!

Lembre-se também que ter bons parceiros para entregar suas encomendas é tão importante quanto a escolha dos fornecedores.

Na Kangu, oferecemos os melhores preços, logística simplificada e contamos com pontos de entrega e coleta por todo Brasil.

 

 Cadastre-se na Kangu e envie suas encomendas com agilidade, rapidez e segurança!

Diogo Inoue

Head of Sales

Back To Top