skip to Main Content

Como vender roupas pela internet: ferramentas e dicas

Para você que está planejando empreender e quer entender como vender roupas pela internet, saiba que, com o avanço dos canais digitais, o mercado da moda tornou-se ainda mais lucrativo.

Atualmente, o Brasil figura entre os cinco maiores consumidores de roupas do mundo, com  cerca de US$ 42 bilhões em vendas.

De acordo com pesquisa feita pelo Google, com a adaptabilidade do comércio eletrônico ao uso dos dispositivos móveis, a busca por lojas de moda no mobile tem crescido nos últimos anos. 

Segundo a empresa, 58% dos consumidores online são mulheres na faixa etária entre 25 e 44 anos. Entre os produtos mais procurados estão roupas com 73%, calçados com 67%, seguido de acessórios e bolsas, com 63% e 50% respectivamente. 

Mas para conquistar a preferência dos consumidores em um mercado tão competitivo, saber como vender pela internet é essencial. 

Se você está dando os primeiros no mundo digital, confira as dicas e ferramentas indispensáveis para o seu negócio. 

Fale com a Kangu!

Como vender roupas pela internet?

A ideia de que vender roupas pela internet é fácil não corresponde à realidade. Assim como um empreendimento físico, fazer negócios no digital exige muito trabalho e uma estrutura adequada para garantir que sua marca entre na disputa pelos clientes.

Para conquistar uma fatia desse mercado em plena expansão, é preciso contar com uma boa plataforma de e-commerce, ter bons fornecedores e desenvolver estratégias de marketing digital focadas no seu nicho de mercado. 

Vender roupas pela internet é um bom negócio desde que utilize as melhores ferramentas de logística e estoque, marketing e vendas, além de contar com uma estrutura física ou parceiros, que podem te ajudar no armazenamento de produtos.

Se possível, conte também com bons profissionais para te auxiliar em toda a operação. Mesmo que seu negócio seja pequeno, ter uma equipe qualificada te ajudará a alcançar as suas metas.

Não esqueça que você precisa também ter verba para investir em estratégias de divulgação na internet. 

Caso não tenha muito recurso, comece aos poucos, mas programe-se para escalar seus investimentos em diversas áreas do seu negócio. 

Primeiramente: vender roupas pela internet é um bom negócio?

Essa é uma dúvida muito comum entre os empresários que já atuam no setor físico de moda e também aqueles que querem começar do zero diretamente nos canais digitais. 

Se no passado parecia impossível, hoje em dia, comprar roupas online tornou-se uma prática muito comum. Essa afirmativa é tão verdadeira que a pesquisa apresentada acima revela que os itens mais procurados são de vestuário. 

Com descrições detalhadas dos produtos e imagens em alta resolução, os consumidores já não precisam mais experimentar as peças. 

Diante de todos esses recursos oferecidos pelas lojas virtuais, elas se sentem muito mais confiantes e seguras na hora de comprar uma roupa na internet.  

Como começar a ganhar dinheiro vendendo roupas pela internet

O primeiro passo para saber como ganhar dinheiro vendendo roupas pela internet é entender que a concorrência nos canais digitais é ainda mais acirrada.

Você disputará a atenção dos consumidores com grandes marcas, que oferecem bons preços, ótimas formas de pagamento, segurança, entregas seguras e rápidas. 

Com isso em mente, é preciso desenvolver estratégias de marketing e vendas específicas e direcionadas para o seu nicho de mercado. Por isso, escolher para quem quer vender é fundamental. 

É importante que você tenha fornecedores que te garantam produtos de qualidade e com ótimo custo-benefício, para que tenha uma boa margem de lucro sobre os itens vendidos.

Não se esqueça que a entrega dos produtos deve ser ágil e com valores de frete vantajosos. Um mix de produtos variado no seu site também é necessário. 

Na hora de fazer vendas de roupas online, o consumidor precisa encontrar no seu site o que ele procura. Somado a isso, a divulgação também será determinante para que consiga se destacar entre os seus concorrentes.

De nada adianta ter uma boa estrutura e produtos de qualidade, se o seu e-commerce não aparece para os seus potenciais clientes. 

Onde vender minhas roupas?

Hoje em dia, há muitas possibilidades de vender roupas nos canais digitais. Claro que cada um tem as suas vantagens, desvantagens e características. Por isso, é fundamental que entenda o que é e como funciona cada um desses recursos.

Dessa forma, é possível escolher os canais de venda que trarão maior visibilidade e possibilidades de vendas. Destacamos aqui os principais meios para você saber como vender roupas pela internet de forma lucrativa. 

Loja própria

Essa é uma das formas mais comuns e se enquadra no que chamamos de loja própria, onde você contratará uma plataforma de e-commerce para vender os seus produtos sem intermédio de outra empresa. 

Você precisará fazer todo o desenvolvimento do site em termos de layout, inserção de produtos, integração de ERP, gateway de pagamento e logística, mas terá controle total sobre seu site, seja em visual ou funcionalidades. 

Redes sociais

Nos últimos anos, as redes sociais deixaram de ser apenas um lugar de relacionamento e entretenimento entre usuários e marcas. 

As mídias sociais conquistaram uma importante fatia desse mercado, já que canais como Facebook e Instagram implementaram recursos, que possibilitam que a venda seja feita dentro desses canais. 

A interação das empresas com seus usuários permitem também que as transações aconteçam de forma muito natural. Se quer entender como vender roupa pelo Instagram, não precisa se preocupar, pois é muito simples.

Não podemos esquecer de mencionar a mídia paga dentro das redes sociais, que é um importante recurso de vendas, que traz resultados significativos.

Marketplace

Há cerca de 8 anos, o marketplace entrou para o comércio eletrônico e, desde de então, tem se estabelecido como um importante canal de vendas online. 

Não é à toa que esse modelo de negócios tem conquistado o mercado digital. Ele reúne em um mesmo site produtos de diversas lojas e marcas, garantindo que os consumidores encontrem os mais variados itens em um só lugar. 

Para os consumidores é muito vantajoso, mas para as lojas virtuais é ainda melhor, já que nesse formato, os lojistas não precisam se preocupar com integrações e publicidade, por exemplo, uma vez que esses players oferecem tudo isso.

Em contrapartida, os lojistas pagam comissões, taxas e porcentagens sobre as vendas. Investir nesse canal é uma das melhores dicas de como vender roupas pela internet e conquistar visibilidade e bons lucros.  

Dicas para vender roupas online

E por falar em dicas, elas são fundamentais na hora de vender online e se destacar diante dos seus concorrentes. 

Mesmo se já tem certa experiência nesse universo ou para você que está começando, é sempre bom ter uma ajudinha extra, não é mesmo? Confira as dicas que preparamos para você se destacar nesse mercado. 

Produto e nicho

Essa, sem dúvida, está entre as etapas primordiais para quem quer saber como vender roupas na internet. Escolher o nicho que quer atuar é fundamental para direcionar as suas ações. 

Uma dica muito importante é fazer uma pesquisa de mercado para entender qual o nicho e os produtos que valem a pena investir. Procure entender quais os produtos que trazem maior margem de lucro e tem boa saída, ou seja, procura.

Plano de negócios

Ter um plano de negócios é fundamental para alcançar boas vendas de roupas online. Esse método serve basicamente para direcionar as ações, a fim de conquistar seus objetivos. 

Um plano de negociações atuará na junção de informações detalhadas sobre o segmento, produtos e serviços que pretende oferecer. 

Essa estratégia contribuirá de forma significativa na identificação da viabilidade das suas ideias e projetos, além de favorecer uma gestão mais coesa e sólida do seu negócio. 

Estoque e fornecedores

Já falamos brevemente desses dois itens anteriormente, mas vale a pena ter um tópico exclusivo para tratar de ambos os assuntos. 

Saber gerenciar um estoque é importantíssimo para quem quer saber como se destacar na venda de roupas nos canais digitais. Mantenha sempre um estoque atualizado de produtos que você tem mais saída, que são itens de curva A e B.

Não permita que um consumidor selecione o produto para comprar, mas na hora de finalizar a compra, perceba que o produto está em falta no estoque. Isso gera decepção no seu cliente que, provavelmente, vai comprar no seu concorrente.

Quando o assunto são fornecedores, você precisará ter atenção redobrada. É preciso escolher fornecedores que te garantam qualidade dos produtos, pontualidade de entrega, estoque de produtos, preços vantajosos e boas condições de pagamento. 

Identidade visual

A identidade visual da sua loja virtual precisa ser desenvolvida com todo o cuidado. O ideal é que ela esteja em consonância com o conceito da sua marca e com a proposta dos seus produtos.

Vender roupas pela internet é um bom negócio, mas existem técnicas que você precisa seguir para se destacar. 

Por exemplo: lojas de roupas infantis precisam ter uma proposta mais lúdica e divertida, que traduza esse nicho de mercado.

Se o seu e-commerce é direcionado ao público jovem, nada melhor do que ter imagens e criativos com essa pegada mais divertida e descontraída. 

Atendimento e pós-venda

Tanto o atendimento ao cliente quanto o pós-venda são áreas delicadas do comércio eletrônico e ambos merecem total cuidado. 

Assim como acontece no físico, um atendimento diferenciado é fundamental para um site ou um blog de vendas de roupas. 

Inclusive, no digital, esse atendimento deve ser ainda mais personalizado, já que a distância, muitas vezes, pode tornar esse relacionamento aparentemente  frio. 

Tenha canais de atendimento eficientes, seja pelo chat, e-mail, telefone ou Whatsapp. Procure entender as dúvidas, solicitações ou reclamações do seu cliente, tentando solucionar suas questões sempre da forma mais rápida e cordial.

Um mau atendimento é um dos fatores que levam um consumidor a desistir de manter um relacionamento com determinada marca, mesmo que o produto seja de qualidade e atenda as necessidades. 

Lembre-se sempre que atender bem fidelizará o seu cliente, estimulando a recompra, que é importantíssimo em uma loja virtual. 

Para os lojistas que querem entender como se destacar na venda de roupas, o pós-venda é um dos fatores determinantes em um negócio online. 

O relacionamento com o seu cliente não acaba quando ele clica em finalizar a compra. O pós-venda será determinante para que ele volte a comprar na sua loja e a indique para amigos e familiares. 

Por isso, mantenha um relacionamento depois da venda, entenda como foi a experiência de venda do seu consumidor. Tenha sempre um contato próximo enviando promoções e conteúdos de forma contínua. 

Envio dos pedidos

Se quer ter sucesso de vendas de roupas online, seu e-commerce precisa ter muito cuidado com os envios dos produtos, já que recebê-los é o ponto alto do processo de venda para o seu cliente. 

É importante que você conte com parceiros, que garantam segurança e agilidade nas entregas. Nesse caso, a Kangu pode te ajudar. 

Você sabia que oferecemos um serviço de  entrega inteligente, sustentável e inteligente para todo o Brasil?

Para usar os nossos serviços, basta vender o produto no seu site, fazer a cotação dos valores de frete na nossa plataforma, que coletamos o objeto e transportamos para o local de entrega ou para os nossos pontos de distribuição, onde o cliente pode retirar o produto. 

Divulgação dos produtos

Para as pessoas que fazem a seguinte pergunta: como ganhar dinheiro vendendo roupas pela internet?

A resposta é: tenha bons produtos, preço competitivo, entrega rápida e faça divulgação. Não basta ter a melhor plataforma de e-commerce com os melhores fornecedores, se você não conta isso para seus consumidores. 

Mesmo nos canais online, a divulgação ainda é a alma do negócio. Por isso, invista em ações de marketing digital e vendas com anúncios patrocinados em plataformas, como o Facebook Ads e Google Ads.

Divulgue os produtos da sua loja virtual nas redes sociais. Se possível, use todos os recursos de divulgação disponíveis.

Invista em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing para que seus potenciais encontrem o seu e-commerce na internet. 

Conclusão

Entender como vender roupas pela internet é o primeiro passo para ingressar com o pé direito nesse universo online. 

Para elaborar as suas estratégias e um bom plano de negócio, leve em consideração as dicas que fornecemos nesse artigo, pois, com elas, certamente, sua loja virtual vai decolar. 

Não esqueça de escolher os melhores fornecedores, principalmente, quando o assunto é logística. Lembre-se sempre que a venda continua mesmo depois que seu cliente recebe o produto em casa. 

Na hora de escolher um parceiro para entregar seus produtos por todo o Brasil, conte com a Kangu, que envia objetos de forma inteligente, simples e sustentável.

Você faz a venda. A gente te ajuda com a entrega.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top