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Como montar um ecommerce: da escolha de plataforma à venda

Quer vender produtos pela internet, mas precisa aprender como montar um ecommerce? Saiba que entender todas as etapas que envolvem a criação de uma loja virtual é fundamental para o sucesso da sua marca nos canais digitais.

 

Isso porque, o setor do comércio eletrônico é um dos que mais cresce no país, o que torna a concorrência entre os varejistas online ainda mais acirrada. 

 

Somente nos primeiros oito meses de 2020, o e-commerce brasileiro faturou R$ 41,92 bilhões, um aumento de 56,8% em relação ao mesmo período de 2019, segundo uma pesquisa feita pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a ABComm.

 

Se deseja aproveitar as oportunidades desse mercado, é preciso se preparar. Confira as dicas de como montar um ecommerce de sucesso.

 

Quer vender pelas redes sociais? Conheça nossas dicas para sua estratégia.

Como montar um ecommerce para vender seus produtos online

O primeiro passo é entender que tipo de produto deseja vender na internet. Isso porque, cada nicho de mercado possui as suas características e você precisará saber qual o conceito sua loja precisa ter para atrair consumidores. 

 

Escolhido o produto, entenda quem são os principais fornecedores do segmento para que você possa negociar preços, prazos de entrega e parcelamento. 

 

Com essas questões definidas, inicia-se a etapa para escolher uma plataforma e-commerce, ou seja, o site da sua loja online. 

 

Hoje em dia, o mercado oferece desde opções mais simples com recursos básicos e custo baixo até lojas mais robustas e que suportam milhares de visitas diárias. 

 

Ainda nesta etapa, será necessário a realização de integrações no seu site, como gateway de pagamento, plataformas de logística, ferramentas de marketing, entre outros. Com todas essas etapas bem-definidas, seu ecommerce estará apto a entrar no ar.

 

Mas calma, nos próximos tópicos vamos te dar dicas detalhadas de como montar um ecommerce partindo do zero. Continue com a gente! 

 

Vantagens de montar um ecommerce

A praticidade oferecida aos clientes é uma das principais vantagens ao montar um ecommerce. Isso porque, os consumidores não precisam mais se deslocar para uma loja física, já que as compras podem ser feitas na palma da mão. 

 

Sem contar que não há limite geográfico, pois a internet permite que sua loja faça vendas para todos os lugares do mundo e o melhor: 24 horas por dia e 7 dias por semana, ampliando a possibilidade de compras online em qualquer hora. 

 

Para você que quer aprender como montar um ecommerce do zero, outra vantagem que merece destaque é a facilidade de anunciar para o seu público em termos de alcance e investimento. 

 

Para fazer a divulgação da sua marca, é possível utilizar anúncios patrocinados de redes sociais e também do Google para alcançar um número maior de consumidores dentro das suas possibilidades financeiras. 

 

Diferente dos anúncios feitos em outdoor, banner, rádio e televisão, no digital, é possível acompanhar as métricas e entender o comportamento dos seus consumidores dentro do seu ecommerce com ferramentas específicas e gratuitas, como o Google Analytics.

Tipos de ecommerce

Para aprender como montar um ecommerce, é importante entender quais são as modalidades de comércio eletrônico existentes no Brasil. 

 

O modelo de ecommerce mais comum é o B2C – Business to Consumer –  que faz a intermediação de empresas varejistas e o consumidor final.

 

Há também lojas virtuais na modalidade B2B – Business to Business  – que acontece quando uma empresa vende para outra. 

 

Já o modelo C2C – Consumer to Consumer – cresceu muito nos últimos anos e ocorre quando um consumidor vende para o outro, seja produtos ou serviços. 

 

Nesse segmento existe também a modalidade C2B – Consumer to Business – que é uma relação inversa ao B2C. Nesse modelo, pessoas físicas fazem vendas para pessoas jurídicas. 

 

Por fim, o B2A – Business to Administration – que são transações realizadas entre empresas e órgãos públicos, como segurança social, serviços fiscais, entre outros. 

 

Dicas para montar um ecommerce

Para que você possa ter uma loja virtual de sucesso, selecionamos algumas dicas de como montar um ecommerce partindo do zero. Confira!

Escolha a melhor plataforma para sua realidade

Como já falamos, você não precisa se preocupar na hora de contratar uma plataforma ecommerce para o seu negócio online. 

 

É possível encontrar opções das mais variadas do mercado com planos grátis, mas com recursos limitados, planos básicos para iniciantes e plataformas mais completas para ecommerces grandes e com alto volume de produtos e visitas. 

 

Na hora de escolher a melhor, leve em consideração plataformas, como Nuvemshop, Wix, Magento, Loja Integrada, Shopify e Tray, que são as principais do mercado. 

Conheça o seu público

Entre as dicas de como montar um ecommerce de sucesso, lembre-se que conhecer o público é uma das estratégias mais importantes, pois você entender qual a linguagem utilizar, quais os conteúdos abordar e que tipo de produto seu consumidor quer comprar. 

 

Por isso, faça pesquisas para conhecer as dores, necessidades, preferências do seu público, quanto seu cliente está disposto a investir no seu produto, quais redes sociais eles estão e por aí vai. 

Garanta um pagamento seguro e facilitado

Ao visitar a sua loja virtual, seu cliente precisa se sentir confortável para efetuar as transações. Por isso, garanta modalidades de pagamento variadas, seguras e facilitadas. 

 

Ofereça pagamentos por meio de cartão de crédito, débito e boleto bancário. Disponibilize também os meios de pagamento como o Paypal, que funciona como uma carteira digital, garantindo ainda mais segurança nas transações. 

Divulgue sua loja

A verdade é que não basta montar uma plataforma e-commerce e achar que as vendas vão acontecer como em um passe de mágica. Os consumidores precisam saber que a sua loja existe. 

 

Por isso, utilize todos os recursos disponíveis para divulgar a sua loja em canais, como redes sociais, anúncios patrocinados, e-mail marketing, blogs e muito mais. Aquela máxima “quem não é visto, não é lembrado” também se aplica à internet. 

Acompanhe métricas e resultados

Para garantir a solidez do seu ecommerce, não deixe de acompanhar as métricas e os resultados da sua loja. 

 

Ao usar ferramentas, como o Google Analytics, por exemplo, você consegue visualizar diferentes informações, como tráfego no site, volume de transações, taxa de retorno,  ticket médio, faturamento mensal, entre outros.

Ofereça uma entrega rápida e segura

Outra dica de como montar um ecommerce de sucesso é garantir entregas rápidas e seguras para os seus clientes. De nada adianta ter os melhores produtos, preços vantajosos e cupons de desconto se o processo de envio for deficitário. 

 

Se você quer garantir a retenção e fidelização do seu cliente, essa etapa deve ter cuidado redobrado, já que se o consumidor tiver algum problema no processo de entrega, provavelmente, ele pode não voltar para a sua loja. 

 

Portanto, escolha parceiros de envio de encomendas que assegurem entregas ágeis, seguras e com os prazos mais curtos que puder. 

 

Nesse sentido, a Kangu, nossa plataforma de entrega, tem feito o maior sucesso entre os e-commerces por oferecer fretes baratos, agilidade, segurança, pontos de entrega e retiradas de produtos em todo Brasil.

Conclusão

Agora que você aprendeu como montar um e-commerce, chegou a hora de colocar a mão na massa. Mas antes de iniciar os trabalhos, leve em consideração as dicas apresentadas neste artigo. 

 

Lembre-se de escolher a melhor plataforma para sua realidade, conheça profundamente o seu público, garanta as modalidades de pagamento seguras e facilitadas e não deixe de divulgar a sua loja. 

 

Para garantir ainda mais sucesso da sua loja virtual, acompanhe as métricas e ofereça uma entrega rápida e segura.

 

Na hora de escolher o melhor parceiro de envio de encomendas, entre em contato com a Kangu, nossa plataforma de despacho de produtos, que oferece as melhores opções de frete, os custos mais baixos e uma logística simplificada. 

 

Acesse o nosso site e descubra as melhores soluções de frete para a sua loja virtual. 

Saiba como a Kangu pode ajudar sua empresa.

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

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