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Compras online: segurança e dicas para a sua loja online

As compras online são preferências entre 74% dos brasileiros quando o assunto é mercado de consumo. Entre os principais motivos para esse favoritismo estão a comodidade, agilidade, melhores condições de pagamento e preços mais vantajosos. 

Esses dados fazem parte de um levantamento feito pela NZN divulgados em 2019, que aponta também que apenas 26% dos consumidores preferem se dirigir a uma loja física para fazer compras.  

Ao todo, 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já utilizaram sites de compras online. 

Mas para que sua loja virtual possa se destacar nesse mercado, saiba que é preciso oferecer segurança e uma boa experiência de compra aos seus consumidores. Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? 

Continue lendo esse artigo que preparamos para você com as melhores dicas para aumentar as vendas do seu comércio eletrônico e gerar ainda mais confiabilidade junto aos seus clientes.  Vamos lá!

Aprenda a montar seu próprio negócio em casa!

 

Principais modelos de compras online

Em primeiro lugar, precisamos estabelecer quais são os principais modelos de compras online.

De maneira geral, existem duas formas de começar a vender e comprar online: lojas virtuais ou marketplaces.

Cada uma dessas opções possui suas vantagens e desvantagens, tanto para vendedores quanto para os compradores.

Entenda a diferença entre os dois principais modelos de compras online a seguir:

Loja virtual

Uma loja virtual nada mais é do que uma página na internet que utiliza um software de gerenciamento de pedidos no qual as empresas podem oferecer os seus produtos tanto para clientes já cadastrados, como para encontrar novos leads.

Os clientes e potenciais clientes acessam o site, escolhem os artigos ou serviços que querem adquirir e recebem esse produto em casa ou no mesmo dia ou em alguns dias dependendo do prazo, do preço do frete e da distância do comprador da loja física.

Para que um site seja caracterizado como uma loja virtual, é necessário que o processo de compra seja realizado totalmente na internet, desde a escolha dos produtos até os pagamentos.

Para isso, existem diversas plataformas para montar uma loja virtual disponível no mercado, cada uma com sua vantagem para os seus vendedores.

Você pode ler mais sobre lojas virtuais, suas vantagens e desvantagens e como montar uma no outro texto que fizemos sobre o assunto. Confira:

Marketplace

O marketplace é um modelo de negócios que funciona como um shopping center virtual e reúne em um só lugar diferentes produtos das mais variadas lojas e marcas.

Isso é ótimo para tanto para os clientes, que podem achar mais produtos no mesmo site, quanto para os lojistas, que podem vender mais produtos nos marketplaces.

Exemplos de marketplaces famosos são o Mercado Livre, a Americanas, a NetShoes, Shoptime, Walmart, Submarino e muitos outros.

Diferente do que se imagina, esses sites não são apenas um e-commerce comum, que oferta produtos de apenas uma loja.

Na verdade, esses sites oferecem uma proposta comercial colaborativa, onde vários lojistas e pessoas físicas podem vender seus produtos.

Para fazer isso, é necessário que o lojista cadastre a sua marca e seus produtos na plataforma.

Em troca da exposição, os vendedores pagam comissões e porcentagens para os marketplaces, que lucram ainda mais com essa parceria.

É possível ter uma loja virtual e aparecer em diversos marketplaces ao mesmo tempo. Opções como a Loja Integrada, por exemplo, em um de seus planos, permite que você monte a sua loja virtual e já faça parceria com alguns marketplaces.

E as opções são para todos os tipos de empreendimentos, tanto os B2C quanto os B2B.

Se você quiser ler mais sobre os marketplaces, confira o outro texto que fizemos sobre o assunto:

Como criar seu negócio para vender online

Para criar um empreendimento e começar a vender online, é necessário seguir alguns passos para conseguir fazer isso com sucesso.

Em primeiro lugar, você deve escolher um nicho de mercado, em seguida montar um plano de negócios e escolher uma plataforma para construir sua loja.

Existem diversas opções disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens – que vamos ver mais adiante.

Ainda assim, é necessário divulgar sua loja nas redes sociais e fazer um bom planejamento de marketing para que a sua marca se torne mais conhecida e para que você comece a fechar mais vendas e enviar para clientes ao redor do Brasil.

Entenda a seguir como criar o seu negócio para começar a vender online!

Escolha seu nicho e produtos para vender

Em primeiro lugar, é preciso escolher um nicho de mercado e os produtos que você quer vender. Sem essa informação, você não vai conseguir passar para os próximos passos.

Isso porque, antes de montar uma loja virtual, é muito importante montar um plano de negócios. Esse documento é muito importante para que você consiga fazer um acompanhamento da sua loja virtual e conquistar bons resultados.

Uma vez que você escolheu e definiu bem o seu nicho de mercado e os produtos que quer vender, já é possível passar para a próxima etapa de montar um plano de negócios.

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Monte um plano de negócios

Como vimos no tópico anterior, o plano de negócios é o documento mais importante para o empreendedor na hora de abrir a sua loja virtual.

Ele vai fornecer diversas informações importantes para que o negócio comece a operar e previsões e metas para o futuro do empreendimento.

Dentre as informações contidas em um plano de negócios, temos a análise de mercado, o plano financeiro, o plano de marketing e o plano operacional.

Confira a seguir o que são cada uma dessas informações e a sua importância para um bom plano de negócios a seguir:

Análise de mercado

A análise de mercado é a parte do documento que busca identificar quem são os clientes, os concorrentes e os principais fornecedores disponíveis no mercado.

Através da análise de mercado, é possível entender mais sobre o nicho no qual sua empresa quer atuar e definir quais os caminhos a serem tomados para obter sucesso.

Plano Financeiro

O plano financeiro, por sua vez, descreve quanto deve ser investido no empreendimento.

Ou seja, nele estão descritos as estimativas de custos iniciais, relatórios de despesas e receitas, o capital de giro, fluxo de caixa, lucros e perdas, entre outros.

Através do plano financeiro, é possível se programar para lucrar mais nos momentos certos e conseguir sobreviver a temporadas mais lentas.

Plano de Marketing

Já o plano de marketing diz respeito a como você fará a promoção da sua loja virtual. É nessa parte do documento que será detalhada quais campanhas serão feitas e em quais veículos ou redes sociais.

Plano operacional

O plano operacional, por fim, é o “como fazer” do plano de negócios. Ele descreve como a empresa está estruturada, como ela opera e a sua capacidade produtiva.

É uma das partes mais importantes do plano de negócios e deve ser sempre otimizada para que você possa vender mais.

Esses, entretanto, são só algumas das informações essenciais de um plano de negócios. Se quiser ler mais sobre o assunto de maneira aprofundada, não deixa de conferir o nosso outro texto sobre o assunto:

Escolha uma plataforma para construir sua loja

Depois de ter montado o seu plano de negócios, é hora de escolher uma plataforma para construir a sua loja virtual.

Existem diversas opções disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Entenda um pouco mais sobre algumas das opções disponíveis no mercado hoje:

Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma que permite que você monte o site da sua loja virtual de maneira fácil e rápida.

Eles têm diversos planos que podem ser escolhidos, sendo um ótimo lugar tanto para quem está começando a montar lojas virtuais quanto para aqueles que já estão há mais tempo no mercado de vendas online.

Além disso, uma grande vantagem da Loja Integrada é a integração dele com marketplaces e com sistemas de entrega inteligente como a Kangu.

Nuvemshop

A Nuvemshop é outra plataforma que vai te permitir montar uma loja virtual, entretanto, ela funciona num modelo pré-pago.

Ou seja, você paga adiantado pelo tempo que deseja utilizar. Uma vez que o crédito da sua loja acaba, é necessário realizar um novo pagamento para continuar vendendo.

Entretanto, apesar desse modo não convencional, a plataforma oferece diversos descontos e benefícios para aqueles que assinam vários meses de maneira adiantada.

As grandes vantagens dessa plataforma são o atendimento por e-mail e Whatsapp e a integração com plataformas de logística como a Kangu.

Woocommerce

Por fim, a Woocomerce é uma plataforma que permite montar uma loja virtual integrada ao wordpress. Assim, é possível uma loja virtual que pode trabalhar com SEO e outras ferramentas para buscar resultados orgânicos.

Divulgando sua loja: conheça os principais canais

Uma vez que você já tenha montado a sua loja virtual, é hora de começar a colocar em prática o plano de marketing que você já fez.

Existem vários canais que você pode utilizar para divulgar os produtos da sua loja virtual e começar a faturar mais dinheiro no final do mês.

Entenda mais sobre esses canais e como utilizá-los para aumentar o seu faturamento a seguir:

Facebook e Instagram

Facebook e Instagram são ótimos lugares para começar a divulgar a sua loja virtual, pois são as redes sociais mais acessadas em termos gerais.

Através de aplicativos fornecidos pelas próprias redes sociais, é possível criar anúncios que chamam a atenção de pessoas que estão utilizando as plataformas.

Além disso, ambas as redes sociais oferecem opções para que você possa vender diretamente dentro dela, sem que o cliente tenha de acessar o site da sua loja virtual para comprar.

Apesar de parecer contraditório, essa é uma ótima opção, pois você pode aumentar o seu faturamento e ganhar confiança e proximidade com os seus clientes.

Google AdWords

O Google AdWords, por sua vez, é o principal serviço de publicidade da Google e a principal fonte de receita da empresa.

Através do Google Ads, é possível criar campanhas em forma de links patrocinados assim que as pessoas utilizam um mecanismo de busca procurando por um produto ou serviço.

Através do Google AdWords, é possível aumentar o número de acessos no seu site e começar a vender mais.

Resultados Orgânicos

Por fim, precisamos falar sobre a possibilidade de ganhar seguidores através de resultados orgânicos, ou seja, sem pagar por anúncios no Facebook, Instagram ou Google Ads.

O objetivo dessa estratégia de marketing é conseguir aparecer para o público de maneira orgânica, isto é, sem pagar para ser um dos primeiros resultados.

Existem várias formas de fazer isso, mas a principal é otimizando o site da sua loja virtual para que ele seja encontrado mais facilmente pelos buscadores do Google.

Para isso, é necessário fazer algumas adaptações no site, otimizando as descrições de produtos para que a sua loja apareça em primeiro lugar sem que você tenha de pagar para a Google para que isso aconteça.

Outra opção é começar a fazer marketing de conteúdo, investindo em um blog, que pode servir de chamariz para que os clientes conheçam mais da sua empresa.

É seguro fazer compras online?

A resposta é sim! Nos últimos anos, as compras online aumentam de forma gradatividade graças às suas inúmeras facilidades e também pela segurança oferecida pelos ecommerces dos mais diferentes segmentos. 

Isso porque, atualmente, existem diversos recursos para verificar a idoneidade das lojas virtuais, o que reduz os riscos dos consumidores de cair em golpes ou de ter suas informações pessoais acessadas de forma criminosa. 

Como posso deixar minha loja online mais segura?

Hoje em dia, os sites de compras online têm acesso à uma série de mecanismos para tornar seus processos de compra ainda mais seguros tanto para os consumidores quanto para o próprio comércio eletrônico. 

Se quer tornar a sua loja online ainda mais segura, o primeiro passo é mostrar para seus clientes que seu site é, de fato, confiável. Para isso, você precisará ter certificados digitais. 

Para você entender, esses selos garantem a proteção nas compras online, uma vez que possibilita a identidade das pessoas físicas e jurídicas. 

Esse mecanismo utiliza chaves de segurança que reúnem informações do emissor, fazendo com que as transações ocorram de maneira sigilosa. 

Somado a isso, esses recursos impossibilitam o vazamento de informações, garantindo ainda mais segurança tanto para o comprador quanto para o vendedor. 

Além de possuir esses selos, você precisa também que eles fiquem expostos no seu site para que os consumidores possam visualizar esses selos de segurança e, assim, ter a certeza que a sua loja é segura.  No caso das compras online internacional, saiba que o cuidado é o mesmo. 

Lembre-se também de incluir informações detalhadas sobre a sua loja virtual com páginas que contam a história da sua empresa, que apresentam os valores e objetivos do seu negócio.

Inclua ainda páginas de política de privacidade, troca e pagamento. Todas essas informações ajudam a gerar mais confiança nos seus consumidores. 

Dicas de sucesso para seu site de compras online

Independentemente se tem um brechó online ou apenas faz vendas pelo Whatsapp, selecionamos dicas de sucesso para todos os sites de compras online que querem aumentar as vendas e criar uma relação de confiança ainda maior com seus consumidores. Confira!

Defina o nicho do mercado de compras online

Se quer ter sucesso na internet, antes de tudo, você precisará escolher o nicho de mercado que pretende atuar. 

Ou seja, que tipo de produto deseja vender de maneira online. Quer ter um ecommerce de roupas? Calçados? Eletrônicos? Essa definição guiará toda a sua estratégia nos canais digitais. 

Tenha um site que ofereça boa experiência de compras online

Depois de definido o mercado de atuação, seu commerce precisará garantir uma boa experiência de compras online para os seus consumidores. 

Sua loja virtual deve garantir carregamentos rápidos e ícones de fácil localização e visualização. Lembre-se que seus produtos precisam ter boas imagens e descrições que retratem os detalhes dos produtos. 

Aposte também na atratividade visual apresentando sempre respostas claras de acordo com as ações dos usuários. 

No carrinho de compras, não esqueça que as informações, como custo de frete, preços e parcelamento precisam estar bem claras. Tudo isso gera ainda mais confiança nos seus consumidores. Pense nisso!

Preste um atendimento de qualidade

Muito mais do que saber como comprar online de forma segura, os consumidores desejam ter um atendimento ao cliente de qualidade. Tenha canais de atendimento ágeis, eficientes e cordiais. 

Sua equipe precisa ser sempre educada, proativa, rápida e oferecer um atendimento com proximidade. Lembre-se sempre que atender bem seus consumidores significa criar um relacionamento de confiança com o seu público. 

Nas compras online, sua marca deve oferecer algo a mais, tornar a experiência dos seus consumidores sempre satisfatórias, independentemente da situação. 

Clientes satisfeitos trazem muitos benefícios para a sua empresa, atraindo mais consumidores e, claro, aumentando as vendas.  

Deixe sua loja mais segura

É muito importante que os seus consumidores sintam que estão fazendo uma compra em lugar seguro e confiável.

Tornar a sua loja mais segura vai ser melhor para os seus clientes, que vão comprar mais, mas também para você, que não vai correr o risco de vazar dados de clientes ou ter os próprios dados vazados por conta de algum problema.

Confira a seguir as principais maneiras de aumentar a segurança da sua loja virtual:

 Certificado de sergurança SSL

O certificado de segurança SSL (Secure Sockets Layers) é uma tecnologia de segurança global padrão que permite a comunicação criptografada entre o navegador da internet e um servidor na web.

Em outras palavras, é um serviço que permite que a comunicação entre o computador do cliente e o servidor da sua loja virtual seja criptografado, isto é, que a transmissão de dados aconteça somente entre o cliente e a loja.

É uma forma de manter os dados do cliente seguros e, ao mostrar esse certificado em sua loja, com certeza mais compradores aparecerão.

 Selos de segurança

Além do certificado de segurança SSL, existem diversos outros selos que você pode colocar no seu site para aumentar a segurança das transações.

Dentre eles, é possível conseguir selos do Reclame Aqui, SiteLock, Norton Secured, E-bit, ClearSale, Certisign e muitos outros.

É interessante que você escolha os selos de segurança baseado no perfil dos seus clientes.

Por isso ressaltamos novamente a importância de se montar um plano de negócios. É uma forma de descobrir o que o seu cliente quer e não perder tempo procurando por selos que podem não significar nada para o seu cliente. 

 Sistemas de antifraude

Por fim, outra medida de segurança interessante a ser tomada na sua loja virtual é a adoção de sistemas de antifraude.

Esses sistemas protegem lojas virtuais de fraudes e golpes, fazendo o uso de diversas tecnologias que cruzam dados e analisam padrões a fim de identificar atividades suspeitas.

Diversas empresas oferecem serviços de sistemas de antifraude. Escolha o que acha melhor para a sua empresa e deixe a sua loja mais segura!

Melhore a sua logística de entregas

Outro ponto que merece atenção dos sites de compras online está relacionada à logística de entregas. 

Você pode garantir as melhores experiências de compras e ter um excelente atendimento, mas se a etapa de envio de encomendas tiver falhas, todo o seu trabalho será em vão. 

Isso porque, o atraso das entregas e os custos altos estão entres os motivos que fazem os consumidores deixarem de comprar em determinadas lojas virtuais. 

Por isso, se você quer tornar seu processo de compras online eficiente em todas as fases, não se esqueça de dar total atenção na hora de despachar os produtos para seus clientes. 

Conte sempre com empresas idôneas e que ofereçam total segurança e agilidade no processo de envio. 

Conclusão

Se você tem ou pretende criar um site de compras online,  saiba que a segurança precisa ser item primordial no seu ecommerce, independente do seu segmento.

Lembre-se que os consumidores somente comprarão da sua loja se sentirem confiança e segurança para realizar as transações. 

Por isso, fique sempre atento aos pontos apresentados neste artigo, obtenha os certificados digitais, forneça todas as informações no seu site e garanta também que todo o processo de compra seja feito da maneira mais rápida e mais segura possível.

Isso inclui também a etapa de envio de encomendas. Certifique-se que seus consumidores recebam os produtos de forma rápida, eficiente e sem atrasos ou avarias. 

Preocupe-se em contar com as melhores empresas de frete do mercado. Se quer segurança, rapidez e agilidade, a Kangu é a sua melhor opção. 

Nossa plataforma conta com uma rede de transportadoras e pontos de entregas distribuídos por todo o país. 

Além disso, temos uma logística simplifica e oferecemos os melhores preços para qualquer tamanho de sites de compras online. Quer melhorar as suas entregas? Então, conheça a Kangu. 

Tem uma loja virtual? Melhore suas entregas com a Kangu!

Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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