Maiores marketplaces do Brasil: vale a pena vender por eles?

Já pensou em vender seus produtos nos maiores marketplaces do Brasil? Tem dúvidas se realmente esse modelo de comércio online vale a pena? Se é realmente vantajoso para seu perfil de negócio?

Então, você precisa ler esse artigo que preparamos para você. Aqui você entenderá o que esse shopping center virtual pode fazer pela sua loja online, como funciona o marketplace no Brasil, quais são os melhores canais e como escolher a plataforma ideal. Vamos lá?

Saiba tudo que um marketplace pode fazer pela sua loja.

Vale a pena vender através de um marketplace?

Essa é, com certeza, umas das perguntas mais corriqueiras entre lojistas que começam a pesquisar sobre esse modelo de negócio. 

Para entender o poder e o potencial das empresas de marketplace, saiba que em 2019 esse modelo de comércio virtual faturou cerca de R$ 18 bilhões, sendo que o comércio eletrônico em geral apresentou um faturamento de R$ 27 bilhões. 

Com essas números, é fácil entender que vale a pena sim investir nesse canal, independentemente do perfil da sua loja.

É possível vender em mais de um marketplace ao mesmo tempo?

Para você que precisa entender como funciona o sistema de Marketplace, saiba que esse canal de vendas permite que lojistas comercializem seus produtos em diferentes plataformas de vendas. 

Essas empresas de varejo online possibilitam que seus parceiros utilizem as suas vitrines de comércio, sem a cobrança de qualquer tarifa de exclusividade, dando a liberdade para que o lojista possa comercializar suas mercadorias em diferentes canais. 

Inclusive, essa condição é extremamente vantajosa, pois as lojas têm a possibilidade de alcançar um público maior e manter as suas vendas sempre aquecidas nas mais diversas empresas de marketplace. 

Maiores marketplaces do Brasil em 2020

Se está planejando vender roupas ou qualquer outro produto nesses canais, é bom conhecer quais são os maiores Marketplace Brasil para que você possa escolher os sites ideais para alcançar boas vendas. 

Mercado Livre 

Esse, com certeza, você já ouviu falar ou até fez algum tipo de compra. Afinal, o Mercado Livre é o maior e mais popular marketplace da América Latina. 

Criado há mais de 20 anos, ele é considerado líder de acessos com mais de 300 milhões de usuários e quase 20 milhões de seguidores, tendo muita influência no mercado de marketplace no Brasil.

O Mercado Livre oferece aos seus usuários 200 milhões de promoções em tempo real e mais de 10 compras por segundo. São inúmeras categorias, segmentos e também itens seminovos. 

Amazon 

Quer saber quais são os maiores Marketplace Brasil? Saiba que a Amazon está no topo da lista. 

Criada por Jeff Bezos, esse canal de comércio online também é recordista em vendas em todo o mundo com cerca de 300 milhões de usuários, tendo um faturamento de US$ 72,4 bilhões no último trimestre de 2019.

B2W 

Com apenas essas siglas curtinhas, você pode pensar que não conhece esse que também está entre os maiores marketplaces do Brasil. O B2W é composto por três importantes sites de vendas, que incluem o Shoptime, Americanas.com e o Submarino. 

Ao todo, esses shoppings virtuais recebem cerca de 21 milhões de visitantes únicos todos os meses, com mais de 1 milhão de SKUs, que somam 2,4 milhões de pedidos por mês.

Magazine Luiza 

O Magazine Luiza  também é considerado um do mais importantes canais de marketplace no Brasil com cerca de 35 milhões de acessos únicos por mês e 220 mil produtos em seu portfólio. 

A Magalu incorporou outras empresas de marketplace, como a Netshoes, com  54 milhões de visitas únicas mensalmente, considerado o varejo mais querido na América Latina, com 9,4 milhões de seguidores no Facebook. Ela é detentora também da Zattini.

Via Varejo

O grupo Via Varejo também atua no mercado de marketplace no Brasil como forte influência. Conhecido também como Cnova, ele é a responsável pelos seguintes sites PontoFrio.com, Extra.com, CasasBahia.com e Loja HP entre os mais acessados do país. 

Esses canais recebem mais de 25 milhões de acessos únicos de forma mensal, com 1,4 milhões de vendas e 1 milhão de pedidos registrados. 

Maiores marketplaces do mundo

Para quem se pergunta qual é o maior marketplace do mundo, saiba que a Amazon está na primeira posição. A empresa norte-americana consta do relatório Brand Finance 2020 como a marca mais valiosa do mundo na atualidade.

Lançado em 2019, o PayPay Mall também entra na lista dos maiores marketplaces do Brasil e do mundo, sendo também muito popular na Ásia. 

O Mercado Livre não fica de fora dos maiores players do planeta. Inclusive, hoje em dia, ele é o maior site na modalidade e-commerce mais pesquisado no Brasil e o maior shopping virtual da América do Sul.

Não podemos deixar de citar o AliExpress, um shopping virtual chinês, que tem tornado-se muito popular no Brasil. Ele é uma das empresas de marketplace especializadas em comércio transfronteiriço, sendo também o site de compras mais popular de países, como a Rússia. 

Como escolher o melhor marketplace para sua loja

Para escolher o melhor marketplace para o seu negócio online, a primeira coisa é entender qual o seu nicho de mercado. 

Se você vende produtos feitos à mão, por exemplo, o marketplace de artesanato é a sua melhor opção. Mas se vende produtos variados, como roupas, calçados, eletrônicos, móveis, existem todas essas opções que já citamos acima. 

Escolher o canal certo é o que determinará o sucesso das suas vendas, pois sua loja precisa estar presente onde seus potenciais clientes estão. 

Outro ponto que merece sua atenção é o suporte e o atendimento oferecido pela empresa de marketplace. 

Verifique se a plataforma oferece diferentes canais de atendimento como telefone, redes sociais, e-mail,  página de FAQ da plataforma e chat. 

Se quer estar presente nos maiores marketplaces do Brasil, você precisará levar em consideração se, de fato, a tecnologia utilizada por essa plataforma atende às suas necessidades.

Certifique-se que a plataforma possui uma estabilidade de navegação adequada, um site rápido e responsivo, que são fatores essenciais para garantir uma boa experiência do usuário.

Ao entrar nos canais de marketplace no Brasil, observe também as taxas de serviço cobradas pelas empresas para que isso não comprometa o seu lucro. 

Conclusão

Inserir a sua loja nos maiores marketplaces do Brasil pode garantir ótimas vendas para o seu negócio, desde que você escolha o canal correto, saiba como precificar o seu produto e, claro, fazer as estratégias certas de divulgação. 

Para estar presente nesses canais, sua loja também precisará de empresas de frete, que assegurem entregas rápidas e eficientes, que também são fundamentais para garantir boas vendas.

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