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Carrinho abandonado: melhores dicas e ferramentas para recuperar clientes [2022]

Você tem uma loja virtual e quer saber como diminuir as taxas de carrinho abandonado? Saiba que você não está sozinho! 

De acordo com pesquisas recentes, 97,9% dos consumidores que fazem compras em e-commerces já deixaram itens nos carrinhos, contra somente 2,1% que nunca praticou essa ação. 

Por isso, com uma taxa tão alta de carrinhos abandonados em e-commerce, é essencial que você, lojista, independentemente do segmento, coloque em prática estratégias para reduzir ao máximo esses índices e, assim, garantir cada vez mais vendas no seu negócio online. 

Para te ajudar a desenvolver as ações mais adequadas, neste artigo, selecionamos as melhores dicas e ferramentas para diminuir a taxa de carrinho abandonado na sua loja. Acompanhe!

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O que é carrinho abandonado?

Antes de conhecer as melhores estratégias de recuperação de carrinho abandonado, vamos entender o que, de fato, significa esse conceito tão popular nos ecommerces

Ele basicamente ocorre quando o visitante do seu site inclui os produtos no chamado carrinho de compras, mas antes de finalizar o processo sai da loja online sem completar a compra. 

Então, se uma das metas do seu site é aumentar as conversões, é preciso acompanhar o abandono de carrinho para reverter a situação e, consequentemente, gerar mais vendas.

 

 

Motivos para abandono de carrinho

A verdade é que recuperar um carrinho abandonado exige as mais diferentes estratégias, já que há muitos motivos para que o usuário deixe o seu site sem finalizar a compra. 

Conhecer essas causas é fundamental para adotar as estratégias certas que te ajudarão a resolver o problema.

Por isso, monitore as atividades dos consumidores dentro do seu site para descobrir em quais etapas ele desiste da compra.

Assim, você não aposta em suposições sobre o que está acontecendo, mas em dados sobre o comportamento do consumidor dentro do seu e-commerce. Desta forma, é mais fácil traçar um plano eficiente para solucionar empecilhos nas vendas.

Agora, conheça as principais causas do abandono de carrinho:

1. Frete Caro 

Um dos principais motivos, sem dúvida, é o preço do frete acima do previsto, que pode ser determinante para a compra ou não do produto. 

Segundo estudo feito pelo Baymard Institute, 60% dos clientes abandonam os produtos no carrinho por conta dos custos com frete. 

Portanto, baratear o valor da entrega e oferecer variadas possibilidades de preços é uma alternativa para fomentar as vendas.

Outro motivo do carrinho abandonado é o valor mínimo para o frete grátis. Isso porque, muitas lojas fazem campanhas de envio gratuito, mas com um valor mínimo. 

Com isso, os usuários inserem produtos até alcançar o total, mas quando não atingem o valor deixam os itens no carrinho e saem do site. 

Nesses casos, vale considerar a redução do valor mínimo de compra para frete grátis é uma alternativa.

2. Prazo de entrega

A entrega demorada também está entre os fatores que elevam as taxas de carrinhos abandonados no e-commerce. 

Ao verificar que o recebimento do produto pode demorar demais, muitos usuários deixam os itens e partem para a concorrência. 

Neste caso, garanta que sua loja virtual conte com bons parceiros logísticos para entregar produtos com agilidade e por preços acessíveis.

3. Indecisão

Outras vezes, a indecisão do consumidor também pode impedir a conclusão de compra no seu negócio online

Algumas pessoas acessam as lojas virtuais, mas ainda não tomaram a decisão de compra. Quando isso acontece, elas colocam produtos no carrinho, mas abandonam os itens lá por não ter certeza da compra.

Para aqueles clientes que ainda não estão prontos para fechar a compra, o ideal é usar o remarketing.

Desta forma, eles continuarão se lembrando dos itens até estar pronto para fechar a compra.

4. Checkout longo e complicado

Apesar de ser importante reunir algumas informações do cliente, cadastros complicados e com muitos campos para preencher podem levar ao abandono do carrinho.

Lembre-se que seu público busca por agilidade e praticidade na hora de fazer compras online. Quando se deparam com processos longos, tendem a desistir.

Por isso, procure pedir só as informações principais para a compra e entrega do produto, com opções de login mais fáceis (como acesso com o Facebook e Gmail) e cadastro de fácil preenchimento.

Um checkout rápido e simples é crucial para garantir uma boa experiência do consumidor e gerar conversões.

Também é necessário investir em opções eficientes e simples para recuperação de senha, como por WhatsApp, SMS ou e-mail, para aqueles casos em que o usuário não se recorda das informações de login cadastradas anteriormente. 

5. Problemas técnicos

O carrinho abandonado também pode indicar que seu e-commerce não está funcionando tão bem quanto deveria.

Isso porque páginas que não carregam, lentidão no website, erros e links quebrados também são responsáveis pelas desistências de compra.

Só para você ter uma ideia do impacto desses problemas, um estudo da ReadyCloud apontou que lentidão, especialmente na hora do checkout, podem aumentar o abandono de carrinhos em 75%.

Então, investir em uma boa plataforma de e-commerce, garantir um site otimizado e fornecer suporte ao cliente é de suma importância para gerar conversões.

6. Falta de confiança na loja

As fraudes são uma realidade na internet, o que deixa qualquer cliente receoso na hora de efetuar uma compra online, principalmente quando vão comprar em um site pela primeira vez.

Para evitar esse problema, invista em plataforma de e-commerces confiáveis, certificados de segurança (SSL), sistemas antifraude e criptografia de dados. 

Assim, o cliente tem certeza de que está em um ambiente seguro e que os seus dados de pagamento estão protegidos.

Outra alternativa para contornar a desconfiança do consumidor é investir em feedbacks de clientes.

Incentive que seus consumidores deixem depoimentos após a compra, use as redes sociais para promover avaliações e peça para que seus seguidores publiquem fotos com os produtos adquiridos.

7. Formas de pagamentos limitadas

Quando o cliente não encontra a forma de pagamento que utiliza, não consegue efetuar a compra e parte para a concorrência.

Os clientes buscam por métodos de pagamento e parcelamentos diferenciados. Portanto, seu e-commerce precisa oferecer diferentes modalidades para atender aos mais diversos consumidores.

Aceitar cartões de diversas bandeiras, transferência bancária, PIX, carteira digital, além de oferecer opções de parcelamento, é uma estratégia para gerar mais vendas.

8. Insatisfação com a política de devolução

Ao comprar online, não é possível tocar nos produtos, nem experimentar. Por essa razão, os clientes buscam por lojas que ofereçam facilidades em casos de devolução.

Não ter a possibilidade de devolver um produto que não serviu, ter um tempo de troca curto ou existir cobranças para o envio de volta da mercadoria desencorajam o cliente a efetuar a compra, principalmente se o ticket médio for alto.

Para lidar com essa situação, estruture uma política de trocas que seja simples e transparente, para que o consumidor saiba quais ações precisará tomar diante dessa necessidade.

Como recuperar carrinho abandonado: 5 dicas

Entender as melhores práticas de como recuperar carrinho abandonado pode ser determinante para o aumento das vendas do seu comércio eletrônico. Confira aqui 5 dicas imbatíveis para diminuir esse problema de uma vez por todas. 

1 – Descubra o motivo para o abandono

Antes de qualquer ação, a primeira coisa a fazer é entender por que os usuários estão praticando a ação de carrinho abandonado. Como mostramos acima, há muitos motivos que levam os usuários a saírem do seu site. 

Portanto, verifique se a navegação na sua loja não está ruim ou se seu site usa a prática do mobile first, que dá prioridade de customização para os dispositivos móveis. Verifique se o valor do frete não está muito elevado ou se o prazo de entrega é muito longo. 

Nesses casos, reveja os seus parceiros de envio de encomendas e encontre uma empresa que ofereça custos baixos e entregas rápidas, como a Kangu

2 – E-mail marketing

O e-mail marketing é uma boa estratégia para a recuperação de carrinho abandonado. Se já tiver capturado os emails dos usuários que deixaram itens no carrinho, você pode usar esse recurso para tentar efetivar a venda. 

Com esses dados de contato em mãos, é possível criar uma automação de email marketing com uma mensagem personalizada e convincente para que ele volte ao site e conclua a compra. 

Nesse caso, recomendamos que você use um benefício, como cupons de descontos, que podem incentivá-lo a retornar ao então carrinho abandonado.

3 – Remarketing

Hoje em dia, há muitas maneiras de saber quais são os usuários que acessaram o seu site, visualizaram determinados produtos, mas saíram sem finalizar a compra. 

Com um recurso chamado cookies de rastreamento é possível usar a estratégia de remarketing para a recuperação de carrinho abandonado, pois esses clientes serão impactados por anúncios  de itens que eles visualizaram, sempre que acessar outros sites. 

Esse recurso atua como um lembrete, incentivando em vários momentos que o consumidor volte ao site e compre o produto que gostou. 

4 – Conceda benefícios

Para recuperar carrinho abandonado numa loja integrada ou de qualquer plataforma de e-commerce, uma estratégia infalível é conceder benefícios para a conclusão da compra. 

Ofereça descontos, brindes e fretes grátis, pois essas vantagens costumam funcionar muito bem para os lojistas que precisam diminuir a taxa de carrinho abandonado. 

Mas fique atento para não comprometer o seu orçamento. Você pode usar estratégias de frete grátis por regiões, categorias selecionadas, tempo limitado, valor mínimo e por aí vai. 

No caso de cupons, recomendamos que você faça a aplicação de desconto automaticamente no carrinho. Hoje em dia, as plataformas oferecem esses recursos de forma muito facilitada. 

5 – Carrinho Salvo

Esse recurso é relativamente simples, mas pode fazer grande diferença nas vendas, pois permite que os produtos adicionados na sacola não se percam, mesmo que o cliente saia do site e não tenha feito login.

Ao voltar para o seu e-commerce, o cliente não precisará adicionar os produtos novamente, o que gera praticidade ao consumidor e contribui para gerar conversões.

Essa também é uma boa solução para quando o usuário fecha o seu site por algum motivo antes de concluir a compra, por exemplo, quando decide pensar sobre a compra antes de fechá-la.

Ferramentas e estratégias para resgatar carrinho abandonado

Se você quer aprender como converter carrinho abandonado, saiba que o mercado oferece muitas ferramentas, além dessas que já citamos acima. 

Você pode usar as notificações push para estreitar a comunicação com seu cliente. Esse software gera mensagens clicáveis com alertas sobre descontos e ofertas.

O SMS Marketing é também uma ótima ferramenta de carrinho abandonado, alertando os seus consumidores sobre os produtos deixados no site. 

A CartStack é um grande aliado nas ações para recuperar carrinho abandonado, pois ela possui diversas funcionalidades e ajudam a convencer o seu cliente a voltar para o seu e-commerce. 

Outra ferramenta interessante é o Shopback, que possui diversos recursos para reengajar seus consumidores e reverter o abandono de carrinho. Alguns dos recursos são:

  • indicadores de estoque: mostra a quantidade de produto disponível para gerar senso de urgência;
  • alerta de tela: mostra a quantidade de usuários que estão vendo o mesmo produto que o consumidor;
  • overlay de pesquisas: pelo movimento do mouse, a ferramenta identifica que o cliente está de saída do site e pergunta o motivo da desistência;
  • overlay social: quando o usuário se conecta pela rede social, a plataforma envia publicidades e cupons por meio desses canais;
  • vitrine de recomendação: sugestão de produtos similares aos buscados.

Como fazer um texto copy para carrinho abandonado

Para fazer com que o consumidor volte para o site, você precisará ter uma mensagem para recuperar carrinho abandonado. Por isso, use frases convincentes e que atraiam o seu cliente para a ação que você deseja.

Frases como “cupom de desconto por tempo limitado”, “garanta o produto que você gostou com um desconto incrível” e “essa é a sua última chance para adquirir o item que amou”, são copys bem eficientes. 

Nos seus textos, insira o conceito de urgência e de necessidade, fazendo com que o consumidor acredite que não pode perder essa oportunidade. 

Conclusão

Diminuir as taxas de carrinho abandonado pode ser determinante para o crescimento das suas vendas. Por isso, é preciso dar atenção especial para esse problema no seu comércio eletrônico. 

Lembre-se que os custos com frete e a demora na entrega são dois fatores que contribuem para o abandono no carrinho. Então, na hora de escolher os seus parceiros de envio de mercadorias, conte com empresas que garantam o melhor serviço.

E quando o assunto é rapidez, baixo custo e qualidade, a Kangu se destaca. Oferecemos uma rede de transportadoras e pontos de entrega e retirada de produtos em todo o Brasil, além de uma logística simplificada. 

Cadastre-se em nosso site pelo link abaixo e saiba como economizar no envio de encomendas e conquistar ainda mais vendas. 





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