Como oferecer frete grátis: melhores estratégias para sua loja
Se você é um varejista online precisa saber como oferecer frete grátis para os seus consumidores. Afinal, esse é um fator determinante na atração de clientes para a sua loja virtual e também na decisão de compra.
Segundo um levantamento feito pela Locaweb, 54% das pessoas entrevistadas afirmam que o frete grátis é a principal razão para comprarem em pequenos e médios e-commerces.
Por outro lado, a pesquisa E-commerce Trends mostrou que o frete cara é responsável por 82,3% das desistências de compra na hora do checkout.
Por isso, se o seu objetivo é tornar o seu e-commerce ainda mais competitivo e aumentar as taxas de conversão, chegou a hora de colocar em prática as melhores estratégias de frete.
Continue lendo esse artigo e aprenda como oferecer frete grátis para garantir boas vendas sem comprometer sua lucratividade. Vem com a gente!
Como funciona o frete grátis?
Antes de aprender como oferecer frete grátis, é importante entender como funciona essa estratégia.
A ação acontece quando o e-commerce se responsabiliza pelos custos do envio de mercadorias, ao invés de repassar esse valor para o cliente.
Mas é importante lembrar que a viabilidade deste benefício ao consumidor está geralmente atrelado ao valor do ticket médio.
Ou seja, dificilmente, o lojista vai oferecer essa vantagem para compras com valor muito baixo, já que a margem de lucro poderá ser comprometida.
Por isso, de forma geral, essa estratégia estabelece alguns critérios, como valor mínimo de compra, um determinado produto, uma região ou um período específico para que o empreendedor possa obter lucro com a venda.
Desta forma, caso a compra cumpra todos os requisitos estipulados por você, como valor mínimo, o preço do frete será zerado e sua loja deverá arcar com os custos do envio.
Por que minha loja deve oferecer frete grátis?
Além de ajudar a atrair mais clientes, existem inúmeras vantagens ao aprender como oferecer frete grátis em seu e-commerce, independentemente do seu segmento.
Para você entender porque essa técnica é tão importante, confira algumas das principais vantagens e desvantagens ao oferecer esse benefício aos seus consumidores.
Vantagens do frete grátis
O frete grátis ativa um gatilho mental poderoso no consumidor. Psicologicamente falando, determinadas palavras têm o poder de persuadir e incentivar a tomada de decisão.
Quando o público visualiza o termo “frete grátis” em vez de “taxa de entrega”, gera a sensação de que ele está recebendo algo e não pagando por isso. E vale deixar claro que os consumidores adoram sentir que a compra foi vantajosa para eles.
A partir daí, o seu e-commerce pode se beneficiar de diversas maneiras, como:
- maior tráfego no site;
- redução das taxas de abandono de carrinho;
- aumento das conversões;
- fidelização de clientes;
- ganho de competitividade no mercado.
Viu só como oferecer frete grátis é uma boa estratégia? No decorrer do artigo, falaremos mais sobre cada um desses benefícios.
E quais as desvantagens de oferecer frete grátis?
Quando o assunto são as desvantagens de adotar essa tática, saiba que a principal delas é, sem dúvida, a diminuição do seu lucro, já que o lojista assumirá os custos com todo o processo de envio.
Por isso, antes de oferecer entrega grátis, é preciso planejar a ação com cuidado para não ter prejuízo e colocar sua estratégia em risco.
Afinal, vale a pena oferecer frete grátis?
Como vimos, existem sim desvantagens de oferecer entregas grátis. Contudo, os pontos negativos estão atrelados às estratégias que você utiliza na hora de fazer essa promoção.
Quando a ação é bem planejada e você sabe como oferecer frete grátis corretamente, é possível aproveitar muitos benefícios sem comprometer a sua lucratividade. Confira:
Maior tráfego no site
Quando você não cobra frete do cliente, gera um tráfego de visitantes maior na sua loja virtual, o que, consequentemente, aumenta a possibilidade de fechar ainda mais vendas.
Por isso, caso adote essa estratégia no seu comércio eletrônico, faça uma divulgação pesada em cima dessa vantagem.
Use todos os canais possíveis, como as redes sociais, para que seu público tenha conhecimento do benefício ao adquirir um produto da sua marca. A divulgação te ajudará a atrair ainda mais clientes.
Redução das taxas de abandono de carrinho
Utilizar a promoção vale a pena também quando o assunto é a diminuição das taxas de carrinho abandonado. Como vimos no início do artigo, o custo do frete é um dos principais motivos que levam o consumidor a desistir da compra.
Por essa razão, a isenção de taxa de entrega é uma estratégia bem vantajosa se você quer reduzir os índices de abandono de carrinhos e fomentar as suas vendas.
Aumento das conversões
Ao atrair mais visitantes para sua loja e diminuir as chances do seu cliente sair do site sem fechar o pedido, você conseguirá aumentar suas taxas de conversão.
Com isso, você conseguirá alcançar um dos principais objetivos de todo lojista: vender mais e aumentar a lucratividade do seu negócio. Portanto, essa é uma das principais vantagens de descobrir como oferecer frete grátis!
Fidelização de clientes
Além de tudo isso, sites de compras online que oferecem entregas sem custos também estimulam a fidelização de clientes, além de aumentar os índices de recorrência, já que seus consumidores desejarão voltar a fazer negócios com o seu e-commerce.
Isso acontece porque os consumidores gostam de ter controle de como e quanto irão gastar, sem precisar direcionar parte do dinheiro para o pagamento de taxas.
Para contribuir ainda mais para a fidelização, vale ainda apostar em promoções de entregas grátis para os consumidores fiéis que já tem um histórico de pedidos em sua loja.
Essa ação demonstra que a marca se preocupa com os clientes e incentiva que as recompras sejam feitas com maior frequência.
Ganho de competitividade no mercado
Nos últimos anos, o e-commerce brasileiro tem apresentado um crescimento significativo, especialmente após a pandemia da Covid-19, o que tornou a competitividade ainda mais acirrada nesse segmento.
Em 2021, o comércio eletrônico no Brasil alcançou o marco de 1,6 milhões de lojas online. O número é 22,05% maior do que no ano anterior. A variação indica que foram 789 novas lojas criadas por dia, em média, em nosso país.
Já ao analisar os últimos cinco anos, o crescimento foi de incríveis 191,6%. Os dados são da 7ª edição da pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, feita pelas empresas PayPal Brasil e BigData Corp.
Isso significa que para se destacar da concorrência e ganhar a preferência do consumidor, você precisa trabalhar com as melhores estratégias.
O frete grátis pode ser o diferencial que o cliente estava buscando para decidir fechar a compra em seu e-commerce.
Pode ter certeza que se você e seu concorrente tiverem produtos e preços similares, a preferência do consumidor será pela loja que oferecer as melhores condições de entrega.
Como oferecer frete grátis? Passo a passo
Agora que você entendeu como funciona o envio sem custos e as principais vantagens, é importante saber como oferecer frete grátis para garantir boas vendas. Vamos ao passo a passo?
1. Defina uma estratégia para oferecer frete grátis
O primeiro passo antes de colocar esse plano em prática é definir uma estratégia que seja coerente com o objetivo da ação, com o seu modelo de negócio e orçamento disponível.
Por exemplo: se a sua intenção é aumentar as vendas de produtos de uma determinada categoria, você pode estabelecer a gratificação apenas para esse grupo de itens, limitando para qualquer outro produto.
Mas se pretende atrair mais visitantes para o seu e-commerce, por exemplo, é possível oferecer frete grátis para todo o site por um determinado período, mas desde que tenha margem de lucro para isso.
Para os lojistas que precisam entender como fazer o frete grátis, saiba que você pode definir um valor mínimo de compras. Por exemplo, o benefício só é garantido para os clientes que fizeram compras acima de R$ 300,00.
Outra tática é conceder a entrega sem custos para consumidores que compram de maneira frequente. Dessa forma, você consegue estimular a fidelização dos clientes.
Lembre-se que as melhores estratégias serão aquelas que vão ao encontro do objetivo do seu e-commerce.
2. Analise os valores dos produtos
Esse, sem dúvida, é um ponto que merece destaque neste artigo. Analisar os valores dos produtos é imprescindível se você quer oferecer esse benefício aos clientes, mas sem comprometer a sua margem de lucro.
Essa análise te dará a noção dos valores que seu e-commerce poderá bancar nos mais diferentes produtos.
Nessa etapa, entenda também a sua margem de lucro para que você saiba até onde pode chegar sem prejudicar a operação da sua loja virtual, tornando as suas estratégias de frete ainda mais lucrativas.
3. Estabeleça valor mínimo de compra
Estabelecer um piso financeiro para a concessão da entrega gratuita ajuda a manter sua lucratividade, além de contribuir para o aumento do ticket médio do seu e-commerce.
Já o consumidor poderá decidir se quer ou não gastar mais para ter acesso ao benefício. Na maioria das vezes, eles preferem comprar mais itens para não pagar o frete.
4. Segmente por regiões
O Brasil é um país extenso, o que pode tornar a entrega grátis inviável para todo território nacional, dependendo da estratégia que você pretende adotar e da localização do seu negócio.
Por essa razão, vale delimitar a zona de abrangência da promoção para não prejudicar suas finanças. Já para conseguir beneficiar uma área mais ampla com a isenção da entrega, é crucial contar com bons parceiros de frete que garantem preços baixos.
Para que a estratégia seja mais assertiva, mapeie as regiões do país onde você mais vende e calcule quanto custa o valor médio de frete para esses locais.
Com essas informações, você poderá descobrir se terá condições financeiras para arcar com os custos de entrega e quais regiões vale mais a pena conceder o benefício.
E se for oferecer trocas e devoluções gratuitas, leve também em consideração os possíveis gastos com logística reversa.
5. Aproveite datas comemorativas
Um dos grandes segredos de como oferecer frete grátis é aproveitar a sazonalidade do varejo. Essa é uma das principais estratégias logísticas dos empreendedores em datas comemorativas por ser bastante atrativa para os clientes.
Na Black Friday de 2021, por exemplo, 66% das entregas tiveram frete isento. Já no Dia dos Pais, 50% dos pedidos foram entregues gratuitamente, segundo dados da Neotrust divulgados na Exame.
6. Atenção aos limites de envio
O ideal é oferecer entrega gratuita apenas para produtos de determinadas dimensões. Isso porque o envio de mercadorias muito grandes e pesadas costumam custar bem mais caro.
Portanto, sempre leve em consideração o tamanho e peso do pacote na hora conceder a promoção.
7. Faça uma precificação justa
Embutir o custo com frete no valor final dos produtos é uma estratégia comum para viabilizar a promoção. Desta maneira, o cliente paga pela entrega (ou, pelo menos, por parte dela), mas você pode anunciar como se o frete fosse gratuito.
Contudo, mesmo que seja a resposta para a sua dúvida sobre como oferecer frete grátis sem sair no prejuízo, é preciso ter cautela.
Ainda que os consumidores tenham o costume de dar preferências às lojas que oferecem entrega gratuita, mesmo que o produto seja mais caro, há um limite.
Isso significa que não adianta atrair o consumidor com a vantagem do frete gratuito, se o preço dos produtos for muito acima da média praticada pelo mercado.
A precificação precisa ser justa, de modo que gere lucro para a sua empresa, mas ao mesmo tempo seja vantajosa para o cliente.
8. Conte com os melhores parceiros logísticos
Para ativar uma promoção de frete grátis em sua loja, é crucial encontrar bons parceiros logísticos que ofereçam custos baixos e prazos curtos, como a Kangu.
Somos uma plataforma de envios que conecta vendedores à transportadoras e pontos de entrega e coleta em todo o país.
Ao enviar sua encomenda com a gente, você economiza até 75% no valor do frete e tem acesso a prazos exclusivos. Assim, fica muito mais viável aplicar a entrega gratuita em seu e-commerce.
->Experimente o calculador de frete da Kangu e diminua seus custos!
Como oferecer frete grátis? Conheça os formatos mais comuns dessa promoção
Abordamos de maneira sucinta as modalidades de frete no tópico anterior, mas esse assunto merece destaque neste artigo.
Por isso, para te ajudar nessa estratégia, selecionamos aqui os formatos de frete grátis mais comuns utilizados no comércio eletrônico brasileiro.
Toda a loja com frete grátis
Muitos e-commerces utilizam frete grátis em toda a loja, o que é uma ótima oportunidade para aumentar o volume de tráfego para o site, já que a expectativa é que, com mais visitantes, as vendas também aumentem de maneira significativa.
Mas além de entender como deixar frete mais barato, é importante analisar se essa é, de fato, uma estratégia eficaz, já que seu ecommerce assumirá os custos com o frete de todas as categorias de produtos.
Embora seja uma ótima tática para a atração de clientes, esse também pode ser um método arriscado, se não for muito bem planejado. Pense nisso!
Frete grátis para vendas acima de certo valor
Esse formato é muito eficiente, pois garante que o seu e-commerce não tenha prejuízo ao oferecer o benefício aos consumidores.
Para frete grátis acima de certo valor, você conseguirá entender quais os produtos que garantem ou não uma boa margem de lucro, sem prejudicar o seu orçamento.
Inclusive, essa é uma das estratégias mais comuns utilizadas no comércio eletrônico brasileiro.
Isso porque, quando o frete grátis vale a pena, muitas vezes, o cliente acaba comprando mais produtos para alcançar o valor mínimo para a concessão do benefício, aumentando o ticket médio.
Frete grátis para uma região determinada
Como já falamos, nem sempre compensa oferecer frete grátis para todo o Brasil, para produtos selecionados ou com um valor mínimo. Dependendo da sua estratégia, uma ótima opção é oferecer entregas sem custos para uma determinada região.
Se o seu centro de distribuição ficar no estado de São Paulo, por exemplo, certamente os custos com o frete para as proximidades serão muito mais baixos se comparado com o envio para regiões mais distantes, como o Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte.
Dessa forma, se você quer entender como oferecer frete grátis, saiba que esse formato é muito vantajoso, atraindo ainda mais consumidores da sua região.
Frete grátis para determinados tipos de produto
O tipo de produto também pode ser um fator determinante para a promoção. A sua loja pode, por exemplo, oferecer essa condição especial de envio para lançamentos com intuito de incentivar que os clientes conheçam as novidades.
Outra alternativa é aplicar o benefício para os produtos que estão parados em estoque há algum tempo e, assim, impulsionar as vendas.
Para acertar na escolha dos produtos que serão aplicáveis à promoção, analise os dados do seu negócio. Assim, você tomará decisões mais estratégicas.
Cliente VIP
Outra sugestão é oferecer envios gratuitos aos seus clientes especiais, por exemplo, aqueles que costumam comprar com maior frequência em sua loja.
Essa ação é uma forma de retribuir pela fidelidade e incentivar que esse público continue comprando com você.
O código de desconto pode ser oferecido em qualquer época do ano, seja após uma quantidade específica de pedidos, no aniversário do cliente ou quando você desejar impulsionar as vendas.
Assinatura de produtos
Além de ser uma boa estratégia para quem quer aprender como oferecer frete grátis, essa também é uma alternativa para que sua loja virtual tenha vendas recorrentes.
Basicamente, trata-se de um clube de assinatura, onde cliente define quais produtos deseja receber esporadicamente e a frequência (quinzenal, mensal, trimestral, semanal, etc).
Para incentivar que o cliente assine um produto, os e-commerces devem oferecer alguns benefícios, como envio de brindes, promoções exclusivas, cupons de desconto e, claro, fretes grátis.
Retirada na loja ou em ponto de entrega e coleta
Por fim, ainda existe a possibilidade de zerar o frete para os clientes que retirarem o produto na loja. Essa é uma boa opção para clientes que moram na mesma cidade da sua empresa.
Outra alternativa é possibilitar que o consumidor retire o produto em um ponto de entrega e coleta do seu parceiro logístico. Uma empresa que aplica essa estratégia com sucesso é o Mercado Livre, que possibilita a retirada em uma de suas agências.
A ação ajuda a baratear o frete, agilizar a entrega e é solução para quem não possui loja física.
Nós, por exemplo, contamos com mais de 2.800 pontos Kangu espalhados pelo país e sempre há por perto para postagem de mercadorias e retiradas de produtos.
Dicas para quem quer oferecer frete grátis
Com esse conceito bem claro e definido, ficou mais fácil determinar quais são as melhores estratégias de frete grátis para a sua loja online, não é mesmo?
Mas antes de colocar essa tática em prática, confira algumas dicas bem legais, que separamos para você usar no seu e-commerce. Confira!
Crie promoções
Alguns e-commerces oferecem a promoção em ocasiões especiais para aumentar a competitividade e fomentar as vendas, por exemplo, no Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães ou mesmo na data de aniversário da loja.
Além disso, você também pode ir além de criar promoções relâmpagos de frete grátis para movimentar seu e-commerce.
Seja ao aproveitar alguma data comemorativa relacionada ao seu segmento, por exemplo, o Dia do Orgulho Nerd para quem vende produtos geeks, ou lançar campanhas exclusivas nos períodos de queda de vendas.
Divulgue sua promoção de frete grátis
Uma coisa é certa: de nada adianta utilizar as melhores práticas de entrega grátis, se o seu público não tem conhecimento das suas ações.
Muito mais do que oferecer as melhores vantagens de frete, é fazer com que seus potenciais clientes saibam desses benefícios. Por isso, utilize os canais mais adequados para a divulgação das suas promoções de envio de produtos.
Nesta etapa, é importante que você entenda onde o seu público está para que possa investir nos canais mais promissores e que levem visitantes para o seu site.
As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, sem dúvida, devem ser utilizadas, assim como o blog, o e-mail marketing e o seu próprio site. Lembre-se que essa informação precisa estar bem visível no seu e-commerce.
Entre as melhores práticas de como fazer frete grátis para todo o Brasil, uma ótima tática de divulgação são os anúncios pagos oferecidos pelas redes sociais Facebook e Instagram, que são capazes de alcançar um público ainda maior para o seu negócio online.
Use uma calculadora de frete
Para conceder o benefício de envios gratuitos aos seus clientes, você precisa encontrar as opções de frete mais vantajosas para seu e-commerce. Desta forma, a promoção fica bem mais viável.
E uma das melhores maneiras de fazer isso é usar uma calculadora de frete que compara as condições de envio com diversas transportadoras simultaneamente, como é o caso da calculadora da Kangu.
O processo é gratuito, rápido e prático. E o melhor de tudo: você só paga o valor do frete quando usar. Não há cobrança de mensalidade, nem envios mínimos.
Veja como funciona:
Entrega lenta grátis e entrega rápida paga: qual é melhor?
De um modo geral, quando os e-commerces aprendem como oferecer grátis e se propõem a conceder o benefícios aos clientes, as entregas são oferecidas na modalidade PAC, que é considerada aquela entrega mais econômica, porém com um prazo maior de despacho.
Essa modalidade é disponibilizada pelos Correios e também por transportadoras. Por ser uma categoria mais barata, essa é uma opção muito vantajosa para você que quer saber como oferecer frete grátis.
Nesse caso, os prazos de entrega podem variar de acordo com as localidades de origem e destino, sendo que os envios são feitos apenas de segunda a sexta-feira.
Já as entregas rápidas pertencem a uma modalidade que dá prioridade para o envio dos produtos em poucas horas ou dias, dependendo da origem e destino da mercadoria. Porém, nesse caso, há um custo um pouco maior de frete.
Além dos Correios, há muitas empresas, como a Kangu, que oferecem uma entrega expressa em todo território nacional. Caso o cliente do seu e-commerce opte por essa modalidade, é importante deixar claro que o benefício não pode ser aplicado.
Para não ter problemas com os seus consumidores, recomenda-se que todas essas regras estejam bem claras nas suas políticas de frete, onde o usuário possa entender em qual modalidade esse benefício se aplica.
Neste caso, uma solução inteligente é oferecer diferentes tipos de entrega ao seu cliente. Desta forma, ele pode decidir se prefere pagar a mais para receber o pedido mais rápido ou optar por esperar um pouco para aproveitar o frete grátis.
Conclusão
Saber como oferecer frete grátis na sua loja virtual é essencial se deseja atrair mais clientes e aumentar as suas vendas.
Mas para que essa estratégia realmente alcance o resultado desejado, será necessário fazer análises e entender até onde você pode ir quando o assunto é o aumento de custos.
Jamais ofereça uma vantagem aos seus clientes se isso for prejudicar o orçamento da sua empresa. Essa é sim uma ótima tática para potencializar suas vendas, mas também pode ser muito prejudicial para as finanças.
Por isso, analise os produtos que são viáveis para ofertar frete grátis, mapeie as localizações vantajosas e determine as condições da promoção.
Lembre-se também que, muito mais do que oferecer um benefício ao seu cliente, você precisa garantir que o produto adquirido chegue ao destino em perfeitas condições.
Portanto, certifique-se de contar com bons parceiros de envio de encomendas, que garantam envios rápidos, seguros e eficientes.
Proporcionar entregas grátis é uma maravilha, mas ter um bom processo de envio de encomendas é ainda mais importante em um e-commerce.
Por isso, além de desenvolver uma ótima estratégia de frete, preocupe-se em ter as melhores empresas de entregas do mercado. Para você que está em busca de agilidade e os preços mais vantajosos, seu lugar é na Kangu. Além disso, a Kangu é uma empresa do Mercado Livre, o que traz ainda mais segurança em nossos serviços!
Nossa plataforma oferece serviços de entrega de alta qualidade com uma rede de transportadoras e pontos de entregas espalhados por todo o território nacional.
Com uma logística simplificada, conseguimos atender empresas dos mais diferentes portes e segmentos.
Não tenha mais dor de cabeça com processos de entrega ineficientes, conheça o nosso modelo de trabalho e encante-se com tudo que podemos fazer pelo seu negócio.