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Como oferecer frete grátis: melhores estratégias para sua loja

Se você é um varejista online precisa saber como oferecer frete grátis para os seus consumidores. Afinal, esse é um fator determinante na atração de clientes para a sua loja virtual e também na decisão de compra.

Nos últimos anos, o e-commerce brasileiro tem apresentado um crescimento significativo, tornando a competitividade ainda mais acirrada nesse segmento. 

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o comércio eletrônico atingiu nos primeiros oito meses de 2020 um faturamento de R$ 41,92 bilhões, alta de 56,8% se comparado com o mesmo período de 2019.

Além disso, para os próximos anos, a expectativa é extremamente positiva. Acredita-se que 

as vendas no varejo de e-commerce global pode atingir até 2021 o montante de 4.9 trilhões de dólares até 2021, atingindo uma taxa de 265% de crescimento.

Por isso, se o seu objetivo é tornar o seu ecommerce ainda mais competitivo, chegou a hora de colocar em prática as melhores estratégias de frete grátis. 

Continue lendo esse artigo é entenda como utilizar as táticas mais adequadas para garantir boas vendas. Vem com a gente!

Saiba como evitar problemas com atraso na entrega

Como funciona o frete grátis

Para os lojistas que desejam aprender como vender pela internet com frete grátis, saiba que essa estratégia funciona quando o e-commerce se responsabiliza pelos custos do envio da mercadorias, ao invés de repassar esse valor para o cliente. 

Mas é importante lembrar que a viabilidade deste benefício ao consumidor está geralmente atrelado ao valor do ticket médio, ou seja, dificilmente, o lojista vai oferecer essa vantagem para compras com valor muito baixo, já que a margem de lucro poderá ser comprometida. 

Por isso, de forma geral, essa estratégia estabelece alguns critérios, como valor mínimo de compra, um determinado produto, uma região ou um período específico para que o lojista possa obter lucro com a venda. 

Por que minha loja deve oferecer frete grátis?

Além de aumentar a competitiva entre os seus concorrentes, existem inúmeras vantagens em adotar a estratégia de entrega grátis  no seu e-commerce, independente do segmento. 

Para você entender o porquê essa técnica é tão importante, confira algumas das principais vantagens e desvantagens ao oferecer esse benefício aos seus consumidores. 

Vantagens e desvantagens do frete grátis

Ao disponibilizar frete grátis, você certamente aumentará o tráfego de visitantes para a sua loja virtual, aumentando, assim, a possibilidade de fechar ainda mais vendas. 

Por isso, caso adote essa estratégia no seu comércio eletrônico, faça uma divulgação pesada em cima dessa vantagem. Use todos os canais possíveis para que seu o público tenha conhecimento do benefício ao adquirir um produto da sua marca. 

Utilizar o frete grátis vale a pena também quando o assunto é a diminuição das taxas de carrinho abandonado. Para você entender, um estudo feito pelo Baymard Institute revelou que 60% dos clientes deixam os produtos no carrinho por conta dos custos com frete. 

Por esse motivo, a isenção de taxa de entrega é uma estratégia bem vantajosa se você quer reduzir os índices de carrinho abandonado e fomentar as suas vendas. 

Além disso, sites de compras online que oferecem entregas sem custos também estimulam a fidelização de clientes, além de aumentar os índices de recorrência, já que seus consumidores sempre voltarão a fazer negócios com o seu e-commerce. 

Quando o assunto são as desvantagens de adotar essa tática, saiba que a principal delas é, sem dúvida, a diminuição do seu lucro, já que o lojista assumirá os custos com todo o processo de envio. 

Por isso, antes de oferecer entrega grátis, é preciso planejar a ação com cuidado para não ter prejuízo e colocar sua estratégia em risco.

Como oferecer frete grátis

Agora que você entendeu como funciona o envio sem custos e as principais vantagens, é importante saber quais são as melhores práticas de como oferecer frete grátis para garantir boas vendas. 

Defina uma estratégia para oferecer frete grátis

O primeiro passo antes de colocar esse plano em prática é definir uma estratégia que seja coerente com o objetivo da ação, com o seu modelo de negócio e orçamento disponível. 

Por exemplo: se a sua intenção é aumentar as vendas de produtos de uma determinada categoria, você pode estabelecer a gratificação apenas para esse grupo de itens, limitando para qualquer outro produto.

Mas se pretende atrair mais visitantes para o seu e-commerce, por exemplo, é possível oferecer frete grátis para todo o site por um determinado período, mas desde que tenha margem de lucro para isso. 

Para os lojistas que precisam entender como fazer o frete grátis, saiba que você pode definir um valor mínimo de compras. Por exemplo, o benefício só é garantido para os clientes que fizeram compras acima de R$ 300,00.

Outra tática é conceder a entrega sem custos para consumidores que compram de maneira frequente. Dessa forma, você consegue estimular a fidelização dos clientes

Lembre-se que as melhores estratégias serão aquelas que vão ao encontro do objetivo do seu e-commerce. 

Formatos de frete grátis mais comuns

Abordamos de maneira sucinta as modalidades de frete no tópico acima, mas esse assunto merece destaque neste artigo. 

Por isso, para te ajudar nessa estratégia, selecionamos aqui os formatos de frete grátis mais comuns utilizados no comércio eletrônico brasileiro. 

Toda a loja com frete grátis

Muitos ecommerces utilizam frete grátis em toda a loja, o que é uma ótima oportunidade para aumentar o volume de tráfego para o site, já que a expectativa é que, com mais visitantes, as vendas também aumentem de maneira significativa. 

Mas além de entender como deixar frete mais barato, é importante analisar se essa é, de fato, uma estratégia eficaz, já que seu ecommerce assumirá os custos com o frete de todas as categorias de produtos. 

Embora seja uma ótima tática para a atração de clientes, esse também pode ser um método arriscado, se não for muito bem planejado. Pense nisso!

Frete grátis para vendas acima de certo valor

Esse formato é muito eficiente, pois garante que o seu e-commerce não tenha prejuízo ao oferecer o benefício aos consumidores. 

Para frete grátis acima de certo valor, você conseguirá entender quais os produtos que garantem ou não uma boa margem de lucro, sem prejudicar o seu orçamento.  

Inclusive, essa é uma das estratégias mais comuns utilizadas o comércio eletrônico brasileiro. 

Isso porque, quando o frete grátis vale a pena, muitas vezes, o cliente acaba comprando mais produtos para alcançar o valor mínimo para a concessão do benefício, aumentando o ticket médio. 

Frete grátis para uma região determinada

A verdade é que nem sempre compensa oferecer frete grátis para todo o Brasil, para produtos selecionados ou com um valor mínimo. Dependendo da sua estratégia, uma ótima opção é oferecer entregas sem custos para uma determinada região.

Se o seu centro de distribuição, por exemplo, ficar no estado de São Paulo, certamente, os custos com o frete serão muito mais baixos se comparado com o envio para o Ceará, por exemplo. 

Dessa forma, se você quer entender como oferecer frete grátis, saiba que esse formato é muito vantajoso, atraindo ainda mais consumidores da sua região. 

Dicas para quem quer oferecer frete grátis

Com esse conceito bem claro e definido, ficou mais fácil de determinar quais são as melhores estratégias de frete grátis para a sua loja online, não é mesmo? 

Mas antes de colocar essa tática em prática, confira algumas dicas bem legais, que separamos para você usar no seu e-commerce. Confira!

Divulgue sua promoção de frete grátis

Uma coisa é certa: de nada adianta utilizar as melhores práticas de entrega grátis, se o seu público não tem conhecimento das suas ações. 

Muito mais do que oferecer as melhores vantagens de frete, é fazer com que seus potenciais clientes saibam desses benefícios. Por isso, utilize os canais mais adequados para a divulgação das suas promoções de envio de produtos. 

Nesta etapa, é importante que você entenda onde o seu público está para que possa investir nos canais mais promissores e que levem visitantes para o seu site. 

As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, sem dúvida, devem ser utilizadas, assim como blog, o e-mail marketing e o seu próprio site. Lembre-se que essa informação precisa estar bem visível no seu e-commerce.

Entre as melhores práticas de como fazer frete grátis para todo o Brasil, uma ótima tática de divulgação são os anúncios pagos oferecidos pelas redes sociais Facebook e Instagram, que são capazes de alcançar um público ainda maior para o seu negócio online. 

Analise os valores dos produtos

Esse, sem dúvida, é um ponto que merece destaque neste artigo. Analisar os valores dos produtos é imprescindível se você quer oferecer esse benefício aos clientes, mas sem comprometer a sua margem de lucro. 

Essa análise te dará a noção dos valores que seu e-commerce poderá bancar nos mais diferentes produtos.  

Nessa etapa, entenda também a sua margem de lucro para que você saiba até onde pode chegar sem prejudicar a operação da sua loja virtual, tornando as suas estratégias de frete ainda mais lucrativa.

Entrega lenta grátis e entrega rápida paga

De um modo geral, quando os ecommerces se propõem a oferecer frete grátis aos seus clientes, as entregas são oferecidas na modalidade PAC, que é considerada aquela entrega mais econômica, porém com um prazo maior de despacho.

Essa modalidade é disponibilizada pelos Correios e também por empresas de frete e transportadas. Por ser uma categoria mais barata, essa é uma opção muito vantajosa para você que quer saber como oferecer frete grátis. 

Nesse caso, os prazos de entrega podem variar  de acordo com as localidades de origem e destino, sendo que os envios são feitos apenas de segunda a sexta-feira. 

Já as entregas rápidas pertencem a uma modalidade que dá prioridade para o envio dos produtos em poucas horas ou dias, dependendendo da origem e destino da mercadoria. Porém, nesse caso, há um custo um pouco maior de frete. 

Além dos Correios, há muitas empresas, como a Kangu, que oferece uma entrega expressa em todo território nacional. Caso o cliente do seu ecommerce opte por essa modalidade, é importante deixar claro que o benefício não pode ser aplicado. 

Para não ter problemas com os seus consumidores, recomenda-se que todas essas regras estejam bem claras nas suas políticas de frete, onde o usuário possa entender em qual modalidade esse benefício se aplica. 

Conclusão

Saber como oferecer frete grátis na sua loja virtual é essencial se deseja atrair mais clientes e aumentar as suas vendas.  

Mas para que essa estratégia realmente alcance o resultado desejado, será necessário fazer análises e entender até onde você pode ir quando o assunto é o aumento de custos. 

Jamais ofereça uma vantagem aos seus clientes se isso for prejudicar o orçamento da sua empresa. Essa é sim uma ótima tática para potencializar suas vendas, mas também pode ser muito prejudicial para as finanças.

Por isso, analise os produtos que são viáveis para ofertar frete grátis. Lembre-se também que, muito mais do que oferecer um benefício ao seu cliente, você precisa garantir que o produto adquirido chegue ao destino em perfeitas condições. 

Dessa forma, certifique-se de contar com bons parceiros de envio de encomendas, que garantam envios rápidos, seguros e eficientes. 

Proporcionar entregas grátis é uma maravilha, mas ter um processo de envios de encomendas é ainda mais importante em um e-commerce.

Por isso, além de desenvolver uma ótima estratégia de frete, preocupe-se em ter as melhores empresas de entregas do mercado. Para você que está em busca de agilidade e os preços mais vantajosos, seu lugar é na Kangu

Nossa plataforma oferece serviços de entrega de alta qualidade com uma rede de transportadoras e pontos de entregas espalhados por todo o território nacional.  

Com uma logística simplificada, conseguimos atender empresas dos mais diferentes portes e segmentos. 

Não tenha mais dor de cabeça com processos de entrega ineficientes, conheça o nosso modelo de trabalho e encante-se com tudo que podemos fazer pelo seu negócio. 

Procurando por outras soluções de entrega? Conheça a Kangu.

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