skip to Main Content

O que é PAC e como economizar no envio de encomendas

Mesmo atuando no mercado de e-commerce há algum tempo, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o que é PAC, como ele funciona, quais encomendas podem ser enviadas por essa modalidade de despacho e muitas outras questões. 

Se você precisa entender melhor tudo que envolve as entregas por PAC envolvem, continue lendo esse artigo, pois você encontrará as principais informações sobre esse método de envio. Vem com a gente!

 

Conheça soluções para conseguir um frete mais barato

O que é PAC?

A modalidade de envio PAC, que significa Prático, Acessível e Confiável, é o serviço de entrega não expresso para mercadorias despachadas pelos Correios, sendo indicada para despacho que não têm necessidade de urgência para chegar ao destinatário.

Saber exatamente o que é PAC Correios te ajudará a escolher o método de envio mais adequado para o pedido feito pelo cliente na sua sua loja virtual. 

Como funciona o PAC

Pra você entender como funciona o envio pelo PAC, as encomendas dessa modalidade não têm prioridade nas entregas. Lembrando que os prazos de entrega variam de acordo com os locais de origem e destino.  

Além disso, os  custos do PAC também costumam ser mais vantajosos do que outras formas de despacho, como o Sedex, por exemplo. 

Qual a diferença de PAC e outras formas de envio?

Quer entender se é melhor escolher Sedex ou PAC? Saiba que há ainda o envio normal, que é outro sistema de entrega disponibilizado pelos Correios. 

 

No caso do PAC, o valor de frete é computado diretamente do site dos Correios tendo como parâmetro de cobrança o peso do produto, origem e destino da encomenda, sendo que o rastreamento é bem detalhado.

Já o envio normal é uma modalidade de entrega calculada com base no peso da mercadoria com o acréscimo do serviço “registro módico”, que é o código que faz o rastreamento do envio. 

Além disso, o rastreamento é simplificado apresentando apenas a data de postagem e entrega do produto, sem o fornecimento de informações do deslocamento da encomenda. 

O Sedex (Serviço de Encomenda Expressa Nacional), por sua vez, tem um envio bem mais rápido do que as demais modalidades oferecidas pelos Correios. 

Para quem se pergunta sobre qual o prazo de entrega do Sedex, saiba que é de até cinco dias de acordo com a localidade de destino. 

O valor também é calculado com base no peso, na origem e no destino da entrega, tendo um rastreamento detalhados também.

Há ainda outros tipos de envio fornecidos por meio de transportadoras ou plataformas de envio, como a Kangu, que possui uma rede de pontos de entrega e retirada de produtos, além de transportadas espalhadas por todo o Brasil.

A nossa plataforma tem feito sucesso por garantir entregas ágeis, seguros e com os custos mais baixos do mercado. 

Que tipos de encomenda eu posso enviar por PAC?

Agora que entendeu o que é PAC, é importante que você saiba que a modalidade PAC aceita apenas encomendas com, no máximo, 50 quilos e 150 centímetros de comprimento.

 

Somado a isso, os Correios têm uma série de itens que são proibidos de serem enviados tanto pelo PAC quanto para outras modalidades de entrega, que incluem animais vivos,  alguns tipos de bebidas, comidas e objetos corrosivos ou explosivos. 

 

Para embalar a sua encomenda de forma correta, confira esse artigo que explica tudo como deixar o produto acondicionado da maneira mais adequada. 

 

Qual o prazo de entrega do PAC

Para os proprietários de e-commerce que se questionam sobre qual o prazo de entrega do PAC, saiba que a data de entrega começa a contar a partir do dia em que o envio foi feito.

De maneira resumida, funciona da seguinte forma: os pedidos com pagamento confirmado até às 16h00 de um dia útil podem ser enviados no mesmo dia. 

No entanto, se a confirmação do pagamento ocorrer após esse horário, o produto será despachado apenas no dia útil seguinte.

Como calcular o preço do frete para PAC e outras formas de envio

Depois de entender qual é a diferença entre Sedex e PAC e como funcionam as modalidades de entrega disponíveis pelo mercado, vamos entender como calcular o preço tanto da modalidade Prático, Acessível e Confiável quanto das demais formas de entrega. 

 

Uma das formas mais eficientes de fazer o cálculo é utilizar calculadoras de frete, que são disponibilizadas na internet. 

 

Mas antes disso, você precisa escolher a modalidade de envio de encomendas e ter em mãos dados sobre peso, medida, origem e destino de entrega. 

 

Com essas informações, você pode acessar a plataforma de despacho da Kangu, que oferece uma forma muito simples de fazer esse cálculo. Ao acessar o nosso site, você precisa clicar no ícone calcular frete, que fica na barra superior da página. 

 

Ao ser redirecionado para área de cálculo de frete, basta informar os dados da encomenda como peso e medida, inserir CEP de origem e destino para ter acesso aos valores e formas de envio.

Conclusão

Agora ficou muito mais claro o que é PAC, não é mesmo? Para oferecer as melhores opções de frete para seu cliente, é importante que você disponibilize modalidades de envio variadas para que ele possa escolher aquela que mais atende às suas necessidades. 

 

Lembre-se sempre que os custos do frete e os prazos de entregas são motivos que fazem os consumidores desistir de uma compra. Inclusive, esse dado é confirmado por uma pesquisa feita pelo Instituto de Baymard.

 

Se você quer garantir as melhores formas de entrega e os custos mais baixos do mercado, conheça a Kangu, nossa plataforma de envio de encomendas que está fazendo o maior sucesso por oferecer uma logística simplificada, prazos curtos e ótimos custos. 

 

Com a Kangu, você tem acesso a uma rede de transportadoras e pontos de entrega e retirada de encomendas espalhados por todo o Brasil.

 

A vantagem de escolher pela Kangu é que oferecemos soluções para todos os portes de comércio eletrônico por meio de uma logística eficiente. Acesse agora mesmo o nosso site e saiba tudo que a Kangu pode oferecer para sua empresa. 

 Utilize nossa calculadora de fretes e descubra como economizar nos envios

Back To Top