skip to Main Content

Pac ou Sedex: qual a melhor opção para sua loja?

Quem tem e-commerce precisa enviar suas encomendas com frequência e, neste momento, pode bater a dúvida: é melhor usar PAC ou Sedex? 

Essas duas modalidades dos Correios são muito procuradas pelos lojistas e possuem condições de envio distintas. Então qual escolher?

Tomar uma boa decisão é essencial, já que os clientes são exigentes quanto aos preços e prazos de entrega no e-commerce.

Uma pesquisa da Statista revelou que o custo das taxas de frete é o principal motivo para o abandono de carrinhos. 

Por outro lado, o público está cada vez mais imediatista e deseja receber seus produtos o mais rápido possível.

Segundo levantamento da Capterra, 73% dos usuários esperam que as lojas virtuais ofereçam entregas no mesmo dia. Essas entregas, por sua vez, costumam ser mais caras.

Percebe como decidir por PAC ou Sedex pode não ser tão simples? Para acertar na escolha e proporcionar um bom serviço ao seu cliente, você precisa acompanhar este artigo. Vamos lá?

Conheça as melhores estratégias para vender online

Qual a diferença entre PAC e Sedex dos Correios?

A principal diferença entre PAC e Sedex são os preços e prazos de entrega. Enquanto o PAC sai mais em conta e demora mais pra chegar, o Sedex chega mais rápido, só que por um preço maior.

Contudo, cada modalidade possui suas próprias características e regras. É preciso entender mais a fundo as diferenças para saber como escolher a melhor opção para seu e-commerce. Veja a seguir:

O que é PAC?

A sigla PAC significa “Prático, Acessível e Confiável”. Trata-se da entrega econômica disponibilizada pelos Correios para o envio exclusivo de mercadorias dentro das restrições de peso e dimensões.

Abrange todo território nacional, mas, por ser mais barata, possui um prazo de entrega maior — de até 10 dias úteis. Esse prazo pode variar de acordo com condições operacionais.

Além disso, as entregas por PAC são feitas apenas em dias úteis. Portanto, a opção é indicada quando o cliente não tem urgência no recebimento.

Confira as restrições de peso e dimensões da modalidade PAC:

O que é Sedex?

Já o Sedex, sigla para “Serviço de Encomenda Expressa Nacional”, é um frete dos Correios que garante uma entrega mais ágil para mercadorias e também documentos para todo Brasil.

O tempo de entrega varia entre algumas horas e até um dia útil. Contudo, dependendo da localização de origem e de destino, os prazos serão um pouco maiores.

Para proporcionar agilidade no envio, as encomendas são tratadas como prioridade nos centros de distribuição, além de serem entregues de segunda a sábado.

Com isso, os prazos de entrega são menores, mas os preços acabam sendo um pouco mais altos que o PAC.

O serviço é indicado para casos que o cliente tem urgência para receber a compra, por exemplo, quando se trata de um presente para datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal

Agora confira as restrições de peso e dimensões para envios por Sedex:

 

Ainda existem outros serviços Sedex oferecidos pelos Correios. São eles:

  • Sedex Hoje: a entrega é realizada no mesmo dia da postagem;
  • Sedex 10: a entrega é realizada até às 10h da manhã do dia seguinte ao da postagem;
  • Sedex 12: entrega até às 12h do dia seguinte ao da postagem.

Contudo, essas três categorias de fretes expressos não estão disponíveis em todas as regiões do país. É preciso verificar a disponibilidade para a sua cidade no site dos Correios.

PAC ou Sedex: qual opção escolher?

Há consumidores que preferem o frete mais econômico, enquanto outros estão dispostos a pagar mais caro para receberem sua compra mais rápido.

Por essa razão, a melhor saída para sua loja virtual é deixar que o cliente decida se prefere PAC ou Sedex de acordo com o que é mais vantajoso para ele.

Desta forma, você conseguirá agradar aos dois públicos, evitará perdas de vendas por conta do frete, além de melhorar a experiência do consumidor em sua loja. 

E sabia que disponibilizar diferentes opções de frete em seu site é mais simples do que você imagina? Basta usar a Kangu!

Somos uma ferramenta que conecta você a diversas transportadoras do Brasil, inclusive aos Correios, com integração com as principais plataformas de e-commerce do mercado, como Nuvemshop, Loja Integrada, WooCommerce, Simplo7, Shopify, entre outras.

Leia nosso artigo sobre integração com a Kangu e conheça as plataformas onde já estamos homologados.

Para entender como nossa plataforma funciona na prática, confira as condições de entrega para um envio de São Paulo até Rio de Janeiro:

Ou seja, você ou seu cliente não precisam escolher apenas entre PAC ou Sedex, também podem verificar as condições de envio com outras transportadoras em nossa calculadora de frete

Inclusive, também existe a possibilidade do consumidor retirar a encomenda em um ponto Kangu. São mais de 2.800 pontos de coleta e retirada espalhados pelo Brasil e sempre há um por perto. 

Quais as vantagens de usar a Kangu?

Além de poder disponibilizar os fretes Kangu no checkout da sua loja para que seu cliente escolha a opção desejada, existem muitas outras vantagens de contar com a gente na hora de enviar sua encomenda. Confira:

  • prazos de entregas exclusivos;
  • preços reduzidos;
  • isenção de contratos e mensalidades;
  • rastreamento de entregas;
  • postagem de produtos em um ponto Kangu, sem filas e com apenas um bipe;
  • gestão de envios em único lugar;
  • entregas mais sustentáveis

Conclusão

Neste artigo, você conheceu as diferenças entre as duas principais modalidades de envio dos Correios.

Após a leitura, deve ter percebido que é difícil selecionar entre PAC ou Sedex, já que existem consumidores que preferem economizar com o frete, enquanto outros desejam envios mais ágeis e não se importam em pagar a mais por isso.

Portanto, se você quer oferecer sempre a melhor opção para o seu cliente, conte com a Kangu na hora de enviar suas encomendas.

Faça como milhares de lojistas e venha aproveitar os benefícios da Kangu. Clique na imagem abaixo e cadastre-se agora mesmo:

Economize no frete com a Kangu

Back To Top