Melhores plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual
Uma plataforma de e-commerce permite que o empreendedor administre seu negócio com mais eficiência, proporcionando recursos que auxiliam na hora de montar sua loja virtual do zero, como personalização, integração e formas de pagamento. Por isso, é essencial escolher aquela que melhor atende às necessidades do seu negócio.
Quer conhecer as melhores plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual? Para ter um negócio online de sucesso é fundamental apostar em boas ferramentas. Ou seja, que oferecem controle total sobre cada aspecto do seu e-commerce e que contam com um ecossistema de recursos que possibilitam um bom gerenciamento do seu site.
A partir disso, sua loja online é capaz de crescer, atrair consumidores e obter resultados satisfatórios. No entanto, escolher um fornecedor não é uma tarefa fácil. Afinal, existem diversas plataformas de e-commerce e, cada uma apresenta suas vantagens e desvantagens.
Acompanhe este conteúdo para entender o que você deve avaliar antes de escolher essa ferramenta e veja as 5 melhores!
O que é uma plataforma de e-commerce?
Uma das formas de montar um e-commerce do zero é com a contratação de uma plataforma de comércio eletrônico. Esse recurso permite que o empreendedor comece a vender no ambiente digital e atender seus clientes.
De modo geral, uma plataforma de e-commerce é uma ferramenta completa, na qual o vendedor controla todas as operações do seu empreendimento, desde o estoque até as estatísticas de vendas. Algumas configurações que ela oferece são:
- Integração com ferramentas de marketing;
- Personalização;
- Inclusão de descrições e fotos dos produtos;
- SEO;
- Gerenciamento de frete;
- Gateway de pagamento e entre outras.
Melhores plataformas de e-commerce
A seguir, conheça algumas opções de plataforma de e-commerce que podem ajudar você a montar sua loja virtual!
1. NuvemShop
A Nuvemshop é líder no comércio eletrônico da América Latina com +90.000 lojas ativas e eleita a melhor plataforma de e-commerce pela ABComm em 2017, 2019 e 2020. Suas funcionalidades que se destacam incluem a possibilidade de utilizar layouts prontos, customização dos produtos, integração e associação com outros canais de vendas.
Além disso, a empresa oferece diferentes planos para seus clientes, capazes de suprir as necessidades tanto de pequenas e médias empresas (PMEs) quanto de grandes negócios.
Ela também é uma plataforma ideal para marcas, conhecida como Nuvemshop Empresarial — uma solução completa para quem busca aumentar suas vendas por meio do ranqueamento nos mecanismos de busca e diversificar seus canais de vendas. Algumas de suas vantagens são:
- Fácil integração com as principais soluções do ecossistema;
- Oferece atendimento aos empreendedores por e-mail e por WhatsApp em horário comercial;
- Automatização nas vendas;
- Gerenciamento de produtos e estoque de forma rápida;
- Disponibilidade dos mais de 40 modelos de layout customizáveis;
- Integração com os principais marketplaces, meios de pagamentos online e aplicativos;
- Cursos para quem quer aprender sobre empreendedorismo digital;
- Estrutura completa para atender diferentes tipos de empresas.
2. Magento
A Magento é outra plataforma bastante popular no mercado atual, referência em personalização e flexibilidade — pois o código é aberto para modificações. Contudo, mesmo que ela seja uma ferramenta rica em funcionalidades, ela não apresenta muitas vantagens em termos de usabilidade.
Veja alguns dos seus recursos:
- Integração de marketplaces;
- Ferramentas omnichannel;
- Criação de ofertas;
- e-mail marketing;
- temas prontos etc.
3. Shopify
O Shopify também é uma das melhores plataformas de e-commerce para criar uma loja virtual. Isso porque ela oferece diversos templates prontos, possibilidade de desenvolver a própria marca, além de disponibilizar ferramentas para você promover seus produtos.
A empresa foi fundada em 2004, tem sede no Canadá e conta com mais de 75 mil lojas online. Entre seus destaques estão a função de compras sociais, suporte ao cliente disponível 24 horas, plataforma simplificada e integração com o Facebook.
4. VTEX
A VTEX foi fundada em 2000, sendo a primeira solução de e-commerce global totalmente integrada com OMS nativos e marketplace. Ela apresenta uma estrutura para loja virtual moderna e realiza atualizações constantes na plataforma.
Ela também conta com mais de 3.000 lojas online, com clientes em +40 países, +800 colaboradores e +15 escritórios pelo mundo. Sua arquitetura e ferramentas permitem que a empresa otimize os empreendimentos e garantam o bom funcionamento das lojas dos clientes.
5. WooCommerce
A WooCommerce trata-se de um plugin para WordPress. Portanto, você deve instalar o WordPress para ter acesso a essa plataforma de e-commerce. Basicamente, ela transforma qualquer site em uma loja virtual totalmente funcional. Seus recursos incluem:
- Página de cadastro de produtos;
- Controle de estoque;
- Temas disponíveis gratuitamente;
- Criação de cupom de desconto;
- Integração com os principais meios de pagamento.
Vantagens e desvantagens de cada plataforma
É importante ter em mente que cada plataforma de e-commerce apresenta um modelo de tecnologia. Por isso, separamos as vantagens e desvantagens de cada método. Entenda melhor a seguir!
SaaS
Uma plataforma de e-commerce para montar sua loja virtual, geralmente, trata-se de um SaaS — que significa software as service, ou software como serviço. Uma solução completa para os empreendedores criarem sua loja online.
Ela é um modelo de distribuição e comercialização de um sistema em que há uma conexão virtual e uma mensalidade pré-paga.
Vantagens
- Não exige experiência técnica do lojista;
- É considerada um software simples e fácil de usar;
- Permite um cadastro rápido dos produtos
- Oferece customização de layout;
- Integra ferramentas de marketing e SEO;
- A segurança e manutenção do sistema é realiza pela empresa contratada;
- Os dados são armazenados na nuvem.
Desvantagens
- Dependência do fornecedor;
- Exige um controle de acesso mais forte;
- Obrigações contratuais;
- Problemas com conformidade.
Open Source
Já o Open Source é um software de código aberto. Isso significa que ele é disponibilizado por várias empresas conforme o pagamento de uma assinatura. No entanto, o seu acesso é feito por download e não pela nuvem, como em um SaaS.
Vantagens
- Flexibilidade de personalização;
- Suporte;
- Segurança;
- Independência de fornecedores.
Desvantagens
- A personalização e configurações do site é responsabilidade do empreendedor ou de um profissional contratado, o gera custos extras;
- Suporte pode não ter rápido e eficiente;
- Sujeito a instabilidade.
Plataforma de e-commerce vale a pena?
Ter uma plataforma de e-commerce para montar sua loja virtual apresenta diversas vantagens, principalmente em um cenário em que 72% dos consumidores pretendem comprar nesse meio, mesmo após a reabertura das lojas devido ao isolamento social.
Hoje, alguns dos principais aspectos do comércio eletrônico incluem a agilidade e facilidade na hora da compra. Para o lojista, é possível contar com uma ferramenta completa e otimizada para vender seus produtos digitais.
Além disso, ele garante automação de estoque, oferece conteúdo institucional para seus clientes, tem associação com canais de venda, obtém um melhor controle financeiro e estatísticas de marketing e reduz a taxa de abandono de carrinhos. Logo, a resposta para essa pergunta é sim, vale a pena.
Essa modalidade cresce cada vez mais devido a melhorias tecnológicas e segurança dos sistemas. Portanto, não se esqueça de avaliar as necessidades do seu negócio para escolher a que atende às suas características.
Quais recursos você deve procurar em uma plataforma de e-commerce?
Agora que você conhece as melhores plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual, é interessante entender também quais recursos não podem faltar nessa ferramenta. Você pode avaliá-los antes de realizar um contrato com o fornecedor. Veja quais fatores observar!
Navegação e usabilidade
Uma boa plataforma de comércio eletrônico deve ser capaz de criar uma página de venda totalmente otimizada e intuitiva. Com isso, você garante mais conversões e a satisfação dos clientes.
Personalização
Essa característica é essencial para sua loja virtual. Afinal, você precisará cadastrar seus produtos de modo que chamem a atenção do seu público, além de desenvolver um layout atraente.
Por isso, é interessante ter uma plataforma que oferece diferentes layouts, que permite a criação de banners e outros elementos visuais para atrair a atenção dos clientes.
Suporte
Mesmo que você escolha a melhor plataforma de e-commerce, às vezes, terá dúvidas e problemas quanto ao seu negócio online. Por isso, é importante fechar contrato com um fornecedor que disponibilize uma equipe de suporte para auxiliar em qualquer situação.
Integrações
Em uma plataforma de e-commerce você precisará da integração com meios de pagamento, canais de venda e outros parceiros. Por isso, é relevante saber se a empresa oferece esse recurso. Assim, você é capaz de incluir tudo que seu negócio utiliza e precisa, de modo que ele funcione corretamente e gere resultados satisfatórios.
Alguns exemplos de integração são:
- ERPs;
- CRMs;
- Google Analytics;
- Redes sociais.
Otimização mobile
Outro aspecto importante de uma plataforma é a criação de uma loja virtual responsiva. Ou seja, que todas as páginas do seu site se ajustem perfeitamente em pequenas telas, como tablets e smartphones, oferecendo uma melhor experiência de navegação para os usuários.
Resumo
Agora que você sabe quais são os recursos necessários em uma plataforma de e-commerce, é possível escolher aquela que mais se adéqua ao seu negócio. Para isso, avalie suas vantagens, conheça seu empreendimento e objetivos, e procure por integração e personalização.
Dessa forma, você é capaz de decidir entre as melhores plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual, contratando um serviço de uma empresa segura, confiável e que gere resultados.
*Artigo escrito pela Nuvemshop