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Quais são as diferenças entre marketplace e dropshipping?

Apesar de um pouco semelhantes, existem diferenças entre marketplace e dropshipping que podem ser fundamentais na hora de escolher o melhor modelo para seu negócio. De modo geral, ambos são intermediadores de uma venda. Confira este conteúdo e entenda tudo sobre essas modalidades.  

 

O e-commerce teve grande crescimento durante a pandemia do coronavírus e a tendência é que esse segmento continue um sucesso. Segundo pesquisa, 72% dos usuários pretendem continuar comprando nas lojas online mesmo após a reabertura das lojas  físicas. 

Diante disso, os empreendedores devem se adequar a essa transformação no mercado a fim de vender mais e atender as necessidades do novo comportamento do consumidor. Portanto, se você deseja migrar para o ambiente digital ou montar um e-commerce, é importante entender as modalidades de dropshipping e marketplace para fazer a melhor escolha. 

Continue a leitura e veja as vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio! 

O que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo de vendas no qual o lojista vende sem ter um estoque próprio. Basicamente, ele depende de fornecedores que realizam todo processo de logística. Portanto, o vendedor é responsável apenas pela gestão e divulgação dos seus produtos na internet. 

De forma simples, esse empreendimento funciona como uma vitrine para os produtos de um terceiro. Por exemplo, se você tem uma loja online de roupas, um potencial cliente acessa seu site, adiciona uma peça no carrinho, seleciona a forma de entrega, realiza o pagamento e finaliza a compra. Tudo isso funciona normalmente. 

Contudo, o que diferencia é o processo após essa etapa. Você receberá o pedido no site e deve enviá-lo ao fornecedor, que selecionará o item e cuidará de todo o procedimento de embalagem e envio do pedido ao consumidor. Desse modo, o vendedor não tem estoque e contato com o produto vendido no e-commerce. Ele apenas recebe comissão pelas vendas.. 

Além do dropshipping, também existe a modalidade conhecida como crossdocking — que envolve um centro de distribuição (CD), com foco no fluxo de mercadorias e não a armazenagem delas. Com isso, as encomendas são recebidas no CD e preparadas para serem enviadas ao consumidor final.

O que é marketplace?

O marketplace é um local de compra e venda de produtos que reúne diversos lojistas. Nesse modelo, diferentes vendedores podem promover os seus produtos na plataforma e vários clientes podem acessar um mesmo item. 

Essa modalidade é bastante similar a um shopping, que reúne lojas e marcas de todos os tipos em um único lugar. No entanto, ele funciona no ambiente virtual. 

A seguir, entenda as principais diferenças entre marketplace e dropshipping! 

Quais as diferenças entre uma plataforma dropshipping e um marketplace?

A maior semelhança entre marketplace e dropshipping é que ambos são intermediadores da venda. Contudo, o marketplace é um espaço para as marcas e empresas divulgarem seu produto, aproveitando da sua autoridade digital para atingir um público maior. Portanto, trata-se de uma plataforma de compra e venda.

Já o dropshipping é um modelo de negócio que trabalha com a venda sem estoque, fazendo a ligação entre fornecedores e clientes. Nesse caso, o lojista é responsável por divulgar os produtos, realizar o atendimento e as vendas online. 

Vantagens e as desvantagens de um marketplace

Após conhecer as diferenças entre marketplace e dropshipping e o conceito de cada um, é interessante conhecer as vantagens e desvantagens dessas modalidades. Assim, é possível compreender o que é fundamental para o objetivo do seu empreendimento. 

Confira as vantagens e desvantagens de um marketplace!

Vantagens

  • Aumento do volume de vendas: ao aliar o marketplace com sua loja virtual, você é capaz de conquistar mais vendas; 
  • Maior visibilidade: como essa ferramenta geralmente apresenta um grande reconhecimento na internet e tem milhares de acesso diários, é possível obter mais visibilidade para seus produtos e sua marca;
  • Plataforma pronta: um marketplace é uma plataforma pronta, portanto, o vendedor não precisa desenvolver um site ou contratar um profissional para isso. Nela, você adiciona e vende seus produtos de forma simples e fácil;
  • Diversidade de público: nesse ambiente de vendas, diferentes usuários podem procurar por um mesmo produto. Sendo assim, a chance de acessar públicos diversos é maior, fazendo sua marca se expandir e ser reconhecida por mais pessoas. 

Desvantagens

  • Taxas e obrigações: para vender seus produtos no marketplace é necessário seguir as regras de cada plataforma. Nesse sentido, é importante ficar atento as taxas aplicadas nos itens para não ter prejuízos; 
  • Dependência: esse fator envolve a frequência que você precisa ter na plataforma para ser encontrado por potenciais clientes, além de depender dela para comercializar os seus produtos; 
  • Grande concorrência: como diversas marcas cadastram seu produto em um marketplace, há muitos negócios vendendo produtos similares ao seu, o que gera mais concorrência;  
  • Impactos da relevância na marca: em um e-commerce, os consumidores geralmente conhecem primeiro a sua marca e depois os seus produtos. No entanto, no marketplace acontece de conhecerem primeiro os seus produtos e depois a sua marca, interferindo na sua relevância no mercado. 

Vantagens e as desvantagens de uma plataforma dropshipping

Agora que você sabe o que é dropshipping, apresentaremos as suas vantagens e desvantagens. Acompanhe! 

Vantagens

  • Flexibilidade: por não exigir estoque físico, esse modelo também não exige um local fixo de trabalho. Portanto, o vendedor tem mais flexibilidade e pode trabalhar de forma remota, basta um computador e conexão com a internet para administrar sua loja online; 
  • Variedade de produtos: normalmente, os fornecedores para o modelo de dropshipping disponibilizam diversos produtos relacionados, como roupas em geral. Isso facilita a venda de diferentes categorias em um mesmo setor;
  • Redução de custos: como esse modelo de negócio não exige o controle de estoque por parte do lojista, há uma redução nos investimentos iniciais do empreendimento, além de poupar gastos com embalagens, envio de produtos e matéria-prima para a produção; 
  • Foco em marketing: ao optar por um modelo de negócio que trabalha com fornecedores, você tem mais tempo para trabalhar no desenvolvimento de um plano de marketing a fim de atrair mais consumidores e obter mais lucro;
  • Possibilidade de atender clientes de todo o país: como uma plataforma de dropshipping funciona no ambiente digital, você pode vender de qualquer lugar e seus clientes também podem comprar de onde estiverem. Isso aumenta as possibilidades da sua loja crescer; 
  • Suporte, trocas e devoluções: no modelo de dropshipping, os processos de troca, devoluções de produtos e o pós-venda são responsabilidades do fornecedor. Isso significa que ele é quem deve arcar com os custos relacionados à logística reversa.

Saiba também como fazer dropshipping em sua loja virtual. 

Desvantagens

  • Competitividade: o nicho de dropshipping apresenta muitos vendedores. Com isso, o mercado se encontra um pouco saturado de produtos similares, necessitando de atenção e investimento nas estratégias de marketing para conquistar mais compradores e se destacar dos concorrentes; 
  • Controle de estoque do fornecedor: como a venda funciona sem estoque e a responsabilidade da logística é toda do fornecedor, o vendedor corre o risco de enviar produtos com defeitos e de baixa qualidade aos consumidores. Nesse momento, é fundamental contar com um fornecedor de confiança e avaliar os seus produtos antes de vendê-los;
  • Atraso na entrega: outro problema de depender de um fornecedor é que, caso haja um atraso na entrega, impactará no seu e-commerce e, consequentemente, na imagem da sua marca; 
  • Menor margem de lucro: apesar de não ter que investir em um estoque no modelo de dropshipping, o contrato com um fornecedor tem custos. Portanto, há um repasse financeiro dos seus ganhos com as vendas dos produtos.  

Quais marketplaces aceitam dropshipping?

Atualmente, a maioria dos marketplaces aceitam dropshipping. Isso é possível, pois eles fornecem a opção do lojista se encarregar pela entrega dos produtos. Desse modo, ele pode direcionar o pedido ao seu fornecedor de dropshipping. 

Alguns dos marketplace que aceitam dropshipping são: 

  • Shopee: a plataforma iniciou suas operações no Brasil em 2019, apresenta taxa de comissão de 12% e se destaca dos outros pela sua baixa comissão;
  • Mercado Livre: foi o pioneiro em marketplace no Brasil, também permite dropshipping e suas taxas variam de 11% a 19%;
  • Magalu: atualmente, é um dos maiores marketplaces do Brasil e trabalha com uma taxa de comissão de 10% a 20%, dependo do tipo de produto; 
  • B2W: é a fusão de três grandes marketplaces, o Submarino, a Americanas e o Shoptime, sendo líder de comércio eletrônico em toda a América Latina. As três plataformas seguem um valor de comissão de, em média, 16%

Resumo 

Após conhecer as diferenças entre marketplace e dropshipping, é possível entender melhor sobre cada plataforma. Vale lembrar que é possível fazer dropshipping em marketplace, o que aumenta as suas oportunidades de vendas na internet. Além disso, ter a sua própria loja virtual também aumenta as chances de consolidar sua marca no mercado e obter o melhor dos dois mundos. 

*Artigo escrito pela Nuvemshop

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