skip to Main Content

Soluções para e-commerce: confira 6 benefícios do Cloud Computing

As lojas virtuais, como negócios que já nascem digitais, muitas vezes, têm a falsa sensação de que usam a tecnologia mais atualizada. Porém, nem sempre isso é verdade. Essas empresas ainda podem ter como se modernizar.

Atualmente, estão disponíveis diversas soluções para e-commerces superarem desafios e otimizarem sua operação. O Cloud Computing é uma delas e, neste artigo, vamos apresentar 6 benefícios dessa solução. Não perca!

Quais são os maiores desafios enfrentados por e-commerces?

O aumento do acesso à internet, a ampliação do uso de dispositivos móveis e, mais recentemente, o isolamento social implementado para minimizar os efeitos da pandemia de COVID-19 impulsionaram o crescimento do e-commerce brasileiro. Com isso, além dos lucros, esses empreendedores passaram a lidar com novos problemas, como:

  • Atrasos e outras dificuldades de logística;
  • Desconfiança do consumidor e segurança digital;
  • Qualidade do atendimento ao cliente e experiência de compra;
  • Falta de recursos para investimento;
  • Custos altos;
  • Desajuste no controle de estoque.

 

Qual é a importância da implementação de tecnologias para e-commerce?

As soluções para e-commerce ajudam a superar esses desafios. Elas otimizam os processos, gerando efeitos positivos na performance da loja virtual e permitindo perceber como melhorar a sua gestão.

Mais do que isso, a operação se torna mais enxuta e ágil, a produtividade cresce e o atendimento não sofre com falhas — que passam a ser previstas e evitadas —, diminuindo custos.

Dentre as tecnologias para e-commerce, por que o Cloud Computing se destaca?

Considerando as diversas tecnologias disponíveis cujo objetivo é obter o máximo de melhorias possível em um e-commerce, o Cloud Computing está em destaque por causa de suas vantagens, as quais abrangem a superação de diversos desafios das lojas virtuais. Veja 6 benefícios para isso a seguir!

1. Diminuição de custos

Uma das vantagens de ter a infraestrutura do e-commerce na nuvem é evitar grandes investimentos iniciais com a estrutura física própria — servidores e instalações — e com licenças, já que não será necessário baixar nada em seu equipamento.

Além disso, no modelo tradicional, os seguintes custos são por conta do empreendedor:

  • Manutenção de hardware;
  • Atualizações do sistema;
  • Ampliação do espaço de armazenamento;
  • Backups;
  • Energia elétrica;
  • Resfriamento;
  • Antivírus;
  • Firewall. 

Por outro lado, no caso do Cloud Computing, tudo isso está incluso na mensalidade, pois, nesse formato, é a empresa fornecedora da hospedagem que é responsável pela manutenção necessária.

2. Escalabilidade

Outra situação que, quando surge, exige investimento são os momentos de crescimento. Enquanto a estrutura própria precisa ser ampliada para garantir a expansão, a computação em nuvem garante escalabilidade. Mais do que isso, ela resolve o problema da necessidade de demandas flexíveis em razão de horários de pico e sazonalidades, sem deixar o hardware ocioso.

3. Acessibilidade e integração

O acesso às soluções em nuvem para e-commerces só depende de internet. Com isso, as operações podem ser realizadas de qualquer lugar e a qualquer momento. Ou seja, resolver os problemas que surgem de surpresa fica mais fácil. 

Além disso, é possível se integrar com parceiros, acelerando e, até mesmo, automatizando alguns processos, a fim de diminuir os problemas de logística e, com isso, aumentar a satisfação dos clientes. 

4. Flexibilidade e velocidade

Mudanças são necessárias para acompanhar o mercado. Nesse sentido, responder cada vez mais rápido às situações e disponibilizar um atendimento melhor são alguns dos aspectos mais relevantes para qualquer estratégia comercial. O Cloud Computing favorece isso, uma vez que é uma tecnologia flexível e veloz para agilizar a implementação de ações.

5. Organização e eficiência

Trabalhar com tecnologias para e-commerce em nuvem permite unificar a organização de pedidos ou itens em estoque e facilitar o controle deles, fazendo a cadeia de suprimentos funcionar de maneira eficiente, bem como todo o negócio.

6. Segurança

Manter os dados em nuvem significa colocar a proteção deles nas mãos do fornecedor da solução. Isso é uma vantagem porque essas empresas têm antivírus e Firewalls mais robustos, assim como fazem backups programados, diminuindo os riscos envolvidos — invasões, perdas, etc.

Como o Google Workspace e o Google Cloud Platform podem fazer a diferença para o e-commerce?

O Google Cloud é uma organização cujas soluções são totalmente em nuvem que apresentam benefícios para as empresas de qualquer porte a fim de resolver diversos problemas. O Google Workspace e o Google Cloud Platform podem fazer a diferença no seu e-commerce. Veja como!

Google Workspace

O Google Workspace é uma suite de soluções que se compara a um escritório digital. Ele permite colaboração entre a equipe, organização das demandas e controle de atividades que acontecem simultaneamente em tempo real. Algumas de suas ferramentas são:

  • Gmail, Google Chat e Google Meet: manter contato com fornecedores, transportadoras, clientes e equipe;
  • Google Sheets: controlar estoque e dados;
  • Google Drive: armazenar e colaborar;
  • Google Agenda, Google Tasks e Smart Chips: listar e delegar tarefas;
  • Google Docs: registrar informações, regras, procedimentos e planos.

Google Cloud Platform

O Google Cloud Platform é a plataforma de computação em nuvem do Google. Nele, softwares online podem ser desenvolvidos, assim como é possível contar com otimização, escalabilidade e segurança no armazenamento, a custos baixos. Algumas das soluções que ele disponibiliza são:

  • Google Cloud Storage: armazenar arquivos;
  • Google App Engine: desenvolver e hospedar aplicativos online;
  • Google Compute Engine: iniciar máquinas virtuais.

Quais são as consequências de não adotar essas soluções?

No contexto da transformação digital, “mais e melhor” é tanto uma exigência do cliente como uma necessidade para se fazer frente a custos ou à concorrência. Assim, a falta de tecnologias, como o Cloud Computing, pode impactar negativamente os resultados do e-commerce. 

Basta pensar nas vantagens que ele oferece: todos os benefícios respondem a desafios que já existem nessas empresas. Ou, ainda, são necessárias para garantir o desenvolvimento e o crescimento. Agora, imagine os efeitos desses problemas em longo prazo se nada for feito: 

  • Clientes passam a procurar a concorrência;
  • Custos aumentam;
  • Operação fica defasada;
  • Perdas financeiras ocorrem.

Avaliando dessa maneira, ficam bem claras as consequências de não se adaptar e lançar mão de tecnologias para e-commerce, não é mesmo? Mas, não é só isso. Para empresas que operam online, estar atrasado tecnologicamente pode gerar dificuldades de funcionamento, potencializando ainda mais tais impactos negativos.

Portanto, ter disponível o que há de mais moderno é um pré-requisito para garantir o crescimento empresarial, principalmente para negócios online. Soluções para e-commerce, como o Google Workspace e o Google Cloud Platform, são suas aliadas para isso. Não deixe de aproveitar os benefícios delas em sua loja virtual.

Se você precisa de ajuda para começar a transformação digital do seu e-commerce, conte com um parceiro Google Cloud como a SantoDigital. Com um time experiente e especializado em soluções em nuvem, eles te ajudam em todo o processo garantindo segurança para seus dados, simplicidade no processo e suporte para seus colaboradores.

*Artigo escrito pela SantoDigital

Back To Top