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Como vender mais no Dia dos Namorados? Guia completo para lojistas

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio online. Todos os anos, a celebração movimenta bilhões de reais e gera milhares de pedidos. Neste ano, não será diferente.

Para você ter uma ideia do potencial da data, em 2021, as compras online efetuadas entre os dias 15 de maio e 12 de junho geraram um crescimento de 292,6% em receita e de 166,2% em ticket médio para as lojas virtuais.

Já o total de compras efetuadas foi 176% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esses dados foram retirados de uma pesquisa feita pela Dido.

E se você quer aproveitar o aumento da demanda para conquistar mais vendas, é importante já começar a preparar o seu e-commerce.

Neste artigo, nós trouxemos as melhores dicas e ideias para você fazer bonito neste dia, sair na frente da concorrência e conquistar o público apaixonado. Vem com a gente!

Conheça as melhores estratégias para vender online

Qual a importância do Dia dos Namorados para o e-commerce?

Celebrado em 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma das datas sazonais que mais gera lucro para as lojas virtuais.

Em 2021, as compras feitas no cartão de crédito renderam mais de R$ 3,3 bilhões em faturamento, o que representa um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2020, segundo pesquisa da All In | Social Miner em parceria com a Clearsale e Octadesk.

O relatório ainda apresentou outro dado interessante que vale ficar de olho: os consumidores costumam se planejar previamente e começam as buscas pelos presentes  até um mês antes da data.

Ou seja, é bom preparar seu e-commerce e planejar suas ações de marketing com antecedência.

Além disso, junto com outras celebrações, como Natal e Dia do Consumidor, as datas sazonais representam mais de um terço do faturamento total do e-commerce, de acordo com a Webshoppers.

Isso significa que aproveitá-las da melhor forma possível pode impactar bastante os seus resultados.

Como preparar seu e-commerce para o Dia dos Namorados?

Para alcançar os melhores resultados no Dia dos Namorados, você precisa preparar seu e-commerce com antecedência e buscar soluções para a dor do seu público. 

Não existe uma fórmula mágica para gerar vendas, porém há algumas dicas que apontam o melhor caminho para seguir. Acompanhe:

Teste a navegabilidade e a capacidade do seu site

Garantir uma boa experiência de compra é uma obrigação de qualquer loja virtual. Pecar neste aspecto pode fazer o usuário desistir de comprar em seu e-commerce e partir para a concorrência.

Por essa razão, o primeiro passo é verificar se o seu site irá comportar o aumento do número de visitantes.

Também é necessário conferir a navegabilidade do seu site. Todas as páginas estão carregando corretamente? As fotos de produtos são de boa qualidade? O checkout é simples e prático? Todas as informações do site estão claras?

Simule uma compra para se certificar que todos procedimentos estão satisfatórios!

Prepare seu estoque

Um bom controle de estoque te ajudará a evitar duas situações desagradáveis: comprar demais e acabar com itens encalhados ou adquirir menos que o necessário e perder oportunidades de venda.

Para acertar nas compras, faça uma estimativa de quanto será vendido com base nos anos anteriores e nas demandas de cada produto.

Verifique o seu histórico de vendas e compare a evolução anual, principalmente nas datas sazonais.

Tome decisões com base em dados e pesquisas

Pegando o gancho do tópico anterior, vale deixar claro que todas as suas decisões para o Dia dos Namorados devem ser baseadas em dados. Tentar a sorte pode custar caro para o seu e-commerce.

Sempre analise seus históricos de vendas, pois ajudam a quantificar o aumento da demanda em períodos sazonais.

Por meio desses dados, você também conseguirá entender o comportamento de seus clientes em sua loja nos últimos anos durante o mesmo período.

E não se esqueça de ficar de olho nas novas tendências do mercado para descobrir quais produtos estão em alta. Para isso, você pode usar algumas ferramentas, como:

Cuide da qualidade do atendimento

Para sair na frente dos seus concorrentes, você precisa ficar de olho na qualidade do atendimento ao cliente

Responder com educação é o mínimo que você pode fazer. Então, busque alguns diferenciais para tornar a comunicação mais humanizada e assertiva.

Treine sua equipe para ter sensibilidade e empatia ao lidar com as mais diversas situações e demonstrar que sua loja virtual está disponível para ouvir e esclarecer dúvidas.

Além disso, lembre-se que em datas comemorativas os questionamentos costumam aumentar. Então, tenha certeza de que seu time conseguirá atender um número maior de clientes.

Atente-se ao pós-venda

Você não quer que o clientes compre em sua loja somente nesta data, certo? Então, o pós-venda será seu grande aliado para aumentar as chances de fidelização.

Após a compra, uma das suas principais preocupações deve ser a pontualidade e a qualidade da entrega.

O produto deve chegar em perfeitas condições antes ou na data estipulada, em hipótese alguma depois, ainda mais quando falamos de um momento de celebração.

Pense que frustrante seria presentear a pessoa amada uma semana após o Dia dos Namorados porque o presente atrasou. Ninguém quer passar por isso!

Também vale enviar e-mails ou mensagens para saber como foi a experiência de compra. Essa ação demonstra que você se preocupa com o cliente e ainda possibilita descobrir insights interessantes para melhorar a experiência do consumidor.

Venda mais com ideias criativas para Dia dos Namorados

Agora que você já sabe como se preparar para o aumento das demandas, é hora de descobrir algumas estratégias para se destacar da concorrência.

Confira ideias criativas para o Dia dos Namorados e impulsione as vendas do seu e-commerce: 

1. Faça promoções especiais

As promoções ajudam a ativar o desejo de compra no consumidor, além de serem muito buscadas por quem deseja presentear seu par.

Por isso, capriche nas ofertas, só não se esqueça de analisar seus custos e rendimentos para vender um item abaixo do preço e sair no prejuízo.

Há diversas promoções que você pode criar para impulsionar suas vendas. Confira:

  • mais por menos: aplicável quando o cliente compra várias unidades de um mesmo produto, como “compre 3 e pague 2”;
  • compre e ganhe: quando o cliente compra um item e recebe um brinde ou benefício, como amostras, mimos ou cashback;
  • desconto progressivo: oferece um percentual de desconto de acordo com a quantidade de produtos adicionados no carrinho. Por exemplo, compre dois itens e ganhe 10% de desconto, compre três itens e receba 15% de desconto.
  • regular: descontos dinâmicos e flexíveis no valor da compra ou do item;
  • frete grátis: pode ser em todas as compras ou acima de determinado valor.

2. Monte combos de produtos

Na maioria das vezes, o cliente procura mais que um simples produto. Eles querem surpreender o seu par com algo que seja agradável para presentear. 

Por essa razão, crie combos de produtos e kits especiais para a data. Assim, você aumenta o ticket médio do seu e-commerce, já o cliente economiza mais do que se comprasse os itens separadamente e presenteie com algo diferenciado. 

3. Invista no Marketing de Conteúdo

Sabia que muitas pessoas buscam dicas de presente para o Dia dos Namorados? As dúvidas são comuns na hora de presentear a pessoa amada e seu e-commerce pode ajudar o consumidor a tomar uma decisão e, de quebra, vender mais.

Portanto, invista no Marketing de Conteúdo para transmitir informações relevantes ao seu público por meio de artigos de blog, e-books, infográficos e publicações nas redes sociais.

Pense em conteúdos relacionados à data e que ajudem o seu cliente, por exemplo:

  • dicas de presentes relacionados aos produtos do seu e-commerce;
  • sugestões de passeios românticos;
  • mensagens de amor para enviar junto com o presente;
  • receitas para um jantar especial;
  • dicas para preparar uma surpresa;
  • entre outros.

4. Proporcione uma experiência incrível ao consumidor

Uma estratégia poderosa para atrair consumidores e encantar quem recebe o presente é focar na experiência do consumidor.

Isso significa cuidar de todos os detalhes para que o cliente tenha uma boa jornada de compra, desde o atendimento até o pós-venda.

A boa notícia é que várias ações simples ajudam a tornar este momento memorável. Por exemplo:

  • enriquecer o presente com mimos;
  • embalar os produtos em caixas personalizadas;
  • perfumar a caixa;
  • escrever cartas a mão ou em fontes digitais caligráficas;
  • garantir uma entrega segura, de qualidade e em tempo hábil. 

5. Não esqueça dos solteiros

Você ainda pode expandir seu público e vender mais ao criar promoções exclusivas para quem está solteiro. 

Afinal, esta parcela da população também curte aproveitar preços competitivos. A dica, neste caso, é incentivar o amor próprio e o ato de se auto presentear. 

6. Desenvolva ações de marketing para o Dia dos Namorados

Muitos apaixonados estão em busca de um presente para o Dia dos Namorados ao mesmo tempo que há muitas lojas online competindo pela atenção do consumidor.

Portanto, para que os consumidores encontrem os seus produtos, você precisa desenvolver estratégias de marketing.

O intuito é demonstrar que sua loja está participando do evento e que é uma ótima opção para comprar presentes.

 Para isso, você pode investir em diferentes ações, como:

  • mídia paga: separe parte do seu orçamento para investir em anúncios pagos em plataformas como Instagram, Facebook Ads e Google Ads;
  • redes sociais: mude as fotos de perfil e capa do Facebook e Instagram por imagens alusivas à data, além de fazer postagens sobre o assunto;
  • e-mail marketing: envie e-mails personalizados para sua base sobre novidades, dicas e sugestões de presentes;
  • sorteios e concursos: por exemplo, a melhor declaração de amor ganha um voucher de compras em sua loja;
  • SEO (Search Engine Optimization): otimize seu blog e seu site e trabalhe palavras-chave sobre o tema para aparecer nos resultados de pesquisa dos motores de buscas.

7. Transforme seus produtos em experiências

O Dia dos Namorados é uma data de afeto, amor e carinho, e você precisa manter este apelo a hora de vender.

Use uma comunicação mais sensível e, de certa forma persuasiva, para transformar os seus produtos em experiências. Romantize no uso das palavras!

Por exemplo, imagine que você irá vender uma cesta de café da manhã. Em vez de falar apenas dos itens que compõem o presente, foque também nos sentimentos que serão expressados ao surpreender a pessoa querida com um grande gesto.

Como otimizar a gestão de entregas para datas comemorativas?

As datas comemorativas geram mais vendas para a sua loja virtual. Isso significa que você precisará despachar mais encomendas, além de encontrar bons parceiros de frete para garantir preços baixos e entregas dentro do prazo.

Para te ajudar nesta missão, conte com a Kangu. Somos uma empresa do Mercado Livre que conecta você a transportadoras e pontos de coleta e retirada em todo território nacional.

Com a gente, você pode tornar seu trabalho mais prático e ágil, já que poderá postar suas encomendas em mais de 2.800 pontos Kangu, sem filas e com apenas um bipe de validação.

Também te ajudamos a melhorar a experiência do consumidor ao te proporcionar fretes até 75% mais baratos, prazos de entrega exclusivos, envios rastreáveis e possibilidade do seu cliente retirar a encomenda em um de nossos pontos.

Em nossa plataforma, ainda é possível calcular frete com diversas transportadoras e comparar preços e prazos simultaneamente para encontrar a melhor opção para o seu e-commerce.

Conclusão

O Dia dos Namorados é uma das datas sazonais mais importantes para as lojas virtuais, já que movimenta bilhões de reais todos os anos.

Entretanto, conquistar resultados incríveis de vendas não é uma tarefa tão simples. Você precisa preparar seu estoque, investir em ações de marketing para atrair consumidores e proporcionar um excelente pós-venda.

A boa notícia é que você pode potencializar os diferenciais do seu e-commerce com a Kangu.

Então, se você quer aumentar suas vendas ao garantir fretes mais baratos, envios ágeis e entregas flexíveis, cadastre-se agora mesmo. É só clicar na imagem abaixo:

Diogo Inoue

Head of Sales

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