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Vale a pena usar caixas personalizadas para e-commerce? Descubra as vantagens e como customizar!

Sabia que enviar seus produtos em caixas personalizadas para e-commerce é uma estratégia simples e barata para se destacar da concorrência?

Vale ressaltar que em um cenário cada vez mais competitivo, é crucial buscar alternativas para ganhar a preferência do consumidor.

Segundo levantamento feito pela Paypal Brasil em parceria com a BigData Corp, já existem 1,59 milhões de lojas online no Brasil. 

Em 2021, houve um crescimento de 22,05% em comparação com o ano anterior. O volume expressivo de novas lojas foi impulsionado pela pandemia, que acelerou a digitalização e levou muitos consumidores a se familiarizar com as compras online.

E não tem volta! A expectativa é que o número de e-commerces cresça cada vez mais. Portanto, buscar formas de se destacar da concorrência na internet é uma tática de sobrevivência.

Para isso, você precisa zelar pela experiência do consumidor em todos os detalhes, desde antes da compra até depois da entrega do produto..

Então, vamos entender como as embalagens personalizadas podem te ajudar? Vem com a gente que vamos te explicar tudo sobre o tema! 

O que é uma caixa personalizada para e-commerce? 

A caixa personalizada para e-commerce é uma embalagem com design exclusivo, que tem sua apresentação customizada para representar a marca que a utiliza.

As cores usadas remetem à identidade visual da empresa, além de conter o logo na embalagem e possuir dimensões exclusivas;

Isso tudo chama muito mais a atenção do cliente, permite o fácil reconhecimento da compra que acabou de chegar e ainda reforça a presença da sua loja no imaginário do consumidor.

Personalizado x Padronizado: o que é melhor? 

Já a embalagem padronizada possui formatos, cores e tamanhos predefinidos e não possui nenhum diferencial em relação à apresentação visual da sua marca. Portanto, não oferece uma experiência de unboxing diferenciada ao cliente.

Contudo, também tem seus benefícios. É mais barata e rápida para ser colocada em uso, já que possibilita ao fornecedor a produção em larga escala. Também permite compra em quantidades menores.

Em momentos de crise, em que é necessário cortar gastos, é uma opção interessante por sair mais em conta.

Outra vantagem é que as embalagens padronizadas não chamam a atenção nas transportadoras ou nos Correios, o que é necessário para lojas que trabalham com artigos de luxo ou que exigem discrição.

Por outro lado, as caixas personalizadas para e-commerce denotam exclusividade, tem a capacidade de diferenciar sua empresa da concorrência e ajudam a criar uma conexão com o consumidor.

Mas, então, qual escolher?

Em longo prazo, as caixas personalizadas são as melhores opções, pois fortalecem a marca no mercado e impactam positivamente o consumidor. São recursos úteis para intensificar as suas estratégias de marketing e branding!

Já em curto prazo ou em situações específicas, a caixa padronizada é uma boa alternativa, já que garante discrição e custo mais baixo.

Ou seja, cada tipo de embalagem possui suas particularidades e vantagens. Na hora de escolher, avalie as necessidades e os objetivos da sua empresa.

Quais as vantagens das caixas personalizadas para e-commerce? 

Muitos empreendedores subestimam o potencial das caixas personalizadas para e-commerce. Entretanto, esse é o primeiro contato do consumidor com o produto e proporcionar uma boa primeira impressão é indispensável.

Imagine que o seu cliente receba a compra em um envelope amassado e de má qualidade. A sensação que terá é que a loja virtual não tem cuidado com os produtos que vende e muito menos se preocupou com a satisfação do comprador.

Já uma embalagem personalizada surpreende, pois demonstra zelo e cuidado. Por essa razão, traz diversas vantagens para as empresas, como:

Fidelização de clientes 

Uma embalagem bonita e criativa chama a atenção, cativa o consumidor e aumenta a percepção de valor do produto, o que contribui para a fidelização, especialmente se vier acompanhada de um serviço de entrega eficiente.

Isso é possível porque, ao reforçar a identidade visual da marca, a sua empresa fica na mente do consumidor. 

Já ao pensar em sua loja, o cliente se lembrará da boa experiência que teve em sua última compra. Além da embalagem ser segura, a empresa demonstrava que se importava com o cliente. Isso incentiva uma nova compra.

E se você ainda não acredita no potencial da fidelização de clientes, lembre-se que reter um comprador custa 5 a 7 vezes menos do que atrair um novo consumidor.

Fortalecimento de marca 

Como falamos anteriormente, as caixas personalizadas para e-commerce são soluções criativas para reforçar suas estratégias de marketing e de branding.

Isso porque, como as cores e o logo da sua empresa estarão presentes na embalagem, ajuda a fortalecer a sua marca.

Além de torná-la memorável para o consumidor, também contribui para que a sua empresa se destaque da concorrência.

Divulgação gratuita

Para um vendedor, a divulgação e o engajamento gratuitos são sempre bem-vindos, não é? 

Com embalagens bonitas e exclusivas, as chances do cliente divulgar a sua marca aumentam, seja ao indicar a empresa para amigos e familiares, ou até mesmo ao postar online o momento do unboxing experience.

Afinal, quem nunca ficou ansioso para receber um produto e, quando a tão esperada encomenda chegou, postou uma foto da caixa no Instagram ou Facebook? Os usuários amam compartilhar esse tipo de conteúdo na internet!

Essa ação, por sua vez, pode atrair novos clientes para a sua loja. 

Além disso, quando a embalagem é personalizada, fica mais fácil da sua marca ser lembrada pelas pessoas que acompanham o comprador nas redes sociais.

Aumento das vendas

Fidelizar seu público, incentivar a recompra e alcançar novos consumidores refletem justamente no ponto que todo comerciante deseja: no aumento das vendas. 

Como montar uma embalagem personalizada? 

Após conhecer as vantagens de usar caixas personalizadas para e-commerce, você deve estar se perguntando como montar esse tipo de embalagem. 

Então, veja só as dicas que separamos para você enviar seu produto de um jeito bonito e criativo:

Caixa 

As caixas de papelão são as melhores opções para enviar diversos tipos de produtos, além de serem aceitas por todas as transportadoras e pelos Correios. São versáteis, firmes e deixam suas encomendas seguras, até mesmo as mais frágeis.

Existem diversas gráficas que personalizam caixas de papelão da maneira que você desejar. É possível selecionar:

  • cores;
  • formatos;
  • acabamentos.

Além de poder inserir:

  • logo da empresa;
  • frases motivadoras que despertam um sorriso no consumidor;
  • orientações de uso;
  • etc.

Enfim, você pode customizar de diversas maneiras e, assim, obter um design exclusivo e bem criativo. É possível, até mesmo criar caixas temáticas, por exemplo, para o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras datas comemorativas.

Para encontrar fornecedores, uma busca pela internet é de grande ajuda. Apenas certifique-se de contar com um parceiro de confiança.

Papel de Seda 

Para deixar os embrulhos ainda mais especiais, é possível utilizar um papel seda dentro da caixa para embrulhar o produto.

Esse tipo de papel dá um toque sofisticado e único à encomenda. Inclusive, até mesmo esse item pode ser customizado com a marca da empresa.

Adesivo 

Mais uma excelente opção para customizar suas embalagens são os adesivos, que podem ser usados de maneira complementar, por exemplo, ao prender o papel seda para que o produto permaneça embrulhado.

Também é possível usar os adesivos para:

  • sinalizar variações de produtos dentro da mesma caixa;
  • informar que o produto é frágil;
  • personalizar com as redes sociais da empresa e telefone de contato do pós-venda;
  • deixar mensagens ao cliente, como “obrigada pela confiança”, “embalado com amor”, “sorria sua encomenda chegou”, entre outros.

Tags 

Já as tags costumam ficar presas ao produto. Sua principal função é a identificação, como em roupas, por exemplo. Você também pode usá-las para fornecer dados complementares, como instruções de uso e de troca.

São itens de baixo custo e versáteis. Então, outra possibilidade é deixá-la presa à embalagem para divulgar a marca ou escrever o texto que desejar.

Aromatização

Para tornar a experiência mais sensorial, borrife um perfume, aromatizador de embalagem ou essência na caixa.

Essa é uma técnica de marketing olfativo capaz de estimular áreas do cérebro responsáveis por criar memórias e emoções por meio do cheiro.

Ao utilizar um aroma em suas embalagens, você consegue fazer com o que o consumidor crie um vínculo emocional com o produto e com a sua marca.

Como melhorar ainda mais a experiência do cliente? 

Além de enviar seus produtos em caixas personalizadas para e-commerce, ainda há outros aspectos que merecem sua atenção para melhorar ainda mais a experiência do consumidor. Veja só:

Segurança

De nada adianta enviar uma caixa criativa e exclusiva, se o produto chegar danificado. Por isso, embale sua encomenda corretamente para garantir a segurança e a proteção ao item.

Sempre lacre bem suas encomendas e use plástico bolha em torno dos objetos frágeis para evitar que quebre durante o transporte.

Vale ainda usar papel, isopor ou espumas para preencher a caixa e não deixar os itens soltos, o que pode danificá-los.

Surpresas

Todo mundo ama receber mais do que está esperando, não é verdade? Por essa razão, enviar alguma surpresa dentro da embalagem é uma estratégia certeira para superar as expectativas do cliente.

Algumas ideias para enviar junto com o produto são:

  • cartão com cupons de desconto na próxima compra;
  • recados escritos à mão;
  • brindes, como amostras, travel size, produtos complementares, acessórios, etc;
  • promoções exclusivas para compradores.

Lembre-se que os clientes adoram sentir que estão levando alguma vantagem com a compra. Isso incentiva que ele visite sua loja com mais frequência e faça novas aquisições. 

Agilidade na entrega

Produtos que chegam rápido, dentro do prazo estipulado ou até mesmo antes, marcam a mente do consumidor e aumentam as chances de fidelização.

Por outro lado, os atrasos são os principais motivos para a insatisfação do cliente, que podem fazê-lo desistir de comprar novamente com você. 

Então, não adianta muito caprichar na embalagem, se o produto chegar dias depois do combinado.

Você precisa garantir entregas rápidas e seguras. Por isso, conte com bons parceiros para enviar suas encomendas com menor custo e máxima eficiência.

Diversos preços e prazos

Oferecer diferentes modalidades de entrega para que o cliente tenha a liberdade de escolher também é importante.

Dessa forma, o comprador pode escolher um envio expresso, se deseja receber em casa ou retirar em algum ponto específico para, assim, ajustar a entrega com suas necessidades, valores e disponibilidade.

Conclusão

A caixa personalizada para e-commerce é muito mais do que uma embalagem bonita que serve para enviar e proteger encomendas.

Na verdade, é uma poderosa estratégia para encantar o cliente e aumentar as taxas de fidelização. Afinal, a empresa demonstra cuidado e faz com que o comprador se sinta valorizado.

Além disso, também fortalece a marca, coloca o comerciante à frente dos seus concorrentes e incentiva o engajamento gratuito. 

Contudo, essa experiência só será completa com uma entrega ágil e de qualidade, pois o processo de envio serve como um termômetro para o cliente avaliar sua experiência como positiva ou negativa.

Mas, calma! A Kangu veio para te ajudar nesta missão. Somos uma solução completa de envios que conecta e-commerces, transportadoras e pontos de coleta e retira para garantir entregas ágeis, com conveniência e pelo menor custo.

Além de ajudar a reduzir o frete em até 75%, você e seu cliente usufruem de diversas vantagens, como:

  • calculadora de frete para encontrar a entrega que melhor se adequada a cada situação;
  • mais de 2.800 pontos de coleta, entrega e devolução de produtos espalhados pelo Brasil;
  • rastreamento de encomenda;
  • postagens sem filas;
  • entregas com menos impacto no meio ambiente.

Tudo isso sem volume mínimo de envio ou mensalidade. Você só paga quando enviar sua encomenda.

Então, está esperando o que para tornar seus envios mais eficientes e melhorar a experiência do seu cliente? Venha para Kangu! Para se cadastrar, é só clicar no link abaixo:

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

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