skip to Main Content

Declaração de conteúdo: o que é, como fazer e quando usar

Você, que tem um comércio eletrônico, sabe o que é declaração de conteúdo? Já utilizou esse documento no seu e-commerce, entende como fazer o preenchimento e quando usá-lo nas suas transações comerciais?

Independentemente se a resposta for sim ou não, a verdade que esse é um tema que merece muito a atenção de lojistas e profissionais que atuam nesse segmento e despacham encomendas para todo o Brasil.

Neste artigo, você entenderá o que é esse documento, como fazer o procedimento de maneira correta e se realmente a sua loja virtual está dentro dos parâmetros de utilização determinados pelo Governo e pelos Correios. Vem com a gente!

Quer criar sua própria loja virtual? A gente te ajuda!

O que é uma declaração de conteúdo?

No meio de tantas regras e processos, é normal que os lojistas não saibam o que é uma declaração de conteúdo e como utilizá-la. 

Para você entender, esse documento  – obrigatório desde 2018  – é uma espécie de atestado que deve acompanhar todos as encomendas enviadas em todo o Brasil para as quais a nota fiscal não é obrigatória. 

Assim como a nota fiscal, a declaração serve para garantir a procedência do produto, auxiliando também no combate à sonegação de impostos e comércio ilegal, além de dar mais segurança tanto para o cliente quanto para o lojista. 

É importante destacar que a declaração de conteúdo online é uma determinação do Governo e dos Correios para postagens em território brasileiro.

Vale ressaltar que, para o envio de encomendas para o exterior, existem outros procedimentos previstos em lei como, por exemplo, a DSE (Declaração Simplificada de Exportação).

Quando usar declaração de conteúdo?

Para quem se pergunta quando usar declaração de conteúdo, saiba que ela deve ser utilizada na hora de fazer o envio de encomendas, pois tanto os Correios quanto as transportadoras exigem a declaração ou a nota fiscal do produto.

Lembre-se que para enviar suas encomendas com a Kangu e ter maior economia e segurança com suas vendas, é necessário preencher sempre a declaração de conteúdo! Mas você não precisa se preocupar, esse processo é automático pela Kangu. Quando você faz o pedido no site, já recebe todas as recomendações sobre o que é necessário conter no pacote, indicadores de como recortar e onde colocar a declaração.

Super simples e prático!

Dá uma espiadinha nesse exemplo:

E o resultado final vai ficar assim, com seus dados:

Como fazer uma declaração de conteúdo?

Os lojistas que possuem comércio eletrônico ou atuam no Instagram Shopping e também nos marketplaces não precisam se preocupar, já que fazer a declaração do conteúdo é muito simples e rápida. 

No site dos Correios, você encontra o documento, que pode ser baixado gratuitamente. Para executar os procedimentos necessários, basta seguir orientações da estatal: 

  • No ícone Remetente e Destinatário, inclua todos os dados de envio;
  • Na parte de Identificação de Bens, descreva os itens da encomenda com quantidades e valores;
  • Feito isso, assine a declaração de conteúdo para transporte, pois ela é comprova que a sua postagem não se encaixa em transação comercial e, por isso, está dispensada da emissão de nota fiscal.

Onde colocar a declaração de conteúdo?

Agora que você já sabe onde encontrar a declaração de conteúdo para preencher, é preciso inserir o documento no local adequado da sua encomenda.

Você deve afixar o certificado do lado de fora da embalagem, de maneira visível. Recomendamos que você coloque a declaração em um saquinho plástico para que não corra o risco de ser danificada durante o transporte. 

Depois disso, prenda a declaração de conteúdo com uma fita adesiva para ficar bem fixa e não se desprender facilmente.  A maioria das lojas virtuais utiliza o saco canguru devido a facilidade, baixo custo e segurança proporcionada pelo material.  

Os sacos plásticos A4 também são ótimas opções para fixação nas embalagens, já que possuem furos nas laterais, evitando o descolamento. É possível encontrá-los em papelarias e também na internet. 

Lembre-se que na hora de colocar a declaração de conteúdo dos Correios, é importante dobrá-lo de modo que as principais informações, como nome, CPF/CNPJ e endereço do remetente e destinatário fiquem visíveis. 

Modelo de declaração de conteúdo dos Correios

Como já falamos aqui, o modelo declaração de conteúdo está disponível no site dos Correios e não tem mistério para preenchê-lo e imprimi-lo. Para realizar os procedimentos, clique aqui e acesse o documento. 

Para facilitar o preenchimento e edição do arquivo, dá uma olhadinha nas dicas que preparamos para você:

  • No menu localizado no canto superior esquerdo, clique no ícone Arquivo;
  • Selecione a opção Fazer uma Cópia, para que o arquivo possa ser movido para a sua conta no Google, que permitirá a edição da declaração de conteúdo online. 

Se preferir baixar no seu computador, faça o mesmo procedimento. A diferença é que você não precisa estar logado na sua conta do Google. 

Agora, se você quiser criar diretamente no site da Kangu, é ainda mais fácil! Sempre que você criar a sua simulação de envio, para saber custos de frete, por exemplo, a declaração de conteúdo já é criada para você. Sem nenhum esforço!


Faça seu cadastro e teste hoje mesmo.

Conclusão

Na hora de despachar suas encomendas, é preciso ter muito cuidado com o preenchimento, fixação na embalagem e o envio da declaração de conteúdo.

No entanto, essas medidas não são suficientes para garantir que seu produto chegue em segurança e dentro das regras previstas pela legislação brasileira.

Lembre-se que ter um parceiro de envio de mercadorias é essencial para o sucesso do seu negócio. Se você quer agilidade e segurança no despacho das suas encomendas, seu lugar é na Kangu.

A nossa plataforma oferece uma rede de transportadas e pontos de coleta e retirada de produtos espalhados por todo o país. 

E o melhor é que nossos serviços são acessíveis para todos os tamanhos de negócios. Acesse o site da Kangu e conheça tudo que a nossa plataforma pode proporcionar para seu e-commerce. 

Se gostou desse conteúdo, continue acompanhando o Blog da Kangu Tecnologia, pois trazemos sempre os melhores conteúdos sobre o mercado digital, dicas, tendências e as principais novidades do segmento.

A Kangu é sua melhor solução para entrega de encomendas.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top