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Como vender pelo Instagram: dicas para sua loja virtual

Há muito tempo, as redes sociais deixaram de ser apenas um lugar para relacionamentos, para se tornar uma vitrine para a comercialização de produtos e serviços. Se quer entender como vender pelo Instagram, continue acompanhando esse artigo, pois vamos te contar!

 

Nos últimos anos, o Instagram observou a necessidade de agregar à rede uma proposta comercial, passando a integrar outros recursos para que as vendas pudessem ocorrer dentro desse canal.

 

Diante desse novo formato, muitas marcas começaram a comercializar seus produtos e serviços antes mesmo de criar uma loja virtual ou um site institucional.

 

Um levantamento realizado pela plataforma revelou que cerca de 70% das empresas estão presentes na rede, sendo que 8 em cada 10 usuários seguem páginas corporativas.

 

Com um cenário cada vez mais promissor, e-commerces dos mais diferentes portes adotaram o Instagram como mais um canal de vendas, garantindo ótimos retornos. Quer saber como fazer um instagram para vendas? Então, vem com a gente!

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Como vender pelo Instagram

Para vender pelo Instagram, a sua marca deve, primeiramente, ter um perfil comercial dentro da plataforma. É preciso também ter tempo e disposição para gerenciar mais essa rede social.

 

De nada adianta criar uma conta, postar seus produtos eventualmente e acreditar que conseguirá bons resultados nesse canal. Você deve encarar o Instagram como uma fonte de vendas para a sua marca e, claro, se dedicar a ela.

 

Se possível, tenha uma pessoa exclusiva para responder mensagens, fazer publicações e interagir com a sua audiência.

 

Se você quer saber como vender usando o Instagram Shopping, coloque em prática estratégias de marketing, que são necessárias em qualquer segmento.

 

Mas saiba que nesse universo digital há ainda outros passos necessários para tornar seu perfil comercial rentável. Vem entender!

 

Primeiro passo: como abrir uma loja no Instagram

Muito mais do que saber como vender pelo Instagram Shopping, é importante entender como abrir uma loja de forma correta.

 

Primeiramente, você precisará ter um celular, tablet ou computador. Depois, é necessário baixar o aplicativo, que está disponível nas versões Android ou iOS.

 

Se preferir, existe a possibilidade de abrir uma conta comercial direto no seu computador no site da rede.

 

Para fazer o cadastro no Instagram, você deverá fornecer um e-mail válido e seguir as orientações da plataforma com relação à inserção de senha.

 

Para as marcas que desejam entender como montar uma loja virtual no Instagram, lembre-se que a descrição do seu perfil é muito importante para atrair a atenção do seu público.

 

Preocupe-se em colocar as informações mais importantes da sua empresa, já que o espaço permite apenas 150 caracteres.

 

Se já tem uma loja virtual ou blog, não deixe de inserir o endereço da página, pois é uma ótima forma para levar tráfego para seu site.

 

Lembre-se de configurar o seu Instagram para o formato público e troque a conta para perfil comercial.

Diferenças entre a conta pessoal e conta comercial

Muito mais do que descobrir o que vender no Instagram para ganhar dinheiro, é preciso entender o funcionamento da ferramenta, principalmente quando o assunto são as diferenças entre conta pessoal e comercial.

 

A conta pessoal da rede social é indicada para pessoas físicas, ou seja, para a população em geral que quer usar a mídia para interagir com amigos e conhecidos, além de compartilhar informações de caráter pessoal, seguir outros perfis, mas sem necessidade de vender ou gerar mais seguidores ou curtidas.

 

Já a conta profissional do Instagram foi criada como uma opção para que para varejistas de diferentes nichos de mercado, organizações e prestadores de serviços tivessem a oportunidade de interagir com o seu público, além de divulgar seus produtos e serviços.

 

Diferente de uma conta pessoal, a profissional permite que o perfil de determinada empresa possa entender melhor sobre o comportamento dos seus seguidores e saber melhor como estão os desempenhos de suas publicações por meio de um painel analítico.

 

Além disso,  um perfil comercial permite que as marcas possam criar promoções para com o objetivo alcançar mais usuários, além de permitir a inserção de botões de contato para que os clientes possam enviar e-mails ou ligar para a empresa diretamente do seu perfil.

 

Instagram Shopping: ferramenta para vender direto pelo Instagram

Ao longo dos anos, a rede social passou de um canal de compartilhamento de imagens para se tornar uma loja virtual ao utilizar uma ferramenta para vender direto pelo Instagram, chamada Instagram Shopping.

 

Esse recurso permite que lojistas possam colocar links de produtos em fotos publicadas no que chamamos de feed.

 

Essa ferramenta é bem parecida com uma espécie de etiquetas de preço, onde é inserida uma tag com nome e valor do produto.  Entenda como inserir os produtos e estruturar a ferramenta. Confira!

Como cadastrar os produtos

O primeiro passo para turbinar as suas vendas neste canal é cadastrar os produtos na plataforma, que é uma importante etapa no passo a passo de como vender pelo Instagram.

 

Dentro da plataforma, carregue uma foto normalmente e, depois, siga as seguintes instruções antes de publicar:

 

  •     Toque em “adicionar foto”;
  •     Em seguida, crie uma legenda no campo específico;
  •     Depois, toque em “marcar produtos”;
  •     Toque na foto;
  •     Agora, você precisará pesquisar o produto;
  •     Depois de encontrá-lo, selecione-o;
  •     Toque em “concluir”
  •     Clique em “compartilhar” e pronto!

Como estruturar a ferramenta de pagamentos para o Instagram

Para estruturar a ferramenta para vender direto pelo Instagram, você não precisa se preocupar, pois o processo é bem simples e sem complicações.

 

Por meio desse sistema, é possível incorporar um método completo de recebimentos, cartão de débito, boleto e parcelamento no cartão criando uma conta em um intermediador de pagamentos.

 

O primeiro passo, é criar um link de pagamento, que será usado na sua loja no Instagram, para gerar os pagamentos online. Na plataforma, siga as seguintes instruções:

 

  •     Abra o aplicativo escolhido e clique em Vendas e selecione a opção link de pagamento;
  •     Selecione a opção link de pagamento;
  •     Clique em criar link de pagamento;
  •     Depois, clique em criar link de pagamento e siga as instruções.Tá pronto!
  •     Agora é só compartilhar nas redes ou copiar e colar o link na mensagem e enviá-la ao cliente.

Como usar as ferramentas dos stories

Para você que quer entender como turbinar as vendas pelo Instagram utilizando o stories, siga as instruções que listamos abaixo:

 

  •     Acesse a tela inicial do Instagram;
  •     Clique no ícone da câmera no canto superior esquerdo e o recurso stories será aberto;
  •     Com o stories aberto, clique no botão branco para fazer uma foto. Nesse ícone, você deve mantê-lo aberto para criar o stories que criar um vídeo, por exemplo. É possível compartilhar foto ou vídeo da sua galeria, deslizando o dedo para cima;
  •     Se quiser compartilhar vídeo em tempo real, clique no canto inferior escrito “ao vivo”.

Vale lembrar que no stories, você pode usar recurso de texto, modo tradicional de compartilhamento com apenas um clique, mãos livres, que filma sozinho e o stop motion, para sequenciar fotos com pequenos movimentos para cada imagem.

Gerando leads para vender através do Instagram

Agora que você sabe como vender pelo Instagram, é preciso entender também como gerar leads para que possa oferecer seus produtos para o maior número de usuários.

 

A primeira coisa que você deve se preocupar é quanto a bio do seu perfil, que precisa trazer as principais informações da sua empresa, como nome, endereço eletrônico da sua loja, telefone, link de Whatsapp e segmento de atuação.

 

Para gerar identificação com o seu público, humanize sua marca na hora de fazer stories e feed, criando histórias reais e que realmente gerem valor ao seu seguidor.

 

Além de um trabalho orgânico, use também os anúncios pagos para que as suas publicações possam alcançar a maior quantidade de usuários, que têm interesse no seus produtos e serviços.

 

Se possível, faça parcerias com influenciadores, pois essa é uma forma de atrair seguidores para a sua página influenciados por uma personalidade da internet. Tudo isso te ajudará a gerar mais leads para o perfil da sua marca.

Como ganhar seguidores grátis para o Instagram

Se você quer as melhores dicas de como vender pelo Instagram, jamais compre seguidores para o seu perfil. Isso porque, a rede social pune os perfis que usam essa prática, além de ser muito mal-visto pelos seus seguidores.

 

Para ganhar fãs de forma gratuita, a primeira coisa é conhecer o seu público e entender quais são os conteúdos que ele deseja ver na sua página.

 

Outra estratégia é usar o recurso de geotagging, que permite que você possa compartilhar em tempo real a sua localização por meio das suas postagens, alcançando seguidores que estão próximos da sua empresa.

 

Use também as hashtags que funcionam como um hiperlink que direciona a pesquisa para todos os usuários que marcaram os mesmos temas com aquela hashtag específica.

 

Não se esqueça de manter uma frequência de publicações e use os anúncios pagos para alcançar mais seguidores para a sua página.

Como turbinar as vendas pelo Instagram

Para entender como turbinar as vendas pelo Instagram, saiba que há algumas práticas que você não pode deixar de utilizar nas suas estratégias de marketing e vendas. Separamos aqui algumas dicas para se destacar nesse canal.

Fotos dos produtos

Como uma rede essencialmente de compartilhamento de fotos, inserir boas imagens dos produtos é mais que essencial, é obrigatório.

 

Mas atenção à qualidade das fotos. Elas precisam ter uma boa resolução para que seja possível visualizá-las de forma clara.

A legenda certa

Muito mais do que saber como vender pelo Instagram grátis, você precisa entender como se comunicar com o seu público.

 

Utilize legendas criativas e que descrevam exatamente o produto e seus benefícios. Uma boa descrição pode ser determinante para despertar o interesse do seu consumidor.

O uso de hashtags

As hashtags são também obrigatórias para os lojistas que querem vender roupas pelo Instagram ou outro produto.

 

Essas combinações de palavras funcionam para direcionar o usuário para uma página com publicações que contenham o mesmo assunto, possibilitando que novas pessoas conheçam o seu perfil.

Frequência de publicações

De nada adianta postar um produto hoje, seja no feed ou no stories, e outro somente daqui 10 dias. Sua marca precisa ter frequência de publicações na rede para que possa ser vista pelos seus usuários.

 

Quanto mais interações e visualizações sua loja no Instagram tem, mais ela aparece para os seus seguidores.

Sorteios no Instagram

Uma estratégia que funciona muito bem são os sorteios no Instagram. A ideia é engajar o seu público e fazer com que novos usuários sigam a página e também compartilhe a sua publicação, abrangendo outras pessoas.

Inclusive, essa é uma ótima estratégia para os lojistas que querem saber como vender mais pelo Instagram e também aumentar o número de seguidores.

Influenciadores digitais

Nos últimos anos, os influenciadores digitais tornaram-se um importante canal de vendas para os e-commerces e também para as lojas que atuam apenas dentro do Instagram.

 

Por terem uma quantidade expressiva de seguidores, a proposta é que esses influencers divulguem seu produto para uma grande audiência, levando consumidores para a sua página.

Interação

Uma coisa é certa: não adianta ter bons produtos, imagem com ótima qualidade e as melhores descrições, se a sua marca não interage com o público.

 

Por isso, para vender pelo Instagram, não deixe de estar sempre em contato com a sua audiência, respondendo comentários e mensagens via direct. 

Anúncios no Instagram Ads

Para aumentar ainda mais o alcance das suas publicações, os anúncios pagos são uma boa alternativa para os lojistas que se perguntam como fazer vendas pelo Instagram de uma forma ainda mais abrangente.

Ao fazer anúncio por meio do Instagram Ads, as pessoas que têm interesse nos produtos que você vende, serão impactadas pela sua propaganda, podendo gerar ainda mais vendas.

Stories e IGTV

Além de usar o feed, o stories e o lGTV também são recursos muito usados para vender seus itens.

 

A vantagem é que com esses mecanismos, você tem a chance de explicar e fazer demonstrações dos seus produtos em um tempo maior, o que não é permitido no feed, por exemplo.

 

Além disso, os vídeos podem ficar salvos, possibilitando que sua audiência possa acessá-lo sempre que desejar.

E a dica de ouro: envio rápido e barato

Depois de entender como fazer uma loja virtual no Instagram, você precisa garantir que seu produto seja entregue ao seu cliente de forma segura e ágil.

 

Por isso, não deixe de contar com parceiros que garantam as melhores formas de envio de produtos.

 

Se você quer um serviço de qualidade, conheça a nossa rede de parceiros da Kangu, que envia sua encomenda para todo o Brasil de maneira rápida, inteligente e sustentável. E o melhor é que os preços cabem no seu orçamento.

Conclusão

Agora que já sabe como vender pelo Instagram, não deixe de usar as dicas que trouxemos aqui, pois certamente, sua marca será um sucesso. Na hora de enviar os produtos para os seus clientes, a Kangu é a sua melhor opção.

 

Nossa plataforma oferece pontos de entrega e retirada em todo o Brasil, além de contar com uma ampla rede de transportadoras espalhadas por todos os cantos do país, o que permite os menores custos de frete e as entregas mais rápidas do mercado.

 

Cadastre-se e agilize as suas entregas

Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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