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O que é unboxing e como incentivar entre seus clientes

Você sabe o que é unboxing? Já utiliza essa prática no seu e-commerce? Entende um pouco sobre esse assunto, mas tem dúvidas? Então, esse artigo é para você!

Saiba que investir no unboxing experience é uma boa oportunidade para a sua loja virtual aumentar as vendas, estimular a recompra e fidelizar seus clientes.

Esse conceito tornou-se um verdadeiro fenômeno nos últimos anos em todo o mundo, atraindo a atenção de grandes marcas de diferentes segmentos. 

Quer entender um pouco mais sobre esse tema? Vem com a gente, pois vamos te explicar exatamente como fazer unboxing e as melhores maneiras de incentivar essa prática entre os seus clientes. 

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O que é unboxing?

Esse termo até pode parecer novo para você, mas no marketing digital ele já é velho conhecido de profissionais do setor e também de influenciadores.  Para você ter uma ideia,  em 2014, o Google já havia apontado essa prática como uma tendência no Youtube.

A palavra unboxing significa em tradução livre “tirar da caixa” e consiste basicamente no ato de abertura de uma embalagem de um produto. 

De forma geral, essa prática é filmada pelo comprador ou influencer para ser exibida na internet, sendo uma tática adotada por várias marcas para a promoção de um produto específico. 

Quais os benefícios do unboxing para a sua marca

Com o acesso facilitado à internet e também aos dispositivos móveis, o unboxing de produtos viralizou no comércio eletrônico como uma importante estratégia para a disseminação das marcas. 

Mas os benefícios dessa prática não param por aí. Essa tática atua, principalmente, na etapa de pós-venda, que é importantíssima quando falamos em uma boa experiência de compra. 

Você pode até pensar que a embalagem do produto não influencia em absolutamente nada no processo de compras online, mas está enganado. 

Se você quer aprender como fazer unboxing, saiba que os cuidados com a embalagem é uma ótima forma de se comunicar com o seu cliente, fixando-se com uma marca que preza pelos detalhes e que se preocupa com a forma como o produto chegará ao destino. 

Somado a isso, uma embalagem bonita e que possibilita um acondicionamento adequado é capaz de encantar e despertar o desejo para novas experiências de compra, além de aumentar a percepção de valor do produto. 

Dessa forma, o impacto emocional ao receber uma embalagem adequada refletirá no aumento da recompra, potencializando as vendas da sua loja e, consequentemente, tornando seus consumidores clientes fiéis. 

Vale a pena investir na experiência de unboxing?

Depois de entender o que é unboxing, muitos gestores e donos de e-commerce se perguntam se vale a pena investir nessa prática. A resposta é sim. 

Isso porque não basta apenas tem um bom preço e os melhores produtos. Hoje em dia, os consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência de compra diferenciada e não apenas para a aquisição de um item. 

As pessoas compram o valor agregado ao produto e desejam um relacionamento de proximidade com as marcas. Por isso, se você quer fidelizar seus clientes e torná-los e que divulgadores da sua marca, invista na experiência de unboxing. 

 

Unboxing como estratégia de marketing

Essa tática gera ganha ainda mais valor como uma estratégia de marketing para disseminação da marca entre o seu público-alvo e novos consumidores 

Além de demonstrar o cuidado com a embalagem diretamente aos seus compradores, as empresas utilizam também influenciadores para alcançar consumidores que, muitas vezes, não conhecem seu produto ou marca. 

Já ouviu falar dos “recebidos” das redes sociais? Pois bem! Essa prática viralizou entre as marcas, que contratam influenciadores do seu público para gravar vídeos abrindo embalagens e explicando o funcionando e os benefícios do produto. 

O objetivo é despertar o interesse dos seus potenciais consumidores que, a partir disso, se encantam pelo seu produto e desejam obtê-lo. 

Além de saber o que é unboxing de livros ou de qualquer produto, você precisa entender como incentivar seus clientes a fazer o unboxing de forma voluntária para a sua marca. 

Como incentivar o unboxing de seus produtos

Se você tem uma loja no Instagram ou até mesmo vende seus produtos pelo Whatsapp, saiba que essa prática também é recomendada mesmo que você não tenha um e-commerce. 

Mas é importante entender como incentivar essa prática entre os seus clientes de uma forma natural e voluntária. Confira algumas dicas que selecionamos para você. 

Cuidados com o design

Para os lojistas que desejam entender como fazer unboxing, os cuidados com o design da embalagem estão no topo da lista. Um design bem pensado e atraente demonstra o cuidado que a sua marca tem com cada detalhes.

Além disso, o layout da sua embalagem é capaz de motivar os consumidores a fazer escolhas impulsivas, levando o comprador a comprar outros produtos da sua marca. Por isso, utilize o design como um aliado ao seu favor. 

Personalização de pacotes

Não basta saber o que é unboxing, é preciso dedicação por parte da sua marca. Por isso, preocupe-se em investir em embalagens, que demonstrem uma ideia de personalização.

Ou seja, seu cliente precisa acreditar que cada detalhe foi milimetricamente pensada para agradá-lo, fazendo com que o comprador se sinta realmente especial.

Se possível, use o nome do destinatário, personalize a caixa para atender às necessidades e gostos do seu cliente. Não deixe de inserir uma mensagem de agradecimento e compartilhe valores da sua empresa no pacote. 

O elemento surpresa

Para garantir um unboxing de produto eficiente, ofereça um elemento surpresa para o seu cliente. Ao abrir uma embalagem, as pessoas criam uma expectativa e estão preparadas para uma surpresa. 

Aproveite essa curiosidade para encantar o seu comprador, oferecendo um brinde, um cupom de desconto ou apenas demonstrando o cuidado com a organização dos itens. Tudo isso faz muita diferença na experiência de compra. 

Exemplos de empresas que incentivam o unboxing 

Como já falamos, o unboxing de produtos é uma tática disseminada entre empresas de diferentes portes e segmentos, trazendo excelentes resultados em termos de vendas e fidelização de clientes para as empresas. 

A TAG Livros, por exemplo, é um clube de assinatura, que utiliza esse conceito em suas estratégias de marketing digital.  

Nesse clube, o consumidor paga uma mensalidade e recebe todos os meses títulos de livros surpresa, motivo pelo qual essa prática tem feito maior sucesso entre os clientes. 

Isso porque, todos os meses, os usuários do clube ficam ansiosos para receber a caixinha e saber quais foram os livros que a marca escolheu para eles, o que gera ainda mais proximidade entre o consumidor e a empresa. 

Além disso, os participantes do clube recebem brindes exclusivos, tornando a experiência ainda mais satisfatória, pois cada caixa recebida é um momento único e de expectativa. 

Outra empresa que aprendeu como fazer unboxing de maneira eficiente é a Green Boxes. O restaurante delivery transformou suas embalagens em espécies de pratos, onde os clientes podem fazer a refeição de forma rápida e sem sujar as mãos.  

A Nubank também é um bom exemplo de experiência unboxing, pois ela utiliza seu único contato físico com seus consumidores para reforçar o posicionamento da marca. 

As embalagens dos produtos trazem mensagens de agradecimento e apresenta os valores da empresa de uma forma muito leve.  

Conclusão

Agora que você já entendeu o que é unboxing, chegou a hora de colocar todas as nossas dicas em prática. Lembre-se sempre que o objetivo é encantar seus consumidores com uma experiência de compra única e que gere valor além do produto.

Preocupe-se com o design e a personalização da embalagem e não se esqueça do elemento surpresa. Aliás, o processo de entrega da mercadoria também deve fazer parte desses cuidados. 

Certifique-se de contar com empresas de envio de encomendas e transportadoras, que garantam que o produto chegue dentro do prazo e sem avaria ao destino, pois esses fatores influenciam na experiência de compra. 

Na hora de escolher os melhores parceiros, conheça a Kangu, uma plataforma de entrega de encomendas, que possui uma rede de transportadas e pontos de entrega e coleta de mercadorias espalhados em todo Brasil.

A vantagem é que a Kangu atende aos mais diversos portes de empresa e garante os preços mais vantajosos do mercado. Acesse o nosso site e fique por dentro de tudo que podemos fazer para o seu negócio. 

A entrega é uma das partes mais importantes da venda. Garanta a sua com rapidez e qualidade.

Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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