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Como ganhar seguidores no Instagram: gratuitos e orgânicos

Quer descobrir como ganhar seguidores no Instagram e utilizar essa importante rede social como um reforço nas vendas da sua loja virtual e também para melhorar a visibilidade da sua marca? Então, esse artigo é o que procura! 

Aqui você entenderá como conquistar seguidores, o porquê sua empresa precisa se preocupar com esse canal, além de encontrar as melhores dicas de como ganhar fãs para o seu perfil de maneira orgânica e gratuita. 

Mas antes de nos aprofundarmos nesse assunto, você sabia que o Instagram é uma das redes sociais mais populares do planeta com mais de 1 bilhão de usuários? Mas não é só isso!

O Insta, como é carinhosamente chamado pelos seus adeptos, também se tornou um canal de vendas importante para empresas de diferentes portes e segmentos, já que a mídia social possui uma espécie de loja virtual dentro da sua rede e recursos de anúncios pagos.

Para entender a ideia da força do Marketing no Instagram, pesquisas revelaram que 72% dos usuários do canal dizem ter comprado um produto depois de terem visto no aplicativo.

 

Como anunciar no Instagram Ads.

Por que me preocupar com o número de seguidores no Instagram?

Antes de aprender como ganhar seguidores no Instagram organicamente, é importante que você entenda o porquê seu e-commerce precisa sim se preocupar com a quantidade de seguidores no seu perfil do canal. 

A primeira e, talvez, a mais importante seja a visibilidade da sua marca e a possibilidade de se comunicar com um público cada vez maior, o que reforça a autoridade da sua empresa, tornando-a também próxima dos seus consumidores.

Essa interação gera uma maior identificação do seu público com a marca, além de contribuir para o incremento das vendas da sua loja virtual. 

Lembre-se que quanto mais visto o seu perfil for nas redes sociais, mais aumentam as possibilidades de negócios, incrementando a sua receita. 

A vantagem de ultrapassar 10 mil seguidores

Para quem deseja descobrir como ganhar seguidores do Instagram e os principais benefícios para a sua marca, sem dúvida, é o recurso chamado de arrastar pra cima

Mas, infelizmente, nem todos os perfis podem ter acesso às vantagens dessa ferramenta. Isso porque, ela somente é liberada para as páginas que possuem mais de  10 mil seguidores ou conta verificada, que é aquele ícone azul no lado no nome do perfil. 

Esse seleto grupo de perfis com mais de 10 mil pessoas tem a possibilidade de inserir link nos stories para divulgar o site da loja online, blogs, promoções ou qualquer outro conteúdo que não pode ser acessado diretamente na rede social.

Tornar possível que seus seguidores possam ser direcionados para o conteúdo ou página, aumenta as chances de que eles executem a ação desejada pela sua marca, seja ler algum conteúdo ou comprar determinado produto no site da sua loja.

Vale a pena comprar seguidores?

Você que pensa em comprar seguidores no Instagram, é bom declinar dessa intenção. Mesmo parecendo uma ótima estratégia para aumentar os fãs da sua página, saiba que não vale a pena tomar essa atitude por uma verdadeira furada. 

Um dos principais problemas de comprar seguidores é que perfis falsos vão começar a seguir sua página com contas fantasmas, fazendo apenas volume no seu perfil e não garantindo nenhum retorno em termos de visibilidade ou vendas.

Pode até parecer que isso teoricamente não teria problemas, mas saiba que suas publicações terão muito menos interações quando comparadas com quantidade de seguidores, o que pode impactar na imagem da sua marca. 

Nesse sentido, seu investimento em publicações será inútil, pois seu perfil falará com contas falsas ou com usuários que não estão interessados em seus posts. 

Tudo isso faz com que você perca credibilidade, já que usuários reais podem observar que você utiliza recursos para comprar seguidores no Instagram.

Além disso, o algoritmo do Instagram também desvaloriza seu perfil, já que ele utiliza o princípio da experiência do usuário como critério, coletando dados com base nas interações,  curtidas, compartilhamentos, comentários, entre outros.

 Por fim, a rede social pode te penalizar, já que ela tem trabalhado forte na tentativa de eliminar perfis falsos na rede. Muito cuidado!

Dicas para ganhar seguidores no Instagram: gratuitos e orgânicos

Para que a sua marca alcance o sucesso desejado nessa rede social, separamos aqui dicas para ganhar seguidores no Instagram de forma orgânica e gratuita. Confira!

Conheça o seu público-alvo

Se você quer ter mais seguidores, a primeira coisa a fazer é entender o seu público. Sua marca realmente sabe quais são os interesses, necessidades, dores e desejos dos seus potenciais consumidores? 

A verdade é que essa etapa é fundamental para qualquer ação de marketing da sua loja virtual. Ao compreender seu comportamento, é possível desenvolver uma linguagem direcionada para seus seguidores, gerando mais interesse e identificação com a sua marca. 

O que o seu público quer ver?

E dentro desse conhecimento do seu público, sua marca deve entender o que os seus seguidores desejam ver no seu perfil e que tipo de conteúdo que ele quer consumidor.

Se você quer aprender como ganhar seguidores no Instagram organicamente, oferecer o conteúdo que seu público deseja ver é primordial, já que sua marca conseguirá direcionar melhor as ações de divulgação e interação. 

O uso de geotagging: geolocalização

Essa função do Instagram pode ser muito útil para divulgar sua marca  na região e identificar o seu público. 

Esse recurso de geolocalização permite que você possa compartilhar em tempo real a sua localização por meio das suas postagens. 

Ao usar o GPS do seu computador ou dispositivo, a geolocalização coleta dados da sua posição geográfica, permitindo que usuários localizem as postagens da sua empresa, ampliando o alcance da sua página. 

Usando hashtags que funcionam

Sempre que publicar um conteúdo no seu feed, reels e outros recursos, não deixa de usar as hashtags, pois elas funcionam e muito para atrair seguidores para o seu perfil.

Isso porque, cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que direciona a pesquisa para todos os usuários que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

Ao adicionar essa palavra-chave para sua publicação, a hashtag é automaticamente adicionada ao grupo de pesquisa daquele tópico. Dessa forma, os usuários terão mais facilidade de encontrar a sua marca ou produto. 

Periodicidade e quantidade de postagens

Assim como hashtag para ganhar seguidores no Instagram, a periodicidade e quantidade de postagens também influenciam nessa estratégia. Não há um um volume padrão ou os dias ideais para publicações, já que tudo dependerá do perfil do seu negócio.

A partir de um entendimento melhor do seu público, é possível ajustar essas questões com base nas interações dos seus seguidores. Porém, o ideal é que, seu perfil faça posts, em média, uma vez ao dia, dependendo da estratégia da sua empresa e até mais de uma vez. 

O que são e como utilizar as Call to Action (CTA)

Esse recurso nada mais é do que uma chamada, que tem como objetivo levar o usuário a realizar alguma ação que a sua marca deseja.

 Pode ser um link de oferta de um material rico, promoção, para um outro post relacionado ou direcionando o leitor para sua loja. 

Interação e engajamento com seus seguidores

De nada adianta colocar em prática as melhores estratégias de como ganhar seguidores, se a sua página não se relacionar com o seu público. 

Lembre-se que sua marca precisa interagir e se engajar com seus seguidores, curtindo e respondendo comentários, para despertar o interesse do seu público e tornar essa relação mais próxima e sólida. 

Monitoramento e análises

Outro ponto que merece a sua atenção é monitorar e analisar todas as métricas da sua rede social. Fique de olho sempre no número de curtidas, comentários, visualizações de página de stories, interações e por aí vai. 

A partir desse monitoramento, você conseguirá entender melhor o comportamento dos seus seguidores, quais os conteúdos que ele mais interage e horários que eles acessam a sua página, por exemplo..

Essa atitude fará com que a sua marca possa desenvolver estratégias mais assertivas e mudar alguma ação que não está performando da forma esperada. 

Fique de olho na concorrência

Entre as melhores práticas de como ganhar seguidores reais é monitorar a sua concorrência. A ideia é que você entenda o que ela está fazendo, não para copiar, mas para implementar as suas estratégias.

Dessa forma, seu perfil não ficará para trás e sua marca estará sempre buscando o melhor conteúdo para os seus seguidores. 

Instagram Ads: invista em anúncios

Como já falamos, a plataforma oferece o recurso de Instagram Ads para perfis comerciais. Com ele, é possível fazer  anúncios patrocinados para o seu público e também para usuários que tem interesse na sua marca ou produto, mas não segue a sua página. 

Esses anúncios podem aparecer no feed de notícias, nos stories ou na aba explorar em formato de imagem ou vídeo. 

Para você entender, a rede social utiliza a tecnologia do algoritmo, que faz o filtro e mostra o anúncio apenas para os usuários tem interesse em determinado assunto relacionado ao seu negócio online

Campanhas com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais também são uma boa estratégia para as marcas que querem saber como ganhar vários seguidores no Instagram. 

Por meio dessas personalidades da internet, elas divulgam sua marca para a audiência que elas reúnem em sua página, fazendo com que essas pessoas conheçam e sigam o seu perfil. 

Mas lembre-se de firmar parceria com influenciadores que têm a ver com a sua empresa e falam com o público que você tem interesse. 

Ofereça valor real para seu público no seu conteúdo

A verdade é que postar por postar não adianta. Sua marca precisa oferecer um valor real para o seu público no conteúdo que posta. Certifique-se de falar sobre assuntos que os usuários têm interesse em ver. 

Por isso, ao entender o seu público, levar conteúdo de valor ficará mais fácil. Fique sempre atento no que está fazendo sucesso na rede social e os assuntos que os usuários têm interesse em consumir na rede social. 

Conquistou seus seguidores? Agora é hora de vender

Agora que você já teve acesso às melhores dicas de como ganhar seguidores no Instagram, chegou a hora de vender para o seu público. 

Ao levar mais visitantes para sua loja, certifique-se que o site tem um bom carregamento, que a navegação é fácil e intuitiva, que informações como política de frete, condições de parcelamentos e descrição dos produtos estão visíveis e de fácil entendimento. 

Para conquistar o seu visitante, é preciso apresentar  produtos de qualidade, preços competitivos e imagens que apresentem claramente os produtos. 

É preciso oferecer também fretes baratos, já que o custo de entrega é determinante para a efetivação da venda. 

Garanta uma entrega rápida e segura de suas encomendas

Se, além de entender como ganhar seguidores no Instagram organicamente, você também quer aumentar as suas vendas e fidelizar seus clientes, lembre-se que garantir uma entrega rápida e segura das encomendas é fundamental.

Certifique-se de contar com empresas de transportes que garantam que os produtos cheguem ao seu consumidor de maneira rápida, dentro do prazo estabelecido, com segurança e, claro, com custos baixos. 

Se você quer tudo isso, conheça a Kangu, uma plataforma de entrega, que possui diversas opções de transportadoras espalhadas por todo Brasil, agilidade, segurança, pontos de entrega e retiradas de produtos em todo Brasil.

Com a nossa plataforma, seu e-commerce tem acesso a uma ampla variedade de soluções logísticas, com preços baixos e entregas sustentáveis.

Conclusão

Entender como ganhar seguidores no Instagram é importante para ampliar a visualização da sua marca e, claro, conquistar boas vendas. Lembre-se que comprar seguidores é uma grande furada e que seu perfil pode ser prejudicado. 

Para conseguir aumentar seus seguidores de forma orgânica e gratuita, conheça seu público-alvo, utilize recursos de geolocalização e hashtags, que te ajudam a ampliar o alcance das suas postagens.

Não se esqueça de manter uma periodicidade e quantidade de postagens e interagir com os seus seguidores. Para o sucesso das suas ações, faça constantemente o monitoramento e análises e fique de olho na concorrência. 

Não deixe de usar  também o Instagram Ads e fazer campanhas com influenciadores digitais. Por fim, leve um valor real para seu público nos conteúdos produzidos pela sua marca para conquistar cada vez mais seguidores de maneira consistente. 

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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