skip to Main Content

Como usar o Tik Tok para vendas: dicas para sua empresa

Quer aprender como usar o Tik Tok para vendas? Saiba que esse aplicativo é uma tendência mundial e está fazendo o maior sucesso.

 

Com o crescimento estrondoso da plataforma em 2020, empresas de diferentes portes e segmentos passaram a enxergar o Tik Tok como um canal de publicidade para atrair clientes e potencializar as vendas, principalmente, no comércio eletrônico.

 

Mesmo não sendo possível anunciar neste canal, ele tem sido um importante meio de divulgação de produtos e serviços. 

 

Para você ter uma ideia do potencial dessa rede social, a plataforma já conta com mais de  1, 5 bilhão de downloads em todo o mundo, sendo a quarta rede social em números de usuários.

 

Inclusive, ela foi o aplicativo mais baixado no primeiro trimestre de 2020 com mais de 2 bilhões de downloads, sendo um levantamento feito pela SensorTower

 

Quer entender como utilizar esse canal para aumentar as vendas do seu comércio eletrônico? Separamos aqui as melhores dicas para você aproveitar ao máximo o Tik Tok nas suas estratégias de marketing digital. Vem com a gente!

 

Como vender produtos online: confira nossas dicas

O que é o Tik Tok?

O Tik Tok é um aplicativo que permite criação, edição e compartilhamento de vídeos de curta duração com até 15 segundos. Lançado em 2016, no início, a plataforma era chamada de Douyin, sendo usada somente pelo mercado da China. 

 

No ano seguinte, a rede social foi liberada para todo o mundo ganhando o nome Tik Tok, conquistando cada vez mais usuários em praticamente todos os países. 

 

A proposta dessa rede social é criar um espaço onde as pessoas possam brincar com a criatividade produzindo conteúdos informativos, educativos e divertidos de maneira simples e descomplicada por meio de dispositivos móveis.  

 

Como funciona o Tik Tok?

Para você que quer descobrir como ganhar dinheiro no tiktok, basta ter um celular e baixar o app que está disponível tanto no App Store quanto no Google Play.

 

Com ele, é possível criar vídeos de dublagens ou de músicas e fazer edições engraçadas, utilizando recursos gráficos, como emoticons e filtros, de maneira prática e divertida.  

 

A plataforma permite que seu perfil siga várias outras contas, visualize vídeos de usuários de todo mundo e compartilhe conteúdos em várias mídias sociais

 

Como usar o Tik Tok para vendas

Se você tem uma loja virtual e quer entender como usar o TikTok para ganhar dinheiro, saiba que a plataforma pode te ajudar e muito a atrair novos clientes e fidelizar os antigos. 

 

O primeiro passo para ter sucesso nesse canal é entender se o seu público está presente nesta plataforma. 

 

Se a resposta for positiva, você pode iniciar as estratégias de marketing utilizando as tradicionais hashtags para que a sua empresa possa ser encontrada a partir dos assuntos trabalhados pela sua marca.  

 

Somado a isso, essas marcações poderão ampliar o alcance do seu conteúdo e ajudar a conquistar mais seguidores para a sua conta.

 

Inclusive, sua marca pode incentivar os seus seguidores a usarem a hashtag da sua empresa em suas publicações, estimulando a divulgação gratuita na rede social.

 

Para você que quer aprender como usar o tiktok para empresa, saiba que outra estratégia para vender mais por meio dessa mídia social é a criação de anúncios patrocinados, já que a plataforma possui um recurso para essa finalidade, chamada TikTok for Business.

 

Por meio dessa ferramenta, é possível criar anúncios em dois formatos, sendo vídeos publicitários ou banners. 

 

Assim como em outras redes sociais, como Instagram Ads e Facebook Ads, a plataforma possibilita que os anunciantes façam a segmentação do público a partir de dados demográficos ou de comportamento.

 

Firmar parceria com influenciadores digitais também é uma forma de potencializar as vendas do seu comércio eletrônico ao explorar o potencial dessas figuras da internet. 

 

Mas certifique-se de contratar pessoas que realmente tenham a ver com a proposta da sua marca e que falam com o público que quer atingir. 

Dicas para usar o Tik Tok na sua empresa

Para aproveitar o potencial desse novo mercado, selecionamos as melhores dicas de como usar o Tik Tok para vender muito mais no seu comércio eletrônico. Dá uma olhadinha nas melhores práticas que separamos para você. 

Como publicar vídeos

Para publicar vídeo no Tik Tok, o primeiro passo é criar uma conta. Ao abrir o aplicativo, você conseguirá visualizar diversas gravações de usuários de todas as partes do mundo. 

 

Depois do cadastro, você será redirecionado para a página inicial, onde é possível um vídeo ao clicar no botão vermelho na parte inferior da tela. 

 

Após criar o vídeo com os recursos desejados, basta adicionar uma legenda e clicar em  publicar. Pronto, seu vídeo será disponibilizado para milhares de usuários. 

 

A plataforma permite também que você faça o compartilhamento do conteúdo no Whatsapp, Instagram e em outras redes sociais.

Aproveite as tendências

Para fazer sucesso neste canal, não se esqueça de ficar sempre de olho nas tendências e novidades da rede social. Obviamente que tudo que é postado lá só deve ser aproveitado se o conteúdo tiver coerência com a proposta da sua marca.  

 

Por isso, acompanhe sempre o que as personalidades da rede estão fazendo, quais as novidades divulgadas pela plataforma e o que o seu público mais gosta de assistir no Tik Tok. 

 

Tudo isso te ajudará a produzir conteúdos interessantes e que atraiam ainda mais o interesse dos seus seguidores e clientes. 

Sincronizando música e vídeo

Entre as melhores práticas de como usar o aplicativo tik tok, antes de publicar o conteúdo, você deve fazer a sincronia de música e vídeo para que sua postagem fique coerente e interessante. 

 

Para conseguir que as cenas gravadas de um vídeo se movimentem de acordo com o ritmo de uma música, toque no ícone “cortar” e, depois, toque em finalizar a gravação. 

 

Depois disso, arraste o recurso deslizante até que a melodia esteja ajustada por completo ao vídeo. Pronto, agora você pode publicar!

Use efeitos visuais

Outro recurso que deixa os vídeos ainda mais interessantes são os efeitos visuais, como emoticons, filtros e muito mais. 

 

Para usar esses recursos, vá até o canto inferior da tela e clique em efeitos. Logo em seguida, escolha o recurso desejado e que combine com a proposta do seu conteúdo. 

 

Além desses recursos visuais, o aplicativo também permite que você acrescente músicas durante a gravação, escolhendo, inclusive, as mais populares da rede social. 

Responda os comentários

Para você que deseja aprender como usar o tiktok para ganhar dinheiro, saiba que a interação com os seus seguidores é uma das iniciativas mais importantes em qualquer canal, assim como nessa rede social.

 

Jamais deixe de responder comentários dos seus seguidores, tenha sempre uma pessoa responsável para que possa conversar e trocar informações com o seu público. 

 

Esse cuidado cativa ainda mais seus seguidores, além de estabelecer um relacionamento mais próximo com seus potenciais consumidores, aumentando as chances de vender para essas pessoas. 

Encoraje reações

Nada melhor do que ter o feedback dos seus consumidores para entender se a marca está agradando os seus seguidores, o que precisa ser feito para melhorar e que tipo de conteúdo o público quer ver no seu perfil.

 

Pensando nisso, encoraje seus consumidores a reagirem aos seus conteúdos. Além de entender se seu seguidor gostou ou não, as reações também são uma oportunidade de interagir com o seu público de uma forma engraçada e descontraída. 

Investir no Tik Tok vale a pena?

A resposta é sim, desde que o seu público esteja, de fato, presente neste canal de compartilhamento de vídeos. De nada investir nesta rede social se os seus potenciais clientes não estão lá. 

 

Ao aderir ao TikTok, sua empresa tem a oportunidade de produzir conteúdos relevantes para um grande público, que tem interesse na sua marca, além de ter a chance de viralizar os seus vídeos na internet, sem investir uma grana alta. 

Como o Tik Tok pode ajudar a vender mais

Agora que você descobriu as melhores estratégias de como vender no tiktok, saiba que ele pode te ajudar sim a vender muito mais no seu e-commerce. 

 

Isso porque, com a adesão expressiva de usuários, sua marca ganha ainda maior alcance do público, despertando interesse de novos consumidores em conhecer a sua marca.

 

Por consequência, você atrai uma maior quantidade de visitas para o seu comércio eletrônico, aumentando a possibilidade de vender para essas pessoas. 

Bônus: como garantir uma entrega mais barata para seus itens

Não basta estar presente nas redes sociais mais utilizadas no mundo e aprender como usar o Tik Tok se na hora de fechar a compra no seu comércio eletrônico,  o seu cliente se depara com um valor alto de frete. 

 

Para garantir que essa venda, de fato, aconteça, é preciso oferecer entregas mais baratas para seus itens. Se você frequentemente se depara com essa dificuldade, sua empresa precisa conhecer as soluções da Kangu, nossa plataforma de envio de encomendas. 

 

Com a Kangu, sua loja virtual tem acesso a uma variedade de soluções de logística, com preços mais vantajosos do mercado, além de oferecer a possibilidade de entregas sustentáveis.

 

Temos uma rede digital que faz a conexão entre vendedores, clientes, empresas de transportes e pontos de coleta, devolução e retirada em todo o Brasil. 

 

Com isso, conseguimos oferecer a empresas de diferentes portes descontos e prazos únicos. Quer entender como garantir frete mais barato para seus clientes? Conheça as soluções da Kangu para a sua loja virtual. 

Conclusão

Deu para entender como usar o Tik Tok para vendas e o porquê adotar essa estratégia de marketing digital para a divulgação da sua marca?

 

Para aproveitar tudo que essa plataforma tem para oferecer, o primeiro passo é entender se realmente seu público está presente nesse canal. 

 

Se seus consumidores estiverem nela, é a hora de utilizar o Tik Tok para potencializar o alcance do seu comércio eletrônico e, claro, vender. 

 

Com bilhões de usuários em todo mundo, sua empresa jamais pode ficar de fora dessa tendência, que tem ótimas previsões para os próximos anos. Mas para se dar bem no Tik Tok, não se esqueça que suas estratégias precisam ser coerentes. 

 

Não deixe de publicar e compartilhar seus vídeos em outros canais, como Facebook, Instagram e Whatsapp para ampliar ainda mais o seu alcance. 

 

Fique de olho sempre nas tendências do canal, preocupe-se em entender o que seu público assiste com mais frequência e o que ele gostaria de ver no seu perfil. 

 

Utilize todos os recursos possíveis, como sincronização de músicas e vídeos, use e abuse dos efeitos visuais e jamais deixe de responder os comentários dos seus seguidores.  

 

Lembre-se de encorajar também as reações dos seus seguidores para estimular a interação com o perfil da sua marca. 

 

Essas são algumas das estratégias mais eficientes para vender por esse canal, mas existem muitas outras ações.

 

Além de colocar em prática as melhores táticas no tik Tok e levar visitantes para a sua loja virtual, seu ecommerce também deve garantir uma experiência de compra satisfatória para seus clientes. 

 

Um dos principais cuidados é garantir que a sua loja ofereça fretes com custos vantajosos, além de entregas rápidas e seguras. Para garantir as melhores opções de frete, fale com a Kangu, nossa plataforma de envio de encomendas. 

 

Contamos com uma rede de transportadoras e pontos de entregas e retiradas de produtos por todo o Brasil para fazer com que seu envio seja ainda mais eficiente e barato.

 

Além das entregas tradicionais, você também tem a opção de enviar seus produtos de maneira sustentável com uma rede de bicicletas disponíveis em várias cidades do país. 

 

A Kangu oferece as melhores soluções para todos os portes de comércio eletrônico, garantindo uma uma logística eficiente, segura, rápida e com os custos mais baixos do mercado. 

 

Que tal conhecer um pouco mais sobre o que podemos fazer pelo seu processo de logística? Acesse o nosso site agora mesmo e descubra as melhores soluções de entregas para o seu e-commerce. 

 

Economize no frete, ganhe agilidade nas entregas e conquiste ainda mais os seus clientes. 

 

Calcule o frete e economize na entrega

 

Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

Back To Top