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Como usar Gerenciador de Anúncios do Facebook e Instagram?

O Gerenciador de Anúncios viabiliza a veiculação e gestão de anúncios no Facebook, Instagram, Messenger e no Audience Network.

É por essa razão que o Gerenciador de anúncios pode se mostrar uma ferramenta muito eficiente na execução do seu plano de marketing digital.

Através dele, é possível criar anúncios que podem ser veiculados só no Facebook, só no Instagram, só no Messenger ou Só no Audience Network ou em todos os 4 ao mesmo tempo.

Essa flexibilidade vai te permitir fazer testes para verificar qual das redes sociais é mais rentável e converte mais.

Por exemplo, se você tem um brechó online, talvez seus anúncios se convertam mais no Instagram do que no Facebook e através do Gerenciador de Anúncios você terá acesso a essas métricas e já vai poder adaptar o seu plano de marketing para a realidade.

Leia também: Marketing no Instagram: 10 dicas para você vender mais

Características e vantagens de anunciar pelo Face Ads

Além de ter acesso às métricas citadas acima, outro grande benefício de utilizar o Gerenciador de Anúncios do Face Ads é que ele pode te ajudar a definir com mais precisão a segmentação do seu público-alvo.

Além disso, é possível investir valores menores para fazer testes A/B e fazer as mais diversas escolhas com base no que funciona mais para converter clientes em tempo real.

Por exemplo, se você está em dúvida sobre qual cor ou modelo de uma peça expor no anúncio, você pode, com pouco dinheiro, postar as duas opções ao mesmo tempo com um valor menor e ver qual delas tem mais interações depois de algumas horas.

Aí é só escolher a que mais teve acessos e focar no orçamento que você tinha para esse anúncio na opção que teve o melhor Return Over Investment, ou Retorno Sobre Investimento (ROI).

Como criar e acessar o Gerenciador de Anúncios

Antes de tudo, é necessário ter uma conta no Gerenciador de Negócios.

Portanto, para criar ter acesso ao Gerenciador de Anúncios, você precisa acessar o site Facebook para Empresas, criar em “Criar Conta”, inserir o nome da sua empresa e endereço de e-mail profissional, depois clicando em “Avançar”.

Depois disso, você deve inserir os detalhes sobre a sua empresa e clicar em “Enviar”.

Você vai receber um convite na conta do Facebook que usou para o cadastro. Você também pode adicionar pessoas ao Gerenciador de Negócios clicando em “Solicitações” > “Recebidas”.

Anunciar no Face Ads: entenda sua estrutura e formatos

O Facebook Ads permite fazer 3 níveis de anúncios: o nível de Campanha, o nível de Conjunto de Anúncios e o nível de Anúncios.

Entenda a diferença entre essas três estratégias a seguir:

1. Nível de Campanha

O nível de campanha é a base do anúncio, é a fase em que você deve escolher o objetivo da publicidade, ou seja, o que você quer que o anúncio consiga atingir.

Por exemplo, se você promover a página do seu produto, o anúncio pode ser otimizado para aumentar o número de curtidas na página da sua empresa.

Já se você quer vender um produto específico durante uma semana de promoções, por exemplo, você vai querer que o objetivo seja que as pessoas comprem esse produto no seu site ou pelo próprio Facebook ou Instagram caso você tenha uma loja nas plataformas.

2. Nível de Conjunto de Anúncios

O nível de Conjunto de Anúncios dis respeito a como o anúncio será veiculado. No modo Conjunto de Anúncios, é possível criar um público para o anúncio utilizando as opções de direcionamento do Facebook.

É possível definir o público por características como localização, idade, gênero e muito mais. Também é possível criar um orçamento que define a programação do anúncio, além de selecionar os posicionamentos.

Uma boa campanha deve conter vários conjuntos de anúncios, cada um com suas opções de direcionamento, programação e orçamentos específicos.

Essa é a forma de te ajudar a garantir que você atinja o maior número de pessoas da maneira mais econômica possível.

3. Nível de Anúncios

Por fim, o nível de Anúncios diz respeito ao quê exatamente os clientes e o público visualizarão quando o anúncio for ao ar.

Ou seja, é aqui que você vai pintar a sua tela, o quê e como esse o quê vai aparecer no Facebook, Instagram, Messenger ou Audience Network.

É possível ter vários anúncios em um único conjunto de anúncios e, neste nível, é você escolhe o criativo do anúncio, o que pode incluir itens como imagens, vídeos, textos e um botão de chamada para ação.

Análise dos resultados de seus anúncios

Outra ferramenta interessante do Gerenciador de Anúncios do Facebook é a de Análise de resultados dos seus anúncios.

Através dessa ferramenta, é possível ver quantas pessoas viram seu anúncio, quantas interagiram com ele acessando o link, dando curtidas ou comentários e outras métricas.

Com esses dados em mãos, você vai poder fazer uma análise mais apurada sobre o impacto que as suas campanhas estão tendo sobre o seu público alvo, como quais públicos convertem mais e, assim, vai poder focar no que realmente dá resultados.

Como vimos anteriormente, você pode até mesmo fazer testes A/B para verificar qual anúncio rende mais cliques e impressões e focar nesse anúncio em detrimento de outro.

Se você souber como analisar e utilizar os dados fornecidos na ferramenta de análise dos resultados, você vai poder criar campanhas mais eficientes, que aumentam a visibilidade da sua marca e que te ajudam a vender mais!

4 dicas para anúncios e campanhas de sucesso no Face Ads

Confira a seguir 4 dicas para criar anúncios e campanhas de sucesso no Face Ads!

Desenvolva posts criativos e chamadas atraentes

Quando você está criando uma campanha para o Face Ads, qualquer que seja o seu objetivo – Facebook, Instagram, Messenger ou Audience Network -, você deve levar em consideração o que exatamente vai aparecer no anúncio e a linguagem que você vai utilizar.

Em primeiro lugar, é importante que o seu anúncio venha com ao menos uma imagem para ilustrar o produto oferecido.

Essa imagem deve ser chamativa e mostrar o produto com qualidade. Se você quiser, você pode ler nosso outro texto sobre como tirar e editar fotos de produtos para a sua loja virtual:

Também é importante se atentar a linguagem que você vai utilizar.

Se você está fazendo uma campanha com grandes descontos, ser mais “agressivo”, ou seja, escrever frases que amplificam a sensação de urgência e no imperativo (compre, acesse, entre em contato) podem ser muito interessantes para converter.

Já se é uma campanha menos pontual, uma linguagem mais amigável, como a de um amigo falando de algo que gosta muito, pode ser mais apropriado.

Segmente com públicos personalizados e semelhantes

Em linhas gerais, existem 4 tipos de público quando estamos falando do Face Ads: o público personalizado, público semelhante, público salvo e o público de anúncio especial.

Na opção “Público personalizado” é possível segmentar pessoas que já tiveram contato com a marca, sejam clientes ou visitantes da sua loja virtual.

O público semelhante, também conhecido como público Lookalike, por outro lado, permite chegar a pessoas com características similares aos públicos que são de interesse da empresa, como os públicos personalizados previamente criados.

O público salvo, por sua vez, nada mais são do que os públicos personalizados ou semelhantes que você já tem salvo. É uma opção para que você não tenha de preencher detalhes sobre o público toda vez que for fazer um novo anúncio.

Por fim, o público alvo de anúncio especial diz respeito a públicos alvo específicos para anúncios específicos.

É importante segmentar os seus públicos dessa forma para que você possa fazer campanhas mais assertivas.

Faça testes A/B em diferentes variáveis

Como vimos anteriormente, uma das grandes vantagens do Gerenciador de Anúncios é a possibilidade de fazer testes A/B.

Quando você estiver executando a sua estratégia de marketing digital, é interessante que você faça os mais variados tipos de teste A/B para as mais diferentes variáveis.

Por exemplo, se você tem um produto em múltiplas cores, gastar uma parte menor do orçamento para fazer um teste para ver qual das cores gera mais retorno é uma forma de garantir que o seu anúncio vai ter a maior quantidade de cliques possível.

Essa prática é muito comum no ramo da publicidade para tirar as dúvidas sobre até mesmo as menores variáveis, como a logo de um produto por exemplo.

Entretanto, quando estamos falando do Facebook Ads, o mais interessante é utilizar essa estratégia para ver quais produtos têm mais chance de ser vendidos, ou seja, você deve fazer os testes A/B pensando no ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Configure o Pixel e faça remarketing

O Pixel é um código composto por duas artes gerado dentro do próprio Facebook que deve ser acrescentado em determinadas páginas do seu site.

Esse código serve para contabilizar as ações do usuário que veio do Facebook dentro do seu site, como as compras, downloads ou adições de produtos no carrinho.

Com essas métricas, é possível encontrar os perfis dos usuários que entraram no seu site e colocaram os itens no carrinho e não fizeram a compra ou determinar com mais exatidão qual o perfil do cliente que mais compra na sua loja.

Dessa forma, você vai poder criar campanhas mais efetivas e baseadas em dados da realidade, o que vai te render muito mais conversão ao longo do tempo.

Perguntas frequentes sobre Gerenciador de Anúncios do Facebook

Ainda com dúvidas a respeito do Gerenciador de Anúncios do Facebook? Então veja as perguntas frequentes a respeito da plataforma a seguir:

Como acessar o gerenciador de anúncios do Facebook Ads?

Para acessar o gerenciador de Anúncios do Facebook Ads, primeiramente você precisa acessar o seu perfil do Facebook que administra suas páginas.

No desktop, clique em “Ver mais”, na coluna esquerda, e depois em “Gerenciador de anúncios”. Em seguida, escolha a conta que você deseja acessar e pronto, você já pode começar a gerenciar seus anúncios no Facebook Ads!

Como segmentar anúncios no Facebook

Você pode segmentar os anúncios no Facebook seguindo as dicas a seguir:

  • Faça uma lista de clientes – conhecendo os seus clientes em mais detalhes, vai ser possível fazer campanhas mais assertivas;
  • Crie um público alvo com base na realidade – use os dados que você coletou sobre os visitantes do seu site. Dessa forma, você vai atingir as pessoas que mais tem probabilidade de efetuar a compra;
  • Busque por públicos específicos – você pode segmentar o público de diferentes maneiras, escolhendo pessoas por ocupação, área de formação e outros interesses. Explorar esses perfis para criar campanhas específicas pode ser uma ótima estratégia para converter mais;
  • Separe as campanhas de mobile e desktop – os anúncios aparecem de maneiras diferentes no desktop e no celular, portanto, leve isso em consideração na hora de escolher em qual tipo de dispositivo deseja anunciar.

Como criar um público personalizado no Instagram?

Você pode criar um público personalizado no Instagram olhando para as métricas dos anúncios que você já fez na plataforma.

Não tem muito segredo: com base nas informações que você coleto, é possível delimitar um público alvo personalizado inclusive para produtos específicos.

Você pode utilizar ferramentas como o Audience Insights para detectar públicos mais específicos e então criar anúncios cada vez mais personalizados e com maior chance de conversão.

Quais são os formatos e tamanhos para anúncios no Facebook?

Não existe um formato exatamente ideal para vender no Facebook ou Instagram. Tudo vai depender do tipo de produto que você está anunciando, em qual local da página ele vai estar localizado, se ele vai aparecer no stories ou no feed, etc.

Por isso é tão importante a realização de testes A/B. Através de testes como esse, é possível saber qual o melhor formato para um anúncio no Facebook ou no Instagram com mais base na realidade e de uma maneira que venda mais.

Entretanto, é importante que você tenha em mente o local onde será anunciado. Se for um anúncio na Coluna direita, então o formato ideal pode ser um, se for uma imagem no feed, o tamanho pode ser outro e assim por diante.

Conclusão

O Gerenciador de Anúncios do Facebook pode tanto te ajudar a conhecer melhor o seu público, como aumentar o número de conversões no longo prazo.

É uma ferramenta essencial para quem tem um plano de marketing digital e quer aumentar a visibilidade de sua marca e, consequentemente, a taxa de conversão dos anúncios.

Relembrando: existem 3 níveis de anúncios, o nível de campanha, o nível de conjunto de anúncios e o nível de anúncios. É possível definir o público alvo em cada um desses níveis para fazer uma campanha mais eficiente.

Seguindo essas regras e criando públicos criativos, segmentando o seu público, configurando o Pixel no seu site e fazendo testes A/B, não tem erro: depois de um tempo você vai começar a vender mais por conta dos anúncios que você fez no Instagram ou Facebook.

E quando os pedidos começarem a se acumular, lembre-se da Kangu, que te ofereceu este texto! Nós oferecemos uma plataforma para aumentar a eficiência dos processos de entrega da sua loja, garantindo que os produtos cheguem com qualidade na casa dos seus clientes.

Gostou do texto? Conte pra gente nos comentários! Muito obrigado pela leitura!

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Carolina Siqueira

Key Account Manager

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