skip to Main Content

Como editar fotos de produtos para lojas virtuais: guia prático

Aprender como editar fotos de produtos é muito importante para os lojistas do varejo online que querem tornar sua marca mais atraente para seus consumidores e, claro, aumentar as vendas. 

Lembre-se que o primeiro contato do cliente com o seu e-commerce será por meio da imagem, o que pode ser determinante para a permanência dele na sua loja online.

Por isso, garantir fotos de boa qualidade e que podem ser vista de maneira detalhada é imprescindível para o seu negócio.

Para fazer a edição correta das fotos dos seus produtos, preparamos um guia prático com as melhores dicas e as práticas mais recomendadas para deixar as imagens da sua loja muito mais profissionais. 

Quer melhorar suas vendas pelo Instagram? Confira nossas dicas!

Como editar fotos para loja virtual

Hoje em dia, você não precisa mais recorrer aos profissionais de fotografia para fazer o trabalho de um editor de fotos para divulgação da na sua loja virtual.

Aliás, com o avanço da tecnologia e da internet, é muito fácil fazer a edição de imagens tanto em computadores, quanto em dispositivos móveis, como tablets e celulares. 

A vantagem é que, hoje em dia, o mercado disponibiliza aplicativos e plataformas, onde é possível fazer edições de maneira online e sem muita dificuldade. E o melhor é que muitos deles oferecem recursos gratuitos para ajustar, editar, comprimir e estilizar fotos. 

Muitas dessas plataformas disponibilizam recursos básicos, mas se quiser fazer edições mais elaboradas, há a possibilidade de fazer a contratação de planos pagos, que oferecem as mais diversas funcionalidades.

Sem contar que os preços também são bem acessíveis com mensalidades a partir de 12 dólares. Se colocar na ponta do lápis, contratar um profissional certamente sairá muito mais caro. 

Claro que, em muitos casos, saber como editar uma foto não será suficiente e você precisará de uma pessoa qualificada para executar esses trabalhos. 

É necessário editar fotos para usar no e-commerce?

A verdade é que, independentemente do tamanho ou do seu segmento de atuação, a qualidade de imagens pode ser determinante para a efetivação de uma venda.

Um consumidor que acessa o seu site para comprar determinado produto, mas não consegue visualizar a imagem de maneira satisfatória, certamente, vai para outra loja onde tenha a oportunidade de fazer uma análise mais precisa. 

Ou seja, é bem possível que seu ecommerce perca essa venda para o concorrente apenas em razão da qualidade da imagem. 

Mas não é só isso! Saber como editar fotos pelo celular ou em qualquer outro dispositivo é importante para garantir uma apresentação visual mais profissional do seu e-commerce. 

A vitrine do seu comércio eletrônico precisa gerar confiança e credibilidade aos seus visitantes. 

Como editar fotos para parecerem mais profissionais?

Como já falamos, você terá muita facilidade na hora de fazer a edição das suas fotos para torná-las ainda mais profissionais. 

Se você não é especialista no assunto, mas precisa aprender a editar fotos, saiba que há várias formas eficientes de editar imagens com qualidade.  

Programas de edição

Se quer aprender como editar fotos profissionais, é importante que entenda que existem muitos programas de edição dos mais diferentes tipos e com as mais variadas funcionalidades. 

Você pode usar programas, como Adobe Photoshop, o mais famoso e utilizado em todo o mundo. 

Esse software permite que você transforme completamente uma imagem, aplicando efeitos, corrigindo imperfeições, alterando cor, brilho, saturação e muito mais. 

Já o Adobe Photoshop Lightroom também é um excelente programa de edição para que não precisa utilizar recursos muito avançados, mas que tem necessidade de qualidade. 

Com ele, você pode editar as imagens pelo navegador do seu computador de maneira muito fácil. Se quer aprender como editar fotos no Lightroom, saiba que não terá problema algum. 

O Pixlr também é um programa muito usado, permitindo acesso pelos dispositivos móveis ou pelo navegador. Essa ferramenta permite que você faça correções de imperfeições, inclua profundidade nas paisagens, corrija cor, saturação, brilho, entre outros. 

Já o VSCO é um aplicativo de edição destinado aos celulares, disponível para os sistemas Android e iOS. Essa ferramenta permite que você aplique efeitos bem parecidos com os recursos do Instagram. 

Além disso, o VSCO oferece ainda uma edição manual, o que facilita o ajuste de sombras, cor, realce, cortes, além de melhorar a nitidez, alterar o brilho e muito mais. Se quer fotos profissionais, ele é uma excelente opção para utilizar no seu ecommerce. 

Edição online

Com avanços da internet, atualmente, você não precisa mais baixar um programa de edição para  tornar as fotos da sua loja virtual ou marketplace mais profissionais. 

Hoje, você encontra os mais diferentes tipos de aplicativos para editar fotos para e-commerce de forma online. 

Um dos mais famosos da atualidade é o Canva e o FotoJet, que permite trabalhos de edições diretamente na internet. Depois de finalizado, basta baixar a imagem do tamanho e formato que precisar.

No computador

Mas se preferir, você pode fazer a edição diretamente no computador com a utilização de programas, que já citamos aqui. 

Para quem prefere fazer uma edição online, a vantagem é que nesses equipamentos, você consegue ter uma visão muito melhor dos elementos, o que facilita editar fotos para loja virtual de roupas ou para qualquer outro tipo de produto. 

No celular

Para os lojistas que precisam de agilidade, saiba que é possível editar fotos diretamente no seu dispositivo móvel. A maioria dessas plataformas possui aplicativos para editar fotos no celular, que você pode baixar em sistemas, como IOS e Android.

Nos smartphones, fazer a edição online também é muito simples, mas pode ser que tenha um pouco mais de dificuldade em comparação ao computador, que tem tela maior e mais facilidade de manuseio.

Dicas de edições para melhorar fotos de produtos

Agora que você já sabe como tratar fotos no celular e em outros dispositivos,  confira as dicas para melhorar as fotos de produtos para vender mais no seu e-commerce e, claro, fidelizar seus clientes

Cortar fundo

Independentemente do aplicativo que escolher usar, preocupe-se em cortar o fundo da sua imagem, claro que se ela tiver. 

É importante que você configure os padrões certos para que o corte seja feito de maneira uniforme, garantindo mais profissionalismo e qualidade das imagens. 

Muitos aplicativos oferecem recursos de recorte altamente precisos de todos os lados das fotos, para evitar aquelas imperfeições nos cantinhos.

Ajuste de cores

Se quer entender como editar fotos de maneira profissional, uma das etapas principais é fazer o ajuste de cores, para torná-la mais bonita e real.  

Durante os ajustes, recomendamos que faça o balanço de cores de maneira cuidadosa, para que ela não pareça artificial e fuja da proposta da sua marca. 

Uma dica é fazer a regulagem das tonalidades aos poucos para chegar ao resultado esperado. Para dar mais brilho nas fotos, você pode deixar os pontos pretos mais vibrantes, para evitar que as cores fiquem estouradas. 

A maioria das ferramentas oferece o ajuste de cores, permitindo que o balanço da cor branca seja feito de forma adequada. 

A temperatura das cores também é importante para tornar as fotos para loja virtual de roupas ou de outros itens mais coerente. Então, todo cuidado é pouco nessa etapa.

Saturação, contraste e brilho

Durante a edição das suas fotos, é importante que faça o controle de brilho, contraste e saturação, que são vitais para uma finalização bem-sucedida.

Para você entender, o contraste é um recurso que faz o ajuste da intensidade das tonalidades entre cores claras e escuras.  

Lembre-se que esse recurso nos programas de edição aumenta a intensidade das cores escuras, o que gera maior destaque para as cores mais claras, fazendo com que elas se sobressaem na imagem. 

Não basta apenas entender qual o melhor aplicativo gratuito para editar fotos, é preciso aprender a controlar essas funcionalidades para não deixar a imagem desregulada.

Já o brilho tem como finalidade tornar a foto mais brilhante ou mais opacas. Lembre-se que colocar o brilho no máximo ou no mínimo não é ação ideal sem intenção é clarear a imagem. 

Por fim, a saturação também merece a sua atenção. Esse recurso nada mais é do que a quantidade de cor que você aplica em uma imagem. 

A saturação tem o poder de deixar a sua foto com tonalidades mais fortes e vibrantes, caso utilize no nível máximo. Para cores mais fechadas, ajuste para a intensidade mínima. 

Cuidado para não reduzir muito esses níveis, para não deixar a foto em preto e branco.  Aliás, caso queira descolorir a imagem, essa é uma das formas mais usuais. 

Dicas para fotos de roupas

Agora você já sabe como editar fotos profissionais, não é mesmo? Além de fazer as melhores edições há muitos outros cuidados que você precisa ter em fotos de roupas, caso atue nesse segmento. 

O mercado online trabalha muito com o visual, mas para o mundo da moda, uma boa imagem é ainda mais importante. A qualidade das fotos influencia diretamente na receptividade do seu público. 

Por isso, para fazer as melhores fotos de roupas para  o seu comércio eletrônico, a primeira coisa é entender quem são os seus potenciais consumidores. Conheça os gostos, objetivos, preocupações do seu público. 

Descubra onde seus prospects moram, quais são os seus hábitos de compras e preferências, pois, dessa forma, é bem possível que você consiga agradá-lo e oferecer o produto que ele procura. 

Para conquistar o seu cliente, não basta apenas aprender como editar fotos online, saiba que quanto mais informações você tiver em mãos, mais chances terá de desenvolver a imagem que impactará de maneira positiva o seu consumidor. 

Além de entender o seu público, na hora de produzir as suas fotos, preocupe-se em preparar um ambiente da melhor forma. Preste atenção na iluminação, no fundo e também na angulação das imagens.

Se você não tem muita experiência em fotos de estúdio, opte por fazer ensaios fotográficos em ambientes abertos, que oferecem luz natural. Se não for possível, escolha lugares com janelas e portas grandes e as mantenham sempre abertas. 

No entanto, se precisar fazer imagens em ambientes internos, é possível montar também um estúdio pequeno, que também garante total qualidade. A vantagem é que, nesses casos, o investimento também é muito baixo. 

Nem precisamos dizer que as roupas precisam ser bonitas e que correspondam ao estilo do seu público. Lembre-se que as peças devem estar bem apresentadas, sem manchas ou amassados. 

Utilize pregadores e alfinetes para ajustar as peças no corpo da modelo, quando necessário. Planeje a composição da foto, inserindo objetos ao redor que fazem uma boa combinação com a roupa, dando ainda mais charme à imagem. 

Com estas dicas, você, com certeza, vai melhorar o aspecto das suas fotos, fazendo com que o seu e-commerce atraia e agrade ainda mais os seus visitantes.  

Conclusão

A verdade é que, hoje em dia, aprender como editar fotos ficou muito mais fácil com tantos recursos disponíveis no mercado. 

Independentemente da plataforma que escolher para fazer a edição das imagens para a sua loja virtual, preocupe-se em ter fotos que estão de acordo com o conceito da sua marca ou negócio. 

Além de cuidar da vitrine da sua loja online, não se esqueça que o envio de encomendas é uma das fases mais importantes do seu processo de compras de qualquer comércio eletrônico.

De nada adianta ter os melhores produtos e produzir as fotos mais bonitas, se na hora de fazer a entrega, seus consumidores têm problemas com atraso ou avaria, por exemplo.

Garantir que seus produtos cheguem ao destino final é essencial para promover compras recorrentes no seu e-commerce e conquistar cada vez mais credibilidade. Por isso, tenha sempre um bom parceiro de despacho de encomendas. 

Para os lojistas que prezam por entregas de qualidade, seguras e rápidas, conheça a Kangu, uma plataforma que envia encomendas para todo o Brasil de maneira inteligente e com os preços mais vantajosos do mercado.

Conheça a nossa plataforma de envio de mercadorias, reduza os seus custos de entrega e otimize o prazo de envio. Clique no link abaixo e tire todas as suas dúvidas. 

Ainda tem dúvidas sobre como a Kangu funciona? Confira nosso FAQ.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top