Como fazer live no Instagram: dicas para conquistar seu público
O Instagram é uma das redes sociais mais bombadas do momento. Por isso, é muito importante saber utilizar todos os recursos, como fazer live no Instagram, por exemplo.
As lives são uma ótima ferramenta para conquistar os seus seguidores e humanizar a sua marca, pois elas aumentam a sensação de proximidade entre marca e fãs.
Quer saber como fazer lives no Instagram e aumentar o engajamento com seus seguidores? Então leia este texto até o final e aprenda tudo sobre o assunto!
Quer aumentar a quantidade de seguidores no Instagram? Saiba como.
Por que você deve fazer live no Instagram para divulgar sua loja?
Porque é uma forma de aumentar o engajamento com o seu público, entregando um conteúdo de valor e divulgando seus produtos e serviços.
Lives no Instagram são uma ótima forma de entregar conteúdos exclusivos de uma forma humanizada, que te aproxima do seu público em tempo real. Ou seja, seu público vai poder se comunicar com sua página e isso é ótimo para reforçar sua marca e atrair ainda mais clientes.
Outra vantagem das lives é o fato delas ativarem gatilhos mentais de urgência e exclusividade, ou seja, você vai trabalhar com o FOMO (Fear of Missing Out), ou medo de perder o que está acontecendo, e essa pode ser uma ótima ferramenta para aumentar o número de vendas.
Além disso, lives tem um baixo custo de transmissão: um simples celular com acesso a internet já é suficiente para que você comece a entregar conteúdo de valor para os seus seguidores.
E, ao entregar conteúdo de qualidade, seu público vai se sentir mais valorizado e isso, novamente, humaniza a sua empresa e aumenta o valor da sua marca de maneira geral.
Como se preparar para fazer live no Instagram
Lives no Instagram são atividades descontraídas e que servem para que você se aproxime do seu público, humanizando a sua marca.
Contudo, você deve ter em mente que, apesar disso, é sempre bom estar preparado. Só assim você vai conseguir entregar o conteúdo de valor que citamos acima.
Por isso, confira a seguir algumas dicas de como se preparar para fazer lives no Instagram:
Crie o roteiro para a live
Na hora de fazer um roteiro, não se preocupe em fazer algo super elaborado, como um roteiro de Hollywood. Na verdade, a coisa é muito mais simples do que parece.
O ideal é que você prepare, mesmo que por cima, o que você vai falar na live e que tipo de conteúdo vai trazer.
Pode ser um simples papel com bullet points ou algo mais elaborado, com falas. Tudo vai depender do quão confortável você se sente e da sua experiência com conteúdos ao vivo.
Ter um roteiro, qualquer que seja, é uma forma de evitar que você se perca durante a fala e que dê um “branco”.
E isso vale até mesmo se você já é mais experiente, afinal, é melhor prevenir do que remediar.
Além disso, é importante ressaltar a importância do roteiro para que a live não fique desorganizada, isto é, sem um começo meio ou fim claramente definidos.
Uma live desorganizada pode fazer com que o público perca o interesse no meio da transmissão e abandone a live, e você não quer que isso aconteça.
Portanto, foco no roteiro, seja ele mais simples, só com bullets mostrando os tópicos mais importantes, ou mais elaborado, com falas e apresentações.
Dica extra: se você se sentir muito nervoso e ansioso, treine um pouco o que vai dizer na frente do espelho antes de iniciar a transmissão. Isso vai te dar mais segurança.
Divulgue a live
Anuncie a sua live no feed e nos stories do Instagram para que o seu público esteja ciente de que ela vai acontecer e se programe para assistir.
De nada adianta você simplesmente entrar ao vivo do nada, afinal, todos nós temos uma rotina apertada e o tempo é o nosso bem mais precioso.
Você pode usar o feed do Instagram para anunciar a live e os horários e os stories para dar mais detalhes, como um teaser do que vai ser apresentado.
Se você possui outras redes sociais ou uma lista de e-mails, também aproveite a oportunidade para divulgar a live através dessas ferramentas.
Prepare os equipamentos e cenário
Esse detalhe é importante. Se, por um lado, um cenário com muitos detalhes pode tirar a atenção do que você está falando, um cenário muito neutro pode transmitir um tom muito formal e monótono, fácil de perder interesse.
Além disso, você deve escolher um local adequado, silencioso e sem ruídos para fazer a live. Você não quer barulhos de criança ou carros passando tirando a atenção do seu conteúdo.
Outra dica é a iluminação: evite ambientes escuros ou claros demais. Também nunca se posicione na contraluz, ou os espectadores não vão conseguir te ver.
Como fazer live no Instagram: passo a passo
Agora que você já sabe como se preparar para uma live, está na hora de conferir o passo a passo para iniciar uma live no Instagram.
Como vimos anteriormente, o processo todo é bem simples. São necessários apenas 4 passos para começar a sua transmissão ao vivo. Vamos a eles:
- Em primeiro lugar, você deve ir até o stories, no canto superior esquerdo da tela;
- Na parte inferior da tela, no canto esquerdo, selecione a opção “Ao Vivo”;
- Depois disso, clique na opção “Transmitir ao vivo”;
- Neste ponto, você já está ao vivo e transmitindo. Faça tudo que programou, se despeça do seu público e clique em “Encerrar”.
Ao encerrar, o Instagram vai te dar 3 opções: salvar o vídeo no aparelho, descartar o vídeo ou compartilhar a live no stories por 24 horas.
Escolha a opção que melhor se adequa às suas necessidades e pronto: live realizada com sucesso. É muito mais fácil do que parece, não é?
Dicas para uma boa live no Instagram
Como vimos, fazer uma live no Instagram é muito simples, fácil e intuitivo. Entretanto, existem algumas técnicas que você pode implementar para melhorar ainda mais a qualidade das suas transmissões.
Isso porque o Instagram possui diversos recursos que facilitam a interação com o público e tornam as lives mais descontraídas e divertidas para todos que estão participando.
Confira a seguir algumas dicas para fazer uma live boa no Instagram:
Incentive a participação do público
Lives são eventos ao vivo em que os espectadores participam ativamente através de curtidas, comentários, compartilhamentos e, inclusive, sendo chamado para participar.
Por essa razão, uma dica bem bacana é tentar, ao máximo, incentivar a participação do público.
Quanto mais pessoas comentarem e participarem ativamente da transmissão, maiores serão as chances de ela ser recomendada para outros usuários.
Ou seja: interagir com o público é uma maneira simples de aumentar o número de leads.
Uma forma de aumentar esse tipo de interação é fazendo perguntas. Quem está assistindo provavelmente vai mandar um feedback e possivelmente até outras perguntas.
Interaja com o público
Essa dica é uma extensão da primeira. Como nós vimos, é importante ter um roteiro na hora de fazer uma live, entretanto, você não deve segui-lo de maneira inflexível, especialmente se a sua live está gerando engajamento.
Nesses casos, não tem problema interromper o roteiro para conversar com as pessoas que estão assistindo a live.
Agora, caso você tenha planejado um conteúdo mais “truncado” e está vendo que muitas pessoas estão mandando perguntas, você pode informar que reservou um tempo ao final da live, por exemplo, para se dedicar a responder perguntas.
O segredo nessas horas é ter jogo de cintura para não se perder e conseguir agradar todo mundo.
Faça lives com convidados
Um diferencial para as lives é chamar convidados para participar.
Pode ser alguma pessoa que tenha um conhecimento interessante, como um especialista, ou alguém que seja muito popular na rede para agregar valor ao conteúdo que está oferecendo.
Porém, não se limite somente a esse tipo de convidados. No Instagram, é possível chamar qualquer pessoa que está assistindo para participar.
Ou seja, você pode convidar até mesmo um cliente ou seguidor muito engajado da página para entrar ao vivo com o público.
É uma forma de tornar suas lives mais divertidas e participativas. No fim das contas, é mais uma das tantas boas estratégias para humanizar sua marca.
Utilize os recursos à disposição
As lives do Instagram possuem diversos recursos, como a fixação de comentários e o compartilhamento de perguntas.
É recomendado que você aprenda como utilizar cada um desses recursos até mesmo para impedir que comentários nocivos e que desagregam não apareçam.
Através da plataforma, você pode filtrar certas palavras e evitar que xingamentos e palavrões apareçam para os outros espectadores.
É uma forma de deixar o ambiente mais seguro e respeitoso para todos que estão assistindo.
Outro recurso interessante de se utilizar é o compartilhamento de imagens.
Durante a transmissão, um pequeno quadrado fica visível no canto inferior direito da tela. Clicando nesse botão, você está livre para compartilhar imagens que você tem no seu celular com o público que está te assistindo.
Esse é um ótimo recurso para mostrar produtos que você, por alguma razão ou outra, ainda não tem em estoque ou que estão sendo fabricados.
Fazer live no Instagram pelo PC
Se você não se dá bem com celulares e achar melhor fazer a live pelo PC, isso também é possível.
Tudo que você vai precisar, nesse caso, é de uma webcam e da versão mais recente do Instagram instalada no seu computador com Windows 10.
Para iniciar a live pelo PC, basta utilizar o mesmo passo a passo do celular.
Outra funcionalidade bacana ao se fazer lives no computador é que é possível transmitir no Instagram e no Facebook ao mesmo tempo!
Contudo, fazer isso é um pouco mais complicado, já que você deve baixar um programa chamado OBS Studio e fazer todas as configurações.
Conclusão
Fazer lives no Instagram não é uma tarefa difícil, contudo, é preciso que você esteja atento a diversos aspectos para que sua transmissão tenha qualidade e gere os resultados que você deseja.
Por isso, você deve, por exemplo, se atentar a detalhes como a iluminação, o som do ambiente e o limite de tempo.
Também é uma boa ideia preparar um roteiro, por mais simples que seja, só para que você não se perca durante a transmissão e não passe por um “branco”.
Uma vez que você começar a apostar nas lives do Instagram, com certeza vai aumentar o engajamento com o seu público e conseguir novos clientes.
E no momento que esses novos clientes começarem a comprar e sua demanda de entregas começar a subir, você vai precisar de um bom serviço de entregas.
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