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O que é o Google Meu Negócio e como ele pode ajudar sua loja

Você sabe o que é Google Meu Negócio? Ainda não utiliza esse recurso para a sua empresa? Então, saiba que você está perdendo uma excelente oportunidade de ser encontrado pelos seus consumidores nas páginas de respostas do Google. 

Essa ferramenta, lançada em 2014, pode ajudar seus consumidores a terem um acesso mais completo sobre as informações do seu negócio. 

Vem com a gente entender do que se trata esse recurso e como ele pode ser uma importante oportunidade de exposição para os seus produtos e serviços.  

 

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O que é o Google Meu Negócio?

Entender o que é Google Meu Negócio é importante para que você possa usar essa ferramenta da melhor forma para divulgar a sua loja virtual ou qualquer outro tipo de empresa.

O Google Meu Negócio, chamado de Google My Business, em inglês, é uma plataforma do Google, onde as empresas dos mais diferentes portes podem divulgar seu negócio de maneira gratuita nos resultados orgânicos tanto de pesquisa quanto no Google Maps.  

Como funciona o Google Meu Negócio?

Para criar empresa no Google Meu Negócio, saiba que o funcionamento dessa ferramenta é muito simples e você não terá problema na hora de utilizar esse importante recurso. 

Essa ferramenta do Google é, na verdade, uma grande vitrine de divulgação que tem sido muito usada nas estratégias de marketing digital, especialmente para pequenos negócios locais. 

 Para você entender, quando um usuário faz uma pesquisa no Google, o algoritmo da ferramenta procura uma referência comercial sobre o tema buscado nas imediações do usuário apresentando os dados do local mais relevante. 

Nessa busca, os robôs do Google identificam critérios para apresentar ao usuário o item pesquisa, levando em consideração a relevância, que é a melhor combinação entre a pesquisa do usuário e a ficha local da empresa. 

Outro fator considerado é a distância entre o negócio, o termo e o usuário que realizou a busca, além da proeminência, que leva em consideração a popularidade da empresa, que inclui média de notas, avaliações, comentários, tráfego na ficha local e cliques. 

Vantagens e desvantagens do Google Meu Negócio

As vantagens do Google Meu Negócio são inúmeras para as empresas, mas, sem dúvida, a principal delas é a exposição do seu negócio na internet. 

Segundo dados da própria plataforma, as empresas que têm uma ficha no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários. 

Ainda de acordo com informações da plataforma, as empresas que usam esse recurso estreitam laços com os clientes, recebendo, em média, 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus sites.

Outra vantagem é que sua empresa será encontrada pelos seus clientes com muito mais facilidade quando eles já estão nas fases mais avançadas da jornada de compra. 

Além disso, ao usar o Google Meu Negócio, você consegue aumentar o alcance da sua empresa que aparece na primeira página tanto da página de busca do Google quanto do Google Maps, expandindo a presença digital no seu negócio. 

Com essa ferramenta, sua empresa também pode gerar mais interações com o seu público, já que ela permite comentários dos clientes, estimulando um relacionamento natural entre os usuários e sua marca.  

As funções do Google Meu Negócio só oferecem vantagens para as empresas. Por isso, pode ficar tranquilo, que essa ferramenta não apresenta desvantagens para o seu negócio. 

O Google Meu Negócio é importante também para lojas virtuais?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta importante para qualquer negócio, incluindo as lojas virtuais dos mais diferentes portes e segmentos.

Esse recurso está diretamente associado com a credibilidade de uma empresa. Quando um consumidor quer comprar um produto ou serviço da sua marca, ele quer saber se realmente sua empresa  é confiável. 

Ao encontrar a sua loja virtual no Google Meu Negócio com todas as informações e também com as avaliações dos seus clientes, ele se sentirá muito mais seguro em comprar no seu e-commerce. 

Como usar o Google Meu Negócio

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio, vamos entender como usar essa ferramenta para ampliar o alcance da sua empresa e gerar ainda mais confiança por parte dos seus clientes. 

Como criar sua conta no Google Meu Negócio

Para criar uma conta no Google Meu Negócio é muito simples. Basta acessar a página da plataforma, fazer o login e depois clicar no ícone “Comece Agora”. 

O próximo passo será preencher as informações na aba “Adicionar seu negócio”, onde você vai inserir as informações importantes, como nome da empresa, telefone, site e a categoria de mercado.

Depois disso, confirme a autorização para gerenciar a empresa e o local do seu negócio. Logo depois, você será redirecionado para o seu painel de controle. Mas para isso, o Google enviará um código que chegará via Correios, em média, de 7 a 15 dias úteis.

Com o código em mãos, no painel da ferramenta, você verá um banner vermelho com o botão “Confirmar agora”. Clique no ícone e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google, adicionando mais informações em sua página. 

 

Pronto, sua página está criada!

Como gerenciar publicações, fotos e vídeos

As melhores práticas de como melhorar o Google Meu Negócio inclui o gerenciamento de publicações, fotos e vídeos. Para fazer isso, você precisará acessar a sua página e clicar em Fotos.

Na parte superior direita, clique em Postar Post, onde você poderá escolher o tipo de foto ou vídeo que deseja adicionar. Faça o upload de uma foto ou vídeo salvo no seu computador.

Como editar as informações do Google Meu Negócio

Para editar as informações da sua empresa, entre no painel de controle da ferramenta e clique em “Informações” e vá naquelas que precisa alterar. 

Mas se não encontrou os dados que deseja mudar, clique em ver tudo e outras opções aparecerão para você.  Após cada alteração, toque em Aplicar.

Como mensurar os resultados

As funções do Google Meu Negócio incluem ainda a mensuração de resultados, que são os dados do Insights fornecidos pela ferramenta. 

Esse recurso permite que as empresas tenham acesso às informações, como visualizações, pesquisas, como e onde os clientes encontram sua ficha, ações, solicitações de rotas, entre outros. 

Para verificar as métricas no perfil da sua empresa, acesse os relatórios de desempenho. Vá até a aba “Promover” e clique em “Desempenho”.

Utilizando o Google Meu Negócio em uma estratégia de SEO

Em uma estratégia de SEO, o Google Meu Negócio vai ajudar a destacar uma empresa nas pesquisas locais, tornando-se referência na sua região e atraindo novos clientes sem investir em mídia paga. 

 

Para você que quer entender como otimizar o Google Meu Negócio, saiba que quando um usuário busca por negócios locais e incluem informações de localidade, a ferramenta aciona o algoritmo de busca local e modifica os resultados com base nesses dados.

Isso acontece porque o buscador entende que é muito provável que o usuário esteja buscando opções próximas de onde ela está. 

Nesse sentido, a localização do usuário atua como um filtro para classificar os resultados que atendam as respostas desejadas, auxiliando nas estratégias de SEO.

Dicas para ter sucesso no Google Meu Negócio

Bom, você já sabe o que é Google Meu Negócio, já entende como funciona e como configurar a ferramenta, agora confira as melhores dicas imbatíveis para aproveitar as oportunidades de negócio desse recurso oferecido pelo Google. Confira!

Mantenha o perfil sempre atualizado

Essa dica até pode parecer óbvia para você, mas é sempre bom lembrar que manter o perfil do seu negócio atualizado é extremamente importante. 

Sempre que houver uma alteração no endereço, horário de funcionamento, telefone de contato, lembre-se de fazer as atualizações na página do Google Meu Negócio. 

Aliás, não esqueça que essas alterações incluem também fotos e vídeos. Se, por exemplo, você inserir um vídeo ou imagem que contenha um produto que saiu de linha, lembre-se de excluir esse conteúdo para não gerar confusão nos usuários. 

Interaja com o seu público

Para você que quer entender como usar o Google Meu Negócio da melhor forma, não se esqueça que não basta apenas criar um perfil e deixá-lo esquecido, nada disso.

Você precisa interagir com os usuários que fazem comentários e avaliações sobre a sua empresa, a fim de estreitar os laços com o seu público, mas também porque as avaliações na sua página são um dos critérios para que a ferramenta apresente a sua página para os usuários. 

Por isso, esteja sempre atento às perguntas deixadas pelos seus potenciais clientes e não deixe de responder de maneira rápida e precisa. 

Aliás, você precisa responder aos comentários positivos e aos negativos também. Nada de ignorar aquelas reclamações negativas. Ao responder todas elas, seu público entenderá que, mesmo em caso de problema, sua empresa atua com seriedade. 

Incentive avaliações de clientes

Entre as melhores práticas de como otimizar o Google Meu Negócio, uma delas é incentivar as avaliações de clientes na sua página. 

Como falamos no tópico acima, elas são fatores para que a sua ficha seja exibida para os usuários que buscam por seus produtos e serviços. 

Por isso, procure sempre incentivar os consumidores que já compraram da sua empresa a deixar um comentário relatando sobre a experiência de compra.

Além de ser um fator importante para ter a sua página exibida, as avaliações são fundamentais para estimular a compra. 

Segundo uma pesquisa feita pela empresa Provokers, 55% dos entrevistados disseram que confiam em avaliações online na mesma proporção das avaliações recebidas pessoalmente.

Adicione fotos, vídeos, novidades e promoções

Outro ponto que merece a sua atenção é a inclusão de fotos, vídeos, novidades e promoções no seu perfil, já que uma das funções do Google Meu Negócio é levar o máximo de informações possíveis aos usuários.

Esse cuidado é importante porque os usuários dão mais atenção para algo que é visual, ou seja, que ele possa visualizar com maior facilidade, o que faz com que ele opte por acessar páginas que contenham esses detalhes.

Sendo assim, não deixe de inserir imagens e vídeos, que facilitem a identificação do local e até dos produtos e serviços oferecidos pelo seu site ou e-commerce. 

Lembre-se que esses recursos despertam a curiosidade do usuário, fazendo com que ele clique e acesse a sua página. Além disso, coloque fotos do seu estabelecimento, já que isso pode despertar ainda mais o interesse por parte dos seus consumidores.

Sempre que houver novas imagens, não deixe de atualizar a sua galeria de fotos na ferramenta de negócios do Google. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Google Meu Negócio, é hora de colocar a mão na massa e criar um perfil na ferramenta ou até mesmo atualizar o existente.

Não deixe de aproveitar as oportunidades oferecidas tanto pelas páginas de buscas do Google. Isso porque 96% dos brasileiros pesquisam online produtos e serviços justamente nesse canal. 

Para ter uma página que seja frequentemente apresentada para o seu público, siga as nossas dicas, mantenha sua página atualizada, interaja com os seus consumidores e incentive sempre as avaliações no seu perfil. 

Além de criar uma página no Google Meu Negócio, é importante também que seu processo de logística do seu e-commerce seja eficiente para não ter avaliações ruins no seu perfil e perder vendas. 

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Nossa plataforma possui uma ampla rede de transportadoras e pontos de entrega e retirada de mercadorias em todo o Brasil para facilitar todo o processo de logística de e-commerces dos mais diferentes portes. 

Por conta dessa rede completa e integrada, nossa plataforma consegue oferecer as melhores opções de frete, os custos mais baixos do mercado, além de envios baratos, rápidos e simplificados.  

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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