skip to Main Content

Loja virtual grátis: vantagens, desvantagens e como montar

Está pensando em montar uma loja virtual grátis, mas não sabe se realmente essa opção é uma escolha vantajosa? Fica apreensivo com as possíveis desvantagens de utilizar uma plataforma gratuita e não faz a mínima ideia de como estruturá-la? 

Se essas são algumas das suas dúvidas, esse artigo pode te ajudar e muito a solucionar essas questões de uma vez por todas. Vem com a gente e saiba como usar plataformas gratuitas para criar a sua loja virtual a custo zero.

 

A gente te ajuda a montar o seu e-commerce próprio!

O que é uma loja virtual?

Antes de nos aprofundarmos no assunto de como criar uma loja virtual grátis, vamos entender do que se trata o e-commerce em seu sentido real. 

O comércio eletrônico é basicamente um site que permite a venda de produtos e serviços na internet. Para que todo esse processo ocorra de forma online, utiliza-se um software de gerenciamento para capturar pedidos e processar pagamentos. 

Nesses sites, os consumidores acessam a página por meio de um endereço eletrônico onde estão dispostos os produtos, normalmente, divididos por abas, além de informações sobre a empresa e a prestação do serviço. 

É possível criar uma loja virtual grátis?

Para quem se pergunta se é possível criar uma loja virtual grátis, a resposta é sim. Hoje em dia, o mercado oferece plataformas gratuitas, que permitem a criação de um site com uma proposta mais básica, mas que atende um lojista iniciante. 

Essa alternativa é muito interessante para quem deseja criar um site, mas não tem muita grana para começar a vender produtos pela internet. 

Vantagens e desvantagens de uma loja virtual grátis

A verdade é que para quem está começando, há muito mais vantagens do que desvantagens de criar loja virtual de roupas ou qualquer outro produto em uma plataforma gratuita.

Sem dúvida, o principal benefício é o custo zero para montar um e-commerce, já que há muitas empresas que disponibilizam a utilização de uma loja virtual sem investimento inicial, permitindo que os lojistas possam começar um negócio online

Além disso, o tempo para entrar no ar também é outra  vantagem, já que essas plataformas oferecem cadastros rápidos e você pode colocar seu e-commerce para rodar de forma fácil e ágil. 

Outra vantagem é que essas plataformas são fáceis de mexer com recursos intuitivos e você não terá grandes dificuldades de aprender como criar loja online. Mas como nem tudo são flores, claro que esse formato de negócio também tem seus pontos negativos. 

Embora as plataformas ofereçam vários tipos de layouts e ajustes, você não terá muita liberdade para criar um e-commerce exatamente do jeito que gostaria, uma vez que essas plataformas gratuitas são padronizadas. 

Outro ponto é que normalmente essas plataformas estabelecem um limite de acessos diários de visitantes. Além disso, em caso de algum tipo de alteração, você também dependerá da plataforma para implementar os ajustes necessários. 

Para quem está começando no comércio online, saiba que essas opções gratuitas, embora tenham pontos negativos, garantem um ótimo custo-benefício. 

Como criar sua loja virtual grátis

Para você precisa aprender como criar uma loja virtual grátis passo a passo, saiba que o processo é simples. A primeira coisa é escolher qual plataforma deseja montar o seu  e-commerce.

Entre as mais populares do mercado estão a Loja Integrada, Wix, Nuvemshop, WordPress, WooCommerce, Mercadoshops, entre outras.

Depois de escolher a melhor opção, vá até o site da plataforma e faça o seu cadastro. Após isso, você será redirecionado para uma página para escolher o template do seu site e, depois, começará a etapa para a inserção dos produtos. 

Feito isso, o site te direciona também para escolher como vai enviar seus pedidos e as formas de pagamento disponíveis. A etapa seguinte compreende a escolha do domínio e a publicação da sua loja virtual. Pronto! É só começar a divulgar o seu negócio!

O que observar para criar uma loja virtual grátis

Além de escolher o melhor site para criar loja virtual grátis, você também precisa ficar atento a uma série de fatores para garantir que sua operação rode de maneira adequada e com qualidade.  

Para te ajudar nesta etapa, listamos aqui alguns cuidados que você precisa ter ao montar um e-commerce. Dá uma olhadinha!

Facilidade de uso

Para garantir a escolha da melhor loja virtual para a proposta do seu negócio, observe se ela possui recursos fáceis de mexer. De nada adianta ter uma plataforma com layout bonito, se ela não oferece uma utilização facilitada. 

Inclusive, essa facilidade precisa ser garantida tanto para você quanto para os usuários que navegam pelo seu site. 

Ferramentas oferecidas

Outro ponto que merece a sua atenção está relacionado com as ferramentas oferecidas pela plataforma. 

Isso porque, você precisará que sua loja virtual tenha integração com meios de pagamento, plataforma de envio de encomendas, ferramentas de marketing, entre outros. 

Segurança

Nem precisamos falar que a segurança é uma das principais questões na hora de escolher qual é a melhor plataforma de loja virtual. 

Isso porque, você precisa oferecer transações seguras e confiáveis aos seus clientes, garantindo a proteção de dados nos mais diferentes aspectos. Verifique se a plataforma trabalha com certificados de segurança e sistemas anti-fraude. 

Suporte ágil

Já imaginou sua loja sair do ar e você não conseguir ajuda da empresa dona da plataforma? Por isso, antes de montar o seu e-commerce, verifique qual o nível de suporte oferecido por ela e se, de fato, o atendimento é ágil. 

 

Certifique-se que a plataforma ofereça os mais diferentes canais de contato, como e-mail, chat e telefone, por exemplo, para que possa buscar auxílio sempre que necessário. 

Design responsivo e customizável

Esse, sem dúvida, é um dos principais cuidados para você que quer colocar no ar a melhor loja virtual grátis possível. De nada seu e-commerce bonito, se ele não é customizável e não permite nenhuma personalização. 

Mesmo que gratuita, muitas plataformas possibilitam que os lojistas façam customizações básicas. Outro ponto está relacionado ao design da sua loja, que precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar aos mais diferentes dispositivos móveis, garantindo uma boa navegação.  

Possibilidades de frete

Você sabia que um dos principais motivos que levam um consumidor a abandonar o carrinho de compra são os custos de frete?

Segundo um estudo da Baymard Institute, 60% dos consumidores desistem de uma compra devido aos altos custos de frete. 

Por isso, seu e-commerce precisa oferecer diferentes possibilidades de envio para que seu cliente possa escolher aquele que está dentro do orçamento. 

Se você deseja garantir custos de frete baixos, mas com entregas rápidas e seguras, conheça a Kangu, nossa plataforma de envio de encomendas, que possui uma rede de transportadoras e pontos de entrega e retirada por todo Brasil.

Sem contar que oferecemos ainda entregas sustentáveis que são feitas com bicicletas. Que tal conhecer a Kangu e tudo que podemos fazer para ajudar a sua loja a vender sempre mais?

 

Conclusão

A loja virtual grátis é uma boa opção para os lojistas que estão começando por uma série de vantagens, mas principalmente, pelo custo zero para colocá-la no ar e também pela facilidade na hora de implementá-la.

Mas antes de escolher a plataforma ideal para seu e-commerce,  verifique se ela oferece facilidade de uso, se tem ferramentas de integração, segurança, suporte fácil, design customizável e responsável, além de possibilidades de frete. 

Na hora de escolher o melhor parceiro de logística, fale com a Kangu, que garante entregas rápidas, seguras e os menores custos do mercado. 

 

Saiba como a Kangu pode ajudar sua empresa a vender mais.

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

Back To Top