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Estratégias de Marketing para aplicar em sua empresa [2021]

Aplicar estratégias de Marketing eficientes e focadas pode garantir ótimos resultados para a sua empresa em 2021. 

Mas, hoje em dia, com tantas metodologias existentes no mercado, nem sempre é fácil escolher aquela que se encaixa ao perfil do seu negócio e interesses, não é mesmo?

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com as melhores dicas de como desenvolver uma estratégia de marketing, quais os tipos mais usados pelo mercado e como construir um método que garanta ótimos resultados para a sua marca. Vem entender!

 

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O que são estratégias de marketing

A estratégia de marketing é um conjunto de técnicas e ações para atingir diferentes objetivos, que vai desde divulgação, vendas e construção de uma imagem positiva de uma marca, gerando credibilidade e contribuindo com a reputação. 

De forma resumida, essas técnicas envolvem a criação de um planejamento para inserir a organização em uma posição de destaque no mercado ou gerar uma identificação da marca junto ao seu público-alvo.  

Independentemente dos tipos de estratégias de marketing que pretende usar na sua empresa, é preciso que haja uma integração de objetivos, políticas e uma sequência coerente de ações para dar suporte a um  planejamento estratégico. 

Como construir uma estratégia de marketing?

Para construir uma estratégia de marketing que seja consistente e coerente com o modelo de negócio, seja uma loja virtual ou uma empresa de serviços, é preciso seguir alguns passos para a implementação dessas ações. 

Se você quer aprender como desenvolver uma estratégia de marketing, o primeiro passo é definir quais são os objetivos do seu negócio.

Quer aumentar as suas vendas? Criar um relacionamento mais próximo com seus consumidores? Fidelizar seus clientes? Ampliar o alcance da sua marca na internet? 

Independentemente das estratégias de marketing para empresas que você pretende usar, sua marca precisa analisar o mercado, como se comportam os seus concorrentes, quais mídias eles atuam, quais os preços praticados e por aí vai. 

Para construir boas estratégias, não deixe também de conhecer o seu público-alvo. Não tem como colocar suas ações em prática sem antes entender o comportamento dos seus consumidores, suas necessidades, desejos e dores e como atingi-lo positivamente.  

Se possível, trace a sua persona, ou seja, quem é o seu cliente ideal com base em características reais, pois, dessa forma, suas ações serão ainda mais direcionadas e assertivas. 

A partir da definição dos objetivos e público-alvo, você precisa escolher quais os canais de marketing que pretende atuar e analisar o valor da verba disponível para colocar as suas ações em prática.

Com todas essas questões definidas, é possível dar início a criação de um cronograma com o período para a execução das ações e qual meta deve ser atingida. 

Quais as estratégias de marketing mais comuns?

O que não faltam, hoje em dia, são estratégias de marketing para serem aplicadas nas empresas, mas escolher a metodologia certa é ideal para o sucesso das suas ações. 

Para te ajudar a encontrar as táticas que mais se adequam ao perfil do seu negócio ou o objetivo que deseja alcançar, selecionamos os métodos mais usados no mercado. Confira!

Estratégias de Marketing Digital

As estratégias de marketing digital podem ser muito amplas, afinal, hoje em dia, tudo acontece na internet.

Sendo assim, o marketing digital é basicamente um conjunto de estratégias que tem como objetivo a promoção de uma marca na internet, utilizando os mais diversos canais online. 

Atualmente, há múltiplas possibilidades de recursos, como e-mail, redes sociais, blog, conteúdo, SEO, links patrocinados e por aí vai. 

Estratégias de Inbound Marketing

Já Inbound Marketing são técnicas que têm como finalidade atrair e converter clientes utilizando conteúdos relevantes e que gerem valor no dia a dia das pessoas. 

Com essa metodologia, as marcas fazem o caminho inverso e não vão atrás do cliente. Ao invés disso, os consumidores procuram as empresas a partir de conteúdos atraentes, que podem ser encontrados nos mecanismos de busca, redes sociais e blogs. 

Como os conteúdos são os principais objetos de atração, é necessário que realmente o público encontre valor neles e que essa comunicação seja feita com as pessoas que têm real interesse no seu negócio ou produto. 

Por isso, nessa estratégia de marketing para atrair clientes, sua marca precisa entender quais são os interesses, dúvidas e desafios do seu público para, assim, oferecer conteúdos que ajudem as pessoas a resolverem os seus problemas. 

A partir daí, a ideia é que as pessoas percebam uma oportunidade ao consumir o seu conteúdo que não sabiam que existiam, sendo que a solução é justamente o produto ou serviço que sua marca oferece.

Estratégias de Outbound Marketing

Diferente do Inbound Marketing, o Outbound vai atrás dos clientes, fazendo parte do conceito do marketing tradicional. O principal objetivo desse método é trazer clientes para a empresa a partir de uma busca ativa. 

Essa é uma das principais estratégias de marketing e também uma das mais usadas pelo mercado, já que ela cresceu a partir da utilização de propagandas na TV, rádio, cartazes, mala direta, entre outros. 

Mas saiba que essa técnica também é usada no mercado digital como, por exemplo, nas propagandas do Youtube ou em banners em sites de notícias ou blogs. Ela é utilizada também para o disparo de emails em massa e pop-ups de sites.

Estratégias de Marketing de Conteúdo

Essa é uma dos exemplos de estratégias de marketing de conteúdo que mais têm crescido nos últimos anos entre empresas de diferentes segmentos.

 

Segundo um levantamento feito pela empresa Rock Content, essa metodologia já é utilizada para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes por 69% dos mais diversos segmentos como marketing, consultoria, TI, e-commerce e educação. 

Para você entender, o marketing de conteúdo é uma metodologia focada na criação e na distribuição de conteúdos atraentes e relevantes, mas sem promover de maneira explícita a uma determinada marca. 

Por meio dessa estratégia de conteúdo, a empresa contribui para que o seu público-alvo consiga resolver seus problemas com o auxílio da sua marca, gerando uma identificação com seus consumidores. 

Além de fazer com que as pessoas conheçam a sua marca pelo conteúdo gerado, a ideia principal de todas essas ações é fazer com que elas tornem-se clientes e fãs da sua companhia. 

Mas para que as estratégias de marketing para empresas utilizando o conteúdo deem certo, é preciso utilizar formatos variados para alcançar seu público, que incluem blogs, ebooks, e-mails, redes sociais, vídeos e muito mais. 

Mas lembre-se que essas ações somente darão resultados se você planejar os conteúdos que seu público tem interesse, quando publicar, quais canais mais coerentes para divulgar, quais os formatos e para quem deseja falar. 

Outras estratégias de marketing

Além dessas metodologias mais usadas no mercado, há também vários outros tipos de estratégias de marketing que são muito eficientes. Dá uma olhadinha!

Marketing de relacionamento

Para quem não conhece o Marketing de Relacionamento, saiba que essa metodologia baseia-se na aplicação de estratégias de construção e ampliação do reconhecimento de marca, além da prospecção de novos consumidores e fidelização de clientes.

O principal objetivo dessa técnica é ajudar empresas a conquistar novos consumidores e, consequentemente, fidelizá-los e, quando bem feito, torná-los ainda fãs, defensores e propagadores da sua marca. 

Ao conseguir essa façanha, as empresas tornaram-se referência no seu segmento de atuação ao garantir as melhores experiências tanto de relacionamento quanto de consumo.

Normalmente, as empresas que adotam essas estratégias de marketing de relacionamento desenvolvem um contato mais próximo, oferecendo uma série de vantagens aos clientes e prospects.

Marketing de fidelização

Nesse mercado de consumo, a forma mais eficaz de medir o sucesso de uma marca é com a quantidade de clientes fiéis que ela tem.

Por isso, se a intenção da sua empresa seja um e-commerce ou uma prestadora de serviços é fidelizar os seus consumidores, a adoção desse tipo de marketing  pode ser muito eficaz.

Para você entender, essa metodologia faz parte das ações do setor de CRM (Customer Relationship Management), mais conhecido como Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Nesse sentido, essa técnica tem uma abordagem que insere o cliente como o ponto focal do seu negócio com o objetivo de conhecer profundamente suas necessidades, a fim de atendê-las da melhor forma.

Lembre-se que esse método cria conexões fortes e até mesmo emocionais entre o cliente e uma marca, o que reforça um relacionamento de maneira intensa e contínua. 

Marketing Multinível

Já ouviu falar do marketing multinível? Essa é uma das estratégias de marketing para vendas mais usadas nos últimos anos. 

Essa modalidade é basicamente uma venda direta que se baseia no contato pessoal entre clientes e vendedores na tentativa de comercializar produtos ou serviços, onde o revendedor ganha uma participação nos lucros adquiridos por ele e por sua rede de revendedores.

Criado nos Estados Unidos, na década de 1940, por Carl Rehnborg, essa metodologia é uma evolução das técnicas tradicionais de vendas diretas unilevel, que tem como base o ganho individual de comissões.

Além de vender, o multinível tem como finalidade estimular os revendedores a atrair novos distribuidores para uma empresa, o que garante a possibilidade de conseguir uma promoção ou ampliar seus ganhos. 

Marketing de Guerrilha

O  Marketing de Guerrilha até pode parecer uma novidade para você, mas é um das estratégias de marketing mais usadas por companhias de diferentes portes e segmentos. 

Normalmente, essa técnica é utilizada quando uma empresa pretende promover produtos e serviços com uma abordagem que foge do tradicional. 

O marketing de guerrilha foi criado para impressionar e gerar uma experiência memorável na mente dos clientes, mas exige um alto investimento financeiro por parte das empresas. 

As ações dessa modalidade de marketing são realizadas, principalmente, em lugares públicos e espaços de grande circulação de pessoas, como praias, parques e shopping centers. 

Endomarketing

Uma das principais estratégias de marketing utilizadas dentro do mundo corporativo é o endomarketing, que basicamente é uma comunicação da empresa para com os próprios colaboradores.

O principal objetivo dessa técnica, que faz parte do marketing tradicional, é reforçar a imagem da empresa, dos seus produtos e serviços entre seus funcionários na tentativa de engajá-los a se tornarem embaixadores da marca.

O endomarketing pode fazer parte do departamento de Recursos Humanos ou de Marketing, pois tem como principal foco o público interno. 

Nessa modalidade, as companhias precisam estabelecer uma comunicação uniforme, concisa e coerente para que a cultura da empresa possa ser compartilhada entre todos os colaboradores.

Entre os principais objetivos da adoção dessa tática estão a motivação, alto rendimento, menor rotatividade de funcionários, colaboradores mais felizes, fiéis e comprometidos, além de um clima mais agradável e saudável, garantindo qualidade de trabalho e bem-estar.

Conclusão

Se você quer encontrar as melhores estratégias de marketing para aplicar em sua empresa em 2021, não deixe de seguir as dicas que apresentamos neste artigo.

Mas antes de colocar em prática qualquer metodologia, você precisa levar em consideração quais os objetivos da sua marca ao adotar determinada estratégia. 

Isso porque, as ações que serão desenvolvidas pela sua empresa precisam ter coerência com o perfil do seu negócio e com as intenções da companhia. Por isso, não saia colocando todas as estratégias para rodar.

Tenha o cuidado de analisar aquele método que trará o resultado desejado pela empresa, seja ele o Marketing Digital, Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing de Relacionamento, Fidelização, Multinível, Guerrilha e Endomarketing.

Se você tem um ecommerce, não se esqueça que, além de colocar as melhores estratégias de marketing em prática, sua marca precisa garantir uma entrega eficiente, segura e com custos baixos. 

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Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

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