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6 Tendências de marketing digital para 2022 que você precisa conhecer

Você já traçou as estratégias da sua empresa para este ano? Quem tem seu próprio negócio sabe o quanto é importante se preparar para acompanhar as mudanças do mercado, entre elas, se destaca as tendências de marketing digital.

Afinal, essa estratégia é uma das grandes responsáveis por proporcionar novas oportunidades de venda, já que as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Não é à toa que 94% das empresas escolhem o marketing como tática de crescimento, segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, divulgada pelo Mundo do Marketing.

E para te ajudar a se preparar melhor para as mudanças que vem aí e conseguir tirar o máximo de proveito delas, nós preparamos este artigo para você.

Agora confira as novas tendências de marketing digital que são promessas para 2022:

1. Produção de conteúdo 

Já faz um tempo que a produção de conteúdo se tornou necessária para fortalecer a marca no mercado, conquistar novos clientes, nutrir o público-alvo e fidelizar consumidores.

Segundo levantamento feito pela Math Ads, 9 em cada 10 brasileiros fazem pesquisas na internet antes de finalizar uma compra.

Esse dado prova a importância da sua empresa ter uma boa performance online para impactar na decisão final do consumidor. Dentre as técnicas para melhorar a relevância da marca no ambiente digital está, justamente, a produção de conteúdo.

Este ano, não será diferente! Porém, agora, surgem novas tendências, como é o caso do slow content, que são conteúdos duradouros, reflexivos e mais aprofundados.

Materiais educativos, blogposts mais longos e ritmo menos frenético de publicações estarão mais em evidência.

Embora pareça contraditório, outro destaque entre as tendências de marketing digital e produção de conteúdo está o uso de vídeos curtos.

Os usuários valorizam vídeos mais rápidos, principalmente nas redes sociais. De acordo com HubSpot, os vídeos de até 90 segundos possuem taxa de retenção de 57%, enquanto aqueles com mais de 30 minutos, apenas 10%.

2. TikTok é uma das tendências de marketing digital

Pegando o gancho dos conteúdos em vídeo, vamos falar do TikTok. A rede social chinesa deve se consolidar definitivamente neste ano. Já são mais de 1 milhão de usuários ativos no mundo e o app irá crescer ainda mais.

O TikTok já dita algumas trends, como o consumo de vídeos curtos, mas agora as empresas enxergam o potencial da ferramenta para criar proximidade com o público e conquistar novos clientes.

Os vídeos postados por lá geram quatro vezes mais entregas que no Instagram. Isso significa que as publicações impactam um número maior de pessoas, o que pode gerar bons resultados em suas estratégias de marketing.

3. Social Commerce

As pessoas usam cada vez mais as redes sociais para interagir com amigos, mostrar momentos da sua vida, seguir personalidades e empresas e conhecer produtos.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 82% das pessoas seguem alguma marca no Instagram e 52% já compraram algo que descobriram nas redes sociais.

Tendo isso em foco que uma das tendências de marketing digital são justamente as vendas pelas redes sociais.

Por isso, as plataformas estão aprimorando seus recursos de social commerce. O Instagram, por exemplo, já possui a aba de loja, o Instagram Shopping.

Para 2022, a expectativa é que a plataforma disponibilize o Instagram Checkout, que permitirá que o usuário finalize uma compra diretamente no Instagram e no Facebook, sem precisar sair do app.

Alguns perfis dos Estados Unidos já possuem esse recursos e há planos para que seja disponibilizado em outros países.

4. Responsabilidade ambiental

A preservação do meio ambiente e as mudanças climáticas são assuntos urgentes, e em 2022 as empresas não poderão fechar os olhos para essa realidade.

A prova disso é que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, segundo pesquisa da Union + Webster, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Então, se você não quer perder a preferência do consumidor, vale aplicar ações para se tornar uma empresa sustentável, como:

  • usar embalagens biodegradáveis;
  • aplicar logística reversa nos pós-venda e pós consumo;
  • vender produtos sustentáveis;
  • realizar entregas com menos impacto no ambiente com a ajuda da Kangu.

Já para unir as tendências de marketing digital com a responsabilidade ambiental, é possível criar conteúdos educativos em prol do meio ambiente, além de deixar transparecer os valores da marca por meio dos canais de divulgação.

5. Inclusão e diversidade 

A inclusão e a diversidade também deve ser uma prioridade das marcas em 2022, pois os consumidores não querem apenas comprar, mas consumir de empresas conscientes que contribuam com a sociedade.

De acordo com pesquisa da Deloitte, 94% dos consumidores da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) esperam que as marcas se posicionem sobre questões sociais.

Logo, criar anúncios e conteúdos que incluam pessoas de diferentes etnias, idades, gêneros e orientações sexuais precisa ser um dos compromissos das empresas.

6. Metaverso

E, por fim, mais uma das grandes tendências do marketing digital: o metaverso. Trata-se de um tipo de universo digital que engloba realidade virtual, realidade aumentada e internet.

Parece até futurístico, mas nós já estamos caminhando para essa nova realidade. Por exemplo, quando nos importamos mais com nossa imagem nas redes sociais do que na vida real.

Inclusive, outra prova da expansão do metaverso é o aumento dos influenciadores digitais e de marcas que criam avatares, como a Lu, da Magazine Luiza.

Portanto, é provável que as marcas invistam cada vez mais neste universo e ofereçam experiências online mais imersivas ao consumidor. 

Conclusão

O avanço da tecnologia e as mudanças nos comportamentos do consumidor influenciam diretamente nas tendências de marketing digital para 2022. Vale acompanhá-las para que sua empresa mantenha-se competitiva no mercado.

E, como vimos, uma das principais tendências é colocar a sustentabilidade em foco e a Kangu pode te ajudar a evoluir nesse quesito.

Somos uma plataforma que conecta empresas às transportadoras e apostamos em um modelo logístico urbano, flexível e inovador para tornar as cidades mais sustentáveis. Isso é possível por meio de:

  • inteligência digital que direciona o tipo de veículo adequado para cada trajeto;
  • meios de transporte alternativos de baixa emissão de carbono para combater o efeito nocivo da emissão de gases do efeito estufa;
  • rede colaborativa de logística para o envio, coleta e retirada de encomendas. 

Quer tornar seus envios de encomendas mais sustentáveis e baratos? Clique na imagem abaixo e cadastre-se na Kangu!

Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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