skip to Main Content

Empresa sustentável: o que é, vantagens e como aderir

Promover uma empresa sustentável é o melhor modo de crescer, desenvolver o negócio e ainda colaborar para o bem-estar ambiental. 

A sustentabilidade não se resume ao descarte correto do lixo, como alguns pensam. O  termo pode ser muito bem aplicado em todos os setores de uma empresa a fim de destacá-la no mercado. 

Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local, por exemplo, é uma das facetas de uma empresa sustentável. 

Por outro lado, quando pilares como este não são promovidos, o resultado pode ser desastroso, levando, inclusive, à falência. 

Apenas no primeiro trimestre de 2022, segundo o Mapa de Empresas divulgado pelo Governo Federal, mais de 400 mil negócios foram fechados por se mostrarem inviáveis. 

Muitos motivos podem levar ao fechamento de empresas. No entanto, o dado reforça a necessidade de empreendedores se atentarem aos pilares de uma empresa sustentável e aplicarem no seu próprio negócio. 

Para te ajudar nesta missão, a Kangu desenvolveu este conteúdo completo, com tudo o que você precisa descobrir sobre o tema. Vem com a gente! 

Conheça as melhores estratégias para vender online

O que é uma empresa sustentável?

Uma empresa sustentável não é aquela que se preocupa em fazer o mínimo para cuidar do meio ambiente e assumir atitudes ecologicamente corretas. 

Apesar de ser algo muito importante, não se resume apenas a isso. Muito pelo contrário, ela cuida de todos os setores do desenvolvimento interno, desde a administração até a gestão logística, e externos, como seu impacto socioambiental na comunidade local. 

Ela também traça planos de ação para crescer com escalabilidade e intencionalidade. Isso significa dar atenção a alguns pontos, como: 

  • utilizar de modo racional os recursos, sejam eles naturais ou não;
  • proporcionar uma atmosfera de trabalho positiva para os seus colaboradores;
  • manter um bom relacionamento com parceiros e fornecedores;
  • estimular práticas ecológicas no consumo e na produção;
  • ter um bom planejamento ao traçar objetivos e metas em curto, médio e longo prazo;
  • se manter competitiva e satisfazer as necessidades dos seus clientes com responsabilidade.

O segredo, no final das contas, é entender que sustentabilidade vai além das práticas  ecológicas, abrange também como a sua empresa pretende se estabelecer no mercado e, simultaneamente, causar impactos positivos no meio em que se insere. 

Quando os empreendedores entendem isso, percebem como são necessárias ações conjuntas, que envolvam interesses financeiros e também ambientais. 

Sabe qual será o resultado? Uma empresa sustentável em sentido ecológico, social e administrativo, com um crescimento escalável e constante. 

Empresa sustentável: quais os benefícios para corporação?

Ter uma cultura empresarial que incentiva a sustentabilidade em todos os processos da empresa oferece diversos benefícios. 

Nesse sentido, o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e até mesmo do recurso humano da empresa é estimulado, de modo a alcançar resultados acima da média. 

Confira em detalhes, a seguir, algumas áreas que são positivamente impactadas com as ações de uma empresa sustentável. 

Vantagem competitiva

Quando uma empresa é sustentável, ela desenvolve grande vantagem competitiva frente à concorrência do mesmo setor. 

Quanto mais próspera e escalável uma empresa, com processos de trabalho e capital humano bem estruturados, mais impotentes serão as instituições concorrentes.

Isso acontece de modo ainda mais constante caso existam cuidados com embalagem sustentável, logística reversa, acompanhamento da qualidade da matéria-prima entregue por fornecedores e distribuidores, entre outros.

Tal diferenciação e cuidado em cada etapa do processo atrai novos stakeholders e novos clientes, que se identificam com o propósito, missão e valores da empresa. 

Economia de recursos

Existe grande economia de recursos em uma empresa sustentável. 

Afinal, ela se preocupa em ser responsável desde a escolha da matéria-prima até a seleção de distribuidores e meios de entrega dos seus produtos e serviços. 

Por isso, é possível economizar com a compra de insumos e reduzir o desperdício. 

O impacto econômico positivo também pode impulsionar toda a fatia de mercado , uma vez que envolve várias outras empresas e personagens desde o início da linha de produção.

Aumento do valor de mercado 

Por valorizar cada um dos stakeholders ou acionistas, a demanda por ações da empresa, ou mesmo participação direta de outros investidores, aumenta. 

Quando a demanda aumenta, o valor de mercado também aumenta, tornando a empresa mais cara no mercado.

Observe que, antes de falarmos em valor monetário, todos os colaboradores e pessoas diretamente envolvidas com a instituição precisam percebê-la como valiosa e próspera. 

Qual a importância da sustentabilidade empresarial?

Adaptar a estrutura de uma organização para que ela se torne mais sustentável é a estratégia perfeita para mantê-la no mercado, com uma clientela fiel e uma boa reputação. 

O fato é que, se sua empresa pretende crescer exponencialmente, precisa desenvolver processos e capacitar suas equipes de modo a tomar decisões conscientes.

Tais procedimentos impedirão que a instituição explore exaustivamente seu recurso humano, que é a fonte de inovação e movimentação da estratégia nos negócios. 

O meio ambiente, que costuma ser o personagem central dessa pauta, também é beneficiado com as estratégias de redução de custos, economia de resíduos e produção consciente. 

Ainda, toda a comunidade sai ganhando. Desde os funcionários até os clientes finais podem aproveitar as ações locais de desenvolvimento social, econômico e cultural que são estimuladas. 

Apesar de tudo isso, talvez você ainda esteja se perguntando como construir, na prática, uma empresa sustentável e quais são os passos necessários para que isso aconteça. Confira o próximo tópico e tire todas as suas dúvidas!

Como se tornar uma empresa sustentável em diferentes áreas?

Para tornar uma empresa sustentável, o primeiro passo é entender quais são seus processos tradicionais de ponta a ponta. 

Isso significa fazer uma análise geral para mapear o que há de bom e o que pode ser melhorado em cada área. 

Neste caso, a análise SWOT (ou FOFA) pode ajudar. Ela consiste em documentar todas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que sua empresa pode ter. 

Logística

No setor logístico, você pode otimizar muito tempo e recursos contando com a terceirização de entregas por transportadoras especializadas, também preocupadas em reduzir seu impacto no meio em que se insere. 

Nada é mais inteligente do que deixar o seu cliente satisfeito, com entregas no prazo, por meio de ações sustentáveis. 

Além da parceria com transportadoras locais, que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região, você também pode estabelecer políticas de logística reversa

Em poucas palavras, significa oferecer trocas e devoluções ou, então, recolher produtos e embalagens após o uso do cliente, para retornar à cadeia de produção ou serem reciclados, reduzindo o impacto ambiental. 

Quem pode te ajudar em todas as etapas somos nós, da Kangu, que é uma empresa Mercado Livre.

Por aqui, você pode contar com serviços de logística sustentáveis, com o menor impacto do mercado, com transportes alternativos de baixa emissão de carbono.

Conectamos seu e-commerce às melhores transportadoras do Brasil, desde o despacho até a entrega, cuidamos de todas as etapas e tornamos a logística o mais econômica e responsável possível. 

Recursos Humanos

Infelizmente, é muito comum ver trabalhadores com altos níveis de estresse no trabalho. 

Segundo a Isma Brasil (International Stress Management Association), 72% dos brasileiros são afetados pelo estresse profissional. 

Jornadas de trabalho excessivas, má remuneração e alta rotatividade são apenas alguns exemplos de atitudes que podem ser evitadas quando se pensa em sustentabilidade empresarial. 

Assim, além de treinar as equipes de Talentos e Seleção para contratar pessoas com “fit” com o seu negócio, você também pode formular programas de incentivo e recompensas de produtividade junto com seu RH. 

Isso contribuirá para a satisfação dos trabalhadores e, consequentemente, reduzirá o índice de rotatividade na empresa.

Ainda há outras maneiras de tornar a área de RH mais sustentável, pensando no bem-estar do planeta:

  • investir na digitalização de arquivos;
  • reduzir o uso de papel e impressão;
  • minimizar a utilização de itens de plástico, como copos descartáveis, que podem ser substituídos por garrafas reutilizáveis;
  • criar oportunidades para conscientizar e estimular o consumo consciente, e muito mais.

Finanças

A sustentabilidade pode se aplicar até mesmo aos recursos financeiros do seu negócio. Neste aspecto, uma empresa sustentável:

Ao aderir a essas práticas, sem dúvidas, o negócio lucra mais do que uma empresa tradicional. Mas é possível trazer ainda mais benefícios ao setor financeiro da instituição. 

Investir em energias renováveis, tal como a fotovoltaica e energia solar, para atender às demandas elétricas das suas instalações físicas, é um bom modo de “unir o útil ao agradável” ao economizar e ainda ser ecologicamente correto. 

E-commerce

Por fim, nada melhor do que escalar seu negócio e suas possibilidades de venda e aquisição de clientes por meio das estratégias de vendas online. 

Os e-commerces estão mais em alta do que nunca! Segundo um levantamento da Neotrust, o e-commerce no Brasil faturou mais de R$ 161 bilhões, com cerca de 353 milhões de pedidos. 

Isso apenas ilustra o quão aquecido está o mercado. A maioria dos consumidores preferem fazer compras em plataformas de e-commerce e contar com entregas rápidas, antes do prazo, se possível, em sua casa. 

O que é necessário para uma empresa ser sustentável?

Uma empresa só é sustentável quando se atenta a este tripé: 

  • recursos ambientais;
  • recursos humanos;
  • e recursos financeiros. 

Adotar práticas corretas e conscientes em cada um desses setores, como vimos mais acima, é a garantia de sucesso e escalabilidade de um negócio. 

Assim, muito mais do que apenas se envolver em projetos de reflorestamento, descarte correto ou reciclagem, é preciso engajar toda a empresa e transformar todas as áreas. 

Como saber se a empresa é sustentável?

Para saber se a sua empresa é sustentável, basta se fazer as seguintes perguntas: 

  • Procuro saber qual a procedência legal e ambiental da matéria-prima que adquiro para compor meus produtos? 
  • Como é o gasto de energia e água durante a minha linha de produção? 
  • Invisto em energias renováveis ou estabeleço um limite de consumo realista? 
  • As embalagens que acompanham meus produtos são biodegradáveis? 
  • Penso em adotar políticas de logística reversa ou terceirizar as entregas com transportadoras ecologicamente responsáveis com alternativas de baixa emissão de carbono?
  • Ofereço programas de conscientização e educação ambiental para engajar os funcionários? 
  • Respeito às leis trabalhistas e valorizo devidamente o meu capital humano?

Refletir nas respostas te ajudará a entender onde precisa melhorar e quais estratégias traçar para isso. 

Conheça 3 exemplos de empresas sustentáveis no Brasil e no mundo

Selecionamos 3 exemplos de empresas sustentáveis para você se inspirar. Identificamos também quais são as principais ações que essas instituições tomam para isso. Confira!

Banco do Brasil

O primeiro exemplo é o Banco do Brasil, fundado em 1808, no Rio de Janeiro. 

Segundo dados oficiais do Banco do Brasil, ele foi classificado como o “banco mais sustentável do planeta”. 

Quem concedeu este título foi o ranking das 100 Corporações Mais Sustentáveis do Mundo 2021 – Global 100, da Corporate Knights. 

Uma das ações mais interessantes do Banco é a meta de reduzir em 30% as emissões diretas de gases de efeito estufa (GEEs) até 2030.

Para alcançar esse patamar, a empresa pretende, até 2024, adquirir 90% da sua energia elétrica de fontes renováveis e limpas. 

Mercado Livre

O Mercado Livre, que foi fundado em 1999 na Argentina, já opera em mais de 18 países, com mais de 130 milhões de usuários ativos. 

Com o crescimento de usuários e entregas, o impacto ambiental da empresa também se intensificou. 

Por isso, estratégias foram traçadas, como a emissão de títulos sustentáveis, chamados notas de Sustentabilidade 2026, para a captação de recursos destinados à mobilidade, energia e reflorestamento. 

Segundo uma entrevista realizada pelo Portal Projeto Draft, com Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade no Brasil, a empresa também está apoiando duas iniciativas de conservação da Mata Atlântica.

Kangu

Não poderíamos deixar de mencionar as iniciativas sustentáveis da Kangu, que é uma empresa do Mercado Livre. 

Nós criamos um modelo logístico urbano e super flexível, que pode tornar as entregas mais sustentáveis nos grandes centros urbanos. 

O grande foco é em oferecer transportes de baixa emissão de carbono, rotas inteligentes e incentivar o desenvolvimento socioeconômico local de cada bairro. 

Fazemos isso por meio de inteligência digital especializada, capaz de:

  • direcionar o tipo de veículo adequado para cada trajeto;
  • oferecer serviços de logística direta e reversa;
  • conectar vendedores e consumidores aos pontos de envio e coleta de mercadorias;
  • viabilizar entregas de modo a causar baixo impacto ambiental.

Ações reais para reduzir a pegada de carbono e ajudar outras empresas a serem mais conscientes, através da parceria com transportadoras ecologicamente corretas você só encontra na Kangu! 

Conclusão

Você pode desenvolver uma empresa sustentável e reduzir seu impacto ambiental, aumentando seus lucros e competitividade no mercado. 

Ainda, pode participar da incrível iniciativa da Kangu e conectar a sua loja virtual aos nossos serviços de logística, tendo a parceria das melhores transportadoras do mercado. 

Para isso, basta se tornar um cliente da Kangu e enviar seus pacotes conosco! Clique na imagem abaixo para se cadastrar e acesse todas as funcionalidades que temos a oferecer.

Back To Top