skip to Main Content

O que é a economia de baixo carbono e quais são seus pilares?

Baixo Carbono, na economia, diz respeito a um tipo de economia que pretende reduzir os seus impactos sobre o meio ambiente, gerando emprego e desenvolvimento sustentável.

É possível atingir uma economia de baixo carbono focando em diversos aspectos, como o transporte e a logística, adoção de fontes energéticas renováveis e de tecnologias limpas.

Fazer isso é muito importante para minimizar os impactos do ser humano sobre o clima e evitar que previsões catastróficas para o futuro do planeta terra aconteçam.

Veja a seguir o que é a economia de baixo carbono e como colocá-la em prática! Boa leitura!

Entenda o conceito da Economia de Baixo Carbono

A economia de baixo carbono busca reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa e ampliar a produção e o consumo de energias limpas para atingir ganhos de eficiência energética e produtiva.

Por isso, a competitividade das empresas em uma economia de baixo carbono se encontra no uso racional dos recursos naturais, na circularidade da produção e na renovabilidade da sua matriz energética.

Com isso, a inovação dos processos produtivos e as soluções tecnológicas capazes de reduzir o impacto humano sobre a terra estão no centro de uma economia de baixo carbono.

Qual a importância da transição para uma economia de baixo carbono

Fazer a transição para uma economia de baixo carbono é essencial para garantir que os impactos do aquecimento global sejam minimizados.

Um relatório de um grupo de especialistas do clima da ONU de 2018 mostrou que, se a temperatura aumentar mais 1,5oC, os resultados já podem ser catastróficos.

Segundo os especialistas, a terra pode sofrer com o aumento dos oceanos, pode ter uma crise global no acesso a alimentos, um aumento ainda mais drástico da desigualdade e, é claro, a perda de uma gigantesca porção da biodiversidade no planeta.

Fazer a transição para uma economia de baixo carbono é uma forma de impedir essas previsões de se concretizarem, mas também pode ser uma ótima iniciativa para fomentar a economia e gerar empregos.

Segundo um estudo da Environmental Defense Fund (EDF), só nos Estados Unidos, o setor de energias renováveis cria empregos 12 vezes mais rápido que os demais setores da economia.

E melhor, à medida que o crescimento desses setores aumenta, também há uma diminuição rápida nos custos de geração de energia fotovoltaica (solar) e eólica (moinhos de vento).

Economia de baixo carbono e o contexto brasileiro

O Brasil tem um papel interessante no contexto da economia de baixo carbono. Por um lado, somos um dos maiores emissores de gases do efeito estufa por conta do desflorestamento. Por outro, somos um dos países mais desenvolvidos na produção de biocombustíveis.

Se o Brasil quiser se destacar como um país sustentável, entretanto, é fundamental que ele combata o desmatamento em território nacional buscando o desmatamento zero.

As florestas são muito importantes na manutenção do clima e da umidade em todo continente sul-americano e sem elas, haverá a diminuição da chuva em território nacional, o que vai afetar o nosso o principal aspecto da economia brasileira no mundo hoje, que é o agronegócio.

Entretanto, além disso, é importante que o governo incentive a adoção de práticas de economia de baixo carbono, pois as emissões de carbono também contribuem muito para as mudanças climáticas, como iniciativas de logística sustentável, por exemplo.

4 fatores essenciais no desenvolvimento de uma sociedade de baixo carbono

Confira a seguir os 4 fatores essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade de baixo carbono:

1. Transporte e logística com baixa emissão de carbono

Um fator essencial ao se criar uma sociedade de baixo carbono é buscar alternativas de baixo carbono para logística e transporte.

Isso envolve desde a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou veículos movidos a eletricidade até a criação de rotas otimizadas ou a ampliação de ciclovias e outras formas de transporte público limpos.

Já quando estamos falando de logística, estamos falando da aplicação de uma logística reversa, que envolve coleta, reciclagem e reaproveitamento de materiais, criação de rotas inteligentes, que gastem o mínimo de combustível.

Outra solução é a implementação de redes colaborativas de logística, que consiste em um acordo entre os players do mercado para garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Leia mais: Logística e sustentabilidade: diminua o seu impacto ambiental

2. Fontes energéticas renováveis e tecnologias limpas

Tecnologias limpas, ou Clean Tech, podem trazer ganhos em eficiência gigantescos para a sociedade. São substitutos para produtos normais, mas que não tem impacto ambiental, como a adoção de plástico biodegradável, por exemplo.

Outro exemplo são sistemas de redução de vapor e fornos mais eficientes tem um grande potencial de redução de emissão no setor industrial e apresentam ganhos de redução de custos e também de segurança operacional para os trabalhadores.

Além disso, focar em fontes de energia renováveis, como painéis solares e moinhos de vento para a geração de eletricidade.

3. Mercado de crédito de carbono

Outra solução interessante para diminuir os impactos do ser humano no planeta e instituir uma economia de baixo carbono é através da instituição do mercado de crédito de carbono.

O crédito de carbono nada mais é do que uma espécie de título que uma empresa compra de outra empresa para que possa emitir gases do efeito estufa, por exemplo.

Ou seja, uma empresa que adota práticas sustentáveis recebe créditos de carbono, que ela pode trocar com outras empresas que, por sua vez, teriam um débito de carbono.

É uma ideia muito interessante, mas que ainda não foi muito explorada no mundo.

4. Economia de produção circular

Por fim, o quarto fator essencial para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono é a economia circular, um conceito que envolve a reutilização de resíduos, gases e de energia no ciclo produtivo das indústrias.

Aplicar conceitos de produção circular implica consumir menos recursos naturais e primar pela eficiência dos processos, com consequente redução de custos e impactos ambientais.

Como a operação da Kangu fomenta a logística sustentável

A Kangu fomenta a logística sustentável no seu dia a dia. Uma das coisas que fazemos é adotar rotas otimizadas para garantir que as entregas cheguem mais rápido, em rotas curtas e que gastam o mínimo de combustível possível.

Portanto, ao usar a Kangu, você vai enviar e receber produtos o mais rápido possível com os menores índices de emissão de carbono!

Conclusão

Como vimos, adotar a economia de baixo carbono pode nos ajudar a evitar um futuro com previsões catastróficas para a humanidade.

Se a temperatura do planeta aumentar mais 2 graus, é possível que tenhamos de enfrentar mais desastres naturais e sociais no futuro.

Formas de fazer isso é investindo em iniciativas de transporte e logística sustentáveis, como os oferecidos pela Kangu, além de usar fontes energéticas renováveis e adotar tecnologia limpa.

Outra forma seria através do mercado de crédito de carbono, que é ainda muito pouco considerado, mas que poderia ter um impacto positivo.

Além disso, adotar uma economia de produção circular, com a reutilização de recursos também pode ajudar a minimizar os impactos do ser humano no planeta, preservando, assim, a biodiversidade e o futuro da humanidade.

Conte com a Kangu para tornar sua operação mais sustentável e as suas entregas mais eficientes!

Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

Back To Top