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Como conseguir bons fornecedores? Confira as melhores dicas para e-commerces

Descobrir como conseguir bons fornecedores para seu e-commerce parece um desafio para você? Realmente encontrar parceiros de negócio não é uma tarefa simples! 

É necessário realizar uma pesquisa bem feita para evitar situações que possam prejudicar o seu negócio, como atrasos na entrega ou baixa qualidade de produtos e insumos.

Se você já teve problemas com o fornecimento de produtos ou materiais sabe o quanto essa decisão pode impactar no bom funcionamento do e-commerce. Dependendo da gravidade do caso, a reputação da marca pode até ficar em risco.

Portanto, se o seu objetivo é garantir uma excelente experiência do cliente para, consequentemente, impulsionar as vendas e aumentar seu faturamento, escolha um bom fornecedor.

Para te ajudar nesta importante tarefa, nós, da Kangu, preparamos este guia para você com as melhores dicas. Vamos nessa?

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Qual a importância de ter bons fornecedores?

Saber como conseguir bons fornecedores é essencial para qualquer empresa, independentemente do nicho de mercado, já que a escolha reflete diretamente na produção, qualidade e orçamento do e-commerce.

Já são 1,59 milhões de lojas virtuais no Brasil, segundo pesquisa da PayPal Brasil em parceria com a BigDataCorp. Isso significa que o cenário está cada vez mais competitivo e qualquer deslize pode colocar em risco a permanência do seu e-commerce no mercado.

Uma parceira mal feita pode resultar em diversos problemas, como:

  • insatisfação de clientes;
  • má reputação da marca no mercado;
  • atrasos nos envios das encomendas;
  • comprometimento da qualidade dos produtos vendidos;
  • preços elevados devido a urgência de contratar novos fornecedores em cima hora;
  • e até mesmo processos jurídicos. 

Nenhum e-commerce quer lidar com esses problemas, não é verdade? Por essa razão, é tão importante aprender como conseguir bons fornecedores.

Quais os tipos de fornecedores?

Antes de irmos para as dicas práticas, é necessário saber que existem diferentes tipos de fornecedores. Ter esse conhecimento te ajudará a identificar o que você deve buscar para atender às necessidades da sua loja quando iniciar suas pesquisas.

  • Produtor real: é o fabricante do produto, ou seja, vende o item que ele próprio fabrica. Geralmente vendem apenas em grandes quantidades; 
  • Produtor aparente: conhecido como atacadista ou distribuidor, não participa do processo produtivo, apenas revende. Possibilita ao varejista a compra de maior variedade de itens e em quantidades menores; 
  • Importadores: são aqueles que vendem produtos fabricados em outros países. Para compensar os impostos e custos com transporte, geralmente é necessário comprar em grandes quantidades. 
  • Fornecedor habitual ou tradicional: oferecem itens básicos necessários para o funcionamento da sua loja virtual. Por terem grande concorrência, é mais fácil negociar e conseguir bons preços; 
  • Monopolistas: fornecem produtos exclusivos, o que confere maior valor agregado aos produtos por não existir concorrência; 
  • Especiais: são os fornecedores ocasionais, contratados para suprir necessidades diante de situações atípicas ou diferenciadas, por exemplo, brindes para compras no Dia dos Namorados

Como conseguir bons fornecedores: confira as melhores dicas

Encontrar os fornecedores certos para uma loja virtual é um dilema que todo empreendedor enfrenta.

Por mais que o mercado esteja repleto de empresas que fornecem os itens que você precisa, não tem como tomar uma decisão assertiva antes de pesquisar bem e analisar alguns aspectos.

Para acelerar suas buscas e análises, separamos as melhores dicas de como conseguir bons fornecedores, independentemente do seu segmento. Confira:

Conhecimento das suas necessidades

O primeiro passo é entender o que a sua empresa precisa para evitar excesso ou falta de produto. Para isso, você pode responder algumas perguntas:

  • O que eu preciso?
  • Em qual quantidade?
  • Em que periodicidade?
  • Qual o orçamento disponível para compra de estoque?
  • Tenho espaço físico para armazenar essa quantidade de produtos?
  • Se a demanda aumentar, o fornecedor vai conseguir me atender?

Ao conhecer essas informações, você terá maior clareza do que buscar. Afinal, um bom fornecedor é aquele que atende às necessidades do seu negócio.

Pesquisa online

Aprender como conseguir bons fornecedores vai muito além de realizar pesquisas no Google. De fato, a internet é uma grande aliada neste momento, mas você deve ir além de consultar apenas os primeiros resultados da pesquisa.

Vá fundo nas pesquisas online e depois que selecionar algumas opções, busque por mais informações sobre eles. Confira a reputação da empresa no Reclame Aqui, no Google e nas redes sociais.

Diretórios de Fornecedores

Outra alternativa na internet é consultar os diretórios online de fornecedores, que reúnem milhares de opções de fabricantes e atacadistas. Os mais populares são:

Dica: ao pesquisar em diretórios ou no Google, você pode buscar produtos usando o código SH6, formado pelos seis primeiros dígitos do NCM do produto. Fabricantes e fornecedores costumam listar suas mercadorias utilizando esse código.

Benchmarking 

Benchmarking nada mais é do que o estudo da concorrência e pode ser muito útil para descobrir como conseguir bons fornecedores do seu setor.

Por isso, não tenha medo de perguntar por recomendações e buscar por referências. As redes sociais podem facilitar nesse processo. 

Participar de feiras e eventos do seu segmento também é uma forma de conhecer parceiros de negócio em potencial.

Análise de fornecedores

Após encontrar possíveis fornecedores para a sua empresa, é hora de analisar com cuidado as opções.

Você deve levar em consideração três principais fatores: preço, qualidade e serviço (prazos de entrega, atendimento, pós-venda, etc). Observe também:

  • condições de pagamento;
  • portfólio de clientes;
  • tempo de atuação no mercado;
  • especialidade da empresa;
  • capacidade de fornecimento (inclusive, considerando seus planos em longo prazo).

Avaliação de custo-benefício

O grande critério de avaliação na hora de selecionar um fornecedor para seu e-commerce é o custo-benefício.

Focar no menor preço nem sempre é a melhor estratégia. A qualidade do material e os prazos devem estar de acordo com suas expectativas e necessidades. 

Algumas perguntas te ajudarão a avaliar critérios importantes para a tomada de decisão:

  • Qual pedido mínimo e máximo que você pode solicitar?
  • Quanto os produtos irão custar?
  • O fornecedor disponibiliza amostras?
  • Qual prazo de produção e de entrega?
  • Qual será o canal de comunicação entre vocês?
  • Quais são os pontos negativos e positivos do fornecedor?

Lembre-se que para determinar as quantidades de produtos que você precisa na hora de solicitar orçamento, é necessário verificar o volume de vendas do ano anterior e estimativas futuras para reposição de mercadorias.

Como manter seu estoque sempre em dia?

Para manter seu estoque em dia, uma dica importante é não depender de apenas um fornecedor. Desta forma, mesmo diante de imprevistos, suas vendas não serão prejudicadas. 

Além disso, para garantir o bom funcionamento do seu e-commerce, não basta encontrar bons fornecedores, também é preciso realizar um controle de estoque eficiente. Confira algumas dicas importantes:

  • acompanhe as vendas de cada produto;
  • calcule a previsão de demanda por meio do controle de entrada e saída de produtos;
  • atente-se às sazonalidades para não ficar sem estoque em momentos de alta demanda;
  • planeje suas compras para negociar valores e entregas com fornecedores com antecedência;
  • mantenha a organização física do espaço para encontrar facilmente os itens disponíveis para venda;
  • utilize sistemas que facilitam a gestão de estoque, como um ERP.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como conseguir bons fornecedores e quais critérios analisar para determinar se a empresa poderá suprir as necessidades do seu e-commerce. 

Não esqueça que o melhor parceiro de negócio será aquele que oferecer o melhor custo-benefício para sua loja virtual. Por isso, analise sempre esses três pilates: preço, qualidade e serviço prestado. 

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