skip to Main Content
O Que é ERP

O que é ERP? Saiba como funciona e como implementar corretamente

Você quer aumentar a eficiência do seu negócio? Então o primeiro passo é descobrir o que é ERP e porque ele é fundamental para a sua loja virtual.

Trata-se de um sistema de gestão que possibilita gerenciar as áreas da empresa de forma integrada. Isso facilita o acesso às informações por todos os setores da companhia.

Como trabalha de forma sincronizada e automatizada, essa tecnologia evita retrabalho, duplicidade, erros ou dificuldades em encontrar dados.

A partir daí, você conseguirá realizar o sonho de qualquer gestor de empresa: tornar o negócio mais produtivo e eficiente.

Ficou interessado no assunto? Então vem com a gente que vamos te explicar tudo sobre o que é ERP, como funciona, como implementar em seu e-commerce e quais as vantagens desse sistema. Boa leitura!

O que é ERP?

ERP é um sistema de gestão integrada que permite o gerenciamento de todas as áreas da empresa em uma única plataforma.

A sigla, que vem do termo em inglês Enterprise Resource Planning, em tradução literal significa Planejamento de Recursos Empresariais.

Esse software é responsável por reunir e integrar dados de diversos setores de maneira automatizada, desde a área de Marketing e Vendas até a Logística. Inclusive, existem sistemas que abrangem até mesmo dados de Recursos Humanos.

Por meio dessa integração entre os departamentos, o fluxo de informações internas se torna mais fluido, rápido e preciso, ao mesmo tempo que elimina dados duplicados.

Tudo isso garante uma base de dados íntegra e capaz de gerar insights valiosos para a tomada de decisão.

Portanto, ao entender o que é ERP, você descobre como agilizar seus processos e torná-los mais confiáveis, além de conhecer mais a fundo o seu negócio.

Para que serve o ERP?

Um dos principais objetivos desta ferramenta é a automatização de processos e sincronização de informações em tempo real, além de gestão de informações. É possível, por exemplo, fazer a gestão de vendas, compras, estoque, entre outras áreas.

Com um sistema de gestão integrada, retrabalhos, duplicidade e dificuldade em localizar dados relevantes são praticamente descartadas no dia a dia da empresa, o que aumenta a produtividade e o  compartilhamento de informações.

Tudo isso torna a tomada de decisão da empresa mais assertiva, já que todas as informações são organizadas em um só lugar e de forma segura.

Como funciona um ERP?

Após descobrir o que é ERP, é hora de saber como este sistema funciona na prática. 

Para um melhor entendimento, é válido comparar o ERP com um grande banco de dados que armazena as informações de diversas áreas da sua empresa. 

Neste banco de dados, as informações se integram. Por exemplo, imagine que você fez uma venda em sua loja virtual. Automaticamente o valor da compra é lançado no setor financeiro e contábil da empresa e o item é retirado do estoque.

Com isso, há maior facilidade em controlar as receitas e despesas do seu negócio, além de evitar erros nos valores repassados.

O gerenciamento de estoque também se torna mais eficaz e diminui os riscos de vender um item que já não está disponível, o que poderia comprometer a experiência do consumidor em seu e-commerce.

ERP na logística

Sabia que um sistema ERP é fundamental para as estratégias de logística de qualquer empresa?

Como você viu no exemplo acima, por meio dessa tecnologia fica muito mais fácil gerenciar o estoque do seu e-commerce e evitar a venda de produtos que não estão mais disponíveis.

Como essa solução proporciona uma visão mais ampla da rotatividade de produtos, ainda é possível:

  • identificar o melhor momento para repor seu estoque e quais mercadorias comprar;
  • verificar itens parados em estoque e fazer promoções para movimentá-los;
  • otimizar a gestão de compras para que não falte produtos essenciais, o que poderia atrapalhar os resultados das vendas;
  • gerenciar pedidos, tanto em relação às compras de matéria-prima, quanto às vendas ao consumidor final;
  • organizar os processos de logística reversa, desde a devolução até o retorno do produto ao estoque.

Quais são as principais funcionalidades de um ERP?

Como vimos, os sistemas ERP são responsáveis por unir e automatizar as informações de diversos departamentos da sua empresa.  

Para que funcione de forma eficaz, a solução reúne uma gama de módulos diferentes. Conheça as principais funcionalidades desse sistema:

  • vendas;
  • gestão de estoque;
  • controle financeiro;
  • gestão de recursos humanos;
  • sourcing e procurement (processo de compras);
  • logística e gestão da cadeia de suprimentos;
  • emissão de notas fiscais;
  • integrações com outras plataformas.

Então é possível integrar o ERP com outros sistemas?

Quando você pesquisa sobre o que é ERP, descobre uma função interessante desse sistema: a possibilidade de integração com outras plataformas, como um software de CRM. Isso torna o trabalho ainda mais ágil, produtivo e organizado.

Existem quatro principais tipos de integrações:

    • integração da comunicação entre sistemas: quando os sistemas não são compatíveis, então é preciso usar uma terceira ferramenta de integração;
    • troca eletrônica de dados: exporta as informações em um arquivo, para que o outro sistema leia e importe os dados para sua própria base de dados;
    • comunicação banco a banco: utiliza um banco de dados para armazenar as informações. Neste caso, é possível usar uma ferramenta ETL extrair as informações de um banco e armazenar em outro banco.
    • integração por API: comunicação direta entre dois softwares sem o uso de uma ferramenta intermediadora.

Conheça as vantagens do sistema ERP

Neste artigo, você já descobriu várias informações sobre o sistema de gestão integrada e até conheceu alguns benefícios de utilizar essa solução.

Contudo, para conhecer melhor o que é ERP, também é necessário compreender os resultados positivos de utilizá-lo em sua loja virtual. Veja só:

Otimização de processos

Por meio dessa tecnologia que integra dados das áreas, é possível automatizar tarefas e simplificar processos.

Desta forma, seus colaboradores não precisarão perder tempo com atividades manuais que podem facilmente ser automatizadas. Além de ganhar em produtividade, a sua empresa torna os processos mais mais ágeis e melhores.

Aumento de produtividade

Quando falamos sobre o que é ERP, uma das vantagens que se destaca é o aumento de produtividade. Trata-se de um resultado obtido por meio da otimização de processos e no ganho de agilidade nas demandas.

Segundo uma pesquisa da SnapLogic e Cebr, realizada com empresas dos EUA e no Reino Unido, as automações têm potencial de aumentar a produtividade dos colaboradores em 15% no longo prazo.

Centralização de informações e transparência

Todas as informações ficam centralizadas em um único sistema, o que simplifica o trabalho do gestor na hora de identificar e comparar dados. 

Além disso, as informações são atualizadas em todo o sistema automaticamente. Por exemplo, se um funcionário informa que realizou uma nova compra com fornecedores, toda a empresa fica ciente desta ação.

Redução de erros

Você ainda pode reduzir erros e falhas relacionados ao gerenciamento de informações, por conta da integração automática de dados entre departamentos. Inclusive, essa solução também evitará duplicidades de informações.

Segurança

Com um ERP, todas as informações são centralizadas em uma única plataforma, com total integração entre os departamentos do seu e-commerce. 

Essas informações são armazenadas em um grande banco de dados criptografado para garantir segurança geral das informações e das operações.

Suporte nas tomadas de decisão

Ao obter dados de forma rápida e consistente de qualquer área de sua empresa, você e sua equipe ganharam maior capacidade de analisar quaisquer riscos ou falhas em seu processo em tempo real.

A partir daí, é possível planejar os ajustes necessários com maior precisão e tempo. O acesso rápido a informações confiáveis permite que você tome as melhores decisões no momento certo.

Quais são os tipos de ERP para e-commerce?

Para aprofundar seu entendimento sobre o que é ERP, vale ainda descobrir quais são os tipos de sistema de gestão integrada que existem.

Há sistemas voltados para grandes e médias empresas, outros para indústrias e aqueles destinados especificamente ao varejo e e-commerce

Neste último caso, contam com funções específicas para gestão de compras e pedidos, emissão de nota fiscal eletrônica, gestão de clientes, controle financeiro e conciliação bancária.

Também há outras funcionalidades úteis, como sistema de pontos de venda online, controle de estoque, integração com meios de pagamento, fluxo de caixa e muito mais. Tudo isso de forma integrada e automatizada.

Entre as empresas que oferecem esse tipo de solução estão:

  • Bling;
  • Tiny ERP;
  • Conta Azul;
  • eGestor;
  • Omie;
  • GestãoClick;
  • TOTVS: Gestão para Produtores e Vendedores;
  • Otix;
  • NetSuite;
  • Linx;
  • entre outros.

Como escolher o melhor ERP para ecommerce?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora você já sabe o que é ERP e conhece algumas empresas que oferecem essa solução, mas como escolher a solução ideal para você? Antes de tomar qualquer decisão, atente-se aos seguintes requisitos:

Funcionalidades disponíveis x necessidades da empresa

O primeiro passo é determinar quais as necessidades da sua loja que você deseja solucionar com esse sistema.

Precisa de ajuda com a gestão de estoque? Ou o que você busca é facilidade no gerenciamento de pedidos?

Análise as reais necessidades da sua loja virtual para identificar qual solução atende melhor às essas demandas.

Custo-benefício

O preço da ferramenta deve caber no orçamento da sua empresa. Porém, não vale a pena optar pela solução que oferece o menor custo, se não garantir as funcionalidades que você precisa.

Também não adianta sacrificar suas finanças para comprar a ferramenta mais completa, especialmente se você não precisar de tantos módulos assim. O ideal é encontrar o ERP que oferece o melhor custo-benefício para o seu caso.

Escalabilidade

A solução precisa acompanhar o crescimento do seu e-commerce. Por essa razão, vale a pena considerar ferramentas que oferecem diferentes planos para você mudar de acordo com a evolução do seu negócio.

Assim, você não precisará ficar mudando de software com frequência.

Facilidade de implantação e integração

É essencial checar se o ERP faz integração com a plataforma de e-commerce que você utiliza, assim você evita retrabalhos de precisar cadastrar as informações duas vezes.

Além disso, também avalie a complexidade da implantação e facilidade do uso. Quanto mais simples e rápido for, melhor. 

A Kangu tem integração com algum sistema de ERP?

A Kangu pode te ajudar com a gestão logística de frete, mas não exclui a necessidade de um sistema ERP. Por meio da nossa plataforma, você conseguirá:

  • calcular fretes simultaneamente com diversas transportadoras;
  • gerar etiquetas de envio;
  • acompanhar os pacotes que ainda precisam ser postados;
  • rastrear pacotes enviados;
  • criar relatórios de gestão;
  • fazer a logística reversa de pacotes entregues.

Além disso, a Kangu pode ser integrada aos principais sistemas e plataformas de e-commerce do mercado para tornar sua gestão mais ágil, como:

Precisa de ajuda para fazer integrações na plataforma Kangu? Acesse nossa central de ajuda!

A partir da integração da Kangu com seu sistema ERP ou plataforma de e-commerce, você não apenas economiza com os custos do frete, como também pode aproveitar outras funcionalidades:

  • importar ou sincronizar pedidos da sua loja virtual;
  • cotar fretes para os pedidos importados;
  • disponibilizar a calculadora de frete em seu e-commerce, dependendo da plataforma que você utiliza;
  • oferecer rastreamento online dos seus pedidos;
  • disponibilizar fretes Kangu no checkout da sua loja.

Conclusão

Neste artigo, você descobriu o que é ERP, como funciona, quais as vantagens de contar essa solução, além de conferir dicas para selecionar o sistema ideal para o seu e-commerce.

Como vimos, trata-se de um software que auxilia no gerenciamento das informações do seu negócio de maneira integrada e automatizada. Isso gera mais produtividade, aperfeiçoa processos, facilita a gestão e guia as tomadas de decisões.

E você, quer começar a gerenciar as informações sobre os envios de pedidos feitos em sua loja virtual, enquanto economiza até 75% com o frete? Então, faça como milhares de lojistas e use a Kangu na hora de enviar suas encomendas.

Nosso sistema é totalmente gratuito e você tem acesso a diversas funcionalidades, como calculadora de frete, gerenciamento de envios e rastreamento de encomendas. Para se cadastrar, é só clicar na imagem abaixo:

Faça os envios de sua loja virtual com a Kangu

Back To Top