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Benefícios de fazer a separação de pedidos do e-commerce com um ERP

Quando uma loja vende seus produtos na internet, ela precisa ter um cuidado especial com o envio das mercadorias. Saber quais itens devem ser enviados e ter um processo seguro de conferência torna-se fundamental para evitar erros e garantir uma experiência positiva com a compra. 

Para isso, o ideal é utilizar um sistema ERP. Com ele, os pedidos são recebidos de forma centralizada, para que possam ser cuidadosamente separados e enviados. Aproveite este conteúdo e entenda como um ERP agiliza a separação de pedidos, bem como ainda ajuda a manter tudo organizado.

O uso de um ERP para separação de pedidos

O processo de separação de pedidos pode ser simples, desde que a empresa tenha uma rotina organizada. Mesmo em um pequeno e-commerce, é preciso saber que a organização das etapas do fluxo de pedidos oferece vantagens, principalmente ao utilizar um ERP como aliado. Veja algumas.

Diminuição de erros 

Um dos maiores benefícios em contar com um ERP é a diminuição de erros que podem acontecer. Imagine o seguinte cenário: o cliente compra um tênis branco tamanho 40, mas você separa o 42 e envia o produto. Seu cliente ficará frustrado quando receber sua encomenda e solicitará a troca do produto. 

Este é um problema comum que acontece quando não há conferência suficiente antes do pedido ser despachado. Neste momento, o papel do ERP é criar listas de produtos que precisam ser separados, informando a qual pedido eles pertencem. 

Além disso, é possível realizar a conferência com o uso de leitor de código de barras. Neste caso, o responsável pela separação verifica se o código de barras do produto comprado corresponde ao produto que foi separado, garantindo segurança no envio.

Economia de tempo

A organização traz economia de tempo para a operação. Com o ERP, todos os pedidos são recebidos em um só lugar, facilitando o processo de separação de produtos. 

Assim, são geradas as listas de separação para que o responsável possa seguir com seu trabalho. Mesmo que apenas uma pessoa esteja trabalhando nessa etapa do fluxo do pedido, com todas as informações em mãos fica fácil separar cada item, embalar e enviar o pedido. 

A economia de tempo também é importante para manter o prazo de entrega das encomendas. Se algum pedido levar muito tempo para ser despachado, o prazo  combinado com o cliente pode ser comprometido.

Melhora na satisfação do cliente

 

Para se manter no mercado e poder competir com outras empresas, um fator fundamental é a satisfação dos clientes. Cliente feliz volta a comprar e pode indicar sua marca para amigos, o que pode aumentar as vendas.

Por isso, deve haver um cuidado especial na hora de separar as encomendas. Ao evitar erros como o que relatamos acima, você já deu o primeiro passo para garantir a satisfação dos clientes. Ao receber o produto correto, o cliente poderá utilizar o item adquirido e até poderá fazer uma postagem nas suas redes sociais agradecendo pelo serviço. 

Outro fator que merece atenção é o prazo de entrega. Se você prometeu a entrega em 10 dias, é importante cumprir. O cliente pode ter comprado o produto para utilizar em uma viagem ou então de presente de Natal para uma pessoa querida. Caso ele não consiga utilizar os produtos conforme o planejado, vai ficar insatisfeito com a loja e pode nunca mais voltar a comprar.

O ERP ajuda a manter tudo organizado

Contar com a ajuda de um ERP pode fazer uma grande diferença na rotina das empresas. Com ele, as etapas do fluxo de um pedido de venda, como recebimento do pedido, separação dos produtos, emissão das notas fiscais, impressão das etiquetas de envio e despacho das encomendas ficam reunidos, facilitando a gestão.

O Tiny é um ERP especializado em e-commerce que permite a integração com diferentes canais para auxiliar no backoffice das vendas. O módulo de separação do Tiny conta com recursos que facilitam a rotina e a tornam mais fluida, economizando tempo e evitando erros. Aproveite e experimente 30 dias grátis.

Autora: Daniela Borsoi, formada em Publicidade e Propaganda e amante de séries e filmes. Faz parte do time de marketing do Tiny ERP, com foco na produção de conteúdos.

E-mail: daniela@tiny.com.br

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