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5 formas de Aumentar o Ticket Médio no Ecommerce 

Existem diversas estratégias para aumentar o Ticket Médio do seu Ecommerce, mas nós selecionamos as MELHORES para você aplicar hoje. 

Mas por que aumentar esse valor é importante para a sua empresa?

O ticket médio é simplesmente quanto o seu cliente gasta em média em uma compra. 

Ou seja, se você aplicar estratégias para aumentar esse valor, terá mais chances dos clientes não só gastarem mais na sua loja, mas também voltarem a comprar mais vezes com você. 

Inclusive, de acordo com o relatório Webshoppers edição 43, em 2020, o ticket médio do Ecommerce brasileiro apresentou crescimento de 8%, chegando a 452 reais. 

E esse crescimento representa a compra de antigos e novos consumidores do Ecommerce.

Por isso, nós do Ecommerce na Prática ensinamos aos nossos alunos como aumentar o ticket médio com estratégias que realmente trazem resultados.

Conheça as melhores estratégias ao longo deste artigo! 

1- Desconto Progressivo 

Essa é uma das estratégias mais clássicas e é muito utilizada tanto no varejo tradicional, quanto no Ecommerce. Ah, e realmente traz resultados…

Funciona da seguinte maneira: descontos que vão aumentando progressivamente conforme o cliente for comprando mais produtos. 

Um exemplo bem comum que você já deve ter visto por aí é “compre 2 blusas e ganhe 10% de desconto e comprando 3 blusas, ganhe 20% de desconto”. 

Então, quanto mais blusas o cliente comprar, maior será o desconto, o que pode fazer ele gastar mais na loja. 

Vamos supor que o cliente gostou muito dessa blusa e pode receber um bom desconto comprando outra. Fica difícil resistir, não é mesmo? 

Portanto, faça o teste e analise se o desconto progressivo ajudará no aumento do ticket médio do seu Ecommerce.

2- Programas de Fidelidade 

Incluir um programa de fidelidade no seu Ecommerce vai ajudar no aumento do ticket médio e, é claro, na fidelização do cliente, um dos maiores desafios do empreendedorismo. 

Afinal, como manter aquele cliente por perto, fazendo com que ele retorne e compre mais produtos com a sua loja? 

Para isso, você pode incluir programas de fidelidade nas suas ações, como por exemplo, “nas compras acima de 300 reais, você recebe um brinde” ou “a cada 4 compras realizadas no nosso site, você recebe um voucher no valor de 150 reais”. 

Enfim, essas são algumas ideias que podem incentivar o cliente a comprar mais e se tornar um fã da sua marca. 

3- Frete Grátis

O frete grátis é um dos benefícios mais AMADOS pelos clientes do Ecommerce. A verdade é que, muitas vezes, as pessoas deixam de comprar um produto por conta do valor do frete.

Essa é uma das maiores dores dos consumidores e também dos lojistas que vivem num impasse para entender como e quando oferecer frete grátis. 

Para oferecer o frete grátis no seu Ecommerce, você pode utilizar a mesma técnica do Mercado Livre, por exemplo, nas compras acima de 79 reais o cliente não paga o frete. 

O valor vai depender do preço dos seus produtos e outras questões do setor financeiro da sua empresa, mas utilizamos esse exemplo para você entender como seria na prática. 

Você também pode unir duas estratégias para aumentar o ticket médio do seu negócio… 

Como assim?

Existe uma estratégia de frete grátis na qual você oferece o frete para clientes VIP’S ou os clientes fiéis a sua marca, como falamos no tópico anterior.

Então, além do brinde, o cliente também poderia ganhar o frete grátis nas compras acima de determinado valor. 

Essa é uma possibilidade que pode funcionar muito bem, então, vale fazer o teste…

4- Kits de Produtos Complementares 

Montar kits de produtos complementares não é difícil, muito pelo contrário, é algo muito simples de fazer e que vai ajudar a sua empresa aumentar o ticket médio.

Basta você analisar todos os produtos do seu catálogo, selecionar os que têm relação entre si e montar um kit para vender todos os produtos juntos por um preço mais acessível. 

Vamos supor que você trabalha com produtos de higiene e beleza. É bem mais fácil vender kits com sabonete, shampoo, condicionador e creme para pentear, pois são produtos que são complementares. 

Outro exemplo são kits de maquiagem com 5 ou mais produtos. Dessa forma, você pode variar os kits e os preços dos kits também. 

Mas lembre-se de destacar os descontos que a pessoa ganha ao comprar o kit ao invés de comprar um produto só. 

5- Mix de produtos

Esse é bem parecido com o tópico anterior, mas a diferença é que, neste caso, estamos falando do seu catálogo de produtos no geral. 

Pense agora: você vende produtos aleatórios que não se conectam uns com os outros ou que não seguem um nicho específico?

Caso os seus produtos sejam totalmente diferentes, aconselhamos que você melhore o seu mix de produtos e invista em um nicho mais bem definido

Afinal, isso vai te ajudar tanto no preparo dos kits de produtos, quanto na comunicação com a sua persona. 

Com a comunicação muito bem alinhada, você consegue alcançar novas pessoas e com um mix de produtos bem elaborado, essas pessoas podem comprar mais produtos da sua empresa.

E também comprar mais vezes… Logo, o seu ticket médio vai aumentar. Deu para perceber que cada uma dessas estratégias se conectam de alguma forma, não é mesmo?

Por isso que elas são as melhores para você aplicar HOJE mesmo no seu negócio! 

Mas, antes disso, temos uma última dica FUNDAMENTAL para você, preste atenção no próximo tópico…

Estruture o seu Ecommerce para Vender MAIS na Internet! 

Para ter um negócio online profissional e escalável, você precisa estruturá-la do jeito certo. 

E nós, do Ecommerce na Prática, estamos aqui para te ajudar nessa jornada

Hoje, nossa escola é referência em Ecommerce e já apoiou o crescimento de milhares de negócios online pelo Brasil.

Em nossos conteúdos GRATUITOS e treinamentos, você vai encontrar um vasto material que está ajudando muitos brasileiros a criarem e alavancarem o próprio Ecommerce. 

Corra no nosso site para conferir! 

*Este artigo foi escrito pela equipe Ecommerce na Prática.

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