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Prazos-de-entrega

A importância de prazos de entrega em e-commerce

A experiência de compra pode fazer toda a diferença na tomada de decisão de consumidores. Atualmente, a entrega é tão importante quanto o produto – uma vez que, muitas vezes, o mesmo produto está disponível em diversos varejistas. Por conta disso, os prazos de entrega em e-commerce têm ganhado uma importância cada vez maior nas estratégias de marketing de empreendedores ao redor do Brasil.

Você mesmo já deve ter vivido essa situação ao fazer uma compra online: ao olhar no Google Shopping, entre diversas lojas que vendiam aquele produto, o melhor era optar pelo prazo mais curto e o frete mais barato  – além de dar uma passada pela seção de comentários para ver se o produto chegou mesmo. Esse é o poder da logística em um e-commerce – e, nesse artigo, vamos te falar mais sobre a importância de ter um boa estratégia para garantir uma maior retenção de clientes.

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Como funciona a entrega no e-commerce?

Em um país de dimensões continentais como o Brasil um dos maiores gargalos de qualquer negócio será sempre a logística. Foi mensurado que o custo logístico sobe continuamente desde 2012, de acordo com Maurício Lima, sócio diretor do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos).
Atualmente os custos de transporte, armazenagem, manuseio e administração de produtos já superam a marca de 12,0% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, em relação a 7,6% nos Estados Unidos. Por conta da falta de investimento em infraestrutura e do tamanho do país, o custo e o trabalho para compensar a demanda logística ficam com o empreendedor de e-commerce.

A logística de e-commerce não é apenas a entrega, ela começa na sua administração de estoque e armazenamento dos produtos. A entrega é uma das suas etapas, a mais crítica e mais sensível, porque é o momento em que o produto sai das suas mãos e do seu controle – ela pode ser feita pelos correios ou por uma transportadora especializada – e saber escolher o parceiro certo nesse momento é o diferencial para você não perder 12% do seu próprio PIB.

Logística do ecommerce

A logística, além de ser um gasto considerável, também pode impedir a conversão das suas vendas. De acordo com pesquisa feita pelo Reclame Aqui, 64% dos consumidores deixam de fazer uma compra online por conta do frete.​​ O Reclame AQUI fez uma pesquisa sobre o assunto e constatou que 63,9% dos consumidores entrevistados abandonam o carrinho por conta do alto valor do frete, enquanto 18,6% desiste de comprar por causa do prazo de entrega do produto (18,6%) e só 6,7% desiste por causa da forma de pagamento.

Um levantamento feito pela empresa constatou que, das 10 empresas de e-commerce mais reclamadas no site Reclame AQUI, mais de 38 mil queixas registradas foram somente sobre frete. E atrasos são intoleráveis, valendo lembrar que a lei está ao lado do cliente, porque acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não entregar um item no prazo passado significa descumprimento de oferta por parte do vendedor e pode acarretar pagamento de indenização aos compradores.

Como definir o prazo de entrega?

Uma boa logística de e-commerce significa conseguir cumprir seis etapas essenciais:

  • Armazenagem segura: os produtos estão bem armazenados, em boas condições, na temperatura certa e com fácil acesso para serem despachados.
  • Despacho rápido: o manuseio eficiente faz muita diferença no tempo de entrega final, e a recomendação é que ele seja feito no mesmo dia. O ideal é que o processo de embalar a encomenda aconteça poucas horas depois da venda, atualizando rapidamente o status do pedido e deixando o cliente menos ansioso.
  • Transportadora ágil: uma transportadora que atue com rotas inteligentes e bons entregadores, que garantem que o produto chegue até o cliente em boas condições – sem produtos extraviados, avarias, e sem jogar pacotes para dentro dos quintais ou deixá-los na porta de prédios quando o cliente demora a responder ou não está em casa.
  • Bom rastreio: que oferece em tempo real informações sobre o trânsito do pedido, deixando o consumidor seguro.
  • Prazos realistas: Os clientes demandam entregas cada vez mais rápidas, fazendo com que até a entrega no mesmo dia seja uma realidade. Se você ainda não consegue oferecer uma entrega ultra rápida tenha em mente, que, melhor do que prometer um prazo ultra rápido, é prometer um não tão rápido assim, mas cumprir ou até surpreender entregando um pouco antes. Já diziam os antigos “o combinado não sai caro”.
  • Logística reversa eficiente: ofereça facilidades e gratuidade para devoluções e trocas, porque isso também influencia no processo de decisão do cliente. Especialmente para itens mais caros.

Para conseguir fazer as seis etapas funcionarem bem é importante cuidar do processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias. Para isso a Kangu oferece soluções que automatizam o seu trabalho, permitindo que você consiga trabalhar com um volume bom e pedidos.

A plataforma da Kangu integra-se com o seu sistema de ERP – a sigla, que vem do termo em inglês Enterprise Resource Planning, em tradução literal significa Planejamento de Recursos Empresariais. Pelo sistema integrado, você pode controlar tudo que entra e sai do seu negócio, fazer cotação de fretes, automatizar envios pelos Correios e até fazer integração com empresas de transportes.

A Kangu, além de oferecer entregas sustentáveis e seguras, também conta com uma calculadora virtual capaz de apontar o prazo de cada transportadora, permitindo que você comunique ao cliente com clareza – e de forma automática! – quanto tempo o frete vai levar, e ainda permita que ele escolha a opção mais vantajosa para a sua necessidade.

 Qual é o prazo máximo de entrega de um produto?

Como falamos no item anterior: mais do que um prazo máximo padrão, é importante entender a necessidade do seu cliente e alinhar bem as expectativas para não gerar frustrações. Com a Kangu você consegue não apenas calcular o prazo de diferentes transportadoras, como vimos, mas também otimizar rotas e meios de entrega – deixando a logística mais ecológica e muito mais rápida e em conta.

Atualmente o trecho que possui mais potencial de inovação e melhora de prazos e custos é o Last Mile, ou a última perna do processo de entrega: aquele momento em que o produto sai do centro de distribuição e está a caminho da casa do cliente. Com um last mile bem rastreado e com rotas inteligentes, você pode diminuir o prazo e ainda garantir uma boa experiência para não entrar pra estatística do Reclame Aqui.

Consultoria E-commerce: vale a pena?

A gestão do e-commerce é essencial, mas talvez mais do que uma consultoria, você precise investir em bons recursos e em um parceiro de logística que preze pela sua reputação online. É por isso que a Kangu trabalha incessantemente para que o seu prazo seja o mais rápido possível e sempre com rastreamento confiável e manuseio impecável. Não vale a pena estruturar todo um sistema de gestão e pecar justamente no momento em que o seu produto deveria estar encantando o cliente.

Entenda o ciclo do seu ecommerce desde a captação de leads até o momento em que o produto chega na porta do cliente, assim você facilita uma gestão ágil e que não desperdiça seus recursos. Para ter conhecimento sobre os principais pontos de gestão de um e-commerce você pode contar com o blog da Kangu, que oferece conteúdo farto sobre os principais pontos de gestão de ecommerce.

Calendário E-commerce

E, por último, ao estruturar a sua logística, não se esqueça de estar muito atento ao calendário. Hoje em dia, datas como o dia das mães, natal, e, principalmente, o black friday, são momentos em que a logística pode fazer ou destruir uma loja online. Prepare-se com antecedência para esses eventos que têm a capacidade de queimar seu estoque – ou o seu nome nos fóruns de internet.

Para dar uma ideia da importância da Black Friday, no ano passado, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 5,41 bilhões entre quinta (25 de novembro) e sexta-feira (26 de novembro). Um aumento de 5,8% em relação à edição anterior.Para a Black Friday 2022, 50% dos consumidores já afirmam que pretendem comprar algum produto este ano, segundo a pesquisa de consumo da Behup, divulgada pela Exame.

Como funciona a entrega no e-commerce usando Kangu?

É um processo muito simples. Primeiro, o vendedor simula o frete no site da Kangu, escolhe o melhor preço e prazo e posta o seu pacote em um dos pontos de entrega e coleta, sem precisar enfrentar filas. Ou, ele pode integrar a ferramenta à sua plataforma de e-commerce/ERP, como comentamos, para que o processo seja feito de forma automatizada.

No prazo estipulado, a encomenda chegará no endereço do destinatário ou, se o seu cliente preferir, poderá retirar o pacote em um ponto Kangu previamente selecionado.

A Kangu ainda oferece um serviço de rastreamento em tempo real para que você e seu cliente possam acompanhar o status do envio a qualquer momento.Para garantir ainda mais segurança e tranquilidade, também inclui seguro gratuito para todas as entregas, com o objetivo de proteger o produto em caso de extravio ou danos.

Proteja seu ecommerce com entregas seguras e confiáveis e não se esqueça que a Black Friday vem aí!

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