skip to Main Content

Conheça as 8 principais áreas da logística

Você possui uma loja virtual? Então, provavelmente sabe que é impossível falar sobre e-commerce sem tocar no assunto logística. A área é bastante abrangente e contempla os processos que você deve implementar em seu negócio para garantir que os produtos cheguem até você e, depois, sejam despachados em segurança e no tempo certo para o seu cliente.

Que tal conhecer mais sobre logística para, além de organizar melhor seu negócio, usá-la a seu favor para aumentar a rentabilidade da sua loja virtual? Preparamos um artigo com as nove principais áreas desse segmento para mostrar o quão importante ela é e como ajustar cada etapa para minimizar as perdas e aumentar os ganhos.

Saiba como tornar seus envios mais baratos para seus clientes

O que é logística?

Logística, de maneira resumida, é a gestão de recursos e meios que fazem acontecer a entrega de produtos no local determinado durante o tempo combinado. Mas, como você já sabe, para que essa entrega aconteça conforme programado, existem diversos processos que acontecem para que o produto comprado chegue até quem comprou. Estamos falando da compra, do estoque, da confirmação do pagamento e das rotas, entre outros assuntos.

Inclusive, sabia que o conceito de logística surgiu durante os períodos de guerra? Foi pela necessidade de movimentar as equipes do exército e seus suprimentos (armas, alimentos, acampamentos) que, há mais de 100 anos, foi publicado o livro “Logística Pura: a ciência da preparação para a guerra”, em 1917. Sim, faz mais de 100 anos que se fala em logística!

A partir das técnicas criadas pelos exércitos, o mercado entendeu que poderia se apropriar de algumas delas para criar processos de logística e otimizar o fluxo dos negócios.

Principais áreas da Logística

Investir em logística e conhecer suas principais áreas é um caminho interessante para aumentar as oportunidades do seu negócio no mercado. Quem entende de logística tem vantagens competitivas sobre a concorrência e, ao ajustar determinados processos, pode transformar o próprio negócio.  Agora que você já sabe o conceito, perguntamos: quais são as áreas da logística que você conhece?

Armazenagem

Este é o setor responsável por criar um sistema que aproveite bem os espaços onde os produtos do seu negócio ficam guardados. Os profissionais especializados em armazenagem estudam a localização e as dimensões do espaço escolhido, levando em conta inclusive a temperatura e outros fatores que podem alterar e/ou prejudicar as condições do que será vendido.

Entender as melhores maneiras de armazenar mercadorias passa sempre por redução de custos e melhoria dos serviços oferecidos. Em grandes empresas, boa parte dessa etapa do processo logístico é informatizado, integrando produção e logística.

Estoque

Muita gente confunde estoque com armazenagem, mas é importante entender as diferenças para otimizar a logística do seu negócio. Chamamos de estoque o depósito de produtos, sim, mas a área de estoque é responsável por organizar o que você vai vender em ordem e quantidade.

Ou seja: enquanto a área de armazenagem mantém os produtos bem guardados, a área de estoque tem a missão de suprir as demandas de atendimento dos clientes, controlar pedidos e elaborar relatórios de compra e venda. É uma das principais áreas da logística, já que é o setor de estoque que estuda e define o equilíbrio entre a procura e a aquisição de novos produtos.

É a área de estoque que tem a responsabilidade de prever demandas e analisar as estatísticas de vendas. Para fazer isso de forma otimizada, é preciso considerar os fornecedores, os impostos sobre os produtos, suas oscilações de preço e os sistemas de distribuição.

Manutenção de informação

Essa é a área responsável por organizar os dados e informações referentes ao desempenho da empresa. Sabe por que isso é tão importante? É com manutenção de informação que conseguimos fazer um levantamento otimizado de custos e, assim, entender como aumentar a lucratividade!

Para garantir a competitividade da sua loja virtual, vale a pena investir em manutenção da informação na hora de pensar na logística do seu negócio.

Processamento de pedidos

Processamento de pedidos é a área da logística responsável por certificar-se que a entrega dos produtos será realizada dentro do prazo. Isso é fundamental não só para assegurar uma boa relação com o cliente, claro, mas também para garantir que o processo logístico aconteça de forma otimizada, rápida e segura.

É também na área de processamento de pedidos que acontece o acompanhamento dos detalhes quando algo dá errado – por exemplo: mesmo entregue no tempo correto para a transportadora, o consumidor recebe o pedido depois do prazo. Em casos como esse, é a área de processamento de pedidos a responsável por checar o que falhou no processo.

Transporte

Essa é, talvez, a mais conhecida área da logística. A parte de transporte reúne os custos logísticos de transportar as mercadorias e garante o bom funcionamento, assegurando a produção, distribuição e comercialização dos produtos. Essa é a área responsável dentro das empresas por avaliar custos de transporte, ampliar a competitividade e melhorar a cadeia logística.

Também está incluído no trabalho da área de transporte encontrar os melhores fornecedores – transportadoras, correios e outros serviços de entrega, como a Kangu –, planejar as melhores rotas, programar os pagamentos e administrar quaisquer ocorrências durante o processo de transporte.

Supply chain management

O nome em inglês pode assustar, mas estamos falando aqui da área de gerenciamento da cadeia de suprimentos. O que isso significa? Essa é uma das principais áreas da logística, porque, além de olhar para os processos internos da empresa, avalia também os parceiros de negócio – fornecedores e transportadoras.

Supply chain management é tão importante porque, ao integrar cada parte do processo logístico, interno e externo, é possível aumentar a eficiência do negócio, a satisfação do cliente e, assim, a fidelização e o aumento da lucratividade.

Controller Logístico

Como o nome já entrega, estamos falando de controle: é essa a área responsável por monitorar que cada parte do processo logístico aconteça da melhor forma. Parte dessa função consiste em determinar os indicadores de desempenho em custos, produtividade e qualidade de serviço, além de, claro, olhar para os resultados.

Em grandes empresas, a área de controller logístico também presta consultorias internas, já que, ao ser responsável por avaliar se tudo está correndo bem, pode oferecer insights importantes para que as outras áreas melhorem seus serviços.

Prevenção de perdas

O nome é autoexplicativo: em grandes e-commerces, essa é a área responsável por entender os riscos do processo logístico que podem prejudicar os produtos e causar impacto negativo nos rendimentos da empresa.

Como pequeno empreendedor, é ainda mais importante atentar-se à prevenção de perdas, porque isso pode ser o ponto-chave entre alavancar o negócio ou precisar reduzir a operação.

Conclusão

Depois de passar pelas principais áreas da logística, fica claro o quão importante é dominar os processos para aumentar a competitividade e a lucratividade do seu negócio, certo? Você pode contar com a Kangu para ser sua parceira na hora de entregar as mercadorias da sua loja virtual – existem diversas formas de fazer isso!

Vale lembrar também que, além de entregar, é também responsabilidade do empreendedor auxiliar o consumidor na hora das trocas e devoluções. Quer saber mais sobre esse processo? Clique abaixo para obter nosso guia completo sobre logística reversa!

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

Back To Top